Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
caiqueboteon

colocar mais 1 duto?

Recommended Posts

fala ai pessoal.

entao, troquei o meu set todo.

estou com 2 e2k de 15, 800 rms ( modelo export, 15D2), guerreiros mesmo esses subs.

de amplificador, eu uso o taramps 2.7k (modelo 2ohms, casando certinho).

quanto a bateria, eu estou com apenas uma de 100amperes no cofre, assim que der coloco outra.

em relação a fiação, ta tudo bom 16mm, vou trocar no começo do mes, pq a grana ta curta, e os fios tao caros.

vou colocar fio 35mm.

entao pessoal, tenho umas perguntas:

quando eu aumento o meu som, a taramps começa a clipar.

é falta de bateria ou é porque a fiação ta fina?

eu sei que enquanto eu nao colocar mais bateria, eu nao vou resolver o problema, mais so de trocar o fio ja ajuda? se eu colocar o fio de 35mm vai clipar mais tarde?

entao, agora vem a minha segunda duvida:

o meu carro é um gol g5, o porta mala é pequeno.

o maximo que eu consegui foi de 60l pra cada sub, e um duto de 4x40. tava olhando uns posts do RODRIGO CARVALHO e ele da umas dicas de usar esse sub com 2 dutos para cada.

entao, se eu colocar outro duto, vai ficar melhor ? eu gosto de grave forte, aquele grave que treme o carro todo, treme tudo a volta, treme janela, para brisa, porta mala, enfim, treme tudo.

tava pensando em fazer mais 2 dutos na minha caixa ( + 1 duto para cada sub), ficando assim com 60l pra cada sub e 2 dutos de 4' pra cada sub.

se eu fizer, melhora o grave? fica mais forte? e quantos cms eu deixo o duto?

to querendo fazer mais um duto para cada sub, ficando assim com 2 dutos de 4' para cada sub.

o meu sub, é o e2k 15 d2, 800 rms linha export.

vale a pena fazer pessoal ?qual a medida?

obrigado e espero resptoas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc pode resolver o problema de alimentaçao do Amplificador com no MINIMO uma bateria de 150A adicionada a sua bateria de 100A, pois seu amplificador exige isso. Qto a fiaçao quanto melhor alimentado melhor, mas somente ela nao vai resolver o problema de clipagem.

Verifiquei e calculei os dutos para seu sub, geralmente se usa mesmo dutos de 4"(polegadas, 10.3cm), já que gosta muito de SPL voce pode optar por um(1) duto de 4"X9.12cm ou dois(2)dutos de 4"X25.79cm para cada caixa de 60 litros. O calculo foi feito usando os parametros para seu e2k 15 d2 na caixa de 60litros para cada subwoofer, isto para alto SPL. Caso queira mais qualidade terá que ser refeito o calculo do duto ok?

Compartilhar este post

Link para o post

mais entao, com esses 2 dutos de 4x 25 vai ficar mto forte mesmo ? vai tremer tudo ?

e a minha duvida: a minha caixa ja esta feita, posso fazer mais um duto nela ?

como eu faço ?

com serra tico-tico ?

abrss

Compartilhar este post

Link para o post

mais entao, com esses 2 dutos de 4x 25 vai ficar mto forte mesmo ? vai tremer tudo ?

e a minha duvida: a minha caixa ja esta feita, posso fazer mais um duto nela ?

como eu faço ?

com serra tico-tico ?

abrss

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazer o calculo exato vc precisa passar a litragem correta da caixa, são 60 litros descontando os 5 litros que ocupam o subwoofer? Passa exatamente o volume interno da caixa.

Quanto a ficar forte, vai ficar muito forte, tremendo tudo como vc quer. O calculo dessesdutos foi para ficar em uma frequencia que seu pico chega aproximadamente + 6dB. Isso é mto SPL.

Para fazer o duto seria ideal ter aquele copo que encaixa na furadeira ele tem a broca no meio e a serra em volta numa medida de 4" (polegadas). Com a tico-tico vc tera que ser muito habilidoso para fazer o furo. Lembre-se que não pode vazar nada alem do duto, na hora da vedação.

Compartilhar este post

Link para o post

concerteza ... a alimentação aih conta mtooo... peloq vejoq o modulo esta clipandoo...

cabos bateriass

mudaum bem ... as "condições" do modulo...

agora sobre o duto

num sei

eu jah usei 1 duto de 4" com 60cm AIOShAIOSHIOHSHSIOS... tocava baixo e legal...

2 dutos muda bem a frequencia sim...

eu usava uma caixa de 70 litros...

com 60 litros fico 1 pouco picuda.. talvez 4 dutos melhore alguma coisas...

naum vou te dar ctz... pq nunca utilizei assim 2 dutos... para cada sub... mas mta gente utiliza projeto assim

jha jah aparece alguem pra ajudar... posta aih as medidas da sua caixa...

ou vc vai mandar fazer ainda?

abss..

obs: q carro q é?

Compartilhar este post

Link para o post

fala pessoal.

entao, a minha duvida ainda nao foi resolvida, é que eu aindei meio afastado, mais agora eu voltei.

entao, nao vou fazer outro duto não, vai ficar assim mesmo ( com 1 duto)

a minha duvida é qual o tamanho a usar:

a minha caixa tem 60litros.

se eu colocar 1 duto de 4x 9cm por sub fica mais forte?

entao pessoal , eu quero tirar o maximo de grave possivel, fazer tremer tudo,disparar uns alarmes.

o que fica melhor na caixa de 60l por sub:

1 duto de 4x 9 cm

ou

1 duto de 4x 60cm ?

pessoal, por favor, me ajudem, eu nao sei simular, e gosto de um grave bem forte, que trema tudo e que faça tocar uns alarmes.

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que tenha considerado os topicos acima. Para fazer um calculo exato para seu Gol G5 primeiro precisamos saber qual a frequencia de ressonancia do seu Gol G5. Mas considerando já o volume da caixa PRONTO precisamos calcular o duto para deixar a frequencia de pico mais proximo disso. Com vc quer muito SPL acredito que o duto com 9cm vai ficar bem proximo do que vc quer.

Faça o teste compre o cano corte na medida que deseja e teste. Nao estrague seu duto atual.

Mas lembre-se o resoltado só vai vir quando vc resolver o problema da alimentaçao do modulo + a tensao de entrada RCA do Taramps proxima dos 6V.

Para um bom SPL a curva de resposta que seu subwoofer tem que ter é: Até 55Hz passar pelos -3dB chegar no pico estipulado a +6dB ou um pouco mais (isso depende da frequencia de ressonancia do seu carro, um corsa antigo tem fs de 63Hz e um corsa novo 65Hz) isso para vc ver que cada carro tem o seu. Quando alguem fala que a caixa esta "picuda" ele quer dizer isso, mas para alto SPL isso é necessario. Foi esse calculo que usei para o post anterior nesse tipico, estipulei o melhor para sua caixa (pois ja esta pronta) e estipulei o melhor pico mesmo nao tendo a FS do seu carro pois acredito que vc nao ira participar de campeonatos de SPL entao nao precisamos ser tao precisos. Para isso teriamos que mudar o volume ate da caixa, para ter uma curva mais precisa. Faça o teste com o duto vc vai perceber a diferença.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...