Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
quiksa

Esse esquema aqui funciona???

Recommended Posts

ola galera blz

seguinte, qria saber c o esquema da imagem funciona

imagemhqj.th.jpg

sera que funciona??

Editado por guilherme99

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que tipo de fonte seriam essas? Qtos volts cada?

fonte de pc 3fontes +/- 16v

ligar as 3 em serie e as outras 3 tbm em serie

depois liga-las em paralelo aumentando a corrente em Amperes correto???

como a imagem acima

Editado por guilherme99

Compartilhar este post

Link para o post

Que eu saiba não. Uma vez procurei para ver se conseguia aumentar a tensão e a resposta é que queima.

Mas para ligar o amp seriam todas em paralelo, ~12V e o maximo de corrente possível.

Compartilhar este post

Link para o post

mas eu nao quero aumentar a tensao, somente a corrente

ao meu ver...

3 fontes +/- 30A , +/-16v (em serie)

intao ligar em paralelo, juntar as duas saidas +/- 16v , nao sei se me entendem

fica +/-60A +/-16v

o q acham?

Editado por guilherme99

Compartilhar este post

Link para o post

Tem ligar todas em paralelo entao. Justa todos os positivo e todos os negativo, e passe para o amp.

Compartilhar este post

Link para o post

Para aumentar a corrente e manter a tensão nominal, vc deve ligar todas as fontes em paralelo. O desenho está incorreto.

Tensão e corrente resultante da associação, não creio que ficará tão perfeito qto os calculos, pois o simples fato das fontes não serem idênticas já vai influênciar no resultado.

Faça o teste e se possivel, poste o resultado pra gente.

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Faça o teste e se possivel, poste o resultado pra gente.

abraço!

Se ele não morrer eletrocutado e/ou carbonizado no incêndio..... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Se ele não morrer eletrocutado e/ou carbonizado no incêndio..... :vts

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Se ligar as linhas de 5v dá certo sim.

Agora algumas correções, 5v+5v+5v em teoria são 15v e não 16v. Quando considerar as perdas, fica em torno de 13,9V~14,5V (depende da qualidade das fontes).

A corrente vai aumentar sim, mas fica limitada em cada conjunto pela menor corrente do conjunto. Em outras palavras, se tiver 6 fontes, 5 delas tiverem 35A na linha de 5V e 1 apenas tiver 10A, ao invés de ter 60A~65A, terá no máximo 45A.

Resumo: Funciona, mas tem que ter cuidado e testar direito antes de ligar no amp.

Em contrapartida se ligar 6 fontes em paralelo, cada uma tiver ~15A no 12V, serão 90A@12V totais, claro que existem perdas, então por baixo seriam 70A@12V.. Acho mais viável.

Compartilhar este post

Link para o post

Se ligar as linhas de 5v dá certo sim.

Agora algumas correções, 5v+5v+5v em teoria são 15v e não 16v. Quando considerar as perdas, fica em torno de 13,9V~14,5V (depende da qualidade das fontes).

A corrente vai aumentar sim, mas fica limitada em cada conjunto pela menor corrente do conjunto. Em outras palavras, se tiver 6 fontes, 5 delas tiverem 35A na linha de 5V e 1 apenas tiver 10A, ao invés de ter 60A~65A, terá no máximo 45A.

Resumo: Funciona, mas tem que ter cuidado e testar direito antes de ligar no amp.

Em contrapartida se ligar 6 fontes em paralelo, cada uma tiver ~15A no 12V, serão 90A@12V totais, claro que existem perdas, então por baixo seriam 70A@12V.. Acho mais viável.

Solução barata, mas fica uma gambiarra danada... já quebrei a cabeça com estas experiências, até chegou a dar certo, mas não durou muito tempo, a fonte fumaçou e eu parti pra uma linear DIY. Mais seguro e tb barato.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso 3x 5v em série p/ carregar minhas baterias.. Mas isso pq já tinha 1 delas aqui jogada e as outras 2 consertei.. então foi gasto zero.

uaHuAHUhauhAUhaUhuaHUhaUhuaHUhAU

Se fosse comprar tudo, provavelmente montaria uma coisa mais direitinho também..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso 3x 5v em série p/ carregar minhas baterias.. Mas isso pq já tinha 1 delas aqui jogada e as outras 2 consertei.. então foi gasto zero.

Se fosse comprar tudo, provavelmente montaria uma coisa mais direitinho também..

intaum cara uma duvida eu tbm tenho esse esquema ja carreguei uma bateria uma vez ñ sei se dei a carga completa mais quantos tempo +- para carregar uma bateria por exemplo uma de 70A e como eu saberia quando ele estivesse totalmente carregada ?

