Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

ebert

Som em Ranger cabine simples

Recommended Posts

Postado em (editado)

Boa noite galera, ja procurei em todo o forum e nao achei muita coisa a respeito. Entao espero que possam me ajudar. Estou com algumas duvidas em relaçao ao set da ranger (2011 modelo sport), as duvidas sao:

- Utilizar ou nao os falantes originais do veiculo?

- como montar a caixa para o/s sub/s? Qual sub/s? Slim ou nao?

Lembrando que pretendo usar apenas um amplificador de 4 canais de 100wrms ou 150.

Equipamentos que ja tenho:

- kit duas vias bravox 5x7.

- amplificador 4 canais eclipse.

- amplificador RF 400a4.

- sub RF 200wrms de 10pol.

- player Pioneer 9880bt.

Bom galera acho q é isso. Tudo vai ser DIY, instalaçao etc, entao todas as dicas sao bem vindas.

fotos do meu sistema atual:

focussom2.th.jpg

So o sub que muda. valeu galera.

Editado por ebert
Postado em

acho que você postou em subforum errado. pede pra um moderador transferir pra spl ou som de qualidade, veja em qual seu tópico encaixa melhor

Postado em

cara que tipo de som voce deseja ?

se voce quise um som bom e de qualidade nao deixe os falante originais troque por um 2 vias

em relaçao ao sub tem uqe ver o tamanho disponivel aonde voce deseja colocalo acredito eu que seja atrais dos bancos certo ?

Postado em

cara que tipo de som voce deseja ?

se voce quise um som bom e de qualidade nao deixe os falante originais troque por um 2 vias

em relaçao ao sub tem uqe ver o tamanho disponivel aonde voce deseja colocalo acredito eu que seja atrais dos bancos certo ?

opa entao, a intençao é montar algo pro dia dia. Um pouco de grave, na medida do possivel para uma CS. Gostaria de umas ideias de caixas.

valeu

Postado em

Acho que no seu caso não tem muito segredo não, monta os kits nas portas com o tweeter na coluna pra elevar o palco e o sub numa caixa selada atrás do banco. Por ser cabine simples acho que uma dutada não é necessária, sem contar que a selada dá uma qualidade melhor e pode ser feita com um volume menor também.

Postado em

Acho que no seu caso não tem muito segredo não, monta os kits nas portas com o tweeter na coluna pra elevar o palco e o sub numa caixa selada atrás do banco. Por ser cabine simples acho que uma dutada não é necessária, sem contar que a selada dá uma qualidade melhor e pode ser feita com um volume menor também.

entao, tambem tava pensando nisso, mais a duvida é qual sub, flat ou normal? 2 ou um? de 10 ou de 8 pol? A ranger tem 2 falantes em cada lado, tava pensando em deixar os originais na parte de baixo e os kits na porta, q vcs acham?

valeu galera,

Postado em

entao cara quanto voce pretende gasta +/- so para ter uma ideia

Entao o kit ja tenho. O amplificador vais ser um rf, alpine ou kicker de 4 canais. A unica coisa a comprar seria o/s sub/s. Gostaria muito de ver alguma foto de um som em ranger CS, ate agora nao achei nenhuma para ter ideia hehehhe.

valeu

Postado em

Cara seguinte, ranger assim como qqr outra pick up (CS ou CD) tem problemas serios de espaco.

A Ranger com o banco no talo já é bem pequena,e sobra pouquissimo espaco para instalar uma caixa, principalmente um sub maior (pois após o sub ainda há a necessidade de ter um espaco vago , entao é o sub + espaco + madeiramento. Simplesmente a conta nao fecha. ou vc faz uma caixa totalmente fora dos padroes e se contenta com isso ou parte para um sub slim.

Atente-se que mesmo assim, nao será facil achar um sub slim pra ranjola, pq tem que ser realmente SLIM.

