Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

rodrigoacuani

Som de: Morel tempo 6 X Helix P236

Recommended Posts

Postado em (editado)

Investe o dinheiro do coaxial, em um amplificador superior.

Um bom kit 2 vias vai te proporcionar uma qualidade sonora excelente.

:+1

O coaxial atras, se vc colocar um bomber, vai dar o mesmo efeito. Um bom kit, com um bom direcionamento do tw, faz milagres...se vc ligar um coaxial atras vai perceber que vai "estragar" seu som, vai perder a dinâmica/brilho/foco.

O Morel, pessoal fala mal, eu tenho o kit de entrada e não vejo necessidade de trocar o mid (vou tratar as portas mes que vem e angular o mid um pouco pra cima, tende a melhorar). Mas o TW, da pau em muito kit mais caro, desce bonito.

De qualquer forma, vou dar uma olhada no kit Imagine esta semana. Creio que sem muitos detalhes, pois creio que seja impossivel escuta-los, mas com relação a construção vou poder opinar.

Rodrigo, ja pensou em pegar um "combo" de ampl's clarion? Tem vários modelos.

Edit: Regulagem de amplificador é o que vc menos deve se preocupar se não vai fazer bi-amp. A intenção é realizar o menor numero de cortes, para evitar cortes desnecessários. Tudo que vc precisa é um controle de ganho.

Editado por baLao
Postado em (editado)

@dds: Ixi meu velho... Tudo novo!

@cady: Putis, acho que é unica coisa parruda para um p3 500rms, que seja classe AB, que tenha força e um precinho legal! Lembrando, optando por isso saio um pouco do SQ e vou mais para SPL.

@baLao: Tbm prefiro trabalhar com amplificadores da mesma marca, a não ser que consiga tipo: kit XYZ com amplificador XYZ... indicaria um clarion?

@Izaias Araujo: Isso! na Nihon!

Obs.: Nos subs vou de 2x JL 10w0v2 em selada!

É aquele negócio, quando entrei em carros só com 2vias na frente, não achei o som legal! Mas tbm nunca entrei em um carro com um kit top! Então penso eu: Vamos colocar só na frente, usar a grana em um modulo mais top (clarion?) e se eu não gostar, mais para frente agente faz uns bicos e coloca falantes atras! \o/

Só peço então, que o amplificador indicado esteja a altura de mandar para os falantes de tras caso venha a colocar... Um amp pensando no futuro!

Me falaram o seguinte e gostaria da opinião de vocês: Como em seu projeto você irá retirar as caixas de sub, as vezes, você irá sentir a falta de "algo descendo" mais em seu som... então ao inves de colocar coaxial, coleque mids! nas portas de tras... irá deixar mais armonico! Com os TWs da morel mega top bom! você vai ver muita gritaria quando estiver sem os subs... Gritaria de qualidade, mas muita gritaria!

O que vocês me dizem???

Obs.: estou pendendo para o morel ao invez do helix...

Vlw!

Editado por rodrigoacuani
Postado em

Eu discordo q o mid do tempo mao seja bom. Nao eh pq ele deixa acdesejar em graves q eh um mid ruim. Em qualidade de medios ( voz) ele faz bonito, ainda mais em conj. Com o tweeter dele. Ja vi gente dizendo q o mid se comporta excelentemente (nos graves), wuando colocado em pezinho.

Eh um otimo custo beneficio pra qualidade e sqpl, visto a potencia dele, q consegue tocar em alto volume ( desde q aplicado potencia nele).

Eh um conj. Que zcompanha bem subs fortes. Ja toquei os morel com 1 e com 2 jl w6 em caixa dutada e ele vai junto.

Postado em (editado)

Decidido! Vou de morel! amanha estarei fechando o mesmo com um carinha que está vendendo um zero aqui no forum...

Só falta decidir entre 2x JL10w0v2 ou 1x Fosgate P3 (SQL vs SPL) aí é gosto!

E claro, decidir os amps. Lembrando que não irei colocar nem mid e nem coaxial atras por enquanto, vou coloar o 2 vias na frente, escultar e decidir... Só o amp que tem que estar preparado para receber os outros falantes. Tbm amp a mais nunca é d+ caso não coloque!

