Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
dann

Helix E 62C Esprit

Recommended Posts

Boa tarde pessoal!

Bom, recentemente adquiri um Kit 2 vias da Helix modelo E 62C da série Esprit, e só tenho boas impressões.

Tive alguns problemas na instalação, pois os "estaladores" ligaram errado o tweeter no cross over (positivo no +12db e negativo no 0db). Achei que meu carro não tinha acústica suficiente pra tocar um kit desses e talz, fiquei até desapontado. Tenho um Celta, e furei a porta pra encaixar os Mids de 6", com um baffle de plástico mesmo.

Ai busquei me informar, li diversos tópicos aqui no fórum e resolvi revisar a instalação, onde peguei o erro primário, diga-se de passagem. Que absurdo, acho que a partir de agora nunca mais deixo meu carro na mão desses animais, vou instalar tudo eu mesmo.

Agradeço ao pessoal que manja aqui do fórum, pois com vcs aprendi o pouco que sei! :legal:

Voltando ao assunto, resolvi criar um tópico destinado exclusivamente a esse kit, onde poderemos postar experiências e equalizações para deixá-lo ainda melhor!

Aqui estão as especificações:

Alto-falante de 6,5 pol. cones tecido em fibra de vidro;

Tweeter de 1 pol./ 25mm domo de seda com imã de neodímio para resposta de agudos claro;

Tela de proteção com design exclusivo Helix;

Proteção do imã em borracha sólida com a logo Helix;

Crossover e tweeter separado com proteção integrada;

Crossover com peças de alto qualidade e nível de ajuste do tweeter +/- 2 dB;

Conteúdo de entrega : 2 alto-falantes, 2 Tweeter , 2 crossover , 2 telas de proteção e cabos de instalação.

Cont. power RMS / max. power:.............60 / 180 Watts;

Frequency range: ................................... 50 Hz - 25.000 Hz;

Sensitivity: ................................................ 91 dB 1W / 1m;

Impedance: ..............................................4 Ohms;

Mounting depth: .......................................65 mm.

Eu não sou nada expert em som, mas vejo amigos que possuem Selenium, NAR, Bravox e não tem nem comparação. Os agudos saem perfeitos! Como curto ouvir muito rock, acho muito louco o stereo, a sensação de estar próximo dos instrumentos...a bateria então nem se fala, dá pra distinguir cada prato individualmente! Acho que alguém que entenda mais de som pode oferecer uma visão mais pé no chão haha

Utilizo um HU Pioneer 3UB, ligo o kit nas saídas frontais de um amplificador Hurricane HA 4000 (deixei o ampli em FLAT, equalizando somente no player).

Gostaria de saber do pessoal que tem Pioneer, quais valores vcs deixam no equalizador HI, MID e LOW, assim consigo comparar e deixar no que mais me agrada. Estou cortando HPF em 125Hz e LPF 50Hz.

Comentários / sugestões a respeito desse kit também são muito bem vindas!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... a princípio tenta colocar baffles de MDF ao invés dos de madeira, com boa vedação entr baffle/porta e baffle/mid, só com isso os mids provavelmente já renderão mais ainda, e se puder futuramente faça um tratamento com manta nas portas, irá melhorar mais ainda.

Nos cortes tenta deixar os valores mais próximos p/ ter uma melhor transição entre mid e sub, acredito que com lpf em 50hz e hpf em 125 haverá um buraco entre essas frequências, perderá bastante médio grave. Para não forçar o mid, deixe lpf em 80 e hpf em 80, ou mantenha os 50 no lpf e baixe o hpf para 80, assim a transição já será mais suave.

Veja que nos players pioneer há uma tendência a ter acentuação nos graves. Dá para amenizar pela equalização no player. Quando for equalizar, tente nao deixar muito +++ a equalização. Prefira tirar onde está sobrando, do que colocar onde falta.

Por exemplo, se o player estando regulado em flat você nota deficiência de médios, excesso de agudos e graves, não suba os médios para igualar ao grave e agudo, faça o contrário, diminua o grave e agudo até equivaler-se aos médios. Com isso irá evitar de mandar sinal saturado para o amplificador, que poderá enviar distorção aos speakers.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens amigo, esse kit é muito bom ja instalei aqui na empresa e so tenho elogios tambem.

Bela iniciativa a sua.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela participação de vcs!

evepainkiller, valew mesmo pelas dicas, vou experimentar baixar o corte HPF um pouco. Concordo que o meu HU é tendencioso para os graves, por isso deixo até negativo o sub (-2), também diminui um pouco o level do canal do sub no ampli pra não ficar atropelando o 2 vias!

