Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jorgelucas

T.A sem bi-amp.

Recommended Posts

To com um Alpine 9855,um kit 2 vias polyglass 30th e um jl 10w3v3 sendo empurrados por um soundstream reference 4.920

Nao estou fazendo bi-amp, o sub está em bridge..

Os cortes estão kit hpf 63hz e sub lpf em 63hz...

Até ai td bem,mas nao ajustei o T.A e nao entendo muito o ingles do manual ...

Primeira dúvida é se vale a pena usar num set sem bi-amp.

A outra dúvida é o ajuste do T.A,devo ajustar o T.A do subwoofer tb?

Como é feito a regulagem perfeita?Ouvidometro ou por medidas métricas?

Tentei procurar pelo google no autoforum e realmente nao encotrei muita coisa que me desse uma luz.

Grato !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou longe de ser o cara mais indicado pra isso mas....

Com certeza que vale a pena usar o TA mesmo que não seja em biamp.

Veja no setup de sua hu como configurar as distâncias dos falantes (inclusive sub) .

Já já aparece gente mais experiente no assunto :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O mais facil pra um leigo perceber quando usa o TA, é o sub vindo pra frente do carro.

Agoa, ajustar palco tem que ter mais paciência.

Não consegui regular o foco do meu set!

Boa sorte, Aproveite a literatura.

Compartilhar este post

Link para o post

Vale.

Dica: num 2-way, ajuste pelo midbass.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso TA e Bi-amp. E por incrível que pareça a regulagem do TA para mid-bass e tweeter ficou exatamente igual. Ou seja, eu poderia usar sem bi-amp numa boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente agradeço a todos pelas dicas.

Realmente foi muito útil...

Entao, hj fiquei qse 1 hora tentando regular e consegui centrar o palco bem no meio do carro

Isso dando delay de 1,4ms no Front left...

Mas essa do subwoofer ir pra frente do carro eu nao percebi,penso assim,se o sub já é atrasado,o delay dele se aumentado,vai atrasar mais ainda correto?

Entao,pq eu aumentei e realmente o sub ficou desfocado total,nao estava mais nitido e fora de fase.

A regulagem pro subwoofer ir para frente seria entao atrasar os canais da frente pra o grave chegar mais cedo?

Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo Jorge, por isso o TA de subwoofer é dispensável. Penso que quando tem o que ele faz é exatamente isso, atrasar os outros canais.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso TA e Bi-amp. E por incrível que pareça a regulagem do TA para mid-bass e tweeter ficou exatamente igual. Ou seja, eu poderia usar sem bi-amp numa boa.

Porque TA não faz nada > 2000Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra pegar carona no tópico...

entao pra "usar TA no subwoofer", eu atraso os outros canais, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas essa do subwoofer ir pra frente do carro eu nao percebi

A regulagem pro subwoofer ir para frente seria entao atrasar os canais da frente pra o grave chegar mais cedo?

No meu caso para conseguir isto, o que por sinal faz a maior diferença, com grande melhoria, pois o som fica um conjunto mais uniforme, foi preciso inverter a fase do sub em 180, que ele saiu da parte de trás e veio claramente para junto do palco na frente. Não foi preciso mexer no TA.

Já para o palco é fundamental usar este recurso, que sim mexe bastante com o foco do palco. Só ir mexendo e vai perceber ele mudando de posição.

Compartilhar este post

Link para o post

no meu set, o ta que trouxe o sub para frente. no caso de inverter a fase do sub, se estiver errado, some o grave, do sub e do mid bass.

henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Agora, é diferente se o cara tem 2 subwoofers ligados em estereo e faz TA independente pra cada um.

Fase é uma coisa importante também, vc não vai conseguir acertar o TA se a fase estiver errada.

Compartilhar este post

Link para o post

Durante o ajuste do ta, o player que EU uso, vai "girando a fase", e fica nítido, principalmente nos tw a diferença no som.

Depois de um certo atraso, já é necessário inverter a fase, no fio msm.

Mesmo se os subs forem estereo, eu penso que na maioria dos casos, os subs estarão na mesma caixa, praticamente na msm distância, não necessitando de acertos diferentes de um para o outro.

COmo o douglas disse, acerto de fase faz bastante diferença no resultado do sistema!

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Perguntas simples com respostas complexas.. hehehe

A questão é essa sim..

Nao dá pra colocar Delay no sub.. o que tem q fazer é adiantar o tempo dele, como? atrasando ainda mais do que o normal o front.

Se a diferença do lado esquedo pro direito deu 1,4ms, soma mais un 2 em ambos os lados, que vai dar adiantada no sub interessante... ficando esquerdo 3.4 e direito 2.0 e no sub deixa 0.. eu usava assim na epoca do Alpine...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Me lembrei de um detalhe, o meu player está em cm, não em ms.

O alinhamento de tempo já está "invertido".

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra ajustar no alpine pra cm tbm!

hj nao deu tempo,fiquei fucando uns 15min mais amanha pego pra ageitar de vez esse TA...

Mas tb nao pareçe ser um bicho de 7 cabeças

Compartilhar este post

Link para o post

Depende mto do player...

no meu o ajuste é feito pela distancia de cada autofalante até o ouvinte, ou seja, meu sub vem pra frente qdo eu coloco coisa de 200cm no TA do sub, eu entendo que o proprio player ja "adianta" o delay do sub e o trás pa frente.

Agora se for em ms ai teria que colocar um "adiantamento" no sub e nao um atraso. Entendeu?

No meu caso ainda o TA altera demais o timbre das musicas, por isso procuro deixa-lo o minimo possivel (por exemplo, ao inves de colocar o mid da direita a 100cm de distancia, eu uso proporção e deixo ele a sei la, 30cm... enquanto o da esquerda deixo a 10~15cm... mantendo a proporção)

Compartilhar este post

Link para o post

Então, rajjax, essa alteração de timbre pode ser a inversão de fase.

Quando o TA do meu player passa de trinta e poucos cm, já é notada a inversão.

Pra resolver, basta inverter os fios do falante em questão.

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...