Tb qro comprar uma ranger CS, e meu set estava estagnado pensando em qual sub eu iria conseguir. Basicamente, temos umas 4 ou 5 opcoes decentes, entre elas a JL, mas sub slim é caríssimo, principalmente nesse pais que vivemos.

No caso, daria tanto para montar 2 subs de 10 ou um sub de 12 (até caberia 2 de 12, mas teria problemas pra instalar um local legal pros amps e ficaria sem muita opcao pra por algo atras do banco (como macaco, chaves, etc).

Eu iria em sub de 10 de boa qualidade ou se for comprar o pioneer teria que ser o de 12. Isso pra caixas SELADAS. Se for partir para uma dutada, nao tem nem como conversar, é apenas um sub mesmo. Numa CS, o mais correto seria caixa selada, do contrario vai ter dor de cabeca.

Vi alguns projetos, inclusive se vc googlear vai achar já medidas prontas para caixas da ranger, batem certinho com as necessidades do sub fosgate... Vi um projeto dum cara que instalou 2 subs de 8 entre os bancos (motorista e passageiro) e por mais atenuado e menos potente que seja, deve ser um inferno aquela coisa batendo direto na orelha.

Algumas rangers vem com falantes de boa qualidade, nao sao kit 2 vias, nem kits renomados, mas a construcao deles sao boas e atende com facilidade amps de ate 75rms por saida. Procure primeiro visualizar o que vc recebeu de fabrica, sei que a maioria torce o nariz mas algumas rangers vem com um sonzinho até razoavel.

Ha espaco pra por falante nas portas, na coluna (improvisado uns tw) e na coluna traseira, perto do vidro, olhe que vc vera umas ranhuras onde ha lugar pra mais 2 falantes.

Muitos falam de palco, bla bla bla, ok, concordo, eu prefiro que o som tenha corpo, to me lixando se o Van Halen ta na frente a 15 cm ou 13cm, pra mim o som ter que ter corpo, pra isso basta ter um pouco mais de palco na frente mas tb algo atras, ele ganha em VIDA. Essa é minha opiniao. Logo eu usaria na coluna dde tras falantes BEM atenuados, mas usaria.

Se partir para um kit 2 vias, pode usar os originais atras e os 2vias na frente.

Lembrando que a ranjola é minuscula internamente, praticamente teus ouvidos ficarao grudados nos falantes, entao nao prenda apenas na potencia deles.

abraco

Postado em

cabe sim, tenho uma rangi CS 2008.

eu tenho 2 sub slim de 10 da mtx caixa com uns 30 litros, bateria axiliar de 150a, 2 ampli fosgate do modelo novo atraz do banco, dvd no painel, kit nao caberia na maiorias das portas.

Postado em

cabe sim, tenho uma rangi CS 2008.

eu tenho 2 sub slim de 10 da mtx caixa com uns 30 litros, bateria axiliar de 150a, 2 ampli fosgate do modelo novo atraz do banco, dvd no painel, kit nao caberia na maiorias das portas.

opa manda umas fotos por favor heheh nao achei nada na net.

Postado em (editado)

Cara seguinte, ranger assim como qqr outra pick up (CS ou CD) tem problemas serios de espaco.

A Ranger com o banco no talo já é bem pequena,e sobra pouquissimo espaco para instalar uma caixa, principalmente um sub maior (pois após o sub ainda há a necessidade de ter um espaco vago , entao é o sub + espaco + madeiramento. Simplesmente a conta nao fecha. ou vc faz uma caixa totalmente fora dos padroes e se contenta com isso ou parte para um sub slim.

Atente-se que mesmo assim, nao será facil achar um sub slim pra ranjola, pq tem que ser realmente SLIM.

Tb qro comprar uma ranger CS, e meu set estava estagnado pensando em qual sub eu iria conseguir. Basicamente, temos umas 4 ou 5 opcoes decentes, entre elas a JL, mas sub slim é caríssimo, principalmente nesse pais que vivemos.

