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neil

Problema com B-buster X-1000

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Pessoal to me deparando com o seguinte problema:

 

Esse modulo estava tocando no bridger um pioneer w252f, tocava tranquilo.

Mas o som parou, e so escultava um puff as vezes. Pensei que seria o sub, testei e esta bom, fui pra instalação que tambem esta boa, fui verificar o modulo...

A led de curto na saida indicava que estava normal mas a luz do power so acendia quando o modulo fazia o puff.

 

levei pra casa e abri pra ver se tinha algo estourado ou queimado. Aparentemente não.

Percebi que o modulo fazia um "click", tipo um reler so que mais baixo. quando liguei um sub na saida pra ver, quando o modulo fazia o "click" era o mesmo momento que saida fazia o puff no sub.

 

Sem querer bati no fio do negativo da fonte e ele saiu, ficou apenas o positivo. Quando o modulo fez o proximo "click" o som funcionou, so que baixo e chiando e parou os click. Botei o negativo de volta e o som parou e voltou os ckicks. E so tirar o negativo e esperar o proximo "click" que ele volta a funcionar(muito baixo e chiando mas funciona)

 

Alguem tem ideia?

o modulo ja ta vendido. :unsure:

sdc11348u.jpg

sdc11351x.jpg

 

O CI perto do nucleo e o TL494nc e ta chegando 11,2v entre o Vcc e o gnd. No pino 14 ta chegando 4,9v

Editado por neil

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Já testou os fets?

 

Ja sim. Os fets da fonte sao os irfz46n, tudo OK

 

So pra testar, remontei apenas 2 fets da fonte (sao 4) e liguei pra testar. continua os "clicks" lembrando um reler.

 

Eu estava verifico aquele CI que tem 2 diodos com anodo comum, entre o anodo e um dos catodo estava dando ~0,6v e quando da o "click" ele pula pra 5v e volta devagar pros 0,6.... 0,5v.

 

Alguem tem ideia?

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Esse click que vc diz, é da proteção talvez da fonte. Eu li em um site sobre reparos falando desse tipo de problema. Procura sobre "dicas sobre som automotivo" pelo google, é uma boa apostila em pdf e que no final tem umas dicas de reparo de amplificadores. Se você não achar, me manda um e-mail thiagobatista@bol.com.br que eu te envio.

 

Você ja tentou ligar uma lâmpada em série com o + do módulo pra ver se está alguma coisa em curto? se tiver, ela vai açender forte! se quase nem açender, é pq não tem curto. Pega uma lampada dessas de luz de freio de gol que dá certo. A que eu uso tem 1 ohms de impiedancia.

 

Boa sorte

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cara faz o segiuinte liga ele fora do dessipador com uma fonte de computador coloca o negativo e o remote

ai encosta o positivo e coloca o dedo nos fet da fonte e da saida e repara se algum ta esquentando

faz esse teste ai e me avisa

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isso mesmo, a vantagem da fonte do pc, é que se algo tiver em curto, a fonte arma proteção e não prejudica o amplificador. repara principalmente nos transistor mosfet, algum deve esquentar

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cara faz o segiuinte liga ele fora do dessipador com uma fonte de computador coloca o negativo e o remote

ai encosta o positivo e coloca o dedo nos fet da fonte e da saida e repara se algum ta esquentando

faz esse teste ai e me avisa

 

Eu tava testando ele na fonte do comp mesmo. Nenhum componente da fonte ou na saida esquenta. Chega os 12V nos fest e no capacitor da fonte.

Na hora que faz o "puff" sai uma parte da musica que ta tocando.

Como eu ja tinha testado os componentes da fonte e ta tudo OK eu tirei o tl494 e O "puff" parou. Não sei se ele ta bom ou não, so sei que chegava os 12V nele e 5v da referencia. vou colocar um novo

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Eu tava testando ele na fonte do comp mesmo. Nenhum componente da fonte ou na saida esquenta. Chega os 12V nos fest e no capacitor da fonte.

Na hora que faz o "puff" sai uma parte da musica que ta tocando.

Como eu ja tinha testado os componentes da fonte e ta tudo OK eu tirei o tl494 e O "puff" parou. Não sei se ele ta bom ou não, so sei que chegava os 12V nele e 5v da referencia. vou colocar um novo

 

cara outro teste bom de fazer e o seguinte vc liga ele normal

sem colocar no dissipador

se naum tiver esquentando nada

vc fica tipo dando uns tapas na placa de leve fica tambem intortando ela devagar

pode ser alguma solda fria .

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cara outro teste bom de fazer e o seguinte vc liga ele normal

sem colocar no dissipador

se naum tiver esquentando nada

vc fica tipo dando uns tapas na placa de leve fica tambem intortando ela devagar

pode ser alguma solda fria .

 

Fiz esse teste mas eu tinha reforçado a trilha e feito as soldas a pouco tempo.

troquei o tl494 e ta na mesma.

 

A placa sem o dissipado, so ligado o +, - e o remote faz uma especie de "click" como se fosse um reler bem baixo, mas pro lado da fonte mesmo. Quando ligo o rca e um woofer na saida na hora do "click", faz o "puff" no woofer junto com uma parte da musica q ta tocando (1seg).

 

Cronometreio o tempo dos "clicks", eles fazer praticamente a cada 20segundos. Acho que é algum capacitor.