Não tenho nem idéia de como meu som ficaria com um player mais top, mas to até pensando em pegar um Kenwood 9090, ou até um esforcinho a mais pros Exceleon. Não vou mexer nas portas pq estou pensando em trocar meu carro num futuro próximo!

Vc indica então deixar o equalizador tudo no 0 e ir ajustando de acordo com os "excessos" né?

E quanto aquelas opções de ajuste das curvas de banda? Não tenho nem idéia de como configurar aquilo, principalmente mudando o fator Q.

Tem alguma dica?

Abraços!

Editado por dann

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de saber do pessoal que tem Pioneer, quais valores vcs deixam no equalizador HI, MID e LOW, assim consigo comparar e deixar no que mais me agrada.

O ideal seria deixar em Off.

Se eu tiver errado, por favor me corrijam.

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal seria deixar em Off.

Se eu tiver errado, por favor me corrijam.

Opa Diego!

Vc diz o equalizador onde selecionamos os valores pra + ou -, ou o ajuste de curva?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Diego!

Vc diz o equalizador onde selecionamos os valores pra + ou -, ou o ajuste de curva?

Vixi eu viajei lindo... qdo vc falou em LOW, MID e HI eu imaginei o LOUD.. :blink:

Cara, o melhor eh sempre vc deixar td em flat.

Meu Alpine tem 2 tipos de equalização e eu nunca mexi nelas... Só mexo no T.A. e pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi eu viajei lindo... qdo vc falou em LOW, MID e HI eu imaginei o LOUD.. :blink:

Cara, o melhor eh sempre vc deixar td em flat.

Meu Alpine tem 2 tipos de equalização e eu nunca mexi nelas... Só mexo no T.A. e pronto.

Ah entendi, ai vc faz a equalização no ampli, certo?

Como meu amplificador é um lixo, eu deixei ele todo em flat e equalizo pelo player....to pensando em trocá-lo por um Hertz EP4 daqui um tempinho...

Compartilhar este post

Link para o post

Deixar o player em flat e ter um sistema liso é o sonho de todos rs... mas infelizmente na prática não dá... o ambiente do carro, reflexões, ganho de cabine, sensibilidade diferente dos speakers, tudo conta para deixar a curva de resposta ainda mais curva rs... por isso é interessante sim equalizar, nem que seja pelo player mesmo para deixar mais ao seu agrado. Então, é basicamente isso mesmo, o que tiver em excesso, você diminui, e não aumenta o que tá faltando.

Quanto ao fator Q do equalizador, ele digamos que ao escolher uma largura do "Q" você indica ao player o quanto a alteração naquela frequência específica irá influenciar nas frequências próximas. Por exemplo, se você tem um equalizador de 30 bandas, o fator "Q" de cada faixa de frequência pode ser estreitinho, pois ai quando você altera aquela frequência, ela não muda muito as adjacentes. Já em um player por exemplo com 3 bandas, ele possui lá digamos, equalização em 60 hz, 2 khz e 15 khz, com um "Q" beeeeeeeem largo... ai quando você altera isso (no caso seria a regulagem bass, mid, treble), ele altera bastante as frequências adjacentes p/ deixar o som mais linear, e não alterar SOMENTE aquela frequência.

Não sei se deu p/ entender, mas é mais ou menos isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Deixar o player em flat e ter um sistema liso é o sonho de todos rs... mas infelizmente na prática não dá... o ambiente do carro, reflexões, ganho de cabine, sensibilidade diferente dos speakers, tudo conta para deixar a curva de resposta ainda mais curva rs... por isso é interessante sim equalizar, nem que seja pelo player mesmo para deixar mais ao seu agrado. Então, é basicamente isso mesmo, o que tiver em excesso, você diminui, e não aumenta o que tá faltando.

Quanto ao fator Q do equalizador, ele digamos que ao escolher uma largura do "Q" você indica ao player o quanto a alteração naquela frequência específica irá influenciar nas frequências próximas. Por exemplo, se você tem um equalizador de 30 bandas, o fator "Q" de cada faixa de frequência pode ser estreitinho, pois ai quando você altera aquela frequência, ela não muda muito as adjacentes. Já em um player por exemplo com 3 bandas, ele possui lá digamos, equalização em 60 hz, 2 khz e 15 khz, com um "Q" beeeeeeeem largo... ai quando você altera isso (no caso seria a regulagem bass, mid, treble), ele altera bastante as frequências adjacentes p/ deixar o som mais linear, e não alterar SOMENTE aquela frequência.