@jlm: você acha que 2x JL10w0v2 vão acompanhar o morel? contra 1x p3 de 500rms... Obs.: Gosto de um pouco de subgrabe (tummmmmmmm) como é o sub grave do jl 10w0v2? Já ouviu tocando?

...

Postado em

Que tal:

JBL GTO1004 = 4x100rms 4oh (more 2vias e já preparado para falantes atras caso venha a colocar)

JBL GTO7001 = 1x700rms 2oh (caso seja 1x Fosgate P3)

JBL GT5-A604 = 2x160rms 4oh (caso seja 2x JL 10x0v2)

????

Postado em

Acho q Vai acompanhar sim, tanto os 2 jl quanto 1 fosgate... Eu nunca escutei estes modelos pra poder lhe dar uma opiniao melhor...

Esses amps q vc postou... Sua ideia eh utiluzar 1 ou 2 amps? Eh q se vc gosta de volume tb, jl, pra mandar bem, precisa de amp forte...

Postado em (editado)

Adoro volume! rsrsrsrsrs

2 amps! 1 para o estereo e outro para o sub (ou os subs)

Esses JLs começam com 150 batendo até 300 (zona de risco)

Imagem tirada do site da JL:

16154.jpg

Pergunta: esses JBLs tocam mais que os clarion??? Estão em uma faixa de preço boa, pouco mais caro que clarion...

Morel 2 vias = 120rms CADA! Gostaria de ter mais 2x100rms sobrando...

Então esse JBL "casou" melhor que o clarion...

@jlm: Como está ligado seu morel tempo??? "Morel Tempo 6" - Alpine V12 MRV F545" Você está mandando 2x75rms para cada cross???

...

Postado em

Isso... Meu kit esta ligado assim... Soh q ele eh 4 x 100w rms e no teste da fabruca, certificado, da 116 por canal...

EU nao sei dizer se jbl ou clarion... Qual melhor... EU particularmente iriano jbl... Gosto do som dos falantes deles e os amps parecem coisa boa tb... Um amp q quase pegeui, antes de pegar meu polk audio, quando veio de fora, era o us amps merlin ( mono) ... Vi alguns reviews sobre e parecia bom e tinha preço bom tb... Temos q pensar q a maioria dos amps hj indicam a potencia rm 14,4v, o q eh muito dificil se chegar... Dntso, esses jbl nao devfm ser diferentes e 700 w rms a 14,4v pra 2 jl de 300, acho q nao eh muito...

Pra estereo tem um nos ckassifixados de 2 canais ( soundstream reference 500)... Uma marca old school q eh muito boa... Deuxo outros users comentardm sobr ele tb... Soh q eh 2 canais

Postado em (editado)

Mas aí trabalho com eles na "zona de risco" não???

É! de acordo com o manual: http://www.jbl.com/resources/Brands/jbl/Products/ProductRelatedDocuments/en-US/OwnersManual/GTO7001_OM_Eng.pdf

Ele empurra 700 a 14,4, mas o estereo é 12v... http://www.jbl.com/resources/Brands/jbl/Products/ProductRelatedDocuments/en-US/OwnersManual/om_gto1004_danish.pdf

Ou você está falando em mandar 1 canal de 300rms a 2 oh para cada sub jl??? Melhor: 1x 700rms a 2oh em uma moura de 120a ligando os dois JLs?

O que tinha pensado para os JL tbm manda 2 de 160rms 4oh a 14.4v... então acho dificil bater essa meta dos 160rms... Com o P3, pelo menos ele é 650rms... e o canal sendo de 700, acho que baterei na casa dos 650 não? com uma moura 120a

Então você manda um canal de 125rms a 4oh em cada falante, te sobrando assim mais 2 canais??? Oo (manuel: http://www.importsystem.com.br/images/om_mrv-f345.pdf) Tudo isso à 14.4v. O povo do ML mente ou nem??? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-160358415-modulo-amplificador-alpine-mrv-f545-_JM

Obs.: Bateria somente para som de 120a moura

Postado em

Outra coisa:

Consigo trazer fácil cabeamento e equipamento da Knukonceptz do Ebay! http://shop.ebay.com/KnuKonceptz.com/m.html?_nkw=&_armrs=1&_from=&_ipg=25

Mas não faço idéia do que preciso de cabeamento e nem oq!