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Fiz esse teste mas eu tinha reforçado a trilha e feito as soldas a pouco tempo.

troquei o tl494 e ta na mesma.

 

A placa sem o dissipado, so ligado o +, - e o remote faz uma especie de "click" como se fosse um reler bem baixo, mas pro lado da fonte mesmo. Quando ligo o rca e um woofer na saida na hora do "click", faz o "puff" no woofer junto com uma parte da musica q ta tocando (1seg).

 

Cronometreio o tempo dos "clicks", eles fazer praticamente a cada 20segundos. Acho que é algum capacitor.

 

:+1 Já ia postar...

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sdc11366m.jpg

 

Isso e um capacitor? nao to achando referencia.

Tem no corpo dele R182k

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sdc11366m.jpg

 

Isso e um capacitor? nao to achando referencia.

Tem no corpo dele R182k

 

e um cap.mas dificilmnete o problema e ele.com um multimetro,lique o amp e meça cada tensao nos pinos do tl494 em relaçao ao negativo da bateria e poste aqui

 

tensao em cada pino:

 

1.

2.

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7.

8.

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e um cap.mas dificilmnete o problema e ele.com um multimetro,lique o amp e meça cada tensao nos pinos do tl494 em relaçao ao negativo da bateria e poste aqui

 

tensao em cada pino:

 

Multimetro na escala de 20v

 

pinos

1- 0v

2- 4,9v

3- 0,06v

4- 0,01v

5- 1,47v

6- 3,6v

7- 0v

8- 12,2v

9- 4,3v

10- 4,4v

11- 12,2v

12- 11,3v

13- 4,9v

14- 4,9v

15- 1,65v

16- 0,14v

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voltou a vidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

 

rollingsounds

Se tiver alguma informação pra uma futura manutenção pode dizer. Como as referencias das tensões o que eu poderia observar?

Editado por neil

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Bom.... na verdade nao sei onde estava o defeito.

Ei troquei o tl494 e nao funcionou então eu tirei os componentes que fazem ligação com o TL e fui testando... tudo aparentemente OK. Fui colocando no lugar e ligando o modulo pra ver.

 

 

sdc11367.jpg

 

Esse modulo SEMPRE fez um zumbido quando ligava, tipo transformador (zummmmmm), então quando eu montava e ligava e nao dava o zumbido eu ja desligava.

Remontei tudo e troquei apenas 1 resistor(fora o TL), nao pq tava ruin e sim pq tava diferente da referencia da placa.

Na placa tinha 12k e o resistor era de 22k(mas sempre funcionava assim). Eu nao tinha em casa o de 12k então coloquei um de 18k so pra testar, não era o da referencia mas era mas proximo.

 

Me deu a doida de ligar o rca tambem... liguei e o modulo em silencia.... nem o zumbido e nem os "click"...

pensei: terminei de fud3r tudo! ai fui colocar o woofer na saida pra ver se fazia o "puff" ou algum sinal.

Quando liguei o som tava NORMAL, tocando os 4 canais e o modulo em silencio sem aquele zumbido chato.

 

edit: achei um pedaço de solda entre o corpo e os terminais do fet de saida, ele tambem tava dando curto quando "andava" e desligava o modulo. acho que foi ele quem desligou o modulo, ai de tanto mexer ele saiu e o modulo voltou.

O bom é que o zumbido parou, nao sei o pq. tem uns 2 anos que tenho esse modulo e ele sempre fez zuada, agora ta um silencio.

Editado por neil

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voltou a vidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

 

rollingsounds

Se tiver alguma informação pra uma futura manutenção pode dizer. Como as referencias das tensões o que eu poderia observar?

 

o basico e em funçao do sistema de prot. que aciona o dois comparadores de tensao internos do c.i

 

tensao no pino 1 sempre menor que no pino 2

tensao no pino 15 sempre maior que no pino 16

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o basico e em funçao do sistema de prot. que aciona o dois comparadores de tensao internos do c.i

 

tensao no pino 1 sempre menor que no pino 2

tensao no pino 15 sempre maior que no pino 16

 

 

muitas vezes a proteção é feita no pino 16 (isso nos ociladores 494 e 594)... de regra basta aterrar o pino 16 para fazer o módulo arrancar na marra. ai vc percebe onde tá o defeito. outra coisa: sempre usem uma fonte de no máximo 1A... pois evita de queimar muita coisa, em especial quando vc faz a fonte arrancar na marra, normalmente se tiver consumo excessivo vc ouve a fonte vibrar e perce algo aquecendo, e dá tempo de desligar

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muitas vezes a proteção é feita no pino 16 (isso nos ociladores 494 e 594)... de regra basta aterrar o pino 16 para fazer o módulo arrancar na marra. ai vc percebe onde tá o defeito. outra coisa: sempre usem uma fonte de no máximo 1A... pois evita de queimar muita coisa, em especial quando vc faz a fonte arrancar na marra, normalmente se tiver consumo excessivo vc ouve a fonte vibrar e perce algo aquecendo, e dá tempo de desligar

 

 

Valeu a dica!

 

Acho que falta no forum um turtorial com alguma dicas feito essa e outras que o pessoal falou.

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Como falei, ele voltou a vida mas ainda tem um problema...

 

os canais 1 e 2 OK, bridger OK

Os canais 3 OK, mas o 4 ta distorcendo. vou revisar as soldas.

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