Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alonsin

Tomahawk vs caixa dutada

Recommended Posts

Fala galera blz?

seguinte estou precisando de uma ajundinha de quem entende do assunto, eu peguei um tomahawk turbo bass de 15" ele pede uma caixa de 70 litros, porem oque tenho disponivel hj no pm do celtinha é no máximo 64 litros, pq eu tenho q carregar um carrinho de bb junto, como eu li em alguns topicos q um pouco menos de litragem dá mais spl e como eu gosto bastanteee d spl principalmente pra fora axo q ñ vou ter mtos problemas agora vem a principal dúvida, eu tava kereno coloca 2 corneta e 1 st só para a voz acompanha a batinha, hj eu tenho um set assim porem com um sub de 15 hbosta, agora vem a dúvida eu keria fazer uma caixa incluindo o st e a corneta para ocupar menos espaço no pm porem a caixa vai ficar com +/- 53 litros, vou perder mto o rendimento do sub???

ou oque vc´s me aconselham a fazer nesse caso? segue abaixo as especificações do sub e da caixa q eu pretendo fazer!

Especificações do sub.

POTÊNCIA MUSICAL 1300W

SPL(@ 1 W , 1m)-FREE-AIR 89,2dB

RESPOSTA DE FREQUÊNCIA 28 ~ 1200Hz

IMPEDÂNCIA NOMINAL 2+2 / 4+4§Ù

RESITÊNCIA , RE 1,8+1,8 / 3,2+3,2§Ù

FREQUÊNCIA DE RESSONÂNCIA 28Hz

VOLUME EQUIVALENTE(VAS) 89 L

Q MECÂNICO(QMS) 3,7

Q ELÉTRICO (QES) 0,39

Q TOTAL (QTS) 0,35

NO (EFICÊNCIA) 0,8%

X-MAX 11mm

CAIXA RECOMENDADA:

