Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dan Rittner

O que difere um bom Sq de HI-FI de entrada?

Recommended Posts

To esperanu também!

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=143446&st=0

Mas eu tava falando de um sub não começado do zero, tipo comprar um sub de SPL, trocar apenas centragem, borda e bobina. Talvez o cone, se for muito pesado.

Pelo custo disto, sai mais barato comprar uma carcaça de alumínio (na faixa dos 20 reais) e o conjunto mais parrudo... que sai na faixa dos 130 reais. E aí montar tudo do zero.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende...

Um uno pesa 820kg. Um Focus pesa 410kg a mais.

Qual deles acelera mais rápido?

Um subwoofer, assim como um carro, tem um MOTOR que empurra o conjunto móvel. Se há mais força empurrando um conjunto mais pesado, não ffaz a mínima diferença ter um cone maior.

Já parou pra olhar as diferenças físicas entre sub de 8" e 12", por exemplo. Dá pra contar nos dedos qual é o sub de 8" que tem o mesmo conjunto magnético do de 12", em 99% dos casos o conjunto é SUBDIMENSIONADO.

Seria ótimo se fosse o mesmo conjunto empurrando um diafragma mais leve, mas não é.

Sendo assim, nem sempre o mais "leve", como o Uno, vai ser mais rápido que um mais pesado, como o Focus. Se a motorização for a mesma, a teoria se confirma, e o mais leve ganha de lavada.

Estamos falando de subs decentes para SQ tipo JL audio, Morel, Hertz...

Neste caso eu prefiro usar 4 ultimo de 8"

Mas o q vc falou faz bastante sentido!

O modulo conta muito nisto tambem, se nao tiver potencia suficiente para "dominar" o sub tb não vai tocar legal!

Mas já vi subs excelentes de grandes polegadas tipo o KEF Reference 209 que é um verdadeiro monstro toca muito bem e o falante tem 18"!

Vai do gosto do freguês!

No meu ver os subs menores no geral deixam o som mais natural por não ter aquele excesso de SPL, mas mesmo assim vc percebe bem o grave!!

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosidade: Qual seria a frequência de um bumbo de bateria ?

No geral um bumbo varia entre 60 e 100Hz...

Mas pode se ter mais grave ou mais agudo que isto, vai do tratamento dado na gravaçao, do tipo da bateria, afinação, etc....

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ser um pouco preconceituoso aqui, me desculpem se ofender alguém.

Um bom SQ é feito pra quem quer ouvir MP3 bem.

Um bom hifi é pra quem quer ouvir música bem.

MP3 pra mim é hiphop, sertanejo, pop, pagode, banda cine, etc... o que estiver na moda. Ou seja, qq coisa que vc pode ouvir enquanto conversa com os amigos, com a namorada ou toma cerveja.

Música é diferente. Se eu vou ouvir música eu só faço isso. Eu procuro coisas diferentes que agradem ao ouvido, que te tragam uma experiência nova, uma sensação de estar lá, de "ver" o cantor fazendo um show apenas pra vc, ou somente encontrar um instrumento novo, ou um detalhe que normalmente passaria despercebido. Por exemplo, eu não necessariamente gosto de ouvir oque a Leslie Olsher canta, mas fico admirado com a voz dela e gosto quando um sistema consegue reproduzir ela bem...

Pra MP3 um set SQ de 2000 reais vai fazer muito mais sucesso do que um hifi de 10 mil reais (não que um SQ tenha um limite de R$2k ou um hifi precise custar R$10k). Enquanto um SQ vai tornar música de verdade em uma mistura despretenciosa, sem profundidade de detalhes e sensações. Fica muito simples pra ser admirada.

atte

Adorei essa resposta...

Pode-se ainda sintetizar um pouco mais:

Um equipamento será Hi-Fi olhando para o resultado da reprodução das músicas que ele conseguir(capacidade de reproduzir música com fidelidade a uma apresentação ao vivo, ou a sua gravação original).

Veja: Pode-se conseguir isso (fidelidade) de muitas formas... muito dinheiro em equipamento (só isso nunca resolverá), ou muito dinheiro para deixar o ambiente com uma acústica favorável, muito tempo em pesquisas de especs de equipamentos mais baratos que consiga, gerar o mesmo resultado com os "casamentos corretos", ou todas essas alternativas juntas, etc... mas no final, só uma audição dirá se vc atingiu o objetivo...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu gosto e gosto muito de musica, não vivo sem!

Desde de muito cedo por influência do meu pai ouço rock and roll (De The Who a Sepultura), gosto muito de hip-hop de verdade (Run DMC, Beastie Boys, Public Enemy...), e de uns 5 anos pra cá venho ouvindo bastante soul e funk (James Brown, US3, Kool and the Gang, Blue Brothers).

Acho que o sistema tem que ser configurado e equalizado para o seu gosto musical. Do que me adianta um sistema que toque fielmente ópera, se jamais vou ouvir esse tipo de música?

E no caso de estar ouvindo hip-hop, é parte do estilo e da cultura do hip hop graves acentuados e exagerados, ou seja acredito que nesse caso alta fidelidade seja reproduzir com esse tipo de graves. Mesma coisa quando se ouve funk (pelo amor de Deus, não confunda com esse lixo carioca que toca aí no Brasil), o baixo tem que ser muito acentuado.

No fim das contas, gosta é que bem bunda cada um tem a sua. A forma que eu regulo meu som pode não agradar vc, mas agrada a mim e é isso que importa.

Muita gente tem que aprender a entender isso :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Agora um dúvida, o meu set (assinatura) é um SQ ou Hi-fi?

