Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Denda-Oreia

Duvida rapida usando bateria + vaso

Recommended Posts

Galera, me deu uma duvida com relacao a vaso e bateria. Como ainda to engatinhando na parte eletrica/eletronica, vou pergunta....porque perguntar nao ofende :vts

Supondo 1 vaso de 50ah, ligado em serie com uma bateria de 150ah, resultando em 14v, a corrente resultante ( amperagem )da bateria seria uma "media" entre elas, tipo 150+50 = 200/2 = 100ah +ou-? Ou a bateria resultante será com a carga da menor, ou seja, 14v 50ah?

Antes de alguem jogar pedra, o vaso seria pra campeonato.....nada de dia a dia. terá mais bateria tambem, mas quero saber o conceito... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usando um vaso de 50Ah a capacidade da bateeria vai despencar.

Melhor nem usar do que usar e piorar.

Eu nao vou usar so um vaso de 50A.....so quero saber o conceito dessa ligacao...a resultante, sacou?

Quero saber se com um vaso mais fraco ( nao tanto quanto de 50 pra 150 ) qual sera a resultante

Sabendo o conceito, ai sim vou projetar meu banco de bateria

Compartilhar este post

Link para o post

Numa ligação em série, o mais fraco sempre vai limitar a corrente.

Lembre-se:

Série = soma tensão / mantém corrente

Paralelo: Soma CORRENTE / mantém tensão.

Lembrando que, no caso do vaso, o importante não é aa capacidade em A/h, e sim a "corrente de partida" ou Crank.

Embora, claro, exista relação entre A/h e Crank...

Compartilhar este post

Link para o post

Numa ligação em série, o mais fraco sempre vai limitar a corrente.

Lembre-se:

Série = soma tensão / mantém corrente

Paralelo: Soma CORRENTE / mantém tensão.

Lembrando que, no caso do vaso, o importante não é aa capacidade em A/h, e sim a "corrente de partida" ou Crank.

Embora, claro, exista relação entre A/h e Crank...

A parte do conceito serie / paralelo eu domino bem. A minha duvida era na resultante. Eu fiquei na duvida se seria uma "media" ou nivelava pela menor.

So pegando o post de cima, com um vaso de 50A + uma bateria de 50A em serie, resultando 14V 50A ( imaginando um vaso em perfeitas condicoes )daria pra usar 2 baterias de 150 em paralelo (300A) + serie com o conjunto vaso+bateria (14v 50A), resultando em 14v e 350A?

é nesse tipo de situação que to querendo tirar a duvida.....associar vaso pqno + bateria pqna em serie e depois paralelo com bateria grande.

Compartilhar este post

Link para o post

A parte do conceito serie / paralelo eu domino bem. A minha duvida era na resultante. Eu fiquei na duvida se seria uma "media" ou nivelava pela menor.

So pegando o post de cima, com um vaso de 50A + uma bateria de 50A em serie, resultando 14V 50A ( imaginando um vaso em perfeitas condicoes )daria pra usar 2 baterias de 150 em paralelo (300A) + serie com o conjunto vaso+bateria (14v 50A), resultando em 14v e 350A?

é nesse tipo de situação que to querendo tirar a duvida.....associar vaso pqno + bateria pqna em serie e depois paralelo com bateria grande.

vou melhorar....

a ideia é usar 1 vaso 2v 150A em serie com uma bat de 150A

Depois ligar os 2 ( vaso+bat ) em paralelo com + 2 Baterias de 150

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta: Prá quê?

Suas baterias vão entrar em flutuaçao e vão passar a consumir corrente (pouco, mas consome). Além disto, suas baterias extras NÃO vão fazer absolutamente NADA até que a tensão caia abaixo de 12V. Ou seja, quando o vaso literalmente se esgotar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta: Prá quê?

Suas baterias vão entrar em flutuaçao e vão passar a consumir corrente (pouco, mas consome). Além disto, suas baterias extras NÃO vão fazer absolutamente NADA até que a tensão caia abaixo de 12V. Ou seja, quando o vaso literalmente se esgotar.

Kleber, é pra uso em campeonato, nada dia a dia. Preciso de 14v + carga aceitavel pra 6k

Quero saber se tenho que usar um vaso de 150 pra cada bateria ou se consigdo subir a tensao pra 14v com 1 vaso de 150 + bateria de 150 e poder ligar em paralelo com mais 2 baterias de 150, tendo carga e tensao adequada, sacou?

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma lida no que eu te falei.

Independente da situação, uma bateria de 12V não vai cooperar de forma alguma em um sistema de 14V.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma lida no que eu te falei.

Independente da situação, uma bateria de 12V não vai cooperar de forma alguma em um sistema de 14V.

E pra que serve vaso entao? Pra ferrar as baterias? :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Serve pra ficar em série com elas.

Mas não adianta querer economizar. Ou usa direito, ou não usa.

Entao Kleber, caiu na duvida que eu TINHA acima ( apos vc responder esse ultimo post ja resolveu a mesma )

Queria saber realmente o resultado de 1bat+vaso e ligando paralelo com outro banco a 12v, mas agora deu pra entender. Um vaso pra cada bateria (com carga igual entre os mesmos) :legal:

Abusando da sua boa vontade e seu conhecimento, a regra baterias em paralelo soma-se a carga nao se aplica, nesse caso, pela diferenca de tensao? DDP?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo. Acima da tensão, as bateriaas ficam apenas flutuando, e, com isto, consumindo corrente (e esquentando também).

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo. Acima da tensão, as bateriaas ficam apenas flutuando, e, com isto, consumindo corrente (e esquentando também).

Blz Kleber...matou tudo que restou de duvida....valeu :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...