Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

davidmoura

ajuda na caixa dos 4X WPU 1509

Recommended Posts

Postado em

Amigos me ajudem montei meu trio e a caixa dos graves n ta tocando nada' ;/

TRIO : SET'

4X WPU 1509

SOUNDIGITAL 2300 RMS 'GRAVES'

4X MAGNUM EXTREME SOUND 250 RMS 8' POLEGADAS MEDIO GRAVE'

TARAMPS T 800 'MEDIOS'

2X DRIVERS D 250X 'SELENIUM

2X STS 302 'SELENIUM

TARAMPS T 400' CORNETA E ST's

2x BATERIAS HELIAR FROTA 150 AH + 70 AH COFRE

VOLTIMETRO TARAMPS VTR 1000

Agora onde preciso de ajuda' minhas caixas bem , elas estão nas seguintes medidas.

C - 92 CM. ALT - 42 CM, FUNDO - 52 CM , fiz os calculos e deu cerca de 80 litros para cada falante.

OBS: os dutos são regua e estao no meio, o comprimento dos dutos é uns 25cm . mais a madeira q divide as caixas n tem os 52 cm de comprimento para dividir os fones so tem cerca de 27 cm , ai meu instalador falou que quando os fones batem o ar da camara de 1 passa pro outro e ta batendo fofo pois o ar das camaras ta se misturando pela falta da divisao, alguem pode me ajudar? oq eu posso fazer? ele disse q eu posso mudar apenas as frentes e tentar arrumar o duto oq vcs sugerem? alguem que tem wpu? uma opniao pra me dar? simular uma caixa ou ate a minha mesmu q eu posso arrumar com as dicas de vcs ajudas, pra ter noção meus medios de 8' abafa meus 4 wpu 15'

Postado em

Nunca fui muito fã dos tornados, mais uma solução é refazer a caixa, ja que a sua, mão foi bem projetada. e ficaria muito melhor, se vc trocase seus tonados por um Sub800-15 da Over, com caixas adequadas, veria logo de começo a diferença.

Postado em

De olho no tópico que é de meu interesse...

Sacanagem fazer o cara trocar AF, 4 1509 é para dar um som show, pelo que ando olhando pessoal recomenda 80 lts pra cada mesmo deve ter algo errado, aguardar o pessoal mais chegado pra dar umas dicas.

Postado em

Realmente 4 1509 é pra dar um belo som...

A caixa faz assim: 90L pra cada com 2 dutos de 4"x10cm.Ou se quiser 1 camara para 2 wpu, cada camara com 180L com 4 dutos de 4"10cm.

Uma dica, eu substituiria os 4 médios magnum por 2 10pw3 e os drivers e st por 2 220Ti, não precisaria trocar nenhum módulo, só maneirar o ganho do T800 pra não queimar os 10pw3... tenho certeza que o som ficaria muito mais "vivo" com qualidade! :legal:

De resto tá show... único problema mesmo é a instalação, esse seu "instalador" ai parece meio enrolado kkk

Postado em

O tipo de duto tanto faz, o que importa é a sintonia da caixa, e consegue-se mudar ela através do duto, eu não entendo de duto régua, mas se tiver a mesma área do duto redondo é a mesma coisa, só muda a estética mesmo... eu prefiro duto redondo pois é MUUUITO mais fácil de ajustar a sintonia da caixa caso não gostar do som...

Postado em (editado)

5x31,5, to calculando a cx aqui.

edit - se eu nao errei nas conta aqui :pirou:

cx de 80 litros duto com 25cm, de ta sintonizada em 50hz +/- e com pico de 3db em 80hz, eh pra ta tocando bem.

esse teu wpu eh o tornado ou o pro, o sd eh qtos ohms??

Editado por cjainf
Postado em

meu primeiro som foi 4wpu 1209 e tocava muito bem se for da linha pro. tem que tocar e tocar bem mesmo

meus 1209 estavam em caixa com 30litros e dois dutos de 3pol por 15 de profundidade

Postado em

galera primeiro vlw pela ajuda ai, são os wpu prof. de 8ohms o sd tbeim é 2ohms entaum fecha a impendancia correta.

eu achu q o problema mesmu fico nessa parte dos dutos pois eu tirei um fone e o ar dele esta passando para o outro lado, achu q vou refazer a frente da caixa oq vcs acham melhor? duto de madeira triangular? duto regua de madeira ? ou os dutos redondos de pvc? e quantos cm deixo de profundidade nos 3 exemplos, lembrando q a preferencia é forro e eletronica na maioria dos casos , abraços to aguardandoo..

UUUUUUUPP UUUUPPPPP !!!

Postado em

david,

a vantagem dos dutos redondos é que você pode alterar a sintonia de acordo com o seu gosto.

estéticamente eu acho os retangulares mais bonitos.

Postado em

Fala amigo....

