Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rogerCWB

[Projeto] Trio Strada...

Recommended Posts

Dae pessoal,

Há um bom tempo eu não posto no fórum, mas já fui um user muito mais ativo.

Como ando meio por fora a respeito do mercado de som venho aqui solicitar a opinião da galera do trio.

Eis que um amigo me dá uma missão de montar um Trio de Qualidade na picape dele, e estamos na fase de definição do projeto, a idéia é um bom trio na faixa dos 5k...

Então Gostaria da sugestão de todos. A princípio o Set que sugeri seria o seguinte:

DEH 6350

RS4510 POne para o Estéreo

SD 2500.1 para o grave

2 Eros 818SDS

2 PW3 10"

4 D250X

2 ST400 selenium

Crossover (a definir)

Baterias, cabeamento, etc (a definir)

A intenção com este trio é além de uma resposta equilibrada é de se ter um grave encorpado puxando mais para o subgrave, a minha maior dúvida neste sistema é a possibilidade de se utilizar ao invés de 2 SDS 18", outros 04 falantes de 15" no lugar deles para manter um bom subgrave, mas também não demandando muito mais amplificador e também $$$

Inicialmente pensei em 4 eros 815SDS porém isso me acarretaria num aumento significativo de demanda de potência, bateria, e consequentemente $$ deixando o projeto uns 50~60% mais custoso.

Por fim gostaria de sugestões também aqui na parte de estéreo, se há melhores opções com custos próximos, crossover pensei no STX84 que já conheço, gostaria de um cross com corte subsônico, e que não me limitasse e interferisse na qualidade.

A idéia é que para Julho eu já aproveite meu período de férias para a instalação (DIY) e aí neste mesmo tópico já vá colocando fotos e impressões.

[]"s Roger

>>>>Atualização 23/11/2011<<<<

SET UP já Adquirido:

DEH 4350

SD 5000.1 (2Ohms)

RS 4510

Crossover Clarion MCD 360 (3Way)

2 SubWoofer - EROS SDS 18" 800W

2 Woofer - SELENIUM 10PW3

2 Mid-Hi - EROS ETD 7200

Alimentação Atual:

1 Bosch 60Ah (no cofre)

4 Haze AGM 55Ah (na cabine)

Fonte SD FT-120

>>>>Atualização 14/12/2011 Pág 02<<<<

Fotos de projeto da caixa e início da instalação...

Roger

Editado por rogerCWB

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já viu os 15-800 ? Com certeza 4 deles o rendimento vai ser muito superior a 2x18" e não vai precisar de MUUITA bateria a mais! Os 815SDS e sub800 são outras ótimas opções também...

Nos médios os 10pw3 não tem concorrente mesmo, só o 10mg300, porém custa R$250 e pra alimentar um par vai precisar de um SD1000!

Nos drivers eu não usaria D250x não... E nem ST400, colocaria 2 ETD7200 ou algo do tipo Ti 2", pq você vai ter médios, excelentes por sinal,que sobem bem até 1500KHz.

Compartilhar este post

Link para o post

rapz vc comprando essas d250x e st400 todo vai passar de $600, com essa grana vc pega 1 etd7200 +/- $375 + corneta e sobra muito ainda pra investir em outras coisas como bateria e tocara muito melhor

cross stetsom pra esse set nao vei, poe coisa melhor com quase o mesmo custo, jfa 4 vias

bateria 250-300ah, uma fonte de 80-100ah cairia bem

Compartilhar este post

Link para o post

rapz vc comprando essas d250x e st400 todo vai passar de $600, com essa grana vc pega 1 etd7200 +/- $375 + corneta e sobra muito ainda pra investir em outras coisas como bateria e tocara muito melhor

cross stetsom pra esse set nao vei, poe coisa melhor com quase o mesmo custo, jfa 4 vias

bateria 250-300ah, uma fonte de 80-100ah cairia bem

Opá...

Aonde consigo encontrar ETD a esse preço?? rsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

coloque 2 Driver Ti de 2"

e os over 15-800 é uma boa opção tambem.

não sou muito fã do pone, acho que temos melhores opções no mercado. :legal:

300ah de bateria + fonte!

Compartilhar este post

Link para o post

Já viu os 15-800 ? Com certeza 4 deles o rendimento vai ser muito superior a 2x18" e não vai precisar de MUUITA bateria a mais! Os 815SDS e sub800 são outras ótimas opções também...

Nos médios os 10pw3 não tem concorrente mesmo, só o 10mg300, porém custa R$250 e pra alimentar um par vai precisar de um SD1000!

