Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

baLao

Mudança de direcionamento do TW

Recommended Posts

Postado em

Dia negada!

Sei que o assunto ja foi batido e rebatido, acreditem, procurei por horas ontem e não achei nada sobre o acerto do palco.

Vejam minha situação, atualmente uso o set da assinatura, com tw on-axis, em cima do painel. Eu só tenho uma reclamação, a altura do palco que ficou pouco baixa, mas será resolvido.

Amanhã, minhas colunas vão ser feitas, e tenho que decidir o direcionamento dos tw's (deve ter bastante gente que passou por isso).

Antes eram as mil maravilhas, agora que tenho que decidir, surgiram inumeras duvidas. Ontem, estava ouvindo o som do carro, maravilhado como sempre....ai me abaixei pra pegar o controle, e escutei uns detalhes a mais na musica, estranhei, e me dei conta que se o tw não estiver apontado na minha orelha, melhora um pouco os detalhes.

Ja estou praticamente decidido a colocar os tw's off-axis, cada um apontando pro encosto do banco oposto. Não pude testar desta forma, e amanhã não sei se terei tempo de testar o posicionamento por completo.

A pergunta vem: E o palco? Fica mais dificil pra acertar com os tw's off-axis? Ou será praticamente a mesma coisa, pois o raio de abrangencia do tw continuará me alcançando com certeza.

Postado em

Eu sei que existem diferenças de SPL de acordo com o grau de inclinação do tw em relação ao seu ouvido. Agora, se for um tweeter estridente, eu tentari um posiionamento off. Se fosse um tweeter gostoso de ouvir, na medida, faria ele na coluna um pouco mais alto, e apontado pra voce.

Postado em

Eu sei que existem diferenças de SPL de acordo com o grau de inclinação do tw em relação ao seu ouvido. Agora, se for um tweeter estridente, eu tentari um posiionamento off. Se fosse um tweeter gostoso de ouvir, na medida, faria ele na coluna um pouco mais alto, e apontado pra voce.

Então, o tw é MUITO gostoso de ouvir, bem suave...mas arrumei mais tempo amanhã, vou poder passar um tempinho testando antes de fazer, pra ter certeza. Só minha curiosidade é o alinhamento do palco como vai ficar!

Vlw o interesse.

Postado em

se voce colocar o tweeter mais alto, do que o nivel do painel, a ainda alinhado com seu ouvido, o certo seria o palco se elevar. Eu faria ele levemente inclinado para cima...

Tipo, na linha do painel do carro, contaria uns 15, 20 cm e faria na coluna nessa altura, apontado para seu ouvidos e até mesmo apontado um pouquinho pra cima...

Postado em

se voce colocar o tweeter mais alto, do que o nivel do painel, a ainda alinhado com seu ouvido, o certo seria o palco se elevar. Eu faria ele levemente inclinado para cima...

Tipo, na linha do painel do carro, contaria uns 15, 20 cm e faria na coluna nessa altura, apontado para seu ouvidos e até mesmo apontado um pouquinho pra cima...

Bem isso, o tw ficará a 25cm do painel, na altura do meu queixo, pouco virado pra cima...to ancioso pra ver como vai ficar o palco com os tw alinhados diferente. ;) Valeu!

Postado em

Bem isso, o tw ficará a 25cm do painel, na altura do meu queixo, pouco virado pra cima...to ancioso pra ver como vai ficar o palco com os tw alinhados diferente. ;) Valeu!

Depois posta fotos e o que achou sobre o direcionamento...

Já fiz esse mesmo posicionamento que você está para fazer, com o Morel Tempo e não gostei... A integração do mid + tw ão ficou 100% e a profundidade ficou prejudicada, mas cada carro é um carro e consequentemente, cada caso é um caso...

Ansioso para ver.. Abraços.

Postado em

Depois posta fotos e o que achou sobre o direcionamento...

Já fiz esse mesmo posicionamento que você está para fazer, com o Morel Tempo e não gostei... A integração do mid + tw ão ficou 100% e a profundidade ficou prejudicada, mas cada carro é um carro e consequentemente, cada caso é um caso...

Ansioso para ver.. Abraços.

Posto fotos sim, sabado de manhã ja fica pronto.

Então, decidi pelo posicionamento off-axis mesmo, com muita duvida ainda! De qualquer forma o instalador se propos a refazer as colunas se eu não gostar...

Mas, espero que fique bom sem ter que mexer denovo.

Postado em

Posicionamento depende do tweeter e do objetivo. Da para acertar de todos os jeito, uns com mais, outros com menos trabalho. O mais importante para tweeter é casar o volume que estão tocando, com ganha por canal ou ajuste no cross para centralizar o palco e a imagem.

