Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
S4P0

Comecei a sonhar...

Recommended Posts

Olá pessoal...

O meu sonho está começando e preciso de ajuda para não virar um pesadelo! :blink:

O carro:

Chevette 1977 vulgo tubarão.

O som:

1° item adquirido - amplificador JBL GTO5355 (5 canais)

Quero ligar cada canal em um autofalante.

2 na frente (pezinhos)

2 na tampa traseira.

E o canal mono para o sub no porta malas.

Parecia simples até me dar conta que abaixo da tampa traseira do chevete tem o tanque de combustível, e isso significa que colocar um 6x9 seria "impossível" (não quero cortar a ferragem para por um autofalante)

Preciso de ideias...

A minha era de colocar dois triaxial 6.5" na tampa traseira, pois são bem mais baixos.

E para os pezinhos um kit 2 vias.

Aguardo sujestões para ir as compras!

PS>Não tenho o rádio ainda e preciso que tenha 3 pares de saída rca ... ideias???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opnião triaxial para SQ não rola , nem 6x9 , eu acho que você poderia botar é um par de coaxial , mesmo se não couber , faz um Baffle , ou então deixa só o 2 vias na frente...

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opnião triaxial para SQ não rola , nem 6x9 , eu acho que você poderia botar é um par de coaxial , mesmo se não couber , faz um Baffle , ou então deixa só o 2 vias na frente...

flw

Obrigado, mas só o 2 vias não gostaria pois quero aproveitar os 5 canais do amplificador.

Os coaxiais poderiam ficar na tampa traseira mas direcionados para os bancos dianteiros?Ou seja, com uma inclinação por cima da tampa?

Compartilhar este post

Link para o post

Amplifica os mids com 2 canais e os tw com dois canais. O mono manda o sub!

Compartilhar este post

Link para o post

Amplifica os mids com 2 canais e os tw com dois canais. O mono manda o sub!

Só isso Lio? Achei tão simples...

Não vai ficar um som como se faltasse algo?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, faz um teste. Mas eu particularmente evitaria os coaxiais ou 6x9. Se teu ampli suporta bridge, tenta mandar um bridge para cada mid/twitter, seria outra opção.

Editado por Lio

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, faz um teste. Mas eu particularmente evitaria os coaxiais ou 6x9. Se teu ampli suporta bridge, tenta mandar um bridge para cada mid/twitter, seria outra opção.

Só estou achando estranho pois a minha ideia de inicante era ter 4 falantes para o fade e o balance imaginando o palco sonoro.

Mas o que vcs usam na parte traseira? Tirando coaxiais e suas evoluções triaxiais e assim por diante o que sobra para colocar lá?

Compartilhar este post

Link para o post

No geral nada ;)

No máximo um coaxial, mas eu prefiro apenas um 2 vias + sub

Compartilhar este post

Link para o post

No geral nada ;)

No máximo um coaxial, mas eu prefiro apenas um 2 vias + sub

Bom então amanhã vou as compras para buscar um kit 2 vias. Como não conheço estava pensando em um da JBL que tinha visto um GTO 608c se eu não me engano e se achar o rádio vou iniciar a montagem para ver como fica!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sou contra usar alto-falante atrás , eu uso (é triaxial da pioneer) bem atenuado , porém meu som não é voltado para ser SQ , mas quando eu "desligo" os de trás , eu sinto falta de algum som vindo de trás...

Mas oque você pode fazer é o seguinte , pega o 2 vias , põe na frente e põe o subwoofer , se não gostar , compra um par de coaxial e faz um baffle com um leve direcionamento...

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sou contra usar alto-falante atrás , eu uso (é triaxial da pioneer) bem atenuado , porém meu som não é voltado para ser SQ , mas quando eu "desligo" os de trás , eu sinto falta de algum som vindo de trás...

Mas oque você pode fazer é o seguinte , pega o 2 vias , põe na frente e põe o subwoofer , se não gostar , compra um par de coaxial e faz um baffle com um leve direcionamento...

vlw

Vou fazer isso mesmo!!!! Muito obrigado.

