Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Flp Y.B.

[DIY] Projeto Selenium Tornado 15sw3a no TAXI

Recommended Posts

Boas!!

 

Como ja disse em alguns posts sobre o meu gosto variado musical e tudo mais, meu irmao e eu começamos a montar a fassanha do tornado no taxi dele, em uma caixa de 90L dutada com sintonia bem baixa para dar ganho nos subgraves e graves extendidos.

 

Dificuldades e/ou limitações:

-Tornado tem uma fs pouco alta para tocar em sub graves, o que a caixa foi projetada pra tocar (sintonia em 45Hz, f3 em ~40Hz e ganho +2dB de 53Hz a 60Hz

-Espaço limitado no porta-malas devido a ser um TAXI

-Primeira caixa de som feita por mim na vida

-Azar de nunca achar em loja nenhuma o que você precisa (ex. Parafuso allen)

-Trabalho e estudo (só temos tempo nos finais de semana)

-Ferramentas

-Dinheiro

-E dinheiro

 

 

A engenharia do bagulho! (Feita por mim)

medidascorsa.jpg

 

printnk.png

 

A saga:

Queriamos um falante bem misto que tocasse bem pra fora e pra dentro, nao tanta pressão interna e com muita pressão externa, sem perder a qualidade e rendimento do falante pra isso...

Para usar compensado naval pra essa potência precisaríamos de pelomenos 25mm com reforços.. mesmo sendo mais barato que o MDF, a caixa com 90L ocuparia muito mais espaço no porta malas do taxi, porque cada centímetro a mais é como um passageiro a menos...

Decidimos usar MDF pela densidade e facilidade de trabalho, e pela resistência. Por incrível que pareça, conseguimos em uma marcenaria que estava falindo uma chapa de MDF de 20mm, muito louca! Já com tratamento contra umidade e cupim. POR 50 REAIS!!!!!!!!!!!!! :o :o Na serra de bancada, o próprio marceneiro cobrou 20 reais para tirar as partes da caixa que vocês verão nas fotos.. Irei descrevê-las mais tarde ou conforme vocês irem perguntando

 

preview.jpg

Observe o corte em 45º, o motivo vocês verão mais pra frente!! (ideia do meu irmão)

 

preview.jpg

 

 

Primeiros testes e a sensação de ansiedade..

 

O TAXI!

preview.jpg

 

preview.jpg

 

preview.jpg

 

O TAXISTA

preview.jpg

 

Mão na Tábua!

preview.jpg

 

Para deixar o Falante nivelado com a parede frontal da caixa e não parafusado por cima dela, fizemos o corte na mesma do tamanho do falante todo, e fizemos uma peça inédita de compensado apelidada pelo povo aqui de Acento de Privada:

preview.jpg

 

preview.jpg

Prendendo na medida a argola de compensado com o sub encaixado para não perder a precisão.. Repare que tem uma outra caixa de som servindo de mesa.. essa caixa foi cobaia para teste de alguns subs.. agente comprou na Sta. Ifigênia, na época pagamos 80 reais.

preview.jpg

 

preview.jpg

Colando a argola na frente da caixa, as duas superfícies são perfeitamente lisas, o que ajuda na vedação (que é o primordial de tudo pra mim, antes mesmo do visual)

 

preview.jpg

 

preview.jpg

 

Tesão de vedação!

preview.jpg

 

preview.jpg

 

E agora o visual :rolleyes:

preview.jpg

preview.jpg

 

Avançando um pouquinho já..

 

O motivo do corte em 45º: A vedação e os farrapos (estes de compensado, mdf racha ao parafusar). Observe a quantidade de parafusos que usamos! a vedação seguiu nesse esquema, idealizado pelo meu irmao:

vedao.jpg

 

preview.jpg

 

preview.jpg

 

A precisão é tudo...

preview.jpg

 

preview.jpg

 

A Receitinha do mal!!

preview.jpg

Vai uma serragenzinha aí?! [o_] Como diria o amigo vxice... DORGAS MANO! iaririarai o-o-

preview.jpg

 

A guerreira

preview.jpg

Na caixa foram usados 86 parafusos auto-atarrachantes e 16 parafusos allens (8 para o tornado e 8 para a argola que o prende internamente na parede)!