Para subir o palco, se tiver acesso a equalizador dá uns tapas em 2kHz.

Postado em (editado)

Posicionamento depende do tweeter e do objetivo. Da para acertar de todos os jeito, uns com mais, outros com menos trabalho. O mais importante para tweeter é casar o volume que estão tocando, com ganha por canal ou ajuste no cross para centralizar o palco e a imagem.

Para subir o palco, se tiver acesso a equalizador dá uns tapas em 2kHz.

Era bem isso que eu precisava saber. Pelo meu ouvido, eles estão bem lineares! Mas ja troquei os canais dos kits inumeras vezes, ja inverti fase...ja fiz de um tudo....tudo porque desconfiava dessa diferença de volume. Outro plus é que as colunas ficarão gigantes, pois escolhi fazer com a moldura do tw, só o Tw achei que ficaria estranho, pelo tamanho dele. Peguei a idéia em algum topico de venda, não lembro de quem, mas se o dono aparecer por aqui....muito obrigado.

A idéia é mais ou menos por aqui: http://img835.imageshack.us/i/42665322.jpg/

Edit: Imageshack 1 x 0 Balao

Editado por baLao
Postado em

Lendo a parte em negrito (e um pouquinho mais), Gramática 1 x 0 Pad, hahahaha.

Veja se o fabricante não possui graficos da resposta com medições off-axis, da uma idéia, pelo menos, para saber o que esperar.

Postado em

Lendo a parte em negrito (e um pouquinho mais), Gramática 1 x 0 Pad, hahahaha.

Veja se o fabricante não possui graficos da resposta com medições off-axis, da uma idéia, pelo menos, para saber o que esperar.

Percebi tbm, mas como tava ajudando, não ia sacanear né! O importante é que entendi o que vc quis dizer! KKKKKK

Ja procurei em tudo quanto é canto, mas não achei nada....no site da morel, nunca tem nada também.

Postado em

Era bem isso que eu precisava saber. Pelo meu ouvido, eles estão bem lineares! Mas ja troquei os canais dos kits inumeras vezes, ja inverti fase...ja fiz de um tudo....tudo porque desconfiava dessa diferença de volume. Outro plus é que as colunas ficarão gigantes, pois escolhi fazer com a moldura do tw, só o Tw achei que ficaria estranho, pelo tamanho dele. Peguei a idéia em algum topico de venda, não lembro de quem, mas se o dono aparecer por aqui....muito obrigado.

A idéia é mais ou menos por aqui: http://img835.imageshack.us/i/42665322.jpg/

Edit: Imageshack 1 x 0 Balao

42665322.jpg

Quando disse que iria utilizar a modura dos tweeters, já sabia de qual tópico estava falando.. []-[]

hehehehe

Estas colunas foram para o user Etnies, agora.

Abraços.

Postado em

Quando disse que iria utilizar a modura dos tweeters, já sabia de qual tópico estava falando.. []-[]

hehehehe

Estas colunas foram para o user Etnies, agora.

Abraços.

Bem essa!

Achei bem "clean", mesmo pelo tamanho.

Eu não ia sair sexta, pra pegar as colunas bem cedo no sabado! Mas ansioso do jeito que eu to, não vo dormi! KKKKKK

Postado em

isso não tem uma regra... de acordo como voce posiciona o tweeter e o mid, pode mudar tudo, fora as regulagens

isso não tem receita de bolo, basta ver as fotos de campeonatos, cada um tem sua teoria e forma de montar o som

Postado em (editado)

Pude escutar o SET do Balao.

Gostei muito dos tweeters da Morel! Sobem e descem muito bem.

O sub da NAR também foi uma boa surpresa.

No mais só precisa de um ajuste fino.

Abç.

Editado por Charrua_rs
Postado em

Pude escutar o SET do Balao.

Gostei muito dos tweeters da Morel! Sobem e descem muito bem.

O sub da NAR também foi uma boa surpresa.

No mais só precisa de um ajuste fino.

Abç.

Esse balão é um safado, até hoje não consegui escuta o set dele.

Bom saber que o set dele ta manero!!

Charrua, e os médios do kit, como se comportam nas portas?

Abraços.

Postado em

Abraços.

Então,

a respeito dos médios não quero dar um parecer definitivo. Digamos que não seja um mid plug and play. Tem que fazer um tratamento com manta, baffle e acertos. Mas é um mid de grande potencial.

O tweeter é disparado o melhor que já escutei.

Postado em

E diriecionamento de um Full de 3", como fica?

