Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Tony Agostini

Tapado tem duvida banal de ligação ! (rs)

Recommended Posts

Ola Pessoal , meu nome é Tony , sou novo aqui e confesso que de som não entendo nada . Mas me impressiona o conhecimento do pessoal aqui ..

Mas sempre que posso xereto o fórum em busca de explicação e então recorro hoje a vocês pois acho que hoje pessoal aqui entende muito mais que as pessoas que conheço ..

Pessoal minha duvida é a seguinte , um amigo em pagamento de uma divida quer me dar um sub novo na caixa , um Rockford Fosgate R1S410

• 10" Single 4 ohm PRIME Series Subwoofer

• Power Handling:

Peak: 300 watts

RMS: 150 watts

Mas como ligo isso no meu amplificador se o mesmo só tem 4 saidas ( 4x de 60 rms a 4 Ohms )?

Pois na minha cabeça não consigo pensar como mandar força maior que 60 rms pro sub , já que ele é bobina simples ! Eu tenho no modulo, 2 canais sem uso.

No modulo de 4 canais , tem 2 indo pro kit duas vias e 2 canais sobrando...

Alguem saberia me dar uma “luz” nessa ligação ?

Obrigado !!!!

Editado por Tony Agostini

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao fórum!

Amigo, você deve ligar o subwoofer em bridge no amplificador, que consiste na ligação entre 2 canais. Vá no AutoSom.net na parte de artigos ( http://autosom.net/artigos.asp ) e dê uma procurada por artigos que explicam o que é a Bridge.

Você tem que checar qual a potência real que seu amplificador manda em bridge, porque o certo é sobrar potência pro subwoofer. Por exemplo, pra esse sub de 150W, o "correto" seria mandar de 180~200W.

Dê uma lida no artigo sobre "Ganho" no amplificador também.

Boa sorte com seu projeto :legal:

[]'

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, vc já fez muito bem em ter pelo menos ter postado sua dúvida na área correta. Lembro que a 1a vez que acessei o fórum fiz uma pergunta na área errada... :banghead

Acho que o Taviaum respondeu a sua pergunta.

O teu amplificador que manda 4x60, deve fazer bridge de 120rms e são exatamente esses 2 canais que vc não está usando que irá se transformar em 1 canal pra ligar no sub!

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo ok até então. Mas não se esqueça antes de fazer a ligação, de verificar se eu amp faz Bridge, porque nem todos amps aceitam...

Esta informação deve estar disponível no manual, site do fabricante, lojas virtuais, etc... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Faz uma ligação em BRIDGE kra, ou seja 2 canais se transforma em 1 aumentando a potencia de saída do amplificador...

Editado por raphael_spl

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal valeu mesmo !!! Ja me deu uma "baita" esperança rsrsrs ....

Aqui na minha regiao quem eu conheço , sempre da certo , nao importa ligaçao , amperagem , potencia ... negocio é imendar o fio e fazer barulho ... por isso fiquei sem saber .

O meu modulo é este :

* 50 watts RMS x 4 canais a 4 ohms (75 watts RMS x 4 em 2 ohms)

* 150 watts RMS x 2, saída em ponte a 4 ohms (4 ohms estáveis em modo bridge)

* filtro passa-alta (80 Hz, 12 dB / oitava)

* variável de filtro passa-baixa (50-250 Hz, 12 dB / oitava)

* bass boost selecionáveis (0, 6, 12 dB a 45 Hz)

* Classe AB design amplificador

* MOSFET de potência e estágios de saída

* resposta de freqüência: 20 Hz-20K

* dois conjuntos de entradas preamp

* fusível: 25A x 2

Igual este : Clique aqui

Ja aproveito pra continuar a abusar de voces ... Da certo sera esse modulo pra isso, com os 50 watts RMS x 2 canais a 4 ohms que estao sobrando ?

ps : esse modulo e sub sao bons ? ( digo fieis a som a limpo ). Pois hoje tem tanta marca que nem consigo entender rsrs

Abraçoes a todos que tao perdendo a manha de segunda lendo o post ! rs

Compartilhar este post

Link para o post

se o sub é Dupla de 4 ohms e o amplificador faz bridge a 4 ohms o CERTO é ligar cada bobina por canal e colocar um Y para receber o mesmo sinal !

Acredito q o ganho seja por canal 1/2 e 3/4 ai não tem problema em mandar o sinal igual para as 2 bobinas .

Compartilhar este post

Link para o post

O sub trabalha com 150rms em bobina simples de 4 ohms, o amp pode mandar 150rms no bridge a 4 ohms...

Nunca mais amigão, pode ligar que dá certinho!!!

Veja apenas como é feita a ligação para bridge do seu amp no manual dele ou nos artigos... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

se o sub é Dupla de 4 ohms e o amplificador faz bridge a 4 ohms o CERTO é ligar cada bobina por canal e colocar um Y para receber o mesmo sinal !

Acredito q o ganho seja por canal 1/2 e 3/4 ai não tem problema em mandar o sinal igual para as 2 bobinas .

Nao nao . é SIMPLES de 4ohms

Editado por Tony Agostini

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...