 

preview.jpg

Repare que já foi fixada e parafusada a base maior (chão) da caixa, os reforços com cola branca e as paredes unidas à eles com doce de leite cola e serragem. ;)

 

 

Laterais e Base maior já no lugar, parafusadas na boquinha de 15pol da caixa.

preview.jpg

Acima: Repare que dá pra notar agora com clareza o esquema dos parafusos nas quinas, e a ligação interessante das chapas com o vão bem na quina, como vocês não estão acostumados a ver nas caixas com cortes em 90º. Embora seja um acabamento bonito, vamos forrar a caixa externamente com algum tecido que não decidimos ainda.. porcausa da umidade, etc etc.

 

 

 

Agora uma foto dos reforços por dentro. Esses, já unidos, aguardam a mistura de cola e serragem para parafusar a base superior, a menor parede da caixa, que vai no teto do porta malas:

preview.jpg

Editado por Flp Y.B.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[Continuação]

 

Base menor sobre os farrapos apoiada na caixa:

preview.jpg

 

 

Terminamos de montar o fundo ontem,fechando a caixa por completo... Mas não tirei fotos da montagem :(

O que falta agora: furar o fundo para passar o fio do tornado, parafusar em algum lugar do carro um plugue de engate rápido para a caixinha e partir pra instalação do carro.

Ainda não temos uma unidade principal nem um módulo definitivo, só aquele módulo que foi comentado anteriormente com o pessoal aqui do forum, o Hurricane H1 480.4 de indefinidos RMS...

Ele quer usar um gps que dê suporte a windows ce 6.0, para rodar um player tipo winamp ou wmp (sim, eles existem para computadores portáteis), usar um cabo p2/RCA 2 vias e fazer os cortes no próprio módulo. Com o passar do projeto, vou resgistrando aqui com o pessoal, com fotos e VÍDEOS!!!!! =D

 

Abraços, Boa sorte em seus planos! Fiquem com as fotinhas!

 

preview.jpg

 

 

preview.jpg

 

 

preview.jpg

 

 

preview.jpg

 

 

preview.jpg

 

Ps. Demorei por volta de 5 horas pra terminar esses dois posts!!

 

Fui!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DORGAS MANOLO !!!! RIAIRIAIRIARIRIAIRIA

 

 

cara. vc tem o dom pra fazer caixa mesmo eihm. Meus parabens mesmo.

Sempre tive vontade de fazer uma caixa com cortes em 45 graus, mas sempre fiquei meio assim de fazer a caixa.

 

 

E na verdade o tornado nao foi feito pra pancadao/medio grave. Ele eh "sub" com fs mais alta. Mas chega a descer la pelos 40hz bem forte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DORGAS MANOLO !!!! RIAIRIAIRIARIRIAIRIA

 

 

cara. vc tem o dom pra fazer caixa mesmo eihm. Meus parabens mesmo.

Sempre tive vontade de fazer uma caixa com cortes em 45 graus, mas sempre fiquei meio assim de fazer a caixa.

 

 

E na verdade o tornado nao foi feito pra pancadao/medio grave. Ele eh "sub" com fs mais alta. Mas chega a descer la pelos 40hz bem forte.

 

é mesmo cara, percebi isso hoje quando liguei em um "módulo" Aquarius booster de menos de 100rms a 4 ohms eeee ligado na fonte de pc...

ele bate baixo e macio sem perder a força... força essa que tremeu ambas as placas, porta malas, todo o estofado, tampao.... e as maquinas de lavar da garagem auishiaushiuashuiahsuiahsuiasas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

trampo de primeira ein []-[]

 

qual o restante de set??