Não sei se deu p/ entender, mas é mais ou menos isso...

Entendi mais ou menos haha, mas não sei como aplicar esse conceito na prática.

Acho que vou tirar um dia pra fuçar. Se alguém souber uns valores legais pra deixar nas 3 bandas do Pioneer, por favor me avisa para que eu teste aqui!

Obrigado pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post

Ola galera acabei de adquirir um kit Helix E62C aparentemente é bem legal ainda não instalei porque estou tratando as portas com manta, a principio não vou colocar amplificador nem sub isso sera mais para frente, por enquato sera um player kenwood x995 ligado direto ao kit, gostaria de saber como ligar o tweter, qual o esquema de ligaçao e como deixar equalizador para os mid.

A pessoa de quem eu comprei o kit disse que como não vou colocar poténcia por enquanto é pra evitar ao máximo mandar distorção para os mid.

Bom é isso se puderem me ajudar agradeço.

obs. Futuramente colocarei um amplificador se puderem me ajudar com isso também (clarion, hertz ou Helix).

Editado por oshirorossi

Compartilhar este post

Link para o post

Um amigo tem esse mesmo kit ligado a um amp hertz ep4 e ficou uma sinergia bacana.

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ser uma mistura de "não" com "now" que pretenderia significar um "não" neste exato momento, entendeu??

boccotte, mer referi ao oshiro, relaxa

Compartilhar este post

Link para o post

tens algum problema em escrever "não" ??

q tal naum ? ou um simples N resolveria.. afff...

Desculpe-me se a ti ofendi com minha grafologia venho humildemente pedir perdão a este erro grotesco que cometi.

Por algum momento pensei que poderia estar falando com amigos, que não precisaria de muita formalidade.

Já que em meu âmbito do dever sou açoitado de termologias técnicas, porém substancias da próxima vez prometo mensurar minhas palavras para que como o Senhor Outras pessoas não se sintam ofendidas.

Mais uma vez minhas sinceras desculpas.

Akira Oshiro

TST - SESMT

Compartilhar este post

Link para o post

Um amigo tem esse mesmo kit ligado a um amp hertz ep4 e ficou uma sinergia bacana.

Valeu obrigado pela citação.

Compartilhar este post

Link para o post

E eu aqui de APX-4361 tocando um CS60D... =(

Fora meu Player que nao ajuda a fazer UPs, um 2180UB.

Legal ouvir mais comentarios sobre a Helix. Me anima a pegar o Helix P1. Meus ouvidos tao precisando e muito de algum UP nos TWs.

Mas UP de Player acho que so começo de 2012.

Compartilhar este post

Link para o post

E eu aqui de APX-4361 tocando um CS60D... =(

Fora meu Player que nao ajuda a fazer UPs, um 2180UB.

Legal ouvir mais comentarios sobre a Helix. Me anima a pegar o Helix P1. Meus ouvidos tao precisando e muito de algum UP nos TWs.

Mas UP de Player acho que so começo de 2012.

Ola Felipe bom ainda nao posso postar minhas conclusoes sobre a qualidade de audio do Helix E62C, oque posso te falar é que tem um bom acabamento. sobre trocar o player tem um user aqiu do forum que tem preço muito bom tanto o player quanto o kit comprei dele se quiser saber mais me manda MP. abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde pessoal!

Bom, recentemente adquiri um Kit 2 vias da Helix modelo E 62C da série Esprit, e só tenho boas impressões.

Tive alguns problemas na instalação, pois os "estaladores" ligaram errado o tweeter no cross over (positivo no +12db e negativo no 0db). Achei que meu carro não tinha acústica suficiente pra tocar um kit desses e talz, fiquei até desapontado. Tenho um Celta, e furei a porta pra encaixar os Mids de 6", com um baffle de plástico mesmo.

Ai busquei me informar, li diversos tópicos aqui no fórum e resolvi revisar a instalação, onde peguei o erro primário, diga-se de passagem. Que absurdo, acho que a partir de agora nunca mais deixo meu carro na mão desses animais, vou instalar tudo eu mesmo.

Agradeço ao pessoal que manja aqui do fórum, pois com vcs aprendi o pouco que sei! :legal:

Voltando ao assunto, resolvi criar um tópico destinado exclusivamente a esse kit, onde poderemos postar experiências e equalizações para deixá-lo ainda melhor!