Como definiriam?

sem ouvir é dificil hein...

Dan, sério, não fica se atentando a isso...

Faz o som pra voce, e não pra ficar entitulado como sendo hi fi.

Na boa, voce nao vai querer isso pra voce ahahahaha eu, pelo menos, não quero. Ja vejo pelo rickfvb tudo o que ele ta passando, só por ter trocado o cd player por um totalmente purista e na boa, não é algo legal isso ai não...

Compartilhar este post

Link para o post

Um bom SQ é feito pra quem quer ouvir MP3 bem.

Um bom hifi é pra quem quer ouvir música bem.

Mp3 e sq não seria antagonico?

Compartilhar este post

Link para o post

hi-fi em carro é utopia.

carro faz barulho, carro anda, a posição que vc está não é perfeita... tem que relevar isso.

truco que o melhor carro "hi-fi" toma pau de longe de qualquer salinha mais cuidadosa...

os fóruns gringos nem citam "hi-fi", só SQ!

Compartilhar este post

Link para o post

hi-fi em carro é utopia.

carro faz barulho, carro anda, a posição que vc está não é perfeita... tem que relevar isso.

truco que o melhor carro "hi-fi" toma pau de longe de qualquer salinha mais cuidadosa...

os fóruns gringos nem citam "hi-fi", só SQ!

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

nomenclatura não quer dizer nada...é só uma exposição dos equip. Se é SQ ou Hifi depende de N fatores... um amigo tem um par de Dynaudio temptletiom + 2 monoblocops Eletrocompaniet Nemo + cd palyer Puccini e cabos Nordost topo de linha + um puta condicionador de energia e sala dedicada...e ele não acha que é hi end! ele acha apenas um sistema top, mas não o classifica como hi end! ou seja é a filosofia de cada um!

Compartilhar este post

Link para o post

Não ficarei citando posts pois ficaria grande demais.

Tudo que direi tem como base pessoal, no "achismo" da minha pessoa, antes que venha me recriminar.

MP3, pela compressão, já degrada faixas sonoras. Colocando-o em um sistema preparada para tocar bem todas, chega a ser perceptivel a falta de extensão e profundidade de algumas dessas faixas.

Hi-fi em funk, hip-hop, tecno.... essas gravações não tem cuidados com equipamentos de gravação, equilização e prensagem sofisticados. Não existem uma divulgação de SACD automotivo, tirando 2 ou 3 aparelhos ou adaptações. Esses e outros estilos não compõem o mundo "hi-fi/hi-end" pois quem faz e grava, em sua grande maioria, sabe que seus produtos serão compactados ou tocados em sistemas menos refinados. Sendo assim, não poderia ser considerado hi-fi um sistema que toca axé pois toca "bem"!!

Tem o outro lado, que um sistema automotivo demore (para não falar impossivel) que toque igual a uma sala de audição residencial ou de estudio. Mas isso não quer dizer que não possa ficar muito bom. Lembrando sistemas em carro onde é possivel manter a integridade original (não levando em consideração adaptações onde movem o motorista no centro, mas pode ser feito na McLaren) Mas se esse sistema não é hi-fi e sim SQ... o que viria abaixo disso? Ou não haveria distinção?

Entrariamos no fato que não temos diferenças em fiação e componentes pois são feitos com os mesmo elementos quimicos, e essas diferenças não interferem na qualidade.

Lembrando, isso é papo filosofico.

abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Numa sala boa, 99% desse forum escuta MP3 com lágrimas nos olhos e tece comentários acalorados sobre quão bom o som é.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

Numa sala boa, 99% desse forum escuta MP3 com lágrimas nos olhos e tece comentários acalorados sobre quão bom o som é.

Sim, me parece óbvio. Um sistema excelente numa sala excelente vai fazer qq coisa tocar bem melhor do que vc está acustumado.

A questão é que uma sala boa vai poder te mostrar a diferença entre uma mesma música em MP3 e em SACD.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que uma sala boa vai poder te mostrar a diferença entre uma mesma música em MP3 e em SACD.

Isso me parece óbvio.

Mas não muda o fato de que, se ninguém falar e não se for comparar, você vai ficar extremamente satisfeito ouvindo MP3.

Inclusive mp3 de músicas conhecidas, que você faz questão de escutar em wav ou flac.

Moral da história, concentre os seus esforços em melhorar o sistema.

Dessa maneira o que tiver que tocar bem vai tocar bem, independente do formato.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc vai ficar satisfeito no início que vc montou o set ou com um set que vc só ouve eventualmente. (vamos assumir que estejamos falando do SEU set, não um set que vc vai ouvir na Som Maior uma vezna vida). Naturalmente vc vai ficando mais crítico com o tempo, conforme vai aprendendo a notar as nuances e se acustumando a ouvir coisa realmente boa. Aí vai partir pra músicas em um formato melhor. Até porque, melhorar o sistema gasta muita grana a partir de um ponto, mudar o formato da música as vezes é de graça, as vezes sai R$10 nas Americanas...

Compartilhar este post

Link para o post

Agora a mania geral no forum são os amps audison LRX e posts do tipo em que proprietarios dizem sou hi fi hi end sou o cara e tals , gente brigando por causa de amplificadores kkkkkkk choro de tanto rir, pura discução boba, o melhor som hi fi ou sq ta na cabeça do dono!!!!!!! vai do ouvido do peão não adianta nada o cara ter equipos HI END HI FI E não saber nenhuma nota musical, escuto musica(conjunto) não som !!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...