Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Mechamorafa

[PROJETO] Um set Hi-Fi diferente.

Recommended Posts

Se fosse tudo assim invisível, uma troca de cabos, de player e etc não traria diferenças...

Eu aposto sim que esse player, se bem construído, toque melhor que muito player por aí, talvez perdendo pra modelos top, como alpinee F1 ou pioneer ODR. Talvez... tenho minhas dúvidas se perderia de fato.

Mídia BOA (não tem conversa, FLAC = WAV, não tem diferença) em armazenamento superior ao CD (menor erro, menos sujeira e etc). O custo é bom, mas tem suas limitações.

Pra rodar, vc vai precisar de pelo menos um controle de volume aí...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse tudo assim invisível, uma troca de cabos, de player e etc não traria diferenças...

São diferenças bem mais percetíveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a questão principal é poder ter todos os seus cds com boa qualidade porque não usar player + ipod. É isso que eu não estou entendendo.

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Se a questão principal é poder ter todos os seus cds com boa qualidade porque não usar player + ipod. É isso que eu não estou entendendo.

Vlw

Essa opção custaria pelo menos 3 vezes mais, não atenderia minha necessidade e nada me garante que eu teria mais qualidade do que com o Aune. Além disso iPod não roda FLAC, eu teria de converter tudo para ALAC. Sem chance.

Eu preciso APENAS de uma player FLAC com DAC de qualidade. Minha única outra opção até o momento é um carpc, mas aí caio no problema de custo.

Eu é que não entendo o pq de não usar o Aune.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a questão de mídias, vou dizer uma coisa que deveria ser óbvia, mas nem todos percebem.

Você consegue, em ambiente automotivo, diferenciar mp3 128, mp3 320, flac "normal" e flac 24/192? EU consigo. Com o carro PARADO. Como o carro em movimento, fica tudo a mesma coisa, tanto pelo ruído como por não poder dedicar toda atenção na música.

As vezes vale a pena investir em outra coisa que fará mais diferença. E olha que eu gosto de ouvir no carro parado de vez em quando.

Pad, eu já tentei, peguei um CD Original de Dire Straits (Album Sultans of Swing) peguei a musica Private Investigations, transformei para .m4a (apple lossless, muito similar ao flac) joguei no iPod e fui para o carro.

Mesmo em um sistema bem refinado, com o Utopia BE N7 em canais classe A não consegui distinguir a mídia original do iPod Classic 160Gb rodando .m4a...

Que há diferença eu concordo plenamente, afinal é uma conversão e em toda conversão há perdas.

Mas o que estou dizendo é que essa perda é desprezível para nossos ouvidos, pelo menos em sistemas automotivos.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa opção custaria pelo menos 3 vezes mais, não atenderia minha necessidade e nada me garante que eu teria mais qualidade do que com o Aune. Além disso iPod não roda FLAC, eu teria de converter tudo para ALAC. Sem chance.

Eu preciso APENAS de uma player FLAC com DAC de qualidade. Minha única outra opção até o momento é um carpc, mas aí caio no problema de custo.

Eu também não vejo porque não usar um player bom + iPod...

Para isso virar o gargalo do seu sistema, vc teria que investir bastante nos outros equipamentos.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

...

Concordo com vc. Testa e nos passa suas impressões. Cada um tem suas prioridades. Me parece q a sua é aproveitar os arquivos q vc tem, ter bom DAC e não ter q ficar trocando CD. Eu, por exemplo, já tive drz e não volto p/ ele de jeito nenhum. Ficar trocando CD não rola. Fiquei curioso c/ esse aune.

Compartilhar este post

Link para o post

to doido para ver esse player diferente no teu carro, eu fui com sede ao pote pensando que meu alpine funcionaria de boa para ler wav e flac direto de um hd externo e nada... fui obrigado a comprar um ipod e usar o apple lossless (nada contra, mas não queria gastar uma grana só para deixar o ipod largado lá no porta-luvas).

e para constar - é possivel fazer o delay time via crossover (o cross do kit mlk II da hertz por exemplo, nele é possivel mexer e regular isso).

outro exemplo

http://www.morelhifi.com/products/mob_accuset.html

vai dar um puta trabalho, mas será bem legal, vai fundo!