Andei pesquisando aqui no forum e sei que preciso de cabo de bateria, 3x rca, cabo de falante, conector de bateria, conector de falante?, fusivel? disjuntor?...

Alguem consegue me montar uma lista com metros e uma boa linha da Knukonceptz??? =]

Lembrando: 1 bateria moura 120a só para o som, 2 amps e HU dvd pioneer 4280.

Postado em

Melhor assim Rodrigo, Potencia pelo menos um pouco acima do que os falantes suportam, pra renderem 100%. Se de inicio ficar com medo de queimar os falantes, é so manerar no Ganho do Amp e tudo certo.

Se for no P3, nao procura classe AB. Pra ele procura Amps Digitais MTX ou Fosgate, ja vai dar qualidade ao som dele.

Um membro tem P3 com o MTX JH600, e pelo video toca bagarai.

Esses JBL pra subs parecem interessantes tmb, vo ate pesquisar sobre eles pro meu futuro UP.

Mas pra Kits iria em Amps ja conceituados pra nao ter erro. Clarion APX-4361, ou se der, Arc Audio, DLS, Audison...

Essas coisas de Disjuntor, conectores eu deixaria pro instalador providenciar, é muita dor de cabeça pra qm nao conhece muito escolher. Fora que mta gente so usa Conector na bateria, e nos Amps preferem ligar direto.

Mas poderia providenciar os Cabos de força flexiveis antes, pra diminuir a facada da instalaçao. Aqui mesmo no BR vc compra, e o dimensionamento vai depender dos Amps.

Postado em (editado)

Oloko!

O MTX JH600 manda 1 canal mono a 600rms!!! o P3 é de 650rms... P3, é P3! rsrsrsrsrs

É, estava pensando em 2x JBL GTO1004 que um mandaria 4x100rms a 4oh para os falantes, e outro desse faço 2x bridge de 300rms a 4oh para os JLs, como ele opera isso a 12v e não consiguirei chegar nisso na bateria (2 amps ligados em uma moura de 120a), então acredito que ele empurraria uns 250rms para cara um, porém esse amplificador é AB. Mas acredito nisso, é nisso que estou com medo... pois trabalharei na zona de risco deles...

O GTO7001 é classe D e é 1 canal de 700rms mono a 2oh, também a 14.4v, acredito então ter uma saida menos que 650rms... caso finalize com o P3

Esse clarion que vc citou empurra 4x90rms a 4oh, meio fraco para os falantes que são 2x de 120rms (2vias) e 2x de 100rms (coaxial) não? (entrei em um casso com hertz na frente... só hertz e bati o martelo: coaxial atras... questão de gosto...)

Sobre cabeamento, acho que vou mandar vir só os RCAs, confio na nihon, com certeza eles vão colocar cabeamento de primeira. Só economizando, nos RCAs mesmo...

E pensando ainda, em P3 ou JLs, levando em conta que não são comparáveis! Só questão de gosto pessoal mesmo, optar por mais qualidade ou mais SPL...

Será que meu SPL será abalado se optar pelos JL's, agora 12w0v2 (pouca diferença do 10w0v2, terei melhor deslocamento de ar, com isso melhor spl não?) Pelo que entendi então, errado em optar pelo GTO1004 AB para eles então?

...

Postado em

Nao vai de p3 nao brother,continua com a idéia dos JL que é melhor...

Tenta apenas um 12w3v3...

Não li o topico todo mas vi algum lugar comentando do subs da Clarion e eu te recomendo tb...são otimos e preço super justo pelo que ofereçe...

Tem os subs da Diamond tb,o D3 , o D6....Fica a teu criterio

Mas nada adianta tb colocar o KIT top de linha se não tem recursos pra amplificar com descência de proporcionar o que ele mereçe.

Abs

Postado em

Acredito que esse JBL me proporcione isso com meus speakers correto???

a 12v 4x100rms 4oh empurrando morel tempo 6 (2 vias) e morel tempo 5 (coaxial)

Cada falante do 2vias 120rms e cada coaxial 100rms...