Parece mania de velho, quando se acostuma com alguma coisa e não admite mudanças. Minha vontade é de testar, mas fico com a impressão que não vou gostar eheeeeheeeheh

Compartilhar este post

Link para o post

Ola S4po, é que aqui a proposta de ajuda é diferente do que voce quer, entendeu!

O pessoal está te dando dicas de SQ e voce esta pensando que SQ quer dizer produtos de marca e talz.....

Compartilhar este post

Link para o post

Ola S4po, é que aqui a proposta de ajuda é diferente do que voce quer, entendeu!

O pessoal está te dando dicas de SQ e voce esta pensando que SQ quer dizer produtos de marca e talz.....

Na verdade eu penso que SQ é um som de qualidade, não é isso?

Mas eu sempre pensei que a qualidade era a música ser tocada com o fade e o balance e de uma forma "mais pura" possível...

Então imaginava o som sendo tocado dentro do carro e eu experimentando sons e timbres como se pudesse fechar os olhos e dizer:

Bahhh tem uma guitarra na minha esquerda e um som de bumbo vindo de cima por exemplo(tipo som de cinema)

Será que tô viajando demais a essa hora da madruga? :banghead

Bom, mas o que eu não entendo é como isso aconteceria sem os falantes nas minhas costas.

E foi por este motivo que comprei o 5355 de 5 canais. Para ligar um canal estéreo em cada um dos 4 cantos do carro.

Mas acho que viajei... :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Então...., sua concepção de SQ está boa!È mais ou menos isso...más se voce colocar falantes atras, voce irá fechar os olhos e o cantor vai estar cantando no seu cangote, rs!

Continuando, a percepção que voce deve ter dentro do carro deveria ser a mais proxima de um show ao vivo, e voce estando no melhor lugar do show!

Som 4.1, 5.1 surround, é mais para filmes onde os falantes laterais e traseiros te fazem interagir como voce estivesse dentro do filme.....

Editado por Guilherme_Vital

Compartilhar este post

Link para o post

Vc quer gastar qto no player?

E no restante?

Compartilhar este post

Link para o post

Vc quer gastar qto no player?

E no restante?

O orçamento é limitado a uma quantidade de uns mil por mês.

Quero ter o projeto legal então eu vou comprando conforme tenho possibilidades até poder instalar tudo.

Essa semana eu comprei o amplificador 5355 e dia 05 recebo e posso comprar o rádio.

Estou pensando no rádio já que é mais fácil escolher (precisa ter 3 saídas rca) e não defini ainda os kits que vou usar!

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade eu penso que SQ é um som de qualidade, não é isso?

Mas eu sempre pensei que a qualidade era a música ser tocada com o fade e o balance e de uma forma "mais pura" possível...

Então imaginava o som sendo tocado dentro do carro e eu experimentando sons e timbres como se pudesse fechar os olhos e dizer:

Bahhh tem uma guitarra na minha esquerda e um som de bumbo vindo de cima por exemplo(tipo som de cinema)

Será que tô viajando demais a essa hora da madruga? :banghead

Bom, mas o que eu não entendo é como isso aconteceria sem os falantes nas minhas costas.

E foi por este motivo que comprei o 5355 de 5 canais. Para ligar um canal estéreo em cada um dos 4 cantos do carro.

Mas acho que viajei... :blink:

O seu pensamento tá indo certo sim. Agora, imagine vc de olhos fechados, percebendo a guitarra na sua esquerda... tanto na sua frente como atrás de você!? Entendeu agora? O cantor deve estar na sua frente (no meio do painel) e não na sua frente e nas suas costas. Por isso condenamos os falantes atrás. Só usamos quando é um caso que costuma-se andar com carro cheio. E ainda assim, só usamos quando tem gente no banco traseiro... se ñ tem, o "fade" é p/frente mesmo. Se parar para pensar, um carro é um ambiente pequeno.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa amigo, eu tambem fiquei um bom tempo sem acompanhar o mundo do som automotivo e vim de proposito diferente, antes de conhecer o autoforum ja avia comprado muita coisa, por exemplo um kit 2 vias para usar na frente e um par de coaxiais 2 vias para utilizar atraz, e apos instalado todo o sistema, hoje só utilizo o kit 2 vias na frente e o sub atraz, a qualidade do som fica bem melhor com mias definições tanto que hoje estou vendendo os coaxiais trazeiros pois nao o utilizo mais.