Editado por LeandroVeterinario

Compartilhar este post

Link para o post

Custo? Placa mãe com Celeron 1Ghz, 32mb de RAM, HD... isso sai uns 150 reais. Tela 7" com entrada VGA no DX sai a uns 100 dólares. Tecladinho numérico USB sai a 15 reais.

O resto é fonte e gabinete. Um inversor de 150W alimenta isto com o pé nas costas.

Se quiser, te passo o soft que tô usando no meu, que é específico pra rodar MP3, Flac e APE, tudo num frontend + foobar Carrega rápido e te permite ter DSP, crossover e mais um bando de coisinhas legais.

Compartilhar este post

Link para o post

to doido para ver esse player diferente no teu carro, eu fui com sede ao pote pensando que meu alpine funcionaria de boa para ler wav e flac direto de um hd externo e nada... fui obrigado a comprar um ipod e usar o apple lossless (nada contra, mas não queria gastar uma grana só para deixar o ipod largado lá no porta-luvas).

e para constar - é possivel fazer o delay time via crossover (o cross do kit mlk II da hertz por exemplo, nele é possivel mexer e regular isso).

outro exemplo

http://www.morelhifi.com/products/mob_accuset.html

vai dar um puta trabalho, mas será bem legal, vai fundo!

Pois é, eu estava lendo sobre crossover all pass prá fazer time delay através de atraso de fase. Acho que um projetinho bem feito pode ficar legal sim.

A princípio o único crossover que penso em usar é um low pass passivo DIY pros woofers. Mas já havia cogitado fazer um all pass pro canal esquerdo servindo de time delay. Player + amp + falantes, sendo todos de qualidade, já me satisfazem, mas dá prá tentar umas melhorias. Gosto de DIY.

Compartilhar este post

Link para o post

Rafa, crossover all pass só faz TA em graves. 180 graus (desvio máximo que o crossover faz sem inversão de fase) em 50hz te corrige 3,43 metros.

Em 10KHz te corrige 1,7 centímetro.

Além disto, só DSP consegue fazer correção de fase em toda a faixa. Crossover allpass só faz correção em uma frequência. O que está ao redor (dependendo do Q) é corrigido proporcionalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Pad, eu já tentei, peguei um CD Original de Dire Straits (Album Sultans of Swing) peguei a musica Private Investigations, transformei para .m4a (apple lossless, muito similar ao flac) joguei no iPod e fui para o carro.

Mesmo em um sistema bem refinado, com o Utopia BE N7 em canais classe A não consegui distinguir a mídia original do iPod Classic 160Gb rodando .m4a...

Que há diferença eu concordo plenamente, afinal é uma conversão e em toda conversão há perdas.

Mas o que estou dizendo é que essa perda é desprezível para nossos ouvidos, pelo menos em sistemas automotivos.

Abraços.

Abreu, CD e Flac/Alac (via um iPod USB) são bem similares. Mas pega esse mesmo arquivo que você digitalizou, converte para uma mp3 marromenos e você vai notar pelo menos uma capadinha na extensão dos agudos. Ai faça o o mesmo "teste" com o carro em movimento numa rodovia.

Compartilhar este post

Link para o post

Custo? Placa mãe com Celeron 1Ghz, 32mb de RAM, HD... isso sai uns 150 reais. Tela 7" com entrada VGA no DX sai a uns 100 dólares. Tecladinho numérico USB sai a 15 reais.

O resto é fonte e gabinete. Um inversor de 150W alimenta isto com o pé nas costas.

Se quiser, te passo o soft que tô usando no meu, que é específico pra rodar MP3, Flac e APE, tudo num frontend + foobar Carrega rápido e te permite ter DSP, crossover e mais um bando de coisinhas legais.

Esta é uma idéia que definitivamente não está descartada. O PC em si é barato mesmo. Na Sta Efigênia aqui em São Paulo com R$150 vc pega um PC completo ainda melhor do que esse q vc citou. Se liga nesse Dell no ML (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-184997790-cpu-mini-dell-gx270-pentium-4-26ghz-hd40g512mb-rodofema-_JM)

O problema seria todo o resto.

Estava pensando em uma tela de 7" touch screen + mini DAC USB.