Nos drivers eu não usaria D250x não... E nem ST400, colocaria 2 ETD7200 ou algo do tipo Ti 2", pq você vai ter médios, excelentes por sinal,que sobem bem até 1500KHz.

Pois é ando meio por fora embora eu já tenho lido um pouco sobre os oversound, mas nunca ouvi tocando... Mas pelo que vejo ainda não saiu nada melhor que os SDS que ao menos a uns anos atrás pra mim não tinha concorrente.

Realmente pensei em 4 de 15" mas teria que ser algo em torno de 500 a 600W pois o SD já está comprado, se fossem 4 15-800 ou 4 815SDS isto aumentaria muito o custo do projeto, pois além de precisar de mais amplificador bateria teria que aumentar consideravelmente. Analisando mais um pouco vi os Over SUB15C que mantem uma fs interessante pro tipo de grave que quero e como seriam 4 de 15' aumentariam relativamente o SPL em relação aos 2 de 18"...

Quanto aos drivers realmente eu coloquei algo que tivesse um custo não elevado... inicialmente pensei nas d405 mas elevaria o custo do projeto significativamente... Eu a princípio não gosto muito de drivers de titânio por conta do agudo que ao meu ver sempre falta um pouco e as experiências que tive nunca foram muito boas pois normalmente são mais sensíveis com distorção... Mas realmente desconheço estes drivers da Eros, se eles tiverem uma boa resposta já é um outro ponto a se considerar.

Aonde posso encontrá-los para venda num bom preço?

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao Driver Ti, se formos entrar no mérito do gosto pessoal, até aí tudo bem, pois cada um tem o seu, agora deixar usar porque é mais sensível ou queima mais fácil, eu não concordo.

Claro que devemos emprega-lo em cada situação principalmente quando já tem os demais falantes.

Em determinadas situações somente o Fenólico atende e em outras situações o Ti serve também, mas este último não exige Stw.

Não é porque é Driver Ti não, mas todo falante tem os seus limites e é preciso conhecê-los.

São várias e várias situações aqui que alguns lançam tópicos, mas no fundo estamos falando do mesmo conceito, que são os erro em dimensionar um divisor correto para cada situação e também aplicar excesso de potência, aplicando-se baixa qualidade de sinal.

O fato de não ter si dado bem é um sinal que não sabia usá-lo corretamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Opá...

Aonde consigo encontrar ETD a esse preço?? rsrsrsrs

crsound e tribodocarro tem

tinha outra loja mas nao lembro agora

Compartilhar este post

Link para o post

ei bixo nessa faixa de potencia tem os protech sub600 e snake esx155 alem do sub15c

protech custa +/- $350 snake +/- $415 e o sub15c tbm +/- $350

Compartilhar este post

Link para o post

4 de 15" pra o SD2500, com certeza 4 Protech SUB600 como o Tárcio falou.

Sobre o driver TI, concordo com o "fcoelhogomes" eu usava 2 ETD-7200 em meu trio, com corte de 18db a 2khz, e sempre usei o som alto e com força, quando abria a mala, os drivers duraram 3 meses, vendi eles para um amigo que trabalha em som PA, e ele abriu os drivers e verificou que os memos ainda estavam como "novos", ou seja, sabendo usar, o driver TI é muito superior a driver fenólico + st. É só colocar, corte de freq. certo, alimentação adequada, e não mandar distorção.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao Driver Ti, se formos entrar no mérito do gosto pessoal, até aí tudo bem, pois cada um tem o seu, agora deixar usar porque é mais sensível ou queima mais fácil, eu não concordo.

Claro que devemos emprega-lo em cada situação principalmente quando já tem os demais falantes.

Em determinadas situações somente o Fenólico atende e em outras situações o Ti serve também, mas este último não exige Stw.

Não é porque é Driver Ti não, mas todo falante tem os seus limites e é preciso conhecê-los.

São várias e várias situações aqui que alguns lançam tópicos, mas no fundo estamos falando do mesmo conceito, que são os erro em dimensionar um divisor correto para cada situação e também aplicar excesso de potência, aplicando-se baixa qualidade de sinal.

O fato de não ter si dado bem é um sinal que não sabia usá-lo corretamente.

Na verdade eu nunca tive trio para mim. eu prefiro som interno, e os sistemas que montei sempre foram para conhecidos e portanto é difícil controlar o dedinho do dono do carro, que não tá muito preocupado em distorção, quer é tascar no talo ainda mais quem tem trio...

Com relação a corte sempre trabalhei com os cortes recomendados e em algumas situações com cortes até um pouco acima do correto... infelizmente eu acho que ambos os casos foi mais por mau uso do que efetivamente componente ruim, mas ao menos dos que já instalei (408 e 210TI) os drivers depois de alguns meses de uso acabaram queimando... o que não aconteceu com tanta facilidade com drivers fenólicos selenium...