 

essa caixa ficou BEM grande ein... e o porta malas do classic é bem complicado, deve passar um trabalhão pra colocar essa caixa ai dentro o-o-

 

no aguardo de mais fotos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito complicado... ksoapkspakospas

Fiquei quase 2 horas medindo de todo jeito o porta malas para a futura caixa... inclusive testei com outras caixas..

O que eu queria mesmo era uma caixa que fizesse o tornado tocar sub-graves com bastante spl, respeitando os limites dele para não excursionar demais aonde ele não tem sensibilidade, por exemplo, em frequências subsônicas. Minha intenção é mais qualidade de áudio e som misto do que uma caixa picuda que jogue o grave longe, tanto é que o tornado tem fama de não jogar o grave muito longe (pra mim e pro meu irmão, essa caixa vai tocar black, house, hard techno, rock, música clássica...).

Resumindo, uma caixa flat que dê aquele subgrave que só tem em caixas reguladas... hehe

O cara que ouvir o som nao vai acreditar que tem um tornado ali dentro.. eu mesmo nao acreditei quando liguei no modulozinho na fonte de pc! [""] tremeu tudo com menos de um décimo da potência

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caceta... que caixa fo**

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola!!!! [-] [-]

 

Trabalho muito bem executado, cortes precisos e lógico o principal de todo entusiasta do DIY: Muita criatividade!

 

Parabéns pelo trabalho!!!

 

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trampo bonito de se ver hein . . .

 

gostei da maneira como foi feita essa caixa . ..

 

Acompanhando. . . .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns, muito TOP a caixa, to montando um projeto idem ao seu, falta so a caixa do tornado.(iria fazer com 80L agora com as suas informaçoes vou fazer na faixa de 95~90L.)

 

vlw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos comentarios! Espero poder compartilhar com voces todas as minhas experiencias no mundo do som automotivo []-[]

 

Parabéns, muito TOP a caixa, to montando um projeto idem ao seu, falta so a caixa do tornado.(iria fazer com 80L agora com as suas informaçoes vou fazer na faixa de 95~90L.)

 

vlw.

 

Bom, dependendo do seu objetivo, se for pra trio e sintonia de caixa alta, pode usar sim 80L.. mas a Selenium recomenda mínimo 90L e o ideal 110L.. Pode acreditar que tem doidos aí que fazem até com mais.. :pirou: :pirou: inclusive se você pedir pra um simulador de caixas calcular automaticamente, vai te dar uma litragem se nao me engano de 125L..

 

Lembrando, quanto maior o volume, mais facilidade de tocar baixas frequências.. independentemente do formato dos dutos, o que importa é a sintonia.

 

Obs: dá uma olhada no manual do tornado, leia as observações de montagem. Eles recomendam uma distância mínima de 7,5cm (75mm) do imã do tornado e a parede de trás da caixa...

Também é bom deixar uma folga de potência do amplificador, seria ótimo um módulo de 1500rms com o ganho diminuído, para nao mandar distorção para o falante nos picos musicais, o que pode queimar seu tornadinho e te dar preju! Agora pra escolher o módulo certo, isso é com a galera entendida..

http://www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/103_pdfManual.pdf

Abraços

Editado por Flp Y.B.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas!!

Sonzinho ligado.. tudo em ordem.. só falta os estereos gente! no video, to usando caixas de radio ligadas no hurricane e o tornado em bridge

la vai

 

 

ps: Lembrando que o modulo consome 50A, entao ele deve dar no max 400rms pro sub.... com o passar do tempo agente vai por uma potencia de uns 1.5k..

vou postar aqui o progresso do set quando montarmos o estereo...

Editado por Flp Y.B.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus parabéns hein, não é todo dia que vejo no forum um projeto bem detalhado e dedicado, varios detalhes que pra muitos é menos importante.

