Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
I2afael

Alternando ligação Kit 2 vias / TRIO

Recommended Posts

buenas,

montei recentemente um sistema Trio e tenho tambem um kit 2 vias (hoje ligado direto no player)

e já de inicio aviso que não entendo NADA de eletrônica, o minimo que sei aprendi hoje em pesquisas. to a umas 3 horas quebrando cabeça aqui.

meu set básicamente é:

player pioneer deh-7980ub

kit 2 vias selenium 6"

2x Wpu 1507 - 4ohms

2x 10pw3

2x d210ti

Rs-1200d tocando os wpu provisóriamente

Dbsound 400.4 tocando MG + Ti

eu tenho hoje um botão liga/desliga no remote do player, sendo assim desligo o botão e escuto o kit 2 vias, LIGO o botão e escuto todo o som.

o que eu quero fazer é o seguinte:

manter tocando os MG em bridge nos canais 1 e 2

no canal 3 ligar 1 driver Ti e um lado do kit 2 vias

no canal 4 ligar 1 driver Ti e o outro lado do kit 2 vias.

com o porta malas do carro FECHADO, quero utilizar o kit 2 vias amplificado pelo Dbsound 400.4 e manter os MG + Ti DESLIGADOS.

com o porta malas do carro ABERTO, quero utilizar os MG + Ti amplificado pelo Dbsound 400.4 e manter o kit 2 vias DESLIGADOS.

com o porta malas do carro ABERTO, quero utilizar o Rs-1200d tocando os Wpu 1507 e com o porta malas FECHADO, manter o Rs-1200d DESLIGADO.

com a ajuda dos artigos do autosom e do user Jaldim, montei o seguinte esquema:

ligaorele.jpg

obviamente utilizando um relé para cada canal.

funciona?

vou fazendo o mesmo esquema para o Rs-1200d.

depois edito aqui.

Desde Já Obrigado!

edit:

ligaoreleremote.jpg

Editado por I2afael
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Funciona, da forma que vc desenhou quando vc ligar o botão, vai desligar o Kit e ligar o Ti. Pra inverter é preciso mudar as ligações no terminais NA e NF no Relê.

Para o sistema completo vai precisar de quatro reles, dois pros kits+Ti's (um pra cada canal), um pro MG e um pro 1200D.

Mas no MG e 1200D é mais fácil pois vai somente desligar/ligar, não vao precisar transferir pra outro como no caso dos Kits e Ti's.

Compartilhar este post

Link para o post

então, o botão é aqueles sensores de porta malas, então seria acionado "automaticamente" abrindo o porta malas.

então no caso o botão ficara a maior parte do tempo "pressionado" e nesta posição terá que ficar ligado o kit 2 vias, quando abrir o porta malas o botão ficará "solto" e nesta posição terá que desligar o kit 2 vias e ligar os MG + Ti.

como assim mudar as ligações?

preciso ligar NA no kit 2 vias e NF nos Driver ?

Muito Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Problema:

Esses relês suportam pouca corrente. Provavelmente, por estar pegando a saída depois do amp. o relê vai durar nem 30 segundos.

Solução?

Coloca um conector plug 4 vias (desses que a gente usa p/ remover as caixas do carro sem precisar tirar o fio do amp) no kit 2 vias, outro no trio e uma ponta na saída do amp. Aí quando quiser o som interno, pluga no fio do 2 vias. Quando abrir a mala, pluga no trio.

Compartilhar este post

Link para o post

duas obs.

1ª esse botao, se nao me engano, eh de contado com o chassi do proprio botao, entao precisa inverter a ligacao do 12v e terra no rele. o 12v direto e o terra no botao, assim como ta vai entrar em curto.

2ª ta usando cross passivo nos canais dos drive? se sim ok, se nao, vai precisar mexer no corte qdo inverter a ligacao.

depois leio direito o esquema de ligacao pra pensar no funcionamento, hehehe.

Editado por cjainf

Compartilhar este post

Link para o post

duas obs.

1ª esse botao, se nao me engano, eh de contado com o chassi do proprio botao, entao precisa inverter a ligacao do 12v e terra no rele. o 12v direto e o terra no botao, assim como ta vai entrar em curto.