7" Touchscreen LCD with VGA - U$200

http://www.youtube.com/watch?v=zZ-irdeSNCI

MUSILAND USB Digital Sound Card DAC Monitor 02 - U$130

DSC01888.jpg

Tenho interesse nesse DAC pq tenho um Musiland MD-10 (o da foto abaixo) é adoro ele. Então acho que seria uma escolha segura e barata.

265x265px-LS-8a629d35_B002G487FS-41fzh0ilg5L.jpg

Mas não manjo muito de pc no carro, imagino que terei mais custos do que isso.

Me fale mais sobre o seu sistema. O inversor não gera muito ruído? Precisa de estabilizador de corrente? Que DAC vc tá usando? Qual software vc usa como DSP?

Fiquei interessado.

Compartilhar este post

Link para o post

O inversor no meu caso não tá gerando ruído não. Uso uma placa USB externa... chipset CMI108A+. Das mais simplezinhas, tirei de uma caixinha de som USB. Devidamente mexida, atropela fácil qualquer player mid-end.

Por hora vai ficar essa mesma. Depois eu coloco algo melhor, já que o chipset tem saída I2S.

DSP eu uso o do foobar mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

O inversor no meu caso não tá gerando ruído não. Uso uma placa USB externa... chipset CMI108A+. Das mais simplezinhas, tirei de uma caixinha de som USB. Devidamente mexida, atropela fácil qualquer player mid-end.

Por hora vai ficar essa mesma. Depois eu coloco algo melhor, já que o chipset tem saída I2S.

DSP eu uso o do foobar mesmo.

Essa idéia de car pc tá começando a parecer mais interessante.

Tem uns notebooks pré-históricos jogados aki no trampo e acho que pode dar prá eu usar algum deles. Deve ficar até melhor que um PC pois além de não precisar de um alternador inversor de 110V (um de 19V específico para note já resolve), tem a bateria que permite que o note hiberne e inicie bem mais rápido. Além de ser menor e eu não precisar pagar prá levar uma dessas sucatas embora daqui. O difícil vai ser encontrar um com bateria minimamente aproveitável. Enfim, vou instalar o winamp e o foobar em alguns deles qualquer hora e ver como eles se comportam.

O DSP do foobar tem TA ou vc instalou algum plugin?

Editado por Mechamorafa

Compartilhar este post

Link para o post

Foo_xover, se não me engano... é um crossover até 8 canais com TA pra cada canal... E tem um outro com TA tb.. Tenho que verificar qual usei.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Bem interessante o tópico!

Eu acredito que a opção que você levanta, apesar de válida, não vai compensar apenas para ter algo que rode FLAC. O tempo e gasto que você vai ter para montar o que você pretende contra converter suas músicas para ALAC (processo que deixando algumas noites o computador ligado você termina) e usando um 7892+iPod ou opção semelhante ainda vai ser um custo x benefício melhor.

Pelo menos para mim, a gama de músicas disponíveis a 24bit/192khz não vale a pena investir nisso. A grande maioria dos CDs disponíveis usa ainda a antiga 16bit/44.1khz e mesmo a tecnologia de upsampling feita por muitos DACs disvirtua a idéia purista de som, afinal ele tenta por proximidade "imaginar" e inserir a informação que está nos espaços não codificados pelos "zeros" e "uns". Não é a toa que entre a gama de DACs para pcs disponíveis no mercado, existe um grande pessoal pró-NOS DACs, ou seja, que lêem a informação em 16bit e convertem para onda analógica pela informação que se tem disponível. Nisso inclui-se DACs de altíssimo nível como o MHDT Havana que custa mais de 800 dólares.

Convenhamos, o carro é de longe uma das piores acústicas que se pode ter. Primeiro pela posicão do ouvinte, que já obriga o uso de TA. Depois pelos inúmeros problemas de ruídos externos ou do carro, problemas de interferência em relação a alimentação elétrica. Vale a pena investir em som automotivo? Acho que depende do tempo que você passa no carro, e se a maior parte desse tempo você acaba preso em congestionamento e pode prestar mais atenção no que está ouvindo. Em transito normal, um MP3 320, um CD Original e um FLAC/ALAC soam (quase) iguais porque não se pode dar a devida atenção sem causar um acidente.