Falando sobre o player, eu quando resolvi montar meu som comprei um pioneer logo de cara e hoje estou trocando por um kenwood da linha eXcelon, fuja dos players de marcas novas, e tambem do pioneer se voce quer um SQ, minha opnião pra você é a seguinte se quizer gastar um pouco mais vá de ALPINE com certeza é o que todos mais usam, os KENWOOD'S da linha EXCELON tambem são muito bons na qualidade (eu gosto muito ) e tambem tem os CLARION's que eu nunca tive mas todos falam bem.

No mais acho melhor você dizer quanto quer gastar em um player e tenho certeza que te indicaram o melhor no seu custo, e tambem tem a opção dos classificados do forum onde voce acha muita coisa TOP em um preço quase sempre abaixo do mercado e de vendedores de confiança da galea por aqui.

Agora ve se poste fotos do Tubarao e de seu projeto na area Galeria de Projetos, para a gente acompanhar a evolução do sistema e suas opniões.

Abraços e boa sorte no projeto

Ricardo

Compartilhar este post

Link para o post

Mas uma coisa que eu não entendo , é para que eu vou querer palco , se eu não escuto show ??

Eu por exemplo gosto de música que me envolve e não de palco...

Então essa é a minha opnião...

Editado por P-mAV

Compartilhar este post

Link para o post

Mas uma coisa que eu não entendo , é para que eu vou querer palco , se eu não escuto show ??

Quando dizemos show voce não precisa levar ao pé da letra....gravações são uma tentativa de recriar este ambiente!

Eu por exemplo gosto de música que me envolve e não de palco...

Um parte retirada do artigo do autosom para voce ler:

Imagem estereofônica

A imagem esterofônica consiste na sensação espacial do som, permitindo ao ouvinte localizar todos os instrumentos e vozes no espaço tridimensional. É através da imagem estereofônica que recriamos, no ambiente de audição, a sensação plena de estarmos participando de uma audição ao vivo. A percepção da imagem estereofônica, que é a "visualização" auditiva da disposição das fontes sonoras no espaço, depende da capacidade que nossos ouvidos têm de reconhecer de onde está vindo determinado som. Isto é possível graças ao efeito binaural, ou seja, a audição com dois ouvidos. O fato do som não chegar simultaneamente aos dois ouvidos, nos permite localizar no espaço a fonte sonora mesmo quando não a estamos vendo.

A obtenção de uma imagem estereofônica perfeita, através do emprego de alto-falantes adequados bem como do seu correto posicionamento dentro do veículo, permite vivenciar uma emocionante experiência sonora. Não mais nos limitaremos a ouvir os sons, porém passaremos a "vê-los" como se estivéssemos ouvindo a gravação ao vivo.

Fonte: Catálogo de falantes Acoustic Point da Bravox

Como tinha dito antes, é que aqui a proposta de ajuda é diferente do que voce quer, entendeu!

Editado por Guilherme_Vital
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado Guilherme_Vital , por me explicar(eu sabia um pouco , mas aprendi mais) , só que ai eu acho que ja cai na questão de gosto(meu claro..)

Flw

Compartilhar este post

Link para o post

Sim sim.....a idéia é essa mesmo, todos nós aprendermos um pouco a cada dia e repassarmos o que aprendemos!

Na questão de gosto pessoal acho válido sim....eu mesmo tenho os meus, e vivia trocando de SET equips e tudo mais....

O SQ é uma forma de obter o som mais natural possivel da forma que foi passado pra gente, quanto alteramos esta forma primária deixa de ser....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...