Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
offtime

[Peugeot 206] Hi Fi Sigma Curitiba

Recommended Posts

Enfim pessoal, peguei meu carro de volta depois de uma puta novela. O set está tocando, ainda falta o que ajustar.

É um set com o objetivo de tocar MUITOS tipos de música. Jazz, Samba, Bossa, Clássica, Blues, Rock, Sertanejo, enfim sou bem eclético. Só não vou muito pro lado do Heavy Metal, Tecno, Rap, Pop, por aí...

O que eu pude perceber por enquanto é que acertei nas escolhas dos equipamentos. Nunca ouvi speakers como esses que estou usando. Os subs ainda faltam algum acerto, estão descendo bem até 30Hz, talvez um pouco menos, vou ver ainda o que dá pra fazer. Timbre, detalhamento, extensão, dinâmica, pra mim está tudo excelente, esses tweeters 7000 da ScanSpeak são fantásticos. Como está tudo on-axis estou perdendo um pouco em palco ao meu ver está um pouco estreito do lado direito. Enfim vou deixar assim depois eu penso no que mudar, minha cabeça NÃO está voltada para isso no momento.

Vou colocar algumas fotos TOSCAS que eu tirei

O set:

Carro: Peugeot 206 Feline Preto

Head Unit: Clarion DRZ9255

Sinal: Disqueteira DCZ + Cabo ótico DCA / Cabo P2 Hummingbird + Iphone 4

Amp Stereo: Arc Audio 4200SE (biamp 4x110W)

Amp Graves: JL HD 750/1 (mono 750W)

Tweeters: Scan Speak Revelator 7000 em peitinhos em cima do painel

Médio-graves: Scan Speak Revelator 15W em pezinhos dutados 6L

Subwoofers: Par de Altomobile Falstaff 12" em caixas seladas 21L cada

Megacapacitor: Alumapro 5F

Main Fuse: Audison Sonus

Distribuição: Audison Sonus 4 way

Power cables: Knukonceptz Colossus 1/0AWG / 4 AWG

Tweeters cables: Canare 4S8 (vai ser trocado por Chord Carnival Silverscreen)

Midbass cables: Canare 4S8

Subwoofer cables: AR 12AWG

RCA High: Belden+Eichmann

RCA Mid: Belden+Eichmann (provavelmente trocar por Chord Crimson)

RCA Sub: Knukonceptz Silver

som206003.jpg

som206008.jpg

som206011.jpg

som206012.jpg

som206014.jpg

som206013.jpg

Peugeout38.jpg

Peugeout37.jpg

Peugeout14.jpg

som.jpg

Editado por offtime

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou show de bola o PM.

Equips sem noção.

Estou com o RCA CrisomPlus em mãos. O cabo parece bem feito. Ainda não pus pra tocar.

Quando tiver fotos, por favor posta pra gente.

Abraços e parabens pelo projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Projetão...

Tive a felicidade de ouví-lo duas vezes. A primeira vez logo que saiu da Sigma, e a última vez há aproximadamente 1 semana. Nesse meio tempo o sistema evoluiu bem com o burn-in dos speakers, principalmente na questão grave. Os subs se soltaram bastante, estão MUITO agradáveis.

Os tweeters são sem comentários, nunca ouvi nada igual (tá certo, não ouvi muita coisa, mas esses são totalmente outstanding).

Como o offtime comentou, o que ainda está para mostrar mais as caras são os mids revelator nos pezinhos, acredito que em mais algum tempo de amaciamento eles se soltem mais...

No geral, é um BAITA sistema.

Quanto ao acabamento, os peitinhos e pezinhos ficaram muito bonitos e integrados ao interior do carro, os pezinhos em si não ocupam muito espaço, mesmo porquê o carro tem câmbio automático. Porta-malas LINDO, sem falhas de acabamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns, só equip TOP. Realmente o amp do sub é o q ñ tá mt de acordo com o restante mas não sei até que ponto vale investir em um AMP A/B p/graves. Quais cortes tá utilizando? Tá fazendo td pelo DRZ e amps em full? Acho q ñ tem necessidade de usar passivos, pois com o ativo vc tem mais liberdade p/testar o que agrada +. E qd puder vamos marcar de ouvir esse PUG aí, tb sou d cwb. Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Só equip TOP mesmo e esse porta-malas tá perfeito, bonito clean, no aguardo das fotos do interior.hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

ííí, triplicou, rsrsrs

Editado por cgw

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mals, duplicou.

Editado por cgw

Compartilhar este post

Link para o post

Então Alex, na verdade os jl hd são amps muito elogiados, mesmo para uso no stereo, ao contrário dos PDX por exemplo. Eu procurei o que poderia me dar a melhor qualidade, dentro dos class D, para manter o consumo baixo. Eu até tenho o A6 class A/B para usar, mas preferi deixar de lado justamente por esses pontos de espaço / consumo.