Aqui estão as especificações:

Alto-falante de 6,5 pol. cones tecido em fibra de vidro;

Tweeter de 1 pol./ 25mm domo de seda com imã de neodímio para resposta de agudos claro;

Tela de proteção com design exclusivo Helix;

Proteção do imã em borracha sólida com a logo Helix;

Crossover e tweeter separado com proteção integrada;

Crossover com peças de alto qualidade e nível de ajuste do tweeter +/- 2 dB;

Conteúdo de entrega : 2 alto-falantes, 2 Tweeter , 2 crossover , 2 telas de proteção e cabos de instalação.

Cont. power RMS / max. power:.............60 / 180 Watts;

Frequency range: ................................... 50 Hz - 25.000 Hz;

Sensitivity: ................................................ 91 dB 1W / 1m;

Impedance: ..............................................4 Ohms;

Mounting depth: .......................................65 mm.

Eu não sou nada expert em som, mas vejo amigos que possuem Selenium, NAR, Bravox e não tem nem comparação. Os agudos saem perfeitos! Como curto ouvir muito rock, acho muito louco o stereo, a sensação de estar próximo dos instrumentos...a bateria então nem se fala, dá pra distinguir cada prato individualmente! Acho que alguém que entenda mais de som pode oferecer uma visão mais pé no chão haha

Utilizo um HU Pioneer 3UB, ligo o kit nas saídas frontais de um amplificador Hurricane HA 4000 (deixei o ampli em FLAT, equalizando somente no player).

Gostaria de saber do pessoal que tem Pioneer, quais valores vcs deixam no equalizador HI, MID e LOW, assim consigo comparar e deixar no que mais me agrada. Estou cortando HPF em 125Hz e LPF 50Hz.

Comentários / sugestões a respeito desse kit também são muito bem vindas!

Abraços!

Ola Dann como eh feita a correta ligaçao do tweeter no crossover e pq as outras alternativas de ligaçao sera q vc poderia explicar me.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala pessoal! Reavivando o tópico? Espero que mais pessoas adquiram esse kit para trocar experiências...

Bom, pra começar eu troquei meu módulo e meu player, agora estou com um Hertz EP4 e um Kenwood Excelon X494. Estou mais do que satisfeito, porém já pensando nos Up's futuros quando eu trocar de carro. Certeza que irei tratar as portas e utilizar cabos melhores, estou com o cabeamento que vem no kit....

Oshiro, qual sua dúvida na ligação dos Tweeters? Há 3 opções de ligação para o Tweeter, sendo:

+12dB e -TW - Vc liga o tweeter amplificando em 12 dB. (Se achar que ele não está agudo o suficiente).

0dB e -TW - Vc liga o tweeter sem amplificação e sem atenuação nenhuma. (Ligue nessa opção, provavelmente ela te agradará).

-12dB e -TW - Vc liga o tweeter atenuando em 12 dB. (Se achar que o tweeter está muito estridente, agudo).

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala pessoal! Reavivando o tópico? Espero que mais pessoas adquiram esse kit para trocar experiências...

Bom, pra começar eu troquei meu módulo e meu player, agora estou com um Hertz EP4 e um Kenwood Excelon X494. Estou mais do que satisfeito, porém já pensando nos Up's futuros quando eu trocar de carro. Certeza que irei tratar as portas e utilizar cabos melhores, estou com o cabeamento que vem no kit....

Oshiro, qual sua dúvida na ligação dos Tweeters? Há 3 opções de ligação para o Tweeter, sendo:

+12dB e -TW - Vc liga o tweeter amplificando em 12 dB. (Se achar que ele não está agudo o suficiente).

0dB e -TW - Vc liga o tweeter sem amplificação e sem atenuação nenhuma. (Ligue nessa opção, provavelmente ela te agradará).

-12dB e -TW - Vc liga o tweeter atenuando em 12 dB. (Se achar que o tweeter está muito estridente, agudo).

Vlw!

Dannn Vlw mesmo era isso que queria saber, como configurar os tweeters vlw mesmo.

Vc disse q esta com um amp ep4 no meu set seria um amp desse mas so falei com o vendedor e gostaria da aopniao de alguem que possui.

Esse amp da conta do recado? vc tem sub? usa o bridge dele? estou entre o ep4, o ep4x ou o helix db five oq me sujere.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...