Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Refrigeração de ímãs de alto-falantes

Recommended Posts

da sim cara,

tava com ideia de coloca o cooler direfionado para aquela telinha no meio do imã mais nao pode aproxima pois o imã vai interferir o desempenho do cooler

entao faze tipo um suporte, acho que da certo sim []-[]

mais ai ja entra em eletronica, de como faze o cooler liga

Você, sei [¨]

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=162442

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

:blink: ai ó esse foi meu teste pretendo lança no mercado no proximo salao do automovel de SP :vts

Mais é quase isso mesmo mais bem feito né :rolleyes:

Mas o ar tem que entrar e sair, acho que daria mais certo a ideia do DAD. aeuhaeuhaeuaeuaeh

Compartilhar este post

Link para o post

Imaginem um duto retangular onde o ímã do alto-falante ficasse dentro do duto,lógico que o duto teria uma dimensão um pouco maior que o ímã!

O problema é que o duto não é uma simples passagem de ar. O duto precisa estar 100% desobstruído.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que o duto não é uma simples passagem de ar. O duto precisa estar 100% desobstruído.

Bem, eu sei que não é uma simples saída de ar, faz parte da sintonia da caixa...por isso falei em descontar a área de estrangulamento no duto! Mas pode dar certo....

Porque o duto precisa estar 100% desobstruído?

[¨]

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

ou fazer um sub que permita o ima ficar em um duto sem ser o de sintonia! um duto que acople perfeitamente no ima e que va para fora da caixa pela parte de tras da caixa! claro que sem deixar vazar ar! ai e so incluir a litragem perdida nesse duto e na litragem geral da caixa!

Editado por cy777

Compartilhar este post

Link para o post

Se analizarmos mais atentamente o sistema, temos:

Quando o AF. se desloca para frente, (compressão externa e expansão interna), o ar frio entra pelo duto circulando pelo ímã e 1 pequena parcela entra pelo orifício atrás do AF. (ar frio), o que ajuda o resfriamento da bobina, isto tinha passado desapercebido por mim...hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

ou fazer um sub que permita o ima ficar em um duto sem ser o de sintonia! um duto que acople perfeitamente no ima e que va para fora da caixa pela parte de tras da caixa! claro que sem deixar vazar ar! ai e so incluir a litragem perdida nesse duto e na litragem geral da caixa!

Bem, na verdade é possível, mas seria o mesmo que estivesse ao ar livre, sem ventilação....não teria o efeito desejado....

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

acredito no sistema de refrigeração forçada que postei na outra pagina "ser" mais eficiente ,

sabendo que o que faz o conjunto magnetico aquecer é o calor da bobina, vamos deixa-la morniha,

até sugiro um teste

pegar um extindor de CO² vencido

um sub fodão e direcionar o gas para centro e botar para derreter

e ai alguem acha que pode dar certo bobina gelada melhroa a eficinecia; :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

acredito no sistema de refrigeração forçada que postei na outra pagina "ser" mais eficiente ,

sabendo que o que faz o conjunto magnetico aquecer é o calor da bobina, vamos deixa-la morniha,

até sugiro um teste

pegar um extindor de CO² vencido

um sub fodão e direcionar o gas para centro e botar para derreter

e ai alguem acha que pode dar certo bobina gelada melhroa a eficinecia; :huh:

Veja bem,não estou dizendo que não funciona o sitema com ventilação forçada...isto tem que ser bem feito...

Só estou tentando achar uma solução que pode funcionar sem usar nada eletrônico, que precise ser instalado...e tem que ver, se for utilizar interno da caixa, como vai monitorar se ela parar? sim porque tudo dá defeito....

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

HAHAHA tão querendo fzer overclock num SUb.

prefiro usar sistemas de heatpipe de cobre tranferindo o calor para fora da caixa dissipado por placas de alumínio q fazem lugar do compensado do fundo da caixa.

TOP d linha

edit:achei

loudspeaker_with_intercooler.gif

Editado por JgGemal

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, na verdade é possível, mas seria o mesmo que estivesse ao ar livre, sem ventilação....não teria o efeito desejado....

:vts

e mais na verdade a minha ideia foi ter como fazer uma refrigeraçao forçada de algum tipo! com varias opçoes desde decipadores de calor ate nitrogenio!

Compartilhar este post

Link para o post

HAHAHA tão querendo fzer overclock num SUb.

prefiro usar sistemas de heatpipe de cobre tranferindo o calor para fora da caixa dissipado por placas de alumínio q fazem lugar do compensado do fundo da caixa.

TOP d linha

e uma ! o fundo( parte de traz) da caixa dota em aluminio ou cobre com valas para almentar a area e decipar o calor!!!!! isso sendo encaminhado ao sub por um outro decipador ou um encaminhador de calor ao decipador!!! mais na realidade seria um baita de um custo fazer isso!

Compartilhar este post

Link para o post

e mais na verdade a minha ideia foi ter como fazer uma refrigeraçao forçada de algum tipo! com varias opçoes desde decipadores de calor ate nitrogenio!

Bem...e o custo disso? com certeza fica caro...dissipadores é certo...ainda mais se passar ar neles......

tem vários sistemas...é questão de R$ mesmo...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

ou como ja foi falado aqui mais mudando um pouco! um furo no meio do cone do falante nevando para o meio da bobina o ar correria por dento do ima por valetas ( timo agua em um cabeçote) e sairia pero proprio cone mais por passagens menores en volta do furo central de entrada de ar. entao teriamos uma entrada central maior no meio do cone e algumas menores em volta do maior central! e poderia ter algum tipo de membrana que controla a entrada de ar somente para ela ser entrada e nao permitir que o ar volte!

pena que eu nao tenho nada para inlustrar isso pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Bem...e o custo disso? com certeza fica caro...dissipadores é certo...ainda mais se passar ar neles......

tem vários sistemas...é questão de R$ mesmo...

