Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

OnTheMind

Som na Mala com Power One + Pioneer Cara Preta

Recommended Posts

Postado em

Saudações a todos.

Sou novo no fórum mas sempre estive por aqui acompanhando vários tópicos, pois sou um grande entusiasta de som automotivo.

Meu Ford New Ka atualmente está com som simples, DVD Philco PCA-610 com seus 4 canais direto em duas triaxiais 6" e duas pentaxiais 6x9" da selenium, e está bom para dentro do carro, mas agora pretendo montar uma caixa no porta-malas.

Não quero som prá competir com ninguém, pois sei quanto isso custa, rsrsrs... quero só prá encostar nos butecos e curtir meu som quando não tiver ninguem com som melhor, ou em casa mesmo nos churrascos da vida.

Então fazendo algumas pesquisas, cheguei ao modelo que está detalhado na imagem abaixo.

Gostaria da opinião de vocês sobre essa configuração, se vai dar um som legal ou se têm alguma combinação errada, ou se devo substituir algum componente.

Obrigado a todos.

projetodesomautomotivo.th.jpg

Postado em (editado)

Vou apontar os erros q vi no seu projeto:

1º Duas cornetas (drivers) para somente um sub é muito.....vai ficar muito médio....o famoso corneteiro, agravado ainda pelo fato do sub ser de 10'.

2º Quando se usa drivers de Titanio não deve-se utilizar tweeter poi senão vc terá muita intensidade nas altas frequências.......

3º Sua idéia de utilizar um Midbass é boa.....mas ele não acompanhará nem de longe os drivers.......

Agora vou dar minha sugestão:

Acredito que vc esteja utilizando um Sub de 10 pelo tamanho da mala do Ka, então não vou modificar...mas pra vc o ideal seria um de 12 até pq a diferença de $$ e tamanho não seria tanta.

Sugestão 1 - 1 Sub Pioneer 258 + 2 8pw3 + 2 st200

ou

Sugestão 2 - 1 Sub Pioneer 258 + 1 8pw3 + 1 D220ti(ou d2500ti)

ou

Sugestão 3 - 1 Sub Pioneer 258 + 2 6Mb11a + 1 D2500ti(ou d220ti)

Com estes projetos acima vc terá um certo equilibrio entre as frequencias, ficando mais harmonioso o som em relação ao seu projeto inicial.

Editado por BinhoSPL
Postado em

Vou apontar os erros q vi no seu projeto:

1º Duas cornetas (drivers) para somente um sub é muito.....vai ficar muito médio....o famoso corneteiro, agravado ainda pelo fato do sub ser de 10'.

2º Quando se usa drivers de Titanio não deve-se utilizar tweeter poi senão vc terá muita intensidade nas altas frequências.......

3º Sua idéia de utilizar um Midbass é boa.....mas ele não acompanhará nem de longe os drivers.......

Agora vou dar minha sugestão:

Acredito que vc esteja utilizando um Sub de 10 pelo tamanho da mala do Ka, então não vou modificar...mas pra vc o ideal seria um de 12 até pq a diferença de $$ e tamanho não seria tanta.

Sugestão 1 - 1 Sub Pioneer 258 + 2 8pw3 + 2 st200

ou

Sugestão 2 - 1 Sub Pioneer 258 + 1 8pw3 + 1 D220ti(ou d2500ti)

ou

Sugestão 3 - 1 Sub Pioneer 258 + 2 6Mb11a + 1 D2500ti(ou d220ti)

Com estes projetos acima vc terá um certo equilibrio entre as frequencias, ficando mais harmonioso o som em relação ao seu projeto inicial.

Realmente a diferenca entre o Sub de 10" e de 12" é mínima... eu escolhi o de 10" por causa da potência, que é 350w contra 400w do Sub de 12", já que o Power One fornece o máximo de 360w.

Gostei da sua sugestão "1", mas novamente levando em consideração a potência do Power One, não vai ficar fraco para tocar tudo, já que ele fornece apenas 100w a 4ohms por canal, que é o que dá prá fazer com cada 8pw3 + st200?

Obrigado pela atenção.

Postado em (editado)

Realmente a diferenca entre o Sub de 10" e de 12" é mínima... eu escolhi o de 10" por causa da potência, que é 350w contra 400w do Sub de 12", já que o Power One fornece o máximo de 360w.

Gostei da sua sugestão "1", mas novamente levando em consideração a potência do Power One, não vai ficar fraco para tocar tudo, já que ele fornece apenas 100w a 4ohms por canal, que é o que dá prá fazer com cada 8pw3 + st200?

Obrigado pela atenção.

O de 12 ficaria melhor pela maior área de cone....