Editado por Fininhovnz

Compartilhar este post

Link para o post

mas a bateria nao vicia c carrega com fonte, tipo deixa junto com o som ligado ex: 1 bat d 60A e as 3 fontes ligadas junto, tem um esquema pra coloca diodo pra nao queima as fonte,

mas o q eu queria saber é c nao vicia a bateria, sendo q aki das 3 fontes sai uns +/-15v

Compartilhar este post

Link para o post

mas a bateria nao vicia c carrega com fonte, tipo deixa junto com o som ligado ex: 1 bat d 60A e as 3 fontes ligadas junto, tem um esquema pra coloca diodo pra nao queima as fonte,

mas o q eu queria saber é c nao vicia a bateria, sendo q aki das 3 fontes sai uns +/-15v

Viciar bateria? Explique isso aí..

Seguinte bixo, seu alternador carrega em 14,4V. Suas fontes em série terão uma perda, e vão carregar próximo de 14,5V. Em outras palavras, vai dar no mesmo que o alternador carregando. Agora quanto mais carregada está a bateria, dependendo das fontes, essa tensão pode subir, e aí danifica suas baterias.

Quanto ao diodo, se usar fontes em série, não precisa. A tensão das fontes será sempre superior à tensão do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

intaum cara uma duvida eu tbm tenho esse esquema ja carreguei uma bateria uma vez ñ sei se dei a carga completa mais quantos tempo +- para carregar uma bateria por exemplo uma de 70A e como eu saberia quando ele estivesse totalmente carregada ?

Depende da corrente fornecida por suas fontes. Aconselho que use um conjunto de resistores na saída p/ diminuir a corrente e não danificar suas baterias. Se conseguir 10A com os resistores, já é uma boa carga, mas levaria umas 7h a 8h carregando (considerando a bateria totalmente descarregada).

Compartilhar este post

Link para o post

Pra carregar bateria,no esquema da linha 5v é tranquilo, mas pra usar na ligação de um amplificador é mais viavel a linha 12v.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da corrente fornecida por suas fontes. Aconselho que use um conjunto de resistores na saída p/ diminuir a corrente e não danificar suas baterias. Se conseguir 10A com os resistores, já é uma boa carga, mas levaria umas 7h a 8h carregando (considerando a bateria totalmente descarregada).

vlw mais e quanto oq o amigo flw ai em cima tem algum problema se eu usar as fontes junto com uma bateria pra ligar o modulo e sem usar resistores ?

Editado por Fininhovnz

Compartilhar este post

Link para o post

vlw mais e quanto oq o amigo flw ai em cima tem algum problema se eu usar as fontes junto com uma bateria pra ligar o modulo e sem usar resistores ?

Se o som tiver ligado, não deve passar muita corrente p/ as baterias, pois o próprio som é uma carga. Então não tem problema, a não ser bitolas que devem ser bem dimensionadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Viciar bateria? Explique isso aí..

Seguinte bixo, seu alternador carrega em 14,4V. Suas fontes em série terão uma perda, e vão carregar próximo de 14,5V. Em outras palavras, vai dar no mesmo que o alternador carregando. Agora quanto mais carregada está a bateria, dependendo das fontes, essa tensão pode subir, e aí danifica suas baterias.

Quanto ao diodo, se usar fontes em série, não precisa. A tensão das fontes será sempre superior à tensão do sistema.

viciar eu digo, a bateria nao pegar mais carga

eu vi um esquema que é preciso, c ligar uma bateria junto com as fontes para ajudar a alimentar o amp, o uso de diodos

tipo uma bat d 60A deve c colocar diodos , pod ser em valores menores 10A e junta-los ate q c tenha os 60A ou mais

Compartilhar este post

Link para o post

viciar eu digo, a bateria nao pegar mais carga

eu vi um esquema que é preciso, c ligar uma bateria junto com as fontes para ajudar a alimentar o amp, o uso de diodos

tipo uma bat d 60A deve c colocar diodos , pod ser em valores menores 10A e junta-los ate q c tenha os 60A ou mais

Bateria não é gente, e fonte não é cigarro. Então esqueça a palavra 'vício'.

Segundo, qual a função do diodo? Evitar o retorno de corrente.

Quando há retorno de corrente? Quando há uma DDP (tensão) negativa da fonte p/ a bateria.

Vai ter DDP negativa em algum momento usando fontes com a linha de 5v em série? NÃO.

Conclusão:

Precisa usar diodos p/ evitar a entrada de corrente nas fontes? NÃO.

O que pode acontecer com suas baterias é o que venho falando, excesso de fluxo (corrente) super-aquece as baterias e deforma as placas internas fazendo o que é chamado no popular de 'colar placa'. Se isso acontecer já era, sua bateria vai pro saco. Por esse motivo recomendo o uso de resistores na saída da fonte.

Se ao testar suas fontes, a tensão estiver muito alta (maior que 14,5v), os diodos podem ser usados apenas p/ dar uma queda (geralmente 0,7v) e deixar os níveis de tensão compatíveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...