...

Postado em

Classe AB:

Como o nome indica, é um circuito de amplificação que une características de um classe A e um classe B. Consumindo energia, pequeno quando comparado com um Classe A, temo distorção de um Classe B somente para grandes potências e em pequenas potências (pequenos sinais) o funcionamento é como um classe A. Possui rendimento em torno de 50% , isto é, se ele fornece 100W de som consome 200W de energia. A maioria dos amplificadores comercializados são de classe AB, pois possui boa qualidade e bom rendimento utilizando componentes baratos, portanto, ótima relação custo benefício;

Classe D:

As vezes confundido com "Digital". Mas um classe D, não leva o D por ser digital, mas pela sequência de classificação dos amplificadores. Seu funcionamento se deve a um circuito de chaveamento digial com frequência de 100Hz a 200KHz que transforma o sinal de entrada em uma onda quadrada de largura variável, possui rendimento perto de 90% (fornecendo 100W de som, estará consumindo 111W de energia) e está limitado a trabalhar abaixo de 1Khz, porque acima disso, existe a geração de distorção e pode ocorrer do amplificador interferir em rádios AM. Com isso seu uso fica restrito a alimentar subwoofers com potências acima de 1000W RMS;

Ainda sim devo ir de classe D para os subs mesmo se eles forem os JLs? O bom que irá consumir menos... sendo classe D...

Postado em

cara... eu apostaria emnos 2 JL em vez de 1 P3... vc terá qualidade e SPL tb..

Quanto aos amps... pro sub eu buscaria mono... tem o contra de amp mono é a questão da venda... bem mais dificil, caso queira vende-lo futuramente...

não q um estereo tocando mono não fique bom, mas vc buscar um mono classe D, que em virtude da potência elevada, consumirá menos..

A questãoda bateria... uma Moura auxiliar de 120Ah será excelente... mas vem a questão: O alternador do seu carro conseguirá carregá-las?

Postado em

Ai barai.. verdade tem mais essa... PUG 307! tenho que pesquisar... rsrsrsrs não é dificil decidir som, o dificil é ter grana para comprar... HaHaHAAhHAHAHaHA

O importante é pesquisar tudo direitinho e tomar a decisão certa, já que não temos grana para ir de cara... fróid não é gastar 5 mil em som, fróid é gastar 5 mil em som e aparecer um malukinho que gastou 3 mil e dá um pau ferrado no seu som pq ele soube pesquisar e casar as coisas certinhas... HahahahahahAhAhAHAhAh... por isso que é pesquisa e mais pesquisa...

Gostaria de manter monomarca em amplificadores, não achei um clarion (no site) que casasse mais certo que esses JBLs... só que o classe D, é somente esse de 700rms. R$1800,00 em amps dá para encarar... 1800! limite mais que limite! se chegar um falando ah! coloca mais 50 em cima e e pega... já me quebra as pernas...

Vou na nihon hoje discutir com a cara, ver o que ele acha dos amps e se indica algum outro do mesmo nível...

E decidir os subs! acho que irei de 2x jl 12w0v2!!!

...

Só preciso então ver um amp mono para eles... Quanto será, tendo em vista aquela imagem acima, esses subs aguentam heim??? Alguem tem experiencia com eles? sei que JL aguenta forte...

Postado em (editado)

Set decidido!

Vamos arriscar em varias aqui, ouvi tocando e agradou bastante!

1x 2 vias morel tempo 6"

1x coaxial morel tempo 5"

1x amp JBL GTO1004

1x amp JBL GTO7001

2x sub Fosgate P2 10"

RCAs Knukonceptz

Vamos ver como fica! se não ficar bom, troco mais para frente... os subs! de amp, acredito eu estar bem servido até se trocar mais para frente... negócio é se não ficar bom trabalhar e trabalhar para colocar 1x 12w6...

Sobre os jls e p3 que tinha dito? Me falaram, e foi mais de um, que não terei muito subgrave e grave para acompanhar esses morels que são muito fortes... é! vamos ver no que dá...

Posto os resultados para caso alguem caia na mesma dúvida...