Mas pelos relatos que li no fórum dos Drivers eros acredito que será uma boa opção certamente vou cogitar em colocá-los no SET.

Quanto a recomendação dos PROTECH, eu já vi os TRIO350 tocando em uma caixa que configurei para um amigo, gostei dos resultado até, mas tenho medo de optar pelos PROTECH sendo que ao menos os SDS eu já conheço bem o resultado...

Essa semana o carro estará nas mãos para eu fazer umas medições e começar o projeto das caixas vamos ver o que o dono vai achar de optar pelos PROTECH. o Custo é bem interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a recomendação dos PROTECH, eu já vi os TRIO350 tocando em uma caixa que configurei para um amigo, gostei dos resultado até, mas tenho medo de optar pelos PROTECH sendo que ao menos os SDS eu já conheço bem o resultado...

sandro café nao tem medo nenhum da eros com seus protech muito pelo contrario hehehe

rapz o irmao do meu cunhado tem 4 d250, toda vez q ele liga o som volta com 2 queimados, d250 eh fenolico e um otimo driver mas a questao nao eh nada o driver eh o usuario mesmo, e no caso dele o instalador, pq eu vi o ganho no maximo do ampl e qm "regula" eh o instalador dele

toda vez aviso a ele, se nao parar 5 min pra realmente regular esse seu ampl ai vai continuar queimando, ele quer ir na onda do instalador entao q continue gastando 50-60 conto em reparo toda vez q liga o som e almenta o volume

no aguardo...

Compartilhar este post

Link para o post

sandro café nao tem medo nenhum da eros com seus protech muito pelo contrario hehehe

rapz o irmao do meu cunhado tem 4 d250, toda vez q ele liga o som volta com 2 queimados, d250 eh fenolico e um otimo driver mas a questao nao eh nada o driver eh o usuario mesmo, e no caso dele o instalador, pq eu vi o ganho no maximo do ampl e qm "regula" eh o instalador dele

toda vez aviso a ele, se nao parar 5 min pra realmente regular esse seu ampl ai vai continuar queimando, ele quer ir na onda do instalador entao q continue gastando 50-60 conto em reparo toda vez q liga o som e almenta o volume

no aguardo...

Conheço o Sandro e até mesmo mandei e-mail para ele hoje para pedir umas dicas de configuração do sistema.

Quanto aos woofers eu queria algo com uma resposta mais plana e um som mais cheio, o sandro geralmente usa com graves mais secos... agora se os SUB600 protech tiverem essa característica com uma caixa adequada arrisco dizer que eu possivelmente opte por eles no sistema.

Até este final de semana tem que definir para começar a comprar tudo...

[]'s Roger

Compartilhar este post

Link para o post

Set d respeito pra tocar d frente qualquer 1:

4 over 15/800 mais Sd 5000

2 100mg300 over mais sd1000

2 etd7200 mais Sd 500ab ou outro AB. 400-500 rms

Set top forte, musical, equilibrado, d pegada, ......

Só btta 400 ah d batera e fonte e cabos alimentação d respeito.

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com o Adilson, só que o custo do projeto aumentaria bastante.

agora entre protech sub600 e eros sds, se não for olhar a questão preço eu iria nos sds.

mas gosto muito dos protech, excelente custo x beneficio.

Compartilhar este post

Link para o post

Set d respeito pra tocar d frente qualquer 1:

4 over 15/800 mais Sd 5000

2 100mg300 over mais sd1000

2 etd7200 mais Sd 500ab ou outro AB. 400-500 rms

Set top forte, musical, equilibrado, d pegada, ......

Só btta 400 ah d batera e fonte e cabos alimentação d respeito.

Po Adilson certamente esse seria o sonho hehe, mas passa do investimento previsto esse set sairia tranquilo uns 8.000 instalado... Sendo que a idéia será uns 5.000 mas com equipamentos de qualidade para um futuro upgrade...

Na verdade fui hoje ver os preços dos 818SDS consegui por 1180 o par...

Aproveitei e vi os drivers ETD7200 que ficam em 840 o par...

Infelizmente não vou inicialmente mecher nos amplificadores porque já estão comprados, e pular de um Pone para um SD1000 é considerável em termos de valor...

Acredito que mesmo com estas limitações ainda assim o sistema ficará equilibrado. Os drivers serão os ETD7200 mesmo...

Falta definir se os woofer serão os SDS18 mesmo..