Hoje, fazer um sistema realmente hi-end automotivo, eu acredito sim que CarPC é o futuro e que pode ser igual ou superior a qualquer player. Claro que isso considerando os devidos custos. Utopicamente, desconsiderando absurdos de valores, um MacMini + o set completo da dCS de dac, upsampling e u-clock tocaria um absurdo. Só que o set da dCS custa por volta de 44mil dólares completo. E considerando a acústica de um carro, nunca valeria a pena na minha opinião.

Eu pretendo, se o dinheiro permitir, adquirir um set top de Headphones aqui. Já tenho um Macbook Pro, adicionando um dac Music Hall (com saída RCA que passa por buffer valvulado 6922), amplificador para fones OTL (Wooaudio provavelmente) e um Sennheiser HD650 (com mod de cable). Acho que pra chegar perto do som gerado, em um carro, o investimento seria várias vezes maior.

Acho que para o que você pretende, converter suas músicas (o que é mais preguiça do que custo financeiro real) com um player bom como 7892 que já é adaptado para o ambiente automotivo e ,portanto, tem TA ainda é a melhor pedida. Por enquanto, o uso de carpc para uma finalidade de maior qualidade ainda esbarra em ter que se adaptar aos inconvenientes do ambiente de um carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, para ser sincero, não tive paciência de ler as três páginas, depois faço isso, mas...

Ontem estava rodando os classificados e vi isso...

Clique aqui ("Faz todo o processamento do som: TA, Cross e EQ. Não precisa comprar RCA o que já economiza uma grana. Depois posto mais detalhes. Esse eu garanto satisfação do próximo dono, foi um dos meus equipamentos que mais me deixou feliz até hoje, a cada teste uma alegria hehehe.")

Não seria a resolução de alguns problemas???

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, esse zarco não custa pouco não...

Kleber, como é a história dos 180 graus? Porque eu sempre entendi que 180 é o máximo de mudança de fase, que é a própria inversão de polaridade do falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tinha recomendado esse Zapco no início do tópico. É um ótimo amp.

Eu também acho uma boa idéia uma placa de som offboard Dimi, até pra notebook acho interessante, mas pra notebook é meio caro. Pra CarPC acho que se consegue comprar uma boa placa de som Off-board com o valor desse player residencial ou pouca coisa a mais.

Mais uma pergunta, não precisaria de um pré ? Daria pra ligar direto da Placa de som no amplicador sem um pré-amplificador ?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, esse zarco não custa pouco não...

Kleber, como é a história dos 180 graus? Porque eu sempre entendi que 180 é o máximo de mudança de fase, que é a própria inversão de polaridade do falante.

Porquê pra fazer 270 graus com um Allpass, você inverte a fase (180) e rotaciona 90 graus a fase...

Pelo menos, nunca vi um allpass que faça acima de 180 sem usar inversão de fase pra "pular" 180 graus, já que na prática é a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também acho uma boa idéia uma placa de som offboard Dimi, até pra notebook acho interessante, mas pra notebook é meio caro. Pra CarPC acho que se consegue comprar uma boa placa de som Off-board com o valor desse player residencial ou pouca coisa a mais.

Uma placa rasoável, offboard, já não fica devendo em nada pra player automotivo. As M-Audio mesmo são excelentes, e ainda tem coisa melhor.

Lembrando que M-Audio já é nível de estúdio.

Mais uma pergunta, não precisaria de um pré ? Daria pra ligar direto da Placa de som no amplicador sem um pré-amplificador ?

Pode ligar direto. É claro, dependendo da placa, um pré vai bem, pois o nível é rasoável (2V) mas a impedância de saída pode ser meio alta. Na real, seria só um plus.

Compartilhar este post

Link para o post

Há um tempo atrás eu andei namorando umas M-Audio pra colocar no notebook mesmo.hehe

Kleber, só por curiosidade ou pra um futuro próximo quem sabe. Quais placa de som você considera boas e que dê pra ligar num notebook no valor de até uns 2 mil dólares ?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Estou BEM por fora das opções USB.

Na verdade, meus planos pra breve é de algum kit fodinha importado, como a que o aoyama tá usando no set residencial dele, ou alguma DIY baseado em algum dos lendários DACs da philips (TDA1541A ou 1543A - opção mais barata). Já ouvi algumas coisas com TDA1541A que são bem interessantes. Já estão superadas, mas tocam muito.

A 1543 mesmo dá pra ligar direto na porta I2S de uma DAC USB ordinária...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...