...

Postado em

Qual o preço dos JBL Rodrigo?

Se quiser encomenda tmb o Cabo Speaker da mesma linha junto. Pergunta pro instalador quanto de cabo vai precisar e pede. Se deixar os Amps na mala, geralmente 10m pros da frente, e uns 5m pros traseiros, e pros Subs uns 4m. Mas melhor perguntar a ele pra pedir certinho de acordo com a instalaçao.

Se for pedir, pergunta se ele consegue passar Cabos Speakers 12awg da Knu, que sao grosso pracarai! No Siena vo ter que arrebentar um pedaço do conector do Vidro Eletrico da porta pra poder passar.

Abraço

Postado em

dois P2 de 10"? 0o

judiação... eu iria fácil nos 2 JL 10w0v2...

Clarion APX4361 (800,00) em biamp p/ kit Imagine ou DLS (=~ 750,00)

RF 200m (500,00) p/ par de JL 10w0v2 (800,00)

Cabos, instalação, caixa, tratamento das portas (700,00)

3.550,00

Be happy!

Postado em (editado)

@Felipe:

- Estou nessas faixas:

1x amp. JBL GTO1004 (AB) - 12v / R$ 790,00

1x amp. JBL GTO7001 (D) - 14.4v / R$ 840,00

1x amp. Clarion DPX2251 (GH) - 12v / R$ 859,00

Pergunta:

Será que irei judiar d+ do JLs se colocar uma JBL GTO1004 que possui duas bridge de 300rms a 4oh? Esse é meu medo... você me disse: "Se de inicio ficar com medo de queimar os falantes, é so manerar no Ganho do Amp e tudo certo." Você fala em manerar no volume ou algum corte de rms especifico do amp??? Pelo ideal do JLw0 o certo é mandar uns 200rms para ele...

Me disseram isso:

"Não tem problema usar a bridge pra eles não, o q queima um falante é distorção e não potencia, então, faça caixas corretas, corte corretamente e ajuste o ganho minuciosamente.

Ficará ótimo!"

Concorda??? rsrsrsrs

É tbm, ouvi JL w0 tocando e sei não...

Quaria manter mono marca em amps...

Cabos comprados, os RCAs... do resto deixo na mão do pessoal da nihon que com certeza irá fazer um trabalho de primeira!

@evepainkiller: RF 200m manda 1 canal mono de 100rms! E isso para 2 w0???? Oo

Postado em (editado)

Ooo diaxo, queria dizer 200ix, e não 200m rs... sorry

Quanto a manter monomarca, não se prenda a isso brother... vc pode deixar de ter o resultado que quer apenas por querer manter um set "padronizado".

Enfim, amp eu iria de Clarion APX4361 p/ kits e um talvez um DPX1801 para manter monomarca...

E quanto a enviar mais potência para os subs, fique tranquilo. A informação está correta, o que queima speakers é sinal sujo (distorção). Pode enviar por exemplo os 850 RMS do Clarion DPX1801 fácil no par de JLs, se o sinal estiver limpo e o ganho CONTROLADO, estará tudo OK. Claro que você não vai aplicar tanta potência por exemplo em uma caixa que faça o sub descer ao inferno, poderá bater bobina, bla bla bla... Mas em caixa selada em tamanho correto, 850 RMS limpos em um par de subs totalizando 400 RMS está de ótimo tamanho.

Editado por evepainkiller
Postado em

1851 -.-"

tá tenso digitar certo hj kkkkkkkkk...

Então, nunca ouvi o amp JBL, porém como no fórum vários users já testaram e mais que aprovaram o Clarion, iria nos 90w do clarion do que os 100 do JBL... E não, não mata o JL com 300 RMS não hehe... No caso vc usaria dois APX4361? Um 4ch fazendo biamp para o kit + um outro amp com 2 bridges de 300 RMS. Fica legal sim, com ctz.

Caso seu player não possibilite fazer biamp, eu pegaria a versão 2 canais do APX4361, no caso o APX2181 que tem 2 ch de 90 RMS, cada canal tocaria um lado do kit, com o kit ligado no divisor passivo, e um DPX1851 para empurrar os subs com bastante folga.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...