:legal:

sim mais se for um decipador assim coolerp.jpg

Uploaded with ImageShack.us

dentro desse duto e espalhando para fora do tudo em volta do mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

ou como ja foi falado aqui mais mudando um pouco! um furo no meio do cone do falante nevando para o meio da bobina o ar correria por dento do ima por valetas ( timo agua em um cabeçote) e sairia pero proprio cone mais por passagens menores en volta do furo central de entrada de ar. entao teriamos uma entrada central maior no meio do cone e algumas menores em volta do maior central! e poderia ter algum tipo de membrana que controla a entrada de ar somente para ela ser entrada e nao permitir que o ar volte!

pena que eu nao tenho nada para inlustrar isso pasmafaute

Entendi o que vc quiz dizer...mas isto é para AF específicos...foje muito do tópico que criei, que é para qq. tipo de AF...sem precisar mexer na estrutura do mesmo...

Mas em breve com certeza vamos ter novidades dos fabricantes...e outras engenhocas...rsrsr

[]-[]

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

e uma ! o fundo( parte de traz) da caixa dota em aluminio ou cobre com valas para almentar a area e decipar o calor!!!!! isso sendo encaminhado ao sub por um outro decipador ou um encaminhador de calor ao decipador!!! mais na realidade seria um baita de um custo fazer isso!

sim, ainda mais se usasse placas de efeito peltiercolocando o lado q esquenta pra fora da caixa.

mas já muda muito a idéia do DAD.

o fato de obstruir o duto, perde por um lado mas ganha pelo lado da dissipação,de qualquer maneira tbm tem movimento de ar através do furo central e dos furos laterais, q tbm seriam uma escapatória de ar além do duto.

Compartilhar este post

Link para o post

sim, ainda mais se usasse placas de efeito peltiercolocando o lado q esquenta pra fora da caixa.

mas já muda muito a idéia do DAD.

o fato de obstruir o duto, perde por um lado mas ganha pelo lado da dissipação,de qualquer maneira tbm tem movimento de ar através do furo central e dos furos laterais, q tbm seriam uma escapatória de ar além do duto.

nao, o ar nao teria acesso ao interior da caixa mais sim um paseio por dentro do falante entrando pelo cone epassando pela bobina e depois por dentro do ima e saindo pelo cone de novo!

Compartilhar este post

Link para o post

Nada.

Editado por Pad

Compartilhar este post

Link para o post

pegando a ideia do duto! se o duto for de aluminio ou cobre servindo de decipador em contato atraves de um outro decipado encostado e acoplado com pasta termica ao ima do falante, com isso o calor ia ser encaminhado pelo primeiro decipador ate o segundo decipador que seria o duto em um material bom prara decipar o calor e o fluxo de ar pelo duto deciparia o calor do duto que tambem seria um segundo decipador, decipando calor do primeiro decipador com isso esfriando a bobina!

e o duto nao teria nada obstruindo a passagem de ar por ele apenas o fluxo de ar!

Compartilhar este post

Link para o post

nao, o ar nao teria acesso ao interior da caixa mais sim um paseio por dentro do falante entrando pelo cone epassando pela bobina e depois por dentro do ima e saindo pelo cone de novo!

num entendi, entra pelo cone vai pro ima e volta pro cone?tem cmo desenhar?não entendi.

rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

pegando a ideia do duto! se o duto for de aluminio ou cobre servindo de decipador em contato atraves de um outro decipado encostado e acoplado com pasta termica ao ima do falante, com isso o calor ia ser encaminhado pelo primeiro decipador ate o segundo decipador que seria o duto em um material bom prara decipar o calor e o fluxo de ar pelo duto deciparia o calor do duto que tambem seria um segundo decipador, decipando calor do primeiro decipador com isso esfriando a bobina!

e o duto nao teria nada obstruindo a passagem de ar por ele apenas o fluxo de ar!

Interessante...se aliar os 2 sistemas....duto com material de alumínio com aletas interna no duto e ar passando por elas...maior resfriamento ainda...

Está esquentando o tópico...dá pra fazer em qq sistema...o difícil seria o contato térmico do ímã com o duto...chato de fazer...mas dá certo...

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

num entendi, entra pelo cone vai pro ima e volta pro cone?tem cmo desenhar?não entendi.

rsrs

po pior que eu nao tenho nada aqui p desenhar!!

mais vamos la! o ar entra por um furo no meio do cone, segue ate o cenrro da bobina ( e so ir reto!) da li ele entra no ima pois o ima seria como um cabeçote de carro! com passagens pre determinada de fluxo de agua mais co falante sendo ar. e aqundo o ar entrar no ima ele vai pasear dentro do ima e sair por fora indo para furos por volta do furo de entrada de ar do centro do cone. entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante...se aliar os 2 sistemas....duto com material de alumínio com aletas interna no duto e ar passando por elas...maior resfriamento ainda...

Está esquentando o tópico...dá pra fazer em qq sistema...o difícil seria o contato térmico do ímã com o duto...chato de fazer...mas dá certo...

[]-[]

creio que alguma tiras chapas de aluminio com pasta ou adesivo termico ligandoo ima do sub ao duto de aluminio seria uma ideia!

isso para um tipo de DIY, porque para meio industrial, poderia ser feito kits para para cada tipo de sub com o decipador ancaixando perfeitamente no ima de cada tipo de sub ligando ao duto de aluminio.

e um dia eu li aqui no forum um cara que parece que saiu do forum, mais ele falava de dutos na parte de cima da caixa refresca mais o interior da caixa pelo simples fato de que o ar quente desce! isso tmb poderia ser aplicado a esse projeto

Editado por cy777

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...