CAIXAS DUTADAS TBS 15

LITRAGEM INTERNA 70 LITROS

QUANTIDADE DE DUTOS 1

DIÂMETRO DO DUTO 100 mm

COMPRIMENTO DO DUTO 25 cm

ESPEÇURA DA MADEIRA 15 mm

Caixa trapezoidal q pretendo fazer

Largura

98 cm

~~~~~~~~~~

Parte de baixo

29 cm

~~~~~~~~~~

Parte de cima

13 cm

~~~~~~~~~~

Altura

43 cm

abs e obrigado a quem me ajudar... ;)

Editado por Alonsin

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara,

uma coisa que aprendi hoje é que se o sub pede 70 litros coloque 70 litros

pois vo te explica

litragem a menos causa mais pressao na caixa fazendo com que a bobina do seu sub tenha mais dificuldade de excursiona

litragem a mais ira fazer com que sobre pressao na caixa fazendo com que a bobina trabalhe igual doida sem te um controle

isso vai causando problemas alguns casos o problema nem aparece..Ex:aquecimento de seu equipamento.

mais ja em outro o problema aparece..

mais acho que no seu caso ira ficar bom a caixa de 64 litros so regulando bem certinho vai fica otimo :legal:

da uma pesquisada se susgestoes para caixa especifica para seu sub vai que voce acha um configuraçao dahorinha

Edit: me corrigao se eu estiver errado.

Edit²: erros de portuga :vts

Editado por Vcrauss

Compartilhar este post

Link para o post

cara,

uma coisa que aprendi hoje é que se o sub pede 70 litros coloque 70 litros

pois vo te explica

litragem a menos causa mais pressao na caixa fazendo com que a bobina do seu sub tenha mais dificuldade de excursiona

litragem a mais ira fazer com que sobre pressao na caixa fazendo com que a bobina trabalhe igual doida sem te um controle

isso vai causando problemas alguns casos o problema nem aparece..Ex:aquecimento de seu equipamento.

mais ja em outro o problema aparece..

mais acho que no seu caso ira ficar bom a caixa de 64 litros so regulando bem certinho vai fica otimo :legal:

da uma pesquisada se susgestoes para caixa especifica para seu sub vai que voce acha um configuraçao dahorinha

Edit: me corrigao se eu estiver errado.

Edit²: erros de portuga :vts

Meu deus [o_]

Compartilhar este post

Link para o post

Meu deus [o_]

ficou tao ruim assim

eu so falei oque um amigo que da aula de instalador de som automotivo explico pra min hoje quando eu tava trocando uma ideia com ele

Compartilhar este post

Link para o post

Não é que ficou ruim,

mais se não tiver acesso a alguns parâmetros básicos é melhor fazer o que ja foi testado, para evitar decepções, porem se quer fazer algo diferente e tem que estar ciente que é uma loteria :legal:

Eu mesmo ja tive muitas caixas feitas pelas minhas simulações e umas no "achometros", e posso dizer que foram poucas que ficara tocando melhor do que as recomendadas;

Compartilhar este post

Link para o post

será q eu posso usa os parametros q o fabricante recomenda no caso do duto??? ou vou ter q calcular novamente um duto ideal para essa caixa?

ahh outra dúvida é o seguinte, e se eu ao invés de colocar uma camara separada para a corneta e o st eu não fazer a camara para não perder mta litragem, tipo só furo a caixa e coloco a corneta e o st, isso dá alguma diferença no rendimento do sub??

Editado por Alonsin

Compartilhar este post

Link para o post

será q eu posso usa os parametros q o fabricante recomenda no caso do duto??? ou vou ter q calcular novamente um duto ideal para essa caixa?

ahh outra dúvida é o seguinte, e se eu ao invés de colocar uma camara separada para a corneta e o st eu não fazer a camara para não perder mta litragem, tipo só furo a caixa e coloco a corneta e o st, isso dá alguma diferença no rendimento do sub??

Se o fabricante recomenda, é pq foi testado!

Outra coisa, tu não lê a descrição dos subfóruns não? Ou outros tópicos?

Tu não percebeu que o seu é o ÚNICO tópico sobre som externo, super tweeters e cornetas na área do SPL???

Gentileza ter mais atenção ao criar algum tópico! Movendo pra área correta.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o fabricante recomenda, é pq foi testado!

Outra coisa, tu não lê a descrição dos subfóruns não? Ou outros tópicos?

Tu não percebeu que o seu é o ÚNICO tópico sobre som externo, super tweeters e cornetas na área do SPL???

Gentileza ter mais atenção ao criar algum tópico! Movendo pra área correta.

desculpa ai fio, meu projeto não é trio eu gosto mto de spl eu coloquei a corneta e os st para acompanharem o sub pq nao gosto somente de ter grave e nada mais, + obrigado pela sua ajuda foi de grande utilidade para para mim!!!!