Alguma dica dan?

depende, é só o full ou o full + tweeter?

se for a segunda opção, é sempre mais fácil de regular se eles estiverem alinhados entre si (por exemplo, se um tá on axis, deixe o outro também)

Postado em

Tws com domo de tecido/seda, tocam muito bem com cortes baixos! Esse mid morel eh mansinho, mas com uma boa potencia aplicada nele(em bi-amp) e uma tratamento digno de portas, ele aparece muito bem! So nao use cortes proximos a 50Hz em altos volumes, pois eles embolam e ficam uma mer**! Esse kit Tempo é pra um SQ mansinho. Ele combina com subs NAR de 10! :D

Postado em

Tws com domo de tecido/seda, tocam muito bem com cortes baixos! Esse mid morel eh mansinho, mas com uma boa potencia aplicada nele(em bi-amp) e uma tratamento digno de portas, ele aparece muito bem! So nao use cortes proximos a 50Hz em altos volumes, pois eles embolam e ficam uma mer**! Esse kit Tempo é pra um SQ mansinho. Ele combina com subs NAR de 10! :D

Põe esse mid em pezinhos com cerca de 5 litros pra ver se continua mansinho!!!

Abraços.

Postado em

Meu kit não é o tempo, meu mid é incomparável com o tempo, não tem nada a ver um com o outro (não estou dizendo que é melhor ou pior) e sinceramente....ja cansei dessas comparações. Todo mundo que ve meu kit, fala do tempo. Pessoal anda MUITO abitolado em marcas, preços e status.

Meu modulo, ninguém conhece, mas tem um som limpo que ninguem acredita.

Então,

a respeito dos médios não quero dar um parecer definitivo. Digamos que não seja um mid plug and play. Tem que fazer um tratamento com manta, baffle e acertos. Mas é um mid de grande potencial.

O tweeter é disparado o melhor que já escutei.

Valeu home!

O ajuste fino será feito semana que vem....vamos refazer a coluna da direita. Agora a noite, sentei no carro com calma e escutei por mais de 1:30hr, um tiquinho a mais de ganho, por incrivel que pareça, resolveu a largura do palco! Está bom agora, mas ja que vou trocar o acabamento, vou comprar outra coluna e refazer.

O RCA, os conectores tão todos bem soldadinhos, só tive que dar um tapinha em um só, que tava querendo oxidar...mas ja ta resolvido. Mais uma vez, muito obrigado!

Só quero ve teu set ... tem tudo pra ficar top!

Abraços.

Vo fala nada pra vc! Foi convidado várias vezes!

Mas nem esquente, vou ter que refazer uma coluna, ta bom...mas nao ficou do jeito que eu queria! Vou deixar o carro la o dia inteiro, pra trocar os cabos....dai vc me leva la pra buscar o carro...assim vc ja escuta! KKKKK

A manta, quero ver se encomendo essa semana....pq do jeito que ta, ta uma birosca. Mid desce bem, mas não aparece muito, pq a porta do Fiesta tem MUITO buraco. To pensando ainda, acho que vou passar manta no forro e na lata da parte exterior da porta, onde tem os buracos, vou fazer placas de fibra. Se quiser se aventurar, vou fazer em casa mesmo!

Postado em

Põe esse mid em pezinhos com cerca de 5 litros pra ver se continua mansinho!!!

Abraços.

As fotos que prometi, só tenho elas fora do carro! Ainda não tirei fotos direito. Depois que refazer, posto as fotos no mesmo dia!

Os mid's vão em portas tratadas mesmo! Como manda o figurino! Pesinhos eu não vou me acostumar a usar =/

Lembrando que estou com cabos rca de 10zão! Cabos speakers PRECARIOS!

Postado em

Balao,

no teu SET só precisa mais de ajustes, mesmo.

Quando der uma travada na porta o mid vai ter outra pegada.

Sobre o cabo de audio, se tiver interesse naquele meu, me passa a qtidade exata que você precisa. E conversamos melhor depois.

Acredito que deixarei o step lá na Evolution só no dia 21. O som vou ter que deixar para instalar no mês que vem, já que vem um sub novo por aí.

Abç.

Postado em

Balao,

no teu SET só precisa mais de ajustes, mesmo.

Quando der uma travada na porta o mid vai ter outra pegada.

Sobre o cabo de audio, se tiver interesse naquele meu, me passa a qtidade exata que você precisa. E conversamos melhor depois.

Acredito que deixarei o step lá na Evolution só no dia 21. O som vou ter que deixar para instalar no mês que vem, já que vem um sub novo por aí.

Abç.

Então, vou la no sabado levar as colunas novas. E ja vou passar o modulo pra debaixo do banco (meu cabo pos. esta passando exatamente embaixo do meu banco!)

Feedback do kit foi bom, ja teve 2 users que me mandaram MP, dizendo estar prontos para comprar um kit igual!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...