Os cortes ainda não cheguei a testar mais profundamente. Estão em 2500Hz para o par twt/mid e 80Hz para mid/sub. Depois de amaciados e para uso controlado o objetivo é 2000Hz entre twt/mid e 63Hz entre mid/sub. Por enquanto está tudo a cargo do DRZ, inclusive o balanceamento dos canais. Os amps estão em full e com o mesmo ganho. Sobre o corte ativo/passivo vc falou justamente o que eu disse, vou manter ativo por enquanto pra encontrar o melhor ponto e depois partir para um passivo quando estiver tudo acertado.

Compartilhar este post

Link para o post

Belo projeto! Muito interessante.

Boa sorte com o midbass, realmente costuma ser um problema. Já passou um RTA? As vezes uns tapinhas em 100-125Hz ajudam bastante.

O que não lhe agrada nos JL HD? Pelo menos parecem ser uma opção interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Pad,

Eu estou pensando em algumas possibilidades para a falta de rendimento dos mids.

1o - Falta de amaciamento. Os meus mids focal tocaram MUITO mais que o inicial conforme foram amaciando. Ainda estou com por volta de 20H tocando, ainda acho pouco.

2o - Falta de potência para eles aparecerem. Os twts rendem bem mais (maior sensibilidade) que os mids. Por enquanto estou com ganhos iguais no amp e -3Db nos twt no player. Pode ser que eu precise abaixar mais ainda os twt.

3o - O RCA (belden+eichmann) está capando os médio-graves como já ouvi gente dizer a respeito desses cabos. Por isso penso em trazer o Chord Crimson.

4o - O pezinho dutado não está funcionando como deveria (variação de volume, duto, parâmetros do mid). Uma opção seria mudar o pezinho para a configuração selada.

Compensar no EQ seria a última opção, mas obrigado por me dar mais um caminho!

Sobre o JL, eu tb achei uma opção interessante, até por isso que acabei comprando ele depois de pesquisar muito. Mas já levantaram a possibilidade dele não ter o controle necessário de cone pra manter os subs na linha. Espero que isso não apareça..

Editado por offtime

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu tive o mesmo problema, vou compartilhar umas idéias:

1) Amaciamento: ajuda, mas nunca vi resolver. A diferença na Fs de um mid com 20h e outro com 80h vai ser coisa de 1 ou 2Hz, claro que tambem mudam outros parâmetros, mas acho difícil ser a causa do problema.

2) Headroom sempre é bom. Embora eu esteja usando 75W para os Mb.

3) Eu também uso Belden+Eichmman e dercartaria o cabo como causa disso. Consegui acertar sem alterar essa parte. Mas depois que testar o Chord conta pra gente!

4) Pezinho: Você pode tentar aplicar um "recheio" nele, aquela famosa fibra de poliéster ou "espuma acustica". Ou comprar um variovent na madi e instalar neles.

Quando troquei os midranges notei uma falta de pegada nos midbass também. A solução foi uma combinação na redução de ganho do MR+TW (de -3/0 para -8/-6 no player e -2 para -4 no passivo do tw), acertar bem o sub para integrar legal e uma ajuda no EQ. Ficou bom.

Agora uma outra coisa que você deve ter em mente é que o Scan não é o Rei do Midbass. Ele é o típico mid feito para subir bem e descer um tanto, não é um cavalo com o Peerless SDS, por exemplo. De qualquer jeito, reitero que um RTA, mesmo esses de celular já seria de grande valia.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, a minha intenção nunca foi ter um rei de midbass, se quisesse isso eu usaria o meu mpyre que está parado. É justamente usar ele pra tocar entre 63 / 80 (o que ficar melhor, pq os subs que eu estou usando sobem muito bem). Só queria que o midbass tivesse uma pegada pra melhorar a integração com o sub.

1 - O que eu percebi de amaciamento no meu focal foi uma mudança da água pro vinho, ams pode não ser o caso com todos os speakers então.

2 - Vi que vc tb trabalhou melhor na diferença de rendimento do twt, acho que vou por esse caminho pra começar, abaixar mais um pouco o twt e deixar o mid mais parelho. Acho que vou acabar me encaminhando para um valor de -6Db pra testar, parecido com o que vc fez mesmo. No papel eu estou com um twt de sensibilidade 94.5 e um mid de sensibilidade 87. Faz MUITO sentido que esse seja o problema rs

3 - Obrigado por essa resposta. O provável agora é que eu nem chegue a gastar com RCA mais rsrs Sempre bom perguntar as coisas no forum que alguém sempre passou pela mesma experiência!!

4 - Bem, e se eu disser que eu já tenho os variovent??? Rsrs. teoricamente eu teria que selar o pezinho antes de colocar eles certo (eles são para serem usados em caixas seladas pelo que eu entendi). Boa dica tb!