Editado por rogerCWB

Compartilhar este post

Link para o post

Po Adilson certamente esse seria o sonho hehe, mas passa do investimento previsto esse set sairia tranquilo uns 8.000 instalado... Sendo que a idéia será uns 5.000 mas com equipamentos de qualidade para um futuro upgrade...

Na verdade fui hoje ver os preços dos 818SDS consegui por 1180 o par...

Aproveitei e vi os drivers ETD7200 que ficam em 840 o par...

Infelizmente não vou inicialmente mecher nos amplificadores porque já estão comprados, e pular de um Pone para um SD1000 é considerável em termos de valor...

Acredito que mesmo com estas limitações ainda assim o sistema ficará equilibrado. Os drivers serão os ETD7200 mesmo...

Falta definir se os woofer serão os SDS18 mesmo..

isso faz aos poucos e vai pensando futuros ups. O sds18 é top, vais ter subgrave animal, e musical tbm. hehhe

Compartilhar este post

Link para o post

crsound e tribodocarro tem

tinha outra loja mas nao lembro agora

:legal:

Toh querendo 1 par, inclusive tenho um tópico nos classificados que estou vendendo 1 par de D220Ti...rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, Fiz algumas simulações no WinISD, com três conjuntos...

2 SDS 18" 800W

4 SDS 15" 800W

4 Protech SUB 600W.

Obviamente software é software, e não dá para levar a risca...

Observei que com os 2 de 18 e teria um rendimento próximo e em algumas faixas até melhor que os PROTECH, então até pelos relatos que vi aqui de alguns foristas com problemas de desentralização de bobina, vou descartar o uso deles... Eu já havia auxiliado um amigo a montar uma F250 com 4 ProtechTRIO e embora até tenham me agradado depois também não guentou a pega e pediu arrego esses falantes...

Então agora a questão vai ser optar pelos 4 15 ou por 2 18, com os 18" o investimento seria menor, seria mais fácil amplificar e eu teria a meu ver um resultado dentro do previsto, mas vamos ver se nao convenço a optar por inicialmente 2 15" 8Ohms para poder depois comprar mais 2 e fechar o som com 4 de 15" obviamente teria que melhorar a alimentação.

Um SD3000.1 daria conta de 4 SDS 15?

Valeu pessoal, depois quando sobrar um tempo jogarei os gráficos das simulações...

Roger

Compartilhar este post

Link para o post

So pra ajudar na Escolha,

Videos do meu Ex-trio

Compartilhar este post

Link para o post

Po Leonam vi os vídeos... Mas duro que nao dá para ter noção de grave no computador e tão pouco com as cameras de vídeo que não captam legal o grave né...

Fiquei curioso sobre a caixa escolhida esse alinhamento escolhido dos falantes não gera cancelamento???

Bom já decidimos e realmente não vamos usar o protech... quase certo que serão os 2 818 SDS até porque o preço está MUITO BOM... com o desconto eles ficarão 585,00 cada falante... tá compensando até mais que os 15 e pelas simulações a resposta ficou muito boa, parece-me descer legal... E se posteriormente ocorrem Ups seriam para 4 18"

A priori, o projeto ficará da seguinte maneira

SD 2500.1

2 818 SDS

RS 4510

2 10PW3

2 ETD 7200

Gostaria de dicas relacionadas ao crossover, acima me recomendaram o JFA que sinceramente desconheço, eu já usei o STETSOM STX84, é não gostei nada dos controles e sempre fiquei com a pulga atrás da orelha quanto se ele não poluia o sinal... Eu tava preocupado com subsônico mas vi que o SD já vem com ele... Então queria saber do pessoal que Cross 3 ou 4 vias que seja de qualidade eu posso estar agregando a este projeto...

Em termos de bateria pensei em algo entre 250 e 300Ah... O que vem sendo usado nos trios com frequência???

Acho que no feriado vamos pro PY para a compra de algumas coisas dentre elas Player kit 2 vias para a parte frontal e já iremos trazer mais um Pone... além de RCA's e algumas outras parafernalhas...

Mas o grosso desse projeto que são os equipamentos que venho citando serão comprados todos aqui sem importabandear nada hehe..

Leonam se você estiver ainda com o SD3000 me avisa aí porque passaríamos por toledo e to achando que seu Amp tá com um preço bom poderíamos passar aí e tomar ele de vocÊ hehe... Vlw!!!

Vlw...