Cara, possuo os mesmos falantes que vc. Porem utilizo 3 unidades ligados no SD2.5K e to muuuuuito satisfeito. Pra ter idéia, já pariei com 2 Eros SDS2.7 tocados por um Stetsom 3.7 e meus graves estavam mais presentes que os Eros. Claro, que tem vários fatores pra isso acontecer. Mas digamos que meu sistema tocou mais bonito e mais alto.

Minha caixa, eu simulei e fiz com 80 L pra cada falante, total de 240 L a caixa sem divisórias internas, com 3 dutos retangulares, um pra cada falante e sintonizada a 60 hz. Tive um pico de 3 db por volta de 70 hz. Fora a sobra de potência do SD... ta tocando bonito.

Acho que tenho o projeto no meu notebook lá em ksa. Mas a noite eu volto e posto direitinho as medidas pra vc.

No mais, parabéns pelo som e com certeza 4 WPU 1509 bem montados bate de frente com muitos falantes mais potentes viu....

Grande abraço.

Postado em

Fala amigo....

Cara, possuo os mesmos falantes que vc. Porem utilizo 3 unidades ligados no SD2.5K e to muuuuuito satisfeito. Pra ter idéia, já pariei com 2 Eros SDS2.7 tocados por um Stetsom 3.7 e meus graves estavam mais presentes que os Eros. Claro, que tem vários fatores pra isso acontecer. Mas digamos que meu sistema tocou mais bonito e mais alto.

Minha caixa, eu simulei e fiz com 80 L pra cada falante, total de 240 L a caixa sem divisórias internas, com 3 dutos retangulares, um pra cada falante e sintonizada a 60 hz. Tive um pico de 3 db por volta de 70 hz. Fora a sobra de potência do SD... ta tocando bonito.

Acho que tenho o projeto no meu notebook lá em ksa. Mas a noite eu volto e posto direitinho as medidas pra vc.

No mais, parabéns pelo som e com certeza 4 WPU 1509 bem montados bate de frente com muitos falantes mais potentes viu....

Grande abraço.

muito interessante!

se puder, passe mais detalhes dessa caixa.

gostaria de saber como funciona esses 3 dutos retangulares, um para cada falante sendo que não tem divisórias internas.

abraço!

Postado em

muito interessante!

se puder, passe mais detalhes dessa caixa.

gostaria de saber como funciona esses 3 dutos retangulares, um para cada falante sendo que não tem divisórias internas.

abraço!

Com certeza. Aqui no trabalho não possuo fotos da montagem e tals. Mas assim que chegar em ksa eu posto fotos da caixa e se tiver as medidas ainda eu posto aqui. Mas tenho a simulação dela no win ISD. Ai posto aqui tmb. :-D

Grande abraço

Postado em

pasmafautecara, mt obrigado pelas ajudas,

AI amigo se der poste as medidas mesmu da sua caixa ficarei mt grato'

-- ai super fantastico polaridade invertida q vc diz é oq? cara eu ja vi aki desparafusei os WPU e tudo vi os cabos está tudo certinho, n sei mais creio q o problema pode estar na caixa nas minhas medidas q eu ja postei , e calculei deu em torno de 80.2 litros para cada falante, to meio q triste, pois assim, como optei por 4 medios as veses o medios de 8' cobrem os graves dos wpu e n fica assim akela coisa bonita, tipo para mim o unico problema deve estar na caixa concerteza, pois achu q modulo e alimentação concerteza eu tenho.

OBS: pasmafaute PERDIDO' :S

Postado em

Pegue a fiação que vai para seus 4 Woofers, e ligue bateria 12V, pode ficar tranquilo não queima nem nada, ou se tiver medo ligue em uma pilha mesmo. Respeite a polaridade, ligue os positivos e negativos desta forma na bateria, feito isso veja se todos os woofers excursionam para fora.

Se tiver tudo OK, o problema de fase está descartado.

Como o Kustella falou pode ser corte errado tambem! Sabe nos informar a respeito dos cortes ?

Postado em

na caixa pela parte dos dutos ' cara ta sintonizado em 80 hz no croos e no modulo ta quase tudo na metade com peguei informações de regulagem em outros topicos e o player em flat'

Postado em (editado)

Fala galera....

Conforme prometido. Ta ai o projeto no WinISD e a foto da caixa pronta. Ah, meus cortes estão em 50 hz HI e flat no low.Cortados no Player (DEH6080UB) e no SD.

Aumento até o volume 40 e não clipa nada. A partir do 41 pisca de leve. O máximo do meu player é 63 e o Ganho do SD no mínimo. :legal:

Gain:

gain.jpg

Phase Plot

phaseplot.jpg

SPL

spll.jpg

Group Deley

groupdeley.jpg

Caixa Pronta

dsc00086ve.jpg

Abração Galera

Editado por Gotcha Saba

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...