E por último... até o RCA no celular eu já tenho!!!

Caramba, obrigado pela ajuda, de verdade!

Compartilhar este post

Link para o post

Nada, o forum é para isso mesmo, é sempre bom compartilhar a ajudar quem é interessado pelo mesmo assunto, seja um set simples ou elaborado. O duro é quando a crista sobe...

Então, os varios que eu saiba são para selada, mas eu juro que tenho curiosidade de testar numa dutada. Alias, o saida do duto tem espaço livre né?

Compartilhar este post

Link para o post

Então, pelo que eu entendi do funcionamento deles vc parte de um projeto selado e coloca o duto pra servir como uma abertura parcial. Acredito que não fossem funcionar em uma dutada já que é muito mais fácil o ar sair pelo duto do que pelo variovent.

O duto no meu caso tem espaço sim, não é MUITO espaço, mas acredito que seja o suficiente (da pra por a mão atrás do pezinho que é onde está a saída).

Atte

Compartilhar este post

Link para o post

A espera das fotos e detalhes de todo o carro...

Esse PM ficou simplesmente magnifico... MUITO LINDO MESMOOOO...

Parabéns..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

As varios visam diminuir a pressão interna da caixa, fazendo o falante se comportar como se estivesse numa caixa 20% maior. Por isso que eu acho que a experiência com dutada, embora trabalhosa, é valida.

O grande problema é que as caixas com variosvents foram a única tese não publicada do Dr. Thielle, que tambem trata seladas, dutadas e afins.

Compartilhar este post

Link para o post

offtime, o cabo que te vendi eu usava no meu carro no 2 vias. Nunca senti falta de grave na porta.

No mais, esse set está bem legal, e me fez olhar pro meu proprio set e ver que me falta alimentação.

Bota umas fotos do interior.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Duplicou, foi mal.

Editado por cgw

Compartilhar este post

Link para o post

Po off ficou mto show!

A mala ficou linda!

Tenho muita curiosidade de ouvir esses fallstaff.

Vou contar minha experiencia.

usava o 3 vias SPX-Z18T com o Scan 18w

Tudo bem que os parametros sao diferentes pro residencial

Mas acredito que a diferenca pratica nao seja assim tao grande.

Usava nas portas tratadas e o resultado era simplesmente FANTASTICO

Eles tocavam muito muito mesmo! Desciam até os 30Hz sem pedir pinico!

Tanto que cortavao HPF em 31,5Hz e o LPF do sub em 31.5 tbm.

Por o scan ter a suspensao e o conjunto muito leve, acho que melhora bastante pós burn-in.

Fiz o teste Belden x Audison Best x Audiophonic.

E a diferenca nos midbass existe mas é pequena, pelo menos no meu sistema.

Já com esse Crimson nao sei, acho que vale o teste, mas nao espere resultados mirabolantes.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

opa off... vamos marca uma audição ?? vou ver se te dou uma ligada! quero ouvir esses TWs! parabéns pelo set!

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw pessoal!

As fotos só não vieram pq o carro voltou pra Sigma pra trocar o acabamento dos peitinhos. A verdade é que eu pedi pra eles pra fazer um teste com curvim, mas no final das contas ele acaba enrugando com o calor dentro do carro mesmo, não teve jeito, estou esperando voltar com a pintura mesmo aí eu tiro as fotos do interior.

Enfim, quando estiver com o carro de volta podemos marcar sim um dia pra quem quiser ouvir.

Agora sobre as variovent, o fato é que elas só causam esse efeito de fazer o driver enxergar 20% a mais de caixa justamente em uma caixa selada. Quando o falante empurra o ar dentro de uma caixa selada, quanto menor a caixa for maior vai ser a compressão dentro da caixa e por isso maior vai ser o efeito mola quando o motor do driver parar de agir e o ar quiser voltar para a pressão normal (ele vai tentar expandir empurrando o cone do falante). Como a variovent é um caminho por onde o ar pode sair (mesmo com restrição) ela acaba diminuindo a pressão dentro da caixa, fazendo com o que o efeito mola diminua, da mesma forma que teria uma pressão menor dentro de uma caixa maior.

Quanto menor for a restrição no vent, maior a caixa vai parecer, até chegar o ponto em que vc retirando o vent e deixando um rombo na caixa (restrição quase nula) o driver vai começar a se comportar como se estivesse ao ar-livre. Pra simular um variovent vc pode usar lã de vidro/rocha com várias densidades tampando um buraco na sua caixa. Conforme a densidade ela vai ter uma certa restrição a saída do ar da caixa.

Em uma dutada vale o que eu falei, o caminho mais fácil é o duto e a variovent acaba perdendo a função.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...