Pra ligar tudo no P.One basta ligar o Sub (tem que ser o 2+2 no caso de usar o 308 ou o 4 se for usar o 309, não pode ser o modelo 4+4) em um bridge (canal 1 + 2) e os 8pw3 + os St200s juntos no outro bridge (3+4)..... ou vc usa um divisor nos tweeter ou um capacitor para corte HP (qualquer butequinho de som tem).

Editado por BinhoSPL
Postado em (editado)

O de 12 ficaria melhor pela maior área de cone....

Pra ligar tudo no P.One basta ligar o Sub (tem que ser o 2+2 no caso de usar o 308 ou o 4 se for usar o 309, não pode ser o modelo 4+4) em um bridge (canal 1 + 2) e os 8pw3 + os St200s juntos no outro bridge (3+4)..... ou vc usa um divisor nos tweeter ou um capacitor para corte HP (qualquer butequinho de som tem).

Ligar os 8PW3 + os ST200 juntos em uma das bridge fica ótimo... mas o resultado é "2"OHms e o POne trabalha no mínimo a "4" no modo Bridge. Dessa forma não é perigoso queimar o módulo? Digo isso pq já tive esse mesmo problema no antigo player (sem módulo), que queimou depois de +/- duas semanas.

Se não tiver problema, o que você acha de eu substituir os DOIS ST200(70w) por UM ST400(150w), assim eu consigo aumentar um pouco a impedãncia para "2,66"OHms, mantendo a potência.

Valews.

Editado por OnTheMind
Postado em

o st200 e o 8pw3 sao de 8ohms aí da certinho.ai no caso teria que ser so um de cada.

Cheguei a pensar em colocar o 8PW3(125w) + ST400(150w) e mesmo assim só chega a 275w, prá suportar os 360w do POne.

Acho que algum woofer equivalente ao 8PW3 que suportasse um pouco mais de potência (+/- 160w) já resolveria meu problema.

Será que consigo algo assim?

Poderia também controlar o fader prá mandar menos potência a esse conjunto e manter o máximo no canal do sub, mas não gosto da idéia de reduzir potência, principalmente em um sistema tão simples.

Postado em

Cheguei a pensar em colocar o 8PW3(125w) + ST400(150w) e mesmo assim só chega a 275w, prá suportar os 360w do POne.

Acho que algum woofer equivalente ao 8PW3 que suportasse um pouco mais de potência (+/- 160w) já resolveria meu problema.

Poderia também controlar o fader prá mandar menos potência a esse conjunto e manter o máximo no canal do sub, mas não gosto da idéia de reduzir potência, principalmente em um sistema tão simples.

tem o 10pw3 de 150wrs e o 12pw3 de 200rms. :legal:

Postado em (editado)

o st200 e o 8pw3 sao de 8ohms aí da certinho.ai no caso teria que ser so um de cada.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.....

Pode usar tranquilamente 2 de cada......Casamento de impedâncias só ocorrem nas frequancias que os falantes tocam...como os drivers ou tweeters estarão com divisor ou um capacitor o modulo trabalhará com 4 ohms na vias dos médios e 4 ohms na via dos agudos.....

Da uma lida nos artigos do autosom.net.......

Editado por BinhoSPL
Postado em

Pode usar sim 2 8pw3 e 2 st200 tranquilamente....... basta usar um divisor ou capacitor nos tweeter.....

Postado em

Pode usar tranquilamente 2 de cada......Casamento de impedâncias só ocorrem nas frequancias que os falantes tocam...como os drivers ou tweeters estarão com divisor ou um capacitor o modulo trabalhará com 4 ohms na vias dos médios e 4 ohms na via dos agudos.....

nÃO Tinha percebido esse detalhe :legal:

Postado em (editado)

Ligar os 8PW3 + os ST200 juntos em uma das bridge fica ótimo... mas o resultado é "2"OHms e o POne trabalha no mínimo a "4" no modo Bridge.

Como já expliquei....se vc usar um crosssover ou divisor de frequencia.... a impedancia será 4 ohms na via dos médios e 4 ohms na vias dos agudos...... só existe casamento de impedâncias nas frequencias que os falantes ligados atuem junto.....

Editado por BinhoSPL
Postado em

mais eu acho que ai tem coisa demais pra só um power one tocar

Capaz..... o P. One é valente...... daria pra usar coisa mais forte até nas vias dos médios e agudos.....

Postado em

Cara, disso eu realmente não sabia... é muita informação. Mas agora que você falou, pesquisei esse assunto específico aquí no fórum e entendi a lógica do funcionamento (http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=134706). :rever1:

Então está decidido: Vou montar o som com o POne, o TS-W308D2, os dois 8PW3 e as duas T200, em uma caixa com câmara selada de 50Lts no centro para o sub, e câmaras à esquerda e direita sem cálculo de Lts, apenas para abrigar os woofers e tweeters.

Prá finalizar, quais os capacitores ou divisores de frequência são indicados para esse set?