2ª ta usando cross passivo nos canais dos drive? se sim ok, se nao, vai precisar mexer no corte qdo inverter a ligacao.

depois leio direito o esquema de ligacao pra pensar no funcionamento, hehehe.

vc sempre me ajudando :legal:

1ª obs: é de contato com a lata sim, invertendo não terei problemas? pois esse botão é usado no alarme do carro hoje, não gostaria de colocar outro, mas se for o caso eu coloco.

2ª obs: sim, to usando divisor passivo pros driver. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

com o terra no botao nao vejo problemas nao.

cross prassivo ajuda nessa hora, to pensando em faze algo assim a tempos, mas como tenho um cross ativo, tem q fica alterando os cortes. ai nem me animo a faze, pro meu caso eh + pratico por outro amp e usa os canais do cross q ta sobrando :banghead .

outra coisa, isso q o ciso falou sobre a carga no rele, eh bem possivel q derreta, grudo, pare... a saida do amp deve dar perto de 14v nos drive/kit e 28v nos pw3. existem reles de 24, 36 ateh 48v, o problema dai eh o acionamento. talvez 24v ateh acione, ou o 12 segure de boa pasmafaute , vai ter q testar (confira o extintor antes :blink: )

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, é mta gambi, mete um ampli 2ch pro kit e esqueçe dessas paradas. ahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

com o terra no botao nao vejo problemas nao.

cross prassivo ajuda nessa hora, to pensando em faze algo assim a tempos, mas como tenho um cross ativo, tem q fica alterando os cortes. ai nem me animo a faze, pro meu caso eh + pratico por outro amp e usa os canais do cross q ta sobrando :banghead .

outra coisa, isso q o ciso falou sobre a carga no rele, eh bem possivel q derreta, grudo, pare... a saida do amp deve dar perto de 14v nos drive/kit e 28v nos pw3. existem reles de 24, 36 ateh 48v, o problema dai eh o acionamento. talvez 24v ateh acione, ou o 12 segure de boa pasmafaute , vai ter q testar (confira o extintor antes :blink: )

então, eu já esperava algo do tipo e tava procurando um rele mais forte. mais não sabia dessa de só acionar com 12v.

o problema é que meu som é trio, e não é o tipo de trio que fica uma hora ligado e desliga.

pode ficar um mês desligado, mais quando ligar toca por pelo menos umas 5 horas, quando não fica o dia todo.

esse fato provavelmente vai agravar ainda mais a situação.

to vendo que o jeito vai ser usar algum tipo de chave mesmo pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

nao eh q soh aciona com 12v. o problema eh q se usar um rele de 24v, o acionamento dele deve ser em 24v tbm. talvez uns 18 a 20 ja de, mas com 12v provavelmente nao.

edit - talvez um rele de 12v com 50a ou + segure (ou derreta tbm).

Clique aqui

Editado por cjainf

Compartilhar este post

Link para o post

nao eh q soh aciona com 12v. o problema eh q se usar um rele de 24v, o acionamento dele deve ser em 24v tbm. talvez uns 18 a 20 ja de, mas com 12v provavelmente nao.

edit - talvez um rele de 12v com 50a ou + segure (ou derreta tbm).

Clique aqui

bom tópico!

não conhecia esse tri-mode do pone, bem interessante.

gostei dessa chave, não vai ficar do jeito que eu queria, mais me parece uma boa alternativa.

obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a ligação do 1200D o esquema tá errado. Os terminais "bobina" e "terra" do rele vc deve ligar da mesma forma do esquema anterior (kits+drives). A diferença vai ser nos terminais NA ou NF onde será ligado o remote do 1200D, e o C vai o remote do player.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a ligação do 1200D o esquema tá errado. Os terminais "bobina" e "terra" do rele vc deve ligar da mesma forma do esquema anterior (kits+drives). A diferença vai ser nos terminais NA ou NF onde será ligado o remote do 1200D, e o C vai o remote do player.

tem certeza?

se realmente tiver errado eu faço do jeito que vc passou, mais esse esquema eu tirei dos artigos do autosom, segue abaixo:

Resumo para uso do relê automotivo:(sugestão do forista Lucas Btos 18/07/2006)