No caso, daria tanto para montar 2 subs de 10 ou um sub de 12 (até caberia 2 de 12, mas teria problemas pra instalar um local legal pros amps e ficaria sem muita opcao pra por algo atras do banco (como macaco, chaves, etc).

Eu iria em sub de 10 de boa qualidade ou se for comprar o pioneer teria que ser o de 12. Isso pra caixas SELADAS. Se for partir para uma dutada, nao tem nem como conversar, é apenas um sub mesmo. Numa CS, o mais correto seria caixa selada, do contrario vai ter dor de cabeca.

Vi alguns projetos, inclusive se vc googlear vai achar já medidas prontas para caixas da ranger, batem certinho com as necessidades do sub fosgate... Vi um projeto dum cara que instalou 2 subs de 8 entre os bancos (motorista e passageiro) e por mais atenuado e menos potente que seja, deve ser um inferno aquela coisa batendo direto na orelha.

Algumas rangers vem com falantes de boa qualidade, nao sao kit 2 vias, nem kits renomados, mas a construcao deles sao boas e atende com facilidade amps de ate 75rms por saida. Procure primeiro visualizar o que vc recebeu de fabrica, sei que a maioria torce o nariz mas algumas rangers vem com um sonzinho até razoavel.

Ha espaco pra por falante nas portas, na coluna (improvisado uns tw) e na coluna traseira, perto do vidro, olhe que vc vera umas ranhuras onde ha lugar pra mais 2 falantes.

Muitos falam de palco, bla bla bla, ok, concordo, eu prefiro que o som tenha corpo, to me lixando se o Van Halen ta na frente a 15 cm ou 13cm, pra mim o som ter que ter corpo, pra isso basta ter um pouco mais de palco na frente mas tb algo atras, ele ganha em VIDA. Essa é minha opiniao. Logo eu usaria na coluna dde tras falantes BEM atenuados, mas usaria.

Se partir para um kit 2 vias, pode usar os originais atras e os 2vias na frente.

Lembrando que a ranjola é minuscula internamente, praticamente teus ouvidos ficarao grudados nos falantes, entao nao prenda apenas na potencia deles.

abraco

Tarnis obrigado pela atençao. Entao minha ideia é parecida com a sua, so que vou usar subs de no maximo 10pol, acho que ja é mais do que suficiente para o que quero (300wrms maximo). Em relaçao aos falantes originais, concordo com vc, alguns tocam muito bem. Os da ranger sao da marca Visteon, sao bons falantes.

No meu atual carro (ford focus 2006), acabei de desmontar meu som e colocar os falantes originais ligados diretamente ao player, e realmete me surpreenderam, nao pude perceber grade diferença pros kits bravox. Na nova ranger, nao tem falantes na traseira e sim dois de cada lado da porta, um "meio" q no pe e outro na porta. Acho que vou fazer assim: deixar o dos pes originais, e na porta colocar o kit bravox que ja tenho. Talvez tratar a porta com manta.

Mais meu grade problema sao as caixas ou caixa para o sub, se vc tiver fotos ou projetos me manda por favor, eu nao achei nada no google. O que vc acha de colocar embaixo do banco?

valeu pela atençao e abraço

Editado por ebert
Postado em (editado)

eu ainda nao tenho minha ranger, mas to louco pra comprar, andei correndo nas lojas e tirando medidas, dessas medidas(pra mim o banco tem q estar no talo e mesmo assim me falta espaco pras pernas...), fiquei procurando formas que dessem certo la.