Assim que puder posto o novo esquema que vocês estão me ajudando a montar.

Valews.

Postado em (editado)

Cara, disso eu realmente não sabia... é muita informação. Mas agora que você falou, pesquisei esse assunto específico aquí no fórum e entendi a lógica do funcionamento (http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=134706). :rever1:

Então está decidido: Vou montar o som com o POne, o TS-W308D2, os dois 8PW3 e as duas T200, em uma caixa com câmara selada de 50Lts no centro para o sub, e câmaras à esquerda e direita sem cálculo de Lts, apenas para abrigar os woofers e tweeters.

Prá finalizar, quais os capacitores ou divisores de frequência são indicados para esse set?

Assim que puder posto o novo esquema que vocês estão me ajudando a montar.

Valews.

Selada para os 308 ? Eu faria dutadinha de 45 litros mesmo.... (45 é para som misto..... 50 litros mais para interno, e 37~40 para fazer ele tocar melhor para fora e menos para dentro).

Se tiver condições.....usa os 8pw3 em câmaras de 15~20 litros..... pra eles renderem bonito.....

Sobre crossovers: Recomendo essa leitura: http://autosom.net/artigos/crossovers.htm

Minha sugestão:

Se tiver um pouquinho de $$$$ - Coloca um crossover 2 vias, passa-baixa em 5k para os pw3 e passa-alta em 5k para os tweeter.....

Se não tiver $$$$ - coloca semente um capacitor de 4uF em cada tweeter.

Editado por BinhoSPL
Postado em

Selada para os 308 ? Eu faria dutadinha de 45 litros mesmo.... (45 é para som misto..... 50 litros mais para interno, e 37~40 para fazer ele tocar melhor para fora e menos para dentro).

Se tiver condições.....usa os 8pw3 em câmaras de 15~20 litros..... pra eles renderem bonito.....

Sobre crossovers: Recomendo essa leitura: http://autosom.net/artigos/crossovers.htm

Minha sugestão:

Se tiver um pouquinho de $$$$ - Coloca um crossover 2 vias, passa-baixa em 5k para os pw3 e passa-alta em 5k para os tweeter.....

Se não tiver $$$$ - coloca semente um capacitor de 4uF em cada tweeter.

Eu prezo bastante a qualidade do som... os crossovers são mais caros, mas compensam com a qualidade. Vou colocar sim, mesmo que seja uns mêses prá frente. :legal:

Ao invés de usar o 2 vias, pensei em colocar um divisor de frequência de 3 vias x 450w, com cortes em 150Hz e 6KHz a 12dB/8ª. Pode ser né? Um único divisor para o sub, o par de mid e o par de tweeters, da forma como serão ligados? pasmafaute

Se for assim, ele deve ser de 4 ou 8 OHms? Penso que seja de 4 por estarem em paralelo, mas como já me equivoquei nesse assunto antes, não custa tirar a dúvida.

Valews.

Postado em

Eu prezo bastante a qualidade do som... os crossovers são mais caros, mas compensam com a qualidade. Vou colocar sim, mesmo que seja uns mêses prá frente. :legal:

Ao invés de usar o 2 vias, pensei em colocar um divisor de frequência de 3 vias x 450w, com cortes em 150Hz e 6KHz a 12dB/8ª. Pode ser né? Um único divisor para o sub, o par de mid e o par de tweeters, da forma como serão ligados? pasmafaute

Se for assim, ele deve ser de 4 ou 8 OHms? Penso que seja de 4 por estarem em paralelo, mas como já me equivoquei nesse assunto antes, não custa tirar a dúvida.

Valews.

Não precisa o corte em 150hz.... pois alem de caro ele pode ser facilmente realizado pelo xover do próprio amplificador......

O resto vc escolhe..... pode ser um passa alta 4 ohms para o par de tweetwer ou um xover de 8ohms para cada tweeter.....

O mesmo, mas lp, pra os 8pw3.

ou ainda um par de 2 vias 8 ohms..... corte hp e lp em 5k.....

Postado em

Olá pessoal.

Atualizei o esquema do o projeto com as alterações sugeridas por vocês.

Gostaria de agradecer a todas as opiniões, principalmente ao "BinhoSPL", pela paciência e dedicação.

Espero que seja útil também para outras pessoas.

Valews. :legal:

projetodesomautomotivor.jpg

Postado em

Pessoal... têm problema parafusar os divisores de frequência dentro da caixa? Ou eles precisam ficar fora, por causa da vibração?

Encontrei muitas informações contraditórias sobre isso, e também sobre prender o módulo diretamente na caixa (Não pretendo fazer isso, mas é bom saber).

Valews.

Postado em

PEssoal,

To montando um som muito parecido, mas to com dúvidas aonde encontrar esse crossover passivo duas vias...

alguém pode me indicar? ou como se procura isso?

Obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...