30- ligar direto em um fio da bateria com um fusível (1 Ampére para amplificadores, 2 Ampéres para coolers e 5 Ampéres para neons, veja o consumo dos equipamentos alimentados pelo relê)

85- ligar na lata do carro

86- ligar no remote que sai do cd-player

87- ligar nos remotes do amplificador, ventoinha, neon, etc (verifique a capacidade de corrente suportada pelo relê)

Compartilhar este post

Link para o post

tem certeza?

se realmente tiver errado eu faço do jeito que vc passou, mais esse esquema eu tirei dos artigos do autosom, segue abaixo:

É que neste caso é diferente (Ligar coolers, neons e afins), aqui a necessidade é ligar e desligar os acessórios junto com o CD player. Isto é, player ligado=acessórios ligados, player desligado=acessórios desligados. Neste caso é o player que "envia o comando" através do remote.

Já no seu caso vc quer desligar e ligar em função da tampa do porta-malas, então quem "envia o comando" aqui é o seu botão.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o rele, ele dever ser sim de 12V que funcionará normalmente, pois os pinos usados pra ligar os fios dos falantes não inteferem em nada no acionamento do relê.

rele00.gif

Quanto a amperagem suportada pelo rele, para os PW3 que trabalham com a potencia em Bridge (200W), conforme tabela de cabos para falantes aqui do autosom.net, a corrente é de 7 amperes, o que qualquer relezinho dos mais simples dá conta do recado, claro que vc deve conderir esse dado no rele que vc for usar.

Já nos kits e drivers a potencia vai ser menor, logo a amperagem também vai ser menor, então os mesmo 7 amperes dá conta com folga.

Agora vc precisa verificar em que posição seu botão vai energizar o Rele, pra escolher os fios que vc vai ligar no NA ou NF. Acho que vc vizualizando o desenho acima vc vai entender o funcionamento do rele e vai poder tirar suas próprias conclusões.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post

Link para o post

Por exemplo:

chave.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Neste caso com rele energizado o som vai para "interno" e com o rele desenergizado o som vai para "trio".

Agora eu não conheço direito esse seu botão, então vc tem que saber como energizar o rele com ele. Assim saberá se com o porta-malas aberto/fechado o som vai pra onde vc quer.

Compartilhar este post

Link para o post

sei nao JP, mas eles tem q funcionar juntos, tanto botao qto remote, depois analiso os esquemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde!!

acho que é meu primeiro post tentando ajudar alguem por aqui...

1) uma dica é utilizar um relê que tneha 2 canais... economiza espaço e dinheiro (quanta economia de $$) kkk...

mas é isso ai... acompanhando o tópico..

2) a propósito vai ficar somente com o kit 2 vias com o porta-malas fechado??

abraçO!!

Compartilhar este post

Link para o post

É que neste caso é diferente (Ligar coolers, neons e afins), aqui a necessidade é ligar e desligar os acessórios junto com o CD player. Isto é, player ligado=acessórios ligados, player desligado=acessórios desligados. Neste caso é o player que "envia o comando" através do remote.Já no seu caso vc quer desligar e ligar em função da tampa do porta-malas, então quem "envia o comando" aqui é o seu botão.

então, são 2 esquemas diferentes e "independentes".

no primeiro esquema pra kit's, MG + Driver Ti é usado um relé de 5 terminais (acho que é esse o nome).

e para o rs1200d é apenas para ligar e desligar o módulo, então um relé de 4 terminais seria suficiente.

eu gostaria que fosse assim, com player LIGADO e porta malas FECHADO, o 1200d fique DESLIGADO.

com porta malas ABERTO e player DESLIGADO, o 1200d fique DESLIGADO. (obvio)

e com porta malas ABERTO e o player LIGADO, o 1200d fique ligado.

então teria que passar o remote por este botão, que é desses botões do tipo "sensor" igual os de porta de carro, quando a porta abre, acende a luz e etc.

o botão passa corrente quando estária o porta malas ABERTO.

então resumindo ou o módulo ta ligado tocando o grave ou está desligado, portanto não preciso alternar a potência de um lado pro outro, como no primeiro esquema alternando do kit para o trio.