nao estou com as medidas agora mas essa aqui cabe perfeitamente (basta ter um sub que se encaixe nas medidas de fundura, ou entao desencanar disso e por um sub normal de 10):

http://s629.photobucket.com/albums/uu14/baxtej44/?action=view&current=5-13nearlyfinalizedtruckbox.jpg&sort=ascending

essa eh uma caixa bem custom, pra falante de 10 http://www.fordmotorforum.com/attachments/audio-video-electronics-security/2060d1063315563-my-subwoofer-box-plans-pics-10inchsubbox.jpg

outro desenho http://s629.photobucket.com/albums/uu14/baxtej44/?action=view&current=5-13smallernearlyfinalizedtruckbox.jpg&currenttag=1988%20ford%20ranger%20sub%20box

outra caixa pra sub de 8 (acredito q a minha caixa dos subs q estou comprando vai ficar muuuiiitooo proxima disso, sao apenas 15 litros, estou apostando nessa ideia) http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/106/4941/264970008_large.jpg

tem as caixas da MTX : http://www.supercrewsound.com/commerce/product.jsp?prodId=27&catId=60

esse sao pra sub de 8 ( duplo) http://www.pickupspecialties.com/Subwoofer_boxes/dual_subwoofer_enclosure_ford_ranger.htm

+ 1 opcao : http://www.supercrewsound.com/commerce/product.jsp?prodId=25&catId=60

é só colocar no google box sub ranger ou variantes em ingles q ve muita coisa diferente. apenas se atentem que a maioria nao eh pra CS e sim CE

PS: eu nao monto meus amps junto das caixas por nada no mundo, ja chega a buraqueira q tenho doh, imagina isso tremendo o tempo todo ...

sobre por debaixo do banco, ai vai da capacidade do cabra de achar espaco ehehhee

Editado por astra-taranis
Postado em

eu ainda nao tenho minha ranger, mas to louco pra comprar, andei correndo nas lojas e tirando medidas, dessas medidas(pra mim o banco tem q estar no talo e mesmo assim me falta espaco pras pernas...), fiquei procurando formas que dessem certo la.

nao estou com as medidas agora mas essa aqui cabe perfeitamente (basta ter um sub que se encaixe nas medidas de fundura, ou entao desencanar disso e por um sub normal de 10):

http://s629.photobucket.com/albums/uu14/baxtej44/?action=view&current=5-13nearlyfinalizedtruckbox.jpg&sort=ascending

essa eh uma caixa bem custom, pra falante de 10 http://www.fordmotorforum.com/attachments/audio-video-electronics-security/2060d1063315563-my-subwoofer-box-plans-pics-10inchsubbox.jpg

outro desenho http://s629.photobucket.com/albums/uu14/baxtej44/?action=view&current=5-13smallernearlyfinalizedtruckbox.jpg&currenttag=1988%20ford%20ranger%20sub%20box

outra caixa pra sub de 8 (acredito q a minha caixa dos subs q estou comprando vai ficar muuuiiitooo proxima disso, sao apenas 15 litros, estou apostando nessa ideia) http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/106/4941/264970008_large.jpg

tem as caixas da MTX : http://www.supercrewsound.com/commerce/product.jsp?prodId=27&catId=60

esse sao pra sub de 8 ( duplo) http://www.pickupspecialties.com/Subwoofer_boxes/dual_subwoofer_enclosure_ford_ranger.htm

+ 1 opcao : http://www.supercrewsound.com/commerce/product.jsp?prodId=25&catId=60

é só colocar no google box sub ranger ou variantes em ingles q ve muita coisa diferente. apenas se atentem que a maioria nao eh pra CS e sim CE

PS: eu nao monto meus amps junto das caixas por nada no mundo, ja chega a buraqueira q tenho doh, imagina isso tremendo o tempo todo ...

sobre por debaixo do banco, ai vai da capacidade do cabra de achar espaco ehehhee

Brigadao heim, entao tambem ainda num to com a ranger, mais a ideia é a mesma que a sua, o banco deve estar tudo pra tras. Nao entendi o que vc quis dizer em montar os amplificadores na caixa, vc quer dizer parafusar eles na caixa? Vc colocaria aonde? brigadao

Postado em

sim, jamais parafusar na caixa, pois a mesma fica sempre vibrando (nem por em cima, do lado, etc), coloca em qqr outro lugar, preferencialmente numa madeira e sem contato nenhum com os metais (chapa, lataria, ferro etc), pois esses sao o terra do carro...