se todos pensassem como vc não existira forum de discussão de ideias pq pra vc parece q só pq o fabricante recomenda tem q usa akilo e pronto....

desculpa galera mais eu tive q desbafa... <_<

quem puder me ajudar eu agradeço.... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Relaxa, desabafar é bom!

Quanto à caixa.. o fabricante SEMPRE faz a caixa pra tirar o máximo de rendimento do falante! Quem conhece melhor o filho se não o pai???

Compartilhar este post

Link para o post

Relaxa, desabafar é bom!

Quanto à caixa.. o fabricante SEMPRE faz a caixa pra tirar o máximo de rendimento do falante! Quem conhece melhor o filho se não o pai???

Da para acrescentar ai também que o fabricante pensa como uso geral, dos piores casos como usar o falante com um modulo do tipo booster, sem filtros HP LP etc,

ate o povo que usa compressor, filtros e processamentos diversos

no maximo duas respostas como sugere a selenium em alguns modelos;

Compartilhar este post

Link para o post

Cara quer um conselho bom?

nao usa cornetas e ST!

coloca um kit 2 vias bom, um par de 6x9 boom!

e seja feliz... =D

Faz a caixa com os 70L. com 2 Dutos de 3' com 30Cm cada!

faz assim ó:

Largura 60Cm

Altuta 46

parte de baixo 38

parte de cima 28

caso ainda queira as cornetas e ST faz a caixa so pra eles!

nao coloca na mesma do sub, nao fica bom.. :legal:

Editado por Rafa_307

Compartilhar este post

Link para o post

Cara quer um conselho bom?

nao usa cornetas e ST!

coloca um kit 2 vias bom, um par de 6x9 boom!

e seja feliz... =D

Faz a caixa com os 70L. com 2 Dutos de 3' com 30Cm cada!

faz assim ó:

Largura 60Cm

Altuta 46

parte de baixo 38

parte de cima 28

caso ainda queira as cornetas e ST faz a caixa so pra eles!

nao coloca na mesma do sub, nao fica bom.. :legal:

seguinte essas minhas medidas é pq eu vou carregar um carrinho de bb no pm então eu medi já com ele dentro, o kit 2 vias eu até ia colocar porem no meu caso estou usando um coaxial na frente o kit 2 vias não ia ficar bom pq o sub ia abafar ele e se eu fosse colocar um bom q acompanhasse o sub ia custar mto caro, gosto de uma coisa bem nivelada tipo a voz acompanhado o sub então eu optei pela corneta e o st e axei q ficou legal(com base nuke tenho hj), agora 6x9 não é minha praia, só mais coloca uma corneta....rs

abs e obrigado pela ajuda...será q alem de perder um pouco de litragem eu vou tem alguma outra perda colocando a corneta e o st na mesma camara do sub?

Compartilhar este post

Link para o post

seguinte essas minhas medidas é pq eu vou carregar um carrinho de bb no pm então eu medi já com ele dentro, o kit 2 vias eu até ia colocar porem no meu caso estou usando um coaxial na frente o kit 2 vias não ia ficar bom pq o sub ia abafar ele e se eu fosse colocar um bom q acompanhasse o sub ia custar mto caro, gosto de uma coisa bem nivelada tipo a voz acompanhado o sub então eu optei pela corneta e o st e axei q ficou legal(com base nuke tenho hj), agora 6x9 não é minha praia, só mais coloca uma corneta....rs

abs e obrigado pela ajuda...será q alem de perder um pouco de litragem eu vou tem alguma outra perda colocando a corneta e o st na mesma camara do sub?

aah cara, acho que num vai ficar bom nao!

ó meu primo tem 2 w308 2 d250 e 2 ST200 a caixa é de 2 camaras, cada camara vai 1 sub 1 driver e 1 ST...

vou falar que os ST nao funcionam + direito, por que a pressao do sub dentro da caixa acabo com eles!

antes dele colocar os d250 tinha 2 driver da falcom, akeles que é de plastico! tambem, abriu a parte de tras do driver, e os terminal do driver quebrou tbm!

agora imagina isso aconteceu com o w308 imagina com o TBS de 15' ... que a pressao é maior!

o sub nao abafa o kit 2 vias nao! vc sabendo equalizar o som num daa nada!

Compartilhar este post

Link para o post

aah cara, acho que num vai ficar bom nao!

ó meu primo tem 2 w308 2 d250 e 2 ST200 a caixa é de 2 camaras, cada camara vai 1 sub 1 driver e 1 ST...

vou falar que os ST nao funcionam + direito, por que a pressao do sub dentro da caixa acabo com eles!

antes dele colocar os d250 tinha 2 driver da falcom, akeles que é de plastico! tambem, abriu a parte de tras do driver, e os terminal do driver quebrou tbm!

agora imagina isso aconteceu com o w308 imagina com o TBS de 15' ... que a pressao é maior!

o sub nao abafa o kit 2 vias nao! vc sabendo equalizar o som num daa nada!

Sub no -18 e a partir 150Hz +12 não abafa né eaiuheauihaeuah

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...