como falei no inicio do tópico, não entendo NADA de eletrônica e to aqui pra aprender []-[]

retirado do site leosound o esquema tambem igual:

ESQUEMA DE LIGAÇÃO

(30) Positivo Comum (12V)*

(87) Borne Remote do Amplificador

(85) Negativo Comum (Aterrar)

(86) Sinal Remote do Player

Leia mais: http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=612&osCsid=uk1jasru020tudouqpk15al9o1#ixzz1GagC1vKJ

Sobre o rele, ele dever ser sim de 12V que funcionará normalmente, pois os pinos usados pra ligar os fios dos falantes não inteferem em nada no acionamento do relê. rele00.gifQuanto a amperagem suportada pelo rele, para os PW3 que trabalham com a potencia em Bridge (200W), conforme tabela de cabos para falantes aqui do autosom.net, a corrente é de 7 amperes, o que qualquer relezinho dos mais simples dá conta do recado, claro que vc deve conderir esse dado no rele que vc for usar.Já nos kits e drivers a potencia vai ser menor, logo a amperagem também vai ser menor, então os mesmo 7 amperes dá conta com folga.Agora vc precisa verificar em que posição seu botão vai energizar o Rele, pra escolher os fios que vc vai ligar no NA ou NF. Acho que vc vizualizando o desenho acima vc vai entender o funcionamento do rele e vai poder tirar suas próprias conclusões.

no caso, seria um relé para cada canal do amp. e cada relé eu poderia colocar de 20ah? nos 2 esquemas?

sobre esse desenho do relé eu já to cansado de ver ele :vts to direto nos artigos, que estão me ajudando bastante.

e pelo o que eu entendi, com o porta malas fechado o botão estará pressionado, então não passa corrente. então o kit deve ser lgiado em NF e quando aberto o porta malas, o relé é energizado e manda sinal para NA onde está ligada a parte de TRIO.

relembrando, no esquema é utilizado um relé para cada canal do amp.

chave2.jpgUploaded with ImageShack.usAgora maior hehe

agradeço a atenção na ajuda, mais esse desenho eu não consegui entender.

você fez todo o esquema utilizando 2 relés?

ou seria 2 relés por canal do módulo?

Jp Muito obrigadO!

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, esse desenho é só da parte dos kits e drivers. Então está correto: kits ligados em NF e Driver em NA.

Agora o esquema do módulo 1200D:

ligaoreleremotejp2.jpg

Com porta malas aberto o rele é energizado e "conecta" o remote módulo ao remote do player, através do NA.

Repetindo, o esquema da leosound, e o outro do autosom.net, citado por vc não serve para o seu caso.

Edit na imagem do esquema corrigindo a ligação do botão, que conforme o Jeansbsb explicou fecha contato com o GND (lataria do carro, terra negativo) logo o botão não pode ser ligado no +12V.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde!!

1) uma dica é utilizar um relê que tneha 2 canais... economiza espaço e dinheiro (quanta economia de $$) kkk...

abraçO!!

:legal: rele de dois canais, isto é, um rele que possui 2 terminais C, 2 terminais NA e 2 NF todos independentes.

Ou até 3 C, NA e NF's, podendo fazer todo o sistema com um único rele. É só utilizar os esquemas que passei, ciente de que o C, NA e NF de cada rele, vai ser ligado em cada "jogo" de C's, NA's e NF's do rele triplo. O qual terá um único terminal "bobina" e um único "terra".

E ainda, como os Drivers vao ser ligados em NA e 1200D em NA também, então funcionará corretamente.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde!!

abraçO!!

OPah, Boa tarde!!

neste caso de utilizar relés com mais canais acho que já seria MUITA complicação pra minha cabeça o-o-

com esse simples já to BEM perdido :vts

sim, com porta malas fechado vou ficar só com kit 2 vias ligado. uso o carro pra trabalho e durante a semana a maioria das vezes escuto rádio FM ou som bem baixo mesmo, o kit 2 vias é suficiente.

obrigado!

Ok, esse desenho é só da parte dos kits e drivers. Então está correto: kits ligados em NF e Driver em NA.

Agora o esquema do módulo 1200D:

ligaoreleremotejp.jpg

Com porta malas aberto o rele é energizado e "conecta" o remote módulo ao remote do player, através do NA.