Gostei muito do projeto e do desenrola da historia...

Quando der posta mais fotos ai...

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus Parabens, muito bem montado!!! :rever1:

Loucura(Boa) um tornado num taxi...rsrsr

Tenho 2 uxps de 10" num classic igual a este e já da um trabalho gigante pra tirar a caixa... Nem imagino uma como essa... :rolleyes:

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, obrigado a todos pelos elogios hand26hand26

Puts que trampo bem feito.. usou quais ferramentas? [""]

 

ushausuashas

usei furadeira, parafusadeira e um serrote... pra arrumar alguns cantos da caixa eu usei broca-lixa na furadeira... de resto só cola, serragem, massa plástica e manta pra forrar ela por dentro =D

 

Para o forro eu ainda nao sei como vamos fazer.. =\

 

Meus Parabens, muito bem montado!!! :rever1:

Loucura(Boa) um tornado num taxi...rsrsr

Tenho 2 uxps de 10" num classic igual a este e já da um trabalho gigante pra tirar a caixa... Nem imagino uma como essa... :rolleyes:

 

Abraço.

 

Pois é cara.... o pior é que ainda sobrou mais da metade do porta malas! dá pra colocar mta coisa ainda.. o problema é riscar a caixa ou bater no cone do sub.. estamos procurando uma grade de proteção e um forro bonito pra ela, que combine com o estofado

pra tirar a caixa, só com duas pessoas e com um tutorial..kkk

A gente colocou ela no prisma pra ver se cabe, a boca do malas dele é menor que a do classic, mas agente colocou ela de lado e viramos depois que ela passou.. dentro do porta malas ela coube perfeitamente, o tampão não ocupa tanto espaço no prisma como o do classic e quem for montar nesse carro pode ganhar mais litragem com mais altura... as medidas laterais de ambos os carros são parecidas. Agora o problema maior são as hastes que seguram a tampa.. não são nada compactas =\

 

 

 

Galera, gostei do TA 1600D - 4 OHMS

- Numero de canais – 01

- Classe de operação – (D)

- Potencia máxima @ 13,8 VDC – 4 ohms – 1920 WRMS

- Potencia máxima @ 13,8 VDC – 8 ohms – 1201 WRMS

- Potencia máxima @ 12,6 VDC – 4 ohms – 1600 WRMS

- Potencia máxima @ 12,6 VDC – 8 ohms – 1000 WRMS

- Ssensibilidade de entrada – 300mV – (com level a 100%)

- Distorção harmônica total (THD) – 0,2 %

- Relação sinal/ruido – (> 90dB)

- Fator de amortecimento – 280

- Resposta de frequência – 5Hz a 15KHz (-3dB)

 

- Crossover

• High pass – 5Hz a 50Hz (-12dB/8ª) - variável

• Low pass – 50Hz a 15KHz (-12dB/8ª) - variável

 

- Bass boost – 0 a 10dB (50Hz)

- Eficiência – 92% @ 4 Ohms

- Impedância de entrada – 22K Ohms

 

- Sistema de proteção:

• Curto circuito na saida;

• Tensão de alimentação baixa;

• Tensão de alimentação alta.

 

- Tensão de alimentação mínima – 10,5 VDC

- Tensão de alimentação máxima – 15 VDC

- Consumo em repouso – 1,3 Amp.

- Consumo máximo musical @ 12,6 VDC – 65 Amp.

- Consumo máximo em sinal senoidal (100Hz) @12,6 VDC – 130 Amp.

- Dimensões (LxAxP) – 268 x 72 x 230mm

- Peso – 3 Kg

http://taramps.com.br/produtos.php?cat2=403&prod=1355

Será que funciona? :huh: achei por 699 na net.. Vou dar uma olhada na sta. ifigenia pra ver o preço..

Difiiciil achar um modulo que dê a potencia pro tornado em 4ohms...

Editado por Flp Y.B.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...