Compartilhar este post

Link para o post

O Sandro Café, num é dos que curtem grave secão não, pelo contrário, e sempre visa qualidade, tenho uma caixa que ele projetou para 2 Protech Sub1000 18´ e não tenho o que reclamar! E ele irá recomendar Protech pelo Custo x Benefício, que é o ponto alto da marca.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sandro Café, num é dos que curtem grave secão não, pelo contrário, e sempre visa qualidade, tenho uma caixa que ele projetou para 2 Protech Sub1000 18´ e não tenho o que reclamar! E ele irá recomendar Protech pelo Custo x Benefício, que é o ponto alto da marca.

Custoxbeneficio dos protechs é imbatível, embora com o crescimento da marca os valores elevaram. Mesmo assim considero os Sub600 um dos Tops do mercado ficando só atrás dos Oversound 15-800.

bom, não vou comentar mais nada pq se não vão falar que to puxando sardinha só pq sou cliente protech. ASEHiuash

Compartilhar este post

Link para o post

Po Leonam vi os vídeos... Mas duro que nao dá para ter noção de grave no computador e tão pouco com as cameras de vídeo que não captam legal o grave né...

Fiquei curioso sobre a caixa escolhida esse alinhamento escolhido dos falantes não gera cancelamento???

Bom já decidimos e realmente não vamos usar o protech... quase certo que serão os 2 818 SDS até porque o preço está MUITO BOM... com o desconto eles ficarão 585,00 cada falante... tá compensando até mais que os 15 e pelas simulações a resposta ficou muito boa, parece-me descer legal... E se posteriormente ocorrem Ups seriam para 4 18"

A priori, o projeto ficará da seguinte maneira

SD 2500.1

2 818 SDS

RS 4510

2 10PW3

2 ETD 7200

Gostaria de dicas relacionadas ao crossover, acima me recomendaram o JFA que sinceramente desconheço, eu já usei o STETSOM STX84, é não gostei nada dos controles e sempre fiquei com a pulga atrás da orelha quanto se ele não poluia o sinal... Eu tava preocupado com subsônico mas vi que o SD já vem com ele... Então queria saber do pessoal que Cross 3 ou 4 vias que seja de qualidade eu posso estar agregando a este projeto...

Em termos de bateria pensei em algo entre 250 e 300Ah... O que vem sendo usado nos trios com frequência???

Acho que no feriado vamos pro PY para a compra de algumas coisas dentre elas Player kit 2 vias para a parte frontal e já iremos trazer mais um Pone... além de RCA's e algumas outras parafernalhas...

Mas o grosso desse projeto que são os equipamentos que venho citando serão comprados todos aqui sem importabandear nada hehe..

Leonam se você estiver ainda com o SD3000 me avisa aí porque passaríamos por toledo e to achando que seu Amp tá com um preço bom poderíamos passar aí e tomar ele de vocÊ hehe... Vlw!!!

Vlw...

Sim estou com o SD sim!

Quanto ao croosver, a booster tem um digital, o mesmo que aquele Roadstar RX6, algo assim, o Cross é TOP e tu encontra no paraguai a um preço acessível.

Eu só não pegaria o Pone, dessa lista ai, acho que as ETD7200 merecem algo de mais qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Dae galera,

Dando continuidade ao tópico o trio agora vai começar a sair do papel então venho aqui colocar uma considerações de como andam as coisas.

Amplificador surgiu uma boa oportunidade e acabamos pegando um SD 5000 (2 Ohms) e Fonte SD FT-120 o amplificador para o estéreo por enquanto continuará sendo o Power One até que sinta-se a necessidade de melhorar esta parte.

Em função de pegarmos um amp mais parrudo para os graves a idéia é montar agora 4 x 18" sendo que faremos uma modulação em relação as caixas para que em geral se utilize a penas 2 de 18" e quando for "tocar o terror" seja utilizado o SET completo.

Então nesta primeira etapa serão os 2 de 18" com 2 ETD 7200 e + 2 PW3 10"...

Esta parte esta sendo adquirida, já foi encomendado porém demorará alguns dias para chegar... a programação é que até 12 de outubro no feriado já tenhamos esta parte funcionando...

Ainda não foram definidos os periféricos, mas fiquei tentado com relação a usar o Cross JFA de 4 vias e também o sequenciador para ligar e desligar os amplificadores.

COm relação a baterias inicialmente serão usadas uma no local original de 70Ah com mais três Moura Clean. o que totalizaria algo próximo de 400A.

Bom é isso já simulei algumas configurações das caixas e na sequência vou por aqui pra galera dar opinião... Como é a primeira vez que trabalho com os Eros não faço idéia do resultado que vou ter ainda com o volume e sintonia escolhidos... vamo ver no que vai dar...

Já já começarei com algumas fotos...

Vlw..

E fico aberto a sugestões para o que ainda há tempo de alterar...

Vlw!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...