Repetindo, o esquema da leosound, e o outro do autosom.net, citado por vc não serve para o seu caso.

ok!

agora com este desenho eu intendi!

Muito ObrigadO!

agora a duvida do relé continua, utilizando um de 20ah por canal eu terei problemas?

lembrando que o som quando é ligado, fica ligado por horas. neste sábado por exemplo ficou 9 horas ligado a volume moderado :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite! vamos por partes:

obs.: a propósito fiquei feliz com os tópicos que encontrei visto que pensei em colocar uma caixa trio mas que o driver e tweeter somente ligassem com o porta-malas aberto, pensei no relê mas achava que eles não passariam som pelos seus contatos. Hoje que me dei conta que apenas fecham contatos, não impedindo isso.

1) no desenho: seu interruptor do porta-malas continua com a ligação errada.

Vamos relembrar o seguinte: neste interruptor, quando o porta-malas abre, o fio que sai dele 'encosta' na lata tendo assim o gnd. (ponto)

2) um relê com por exemplo: 3x C (comuns) 3x NF's e 3x NA's é a mesma coisa que 3x relês simples, porém com uma só bobina de energização, economiza espaço também. e talvez uma $$...

3) como EU FARIA ESTE ESQUEMA? (lembrando que estamos sempre abertos a sugestões para melhoria de nossas idéias e sistemas):

EU compraria 1x relê simples, 1x relê triplo ( OU 1x relê simples + 1x relê duplo) e o interruptor do porta-malas.

PORQUE 1x relê simples + 1x duplo ao invés de 1x triplo? SIMPLES: no esquema de ligar ou não a roadstar você trabalhará com tensões: +12V podendo assim encostar no contato do canal de saída do outro módulo podendo causar algo desagradável, como a queima da saída do mesmo. (me corrijam se eu estiver errado).

o PRIMEIRO relê: +12V da bobina (terminal 86) liga no remote do player. *obs.: lembrando que a numeração dos terminais peguei no artigo do autosom.net

GND da bobina (terminal 85) liga direto no GND. *obs.: lembrando também que em qualquer relê tem-se o diagrama d ligação desenhado no mesmo.

C do relê (terminal 30) liga direto no +12V.

NA do relê (terminal 87) liga no remote do módulo. ( OU SEJA: este terminal virará o remote, suportando assim uma maior corrente).

sendo assim, este relê será ativado quando o player ligar, ligando assim o remote e ativando os sistemas.

o SEGUNDO relê: +12V da bobina (terminal 86) liga no ATUAL remote.(o que sai do outro relê)

GND da bobina (terminal 85) liga direto no interruptor do porta-malas.

C do relê (terminal 30) liga direto no +12V OU liga no ATUAL remote.

NA do relê (terminal 87) liga no remote do módulo ROADSTAR.

sendo assim, este relê somente ativará o módulo ROADSTAR se: o remote estiver ligado e o porta-malas aberto.

o TERCEIRO relê: +12V da bobina (terminal 86) liga no ATUAL remote.(o que sai do outro relê)

sendo este duplo GND da bobina (terminal 85) liga direto no interruptor do porta-malas.

C do relê (terminal 30) liga direto no canal direito.

NA do relê (terminal 87) liga no canal externo(canal o qual ligará com o porta-malas aberto).

NF do relê liga no canal interno.

o outro C do relê liga direto no canal esquerdo.

o outro NA do relê (terminal 87) liga no canal externo(canal o qual ligará com o porta-malas aberto).

o outro NF do relê liga no canal interno.

concluindo o raciocínio: os 2x relês simples podem ter somente o contato NA.

o relê duplo tem de ter os contatos NA e NF.

como passei mto tpo digitando aqui, não me dei conta da corrente necessária do relê. se alguém não responder (o que acho difícil), eu olho amanhã no trampo e respondo a você.

cara, se não der pra entender a minha cabeça (sim, porque do jeito que fui pensando escrevi aqui), desenho sem problemas... espero ter ajudado

grande abraço!!

by Jeansbsb.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite! vamos por partes:

obs.: a propósito fiquei feliz com os tópicos que encontrei visto que pensei em colocar uma caixa trio mas que o driver e tweeter somente ligassem com o porta-malas aberto, pensei no relê mas achava que eles não passariam som pelos seus contatos. Hoje que me dei conta que apenas fecham contatos, não impedindo isso.