No meu atual set, coloquei eles numa tabua de madeira, pintei de preto e ficou bem discreto, fica atras do banco traseiro, gostei do resultado.

Postado em

Opa amigo CS ou CD é a mesma coisa, meu ultimo carro antes da ADV. foi uma L200 ano 2001, e a soluçao que eu tive foi, um kit duas vias na frente(na L200 tive que montar em um "blafer" na porta e tw nas colunas e atraz do banco trazeiro consegui fazer uma caixinha selada com um Bomber Slim, e no meu caso utilizava um HR4.120, nao era um som cheio de grave nem muito fiel na qalidade mais pro dia a dia gostava muito, eu montei a caixa no lado direito e o amp em uma madeira revestida ao lado.

mas coloca um kit 2 vias, na frente se tem 2 locais de falante por porta, tenta investir num 3 vias e uma caixinha atraz do banco com um sub Slim, hj existe varios no mercado.

espero ter ajudado, obrigado

Postado em

Opa amigo CS ou CD é a mesma coisa, meu ultimo carro antes da ADV. foi uma L200 ano 2001, e a soluçao que eu tive foi, um kit duas vias na frente(na L200 tive que montar em um "blafer" na porta e tw nas colunas e atraz do banco trazeiro consegui fazer uma caixinha selada com um Bomber Slim, e no meu caso utilizava um HR4.120, nao era um som cheio de grave nem muito fiel na qalidade mais pro dia a dia gostava muito, eu montei a caixa no lado direito e o amp em uma madeira revestida ao lado.

mas coloca um kit 2 vias, na frente se tem 2 locais de falante por porta, tenta investir num 3 vias e uma caixinha atraz do banco com um sub Slim, hj existe varios no mercado.

espero ter ajudado, obrigado

Brigaodao pela dica, nao tinha pensado em um kit tres via, é uma otima ideia, talvez eu faça isso mesmo. valeu

Postado em (editado)

Ola,

Tem uns 50 anos que me cadastrei no forum mas nao posto nada.

Estou com um projeto parecido tb, Ranger Sport CS.

Tenho muitas duvidas.

Coloquei um kit 2 way da Bomber que pensei que ficaria show no Astra, mas ficou literalmente uma M#RDA..... Nao foi feito nenhum tratamento na porta, nem sabia q existia isso, o grave ficou ridiculamente ruim e estourado, tenho que deixar o Bass em -3 e volume baixo pra nao estourar.

Sera q o problema e com a acustica da porta ou o Bomber q eh lixo?

A configuracao no Astra e: Amp Corzus Sw300, DVD Player Clarion VZ300, Kit 2 way Bomber, Coaxial Bomber 5 pol na porta traseira.

Voltando a Ranger. Pretendo colocar de marcas boas, JL, Kicker ou Fosgate, mas nada dos mais tops nao.

Minha ideia e colocar um Sub P3S (esse eh um punch mais rasa q as outras, quase slim) de 10" atras do banco. Tb nao sei qual comprar, 2 ohms ou 4 ohms.

Um Kit 2 Way JL ou 2 way Fosgate ou Coaxial nas portas.

Agora o amplificador, tenho preferencia pelos Fosgate mas nao faco ideia de qual, nao entendo nada disso. Nao sei se ligo os falante da porta direto no player e coloco um amp so para grave ou se tem um amp que toca tudo, eu nao quero colocar 2 amps.

Quanto ao player, gosto do original My Connect da Ford, nao sei se atende a expectativa.

Quero um som pra dentro do carro com qualidade e otimos graves. Nao igual o do Astra que joguei dinheiro fora.

Gostaria das opinioes e estou aberto a sugestoes para melhor qualidade e custo/beneficio.

Desculpa pelo longo texto.

Obrigado!

Editado por RaphaelRoxo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...