1) no desenho: seu interruptor do porta-malas continua com a ligação errada.

Vamos relembrar o seguinte: neste interruptor, quando o porta-malas abre, o fio que sai dele 'encosta' na lata tendo assim o gnd. (ponto)

2) um relê com por exemplo: 3x C (comuns) 3x NF's e 3x NA's é a mesma coisa que 3x relês simples, porém com uma só bobina de energização, economiza espaço também. e talvez uma $$...

3) como EU FARIA ESTE ESQUEMA? (lembrando que estamos sempre abertos a sugestões para melhoria de nossas idéias e sistemas):

EU compraria 1x relê simples, 1x relê triplo ( OU 1x relê simples + 1x relê duplo) e o interruptor do porta-malas.

PORQUE 1x relê simples + 1x duplo ao invés de 1x triplo? SIMPLES: no esquema de ligar ou não a roadstar você trabalhará com tensões: +12V podendo assim encostar no contato do canal de saída do outro módulo podendo causar algo desagradável, como a queima da saída do mesmo. (me corrijam se eu estiver errado).

o PRIMEIRO relê: +12V da bobina (terminal 86) liga no remote do player. *obs.: lembrando que a numeração dos terminais peguei no artigo do autosom.net

GND da bobina (terminal 85) liga direto no GND. *obs.: lembrando também que em qualquer relê tem-se o diagrama d ligação desenhado no mesmo.

C do relê (terminal 30) liga direto no +12V.

NA do relê (terminal 87) liga no remote do módulo. ( OU SEJA: este terminal virará o remote, suportando assim uma maior corrente).

sendo assim, este relê será ativado quando o player ligar, ligando assim o remote e ativando os sistemas.

o SEGUNDO relê: +12V da bobina (terminal 86) liga no ATUAL remote.(o que sai do outro relê)

GND da bobina (terminal 85) liga direto no interruptor do porta-malas.

C do relê (terminal 30) liga direto no +12V OU liga no ATUAL remote.

NA do relê (terminal 87) liga no remote do módulo ROADSTAR.

sendo assim, este relê somente ativará o módulo ROADSTAR se: o remote estiver ligado e o porta-malas aberto.

o TERCEIRO relê: +12V da bobina (terminal 86) liga no ATUAL remote.(o que sai do outro relê)

sendo este duplo GND da bobina (terminal 85) liga direto no interruptor do porta-malas.

C do relê (terminal 30) liga direto no canal direito.

NA do relê (terminal 87) liga no canal externo(canal o qual ligará com o porta-malas aberto).

NF do relê liga no canal interno.

o outro C do relê liga direto no canal esquerdo.

o outro NA do relê (terminal 87) liga no canal externo(canal o qual ligará com o porta-malas aberto).

o outro NF do relê liga no canal interno.

concluindo o raciocínio: os 2x relês simples podem ter somente o contato NA.

o relê duplo tem de ter os contatos NA e NF.

como passei mto tpo digitando aqui, não me dei conta da corrente necessária do relê. se alguém não responder (o que acho difícil), eu olho amanhã no trampo e respondo a você.

cara, se não der pra entender a minha cabeça (sim, porque do jeito que fui pensando escrevi aqui), desenho sem problemas... espero ter ajudado

grande abraço!!

by Jeansbsb.

Então Jean,

depois de ler algumas vezes eu intendi sim, e gostei do esquema.

agora fica esta grande duvida se o relé vai aguentar o tranco ou não, pois quando ligo o som o mesmo fica ligado por horas e horas.

e outra duvida que me bateu é se vou ter perdas no rendimento do som com estas "emendas".

já no terceiro relé, ele não poderia ser duplo (eu acho).

pois tenho pra ligar:

um par de kit 2 vias

um par de 10pw3

um par de Driver Ti (d210ti)

teria que ser Triplo?

o fato de usar relés com mais vias, não estaria forçando ainda mais os relés?

Muito Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...