Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
victor henrique

Ajuda Potencia / Sub queimado? Por favor

Recommended Posts

Olá amigos bem tenho 1 historia grande pra contar, vou falar tudo pra ver oq voces me indicam a fazer.

Bem na loja instalamos um Bomber Upgrade 250w 12'' Bobina simples 4ohm+Uma potencia muito antiga chamada Power Quality PQ400 (falam que é a antiga ''Image' -algo assim-) 4 canais. Essa potencia tem +- 7anos e fikou parada nos ultimos 6meses porem antes estava tocando de boa.

Entao instalamos e puff a potencia saiu fumaça dela e tiramos tudo. Era soh por o grave pra comer solto ela esquentava muito e saia fumaça de dentro mesmo.

Bem tiramos tudo e colocamos uma Roadstar 4500nx 4canais (250w por bridge) entao porem agora quando o grave come solto o modulo arma proteção, POR QUE GALERA???

Bem temos 60ah bateria nova, carro ligado, testamos num Sub falcon e nao armou proteçao mas nao xegar nem perto de tocar o gravão do upgrade.

Entao o estalador disse q a potencia nesse periodo que tocou o sub NORMALMENTE ( que soh foi desmontado pq a potencia fumaciava) ela acabou danificando o sub apenas nesses 5min q tocou.

Entao é verdade q a potencia por ter fumado pode ter levado meu sub junto??? ou pode ser problema no amp ???

o fo** é que na potencia q fumou puts mano tocou muitoooo forte, agora quando poe na 4500 toca metade (funciona normal moderadamente) e se subir o volume ela arma, mas nao xegava a tocar tao forte quanto na PQ400 . As configuraçoes estao todas bass, loud, etc desligadas sou velho membro daqui e quanto a configuraçao tenho uma experiencia.

aguardo ajuda, porque o sub era meu e eu vendi e preciso saber se foi a minha propria velha potencia que queimou ele quando ela fumou ou não pra dar 1 resposta pro cara, MUITO OBRIGADO abraços.

Edit: soh pra lembrar q cabos e fiaçao foi toda usada bem grossa (alimentaçao 25mm, 1 disjuntor 63ah residencial, rca td de marca, etc)

Editado por victor henrique

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tocou forte por causa da distorção forte...

oque ocorereu foi o envio de DC pro sub e muito aquecimento do amp.. por causa de distorção

eu creio que seja pouco provavel um problema mais grave nas saidas terem causado isso más...

modulos que ficam muito tempo parados tem que tomar cuidado, isso quando funcionam , uma vez peguei uma pyramide 800 gold series pra consertar ela, o modulo estava parado a mais de 8 meses e quando o dono ( meu ex- patrão) foi liga-la ela só armava proteção...

foi uma novela pra axar o defeito na epoca eu não tinha a aparelhagem que tenho hoje pra poder conferir..

más consertei rsrsrsrs

esse up grade eu indicaria um venom v500 ou sd400 pra ele. nunca modulos mais fracos e com varios canais..

Compartilhar este post

Link para o post

-As perguntas que queria resposta estao com ***

Olha thyton agradeço a ajuda mas creio q nao foi distorçao alguma tanto que estava tudo off e no -0 no player quanto ao bass, sub, cortes, etc nesse amp. antigo ele nao tem bassbost apenas ganho e estava na metade ainda.

Segue a historia conhecida em minha cidade: esse amp. foi desenvolvido por pessoas que aqui residem. Bem esse amp. q fumou falei com o cara novamente ele foi desenvolvido e depois parou de ser feito pois ele nao apresenta circuito de proteçao contra temp, curto, etc ele toca ateh fritar entende ? por isso ele fumaçou. Os instaladores ja viram mais de 5 desses fumarem me disseram , entao axo q quanto a ele nao tem problema pois ja foi comprado o 4500nx

***entao qro apenas saber se esse amp q fritou pode ter influenciado em algo meu sub ??? *** o instalador diz q quando o sub excursiona forte todo seu xmax ele fexa curto pra menos de 1ohm na bobina e ai entra em proteçao... existe isso?????

Outra coisa agora a noite fui la dinovo fuçar no carro, segue os ajustes:

- bass boost zerado no 4500 e o ganho em 30%, vai subindo o volume do DVD pioneer 3180 double din (vai ateh o 40) xega no 25~27 ele ja arma.

***entao sera que é o amp. ou sub q esta com defeito ou ainda falta de bateria que faz armar??***

Compartilhar este post

Link para o post

tem certesa que o sub eh bobina simples de 4 ohms ? pode ser dupla e esta ligada em peralelo...

Compartilhar este post

Link para o post

tem certesa que o sub eh bobina simples de 4 ohms ? pode ser dupla e esta ligada em peralelo...

e ai vxice

sim o sub eh 4ohm ateh medimos no multimetro pra ter certeza o rapaz da loja fez isso

entao hj fui la na loja tiramos meu sub e colocamos um BP pra testar e pufff meu sub foi pro saco mesmo !!!

segue o teste q foi feito:

''com o UPGRADE subia o volume ateh o 30 e proteçao acionava, como BP subia ateh o 40 e cortava(mas ai cortava msmo pq ja estavamos exagerando no volume), isso tudo com as msma regulagens nos 2 subs.''

Entao soh pode ser o sub mesmo né???

eu nao sabia disso que poderia ter danificado uma parte dele pq qnd ele excursiona ateh essa parte ele fexa o curto na bobina diz o instalador.

e agora da pra arrumar isso no sub?? abraços obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

essa parada de sub atingir o x-max e ter sua impedancia baixando a 1ohm é papo de estalador dos mais baratos viu...

isso não existe, por ex. tomando seu up-grade bobina simples de 4ohm, se medirmos com um multimetro a resistencia

da bobina encontraremos algo em torno de 3,7 a 3,8 ohms e isso está absolutamente normal, lógico que se o cara media

e deu 4,2 ou 4,4 ohm que seja é porque ele não descontou a resistencias das pontas de prova do multimetro que é em torno

de 0,3 a 0,4 ohm ( por causa dos cabinhos vagabundos e as pontas zincadas heheheh)

então veja bem nessa bobina aplicamos um sinal alternado (som freq, mais baixa que seja) aí aparesse o efeito que toda bobina apresenta

quando nela aplicada um sinal alternado IMPEDANCIA, isso porque bobina é um indutor... esse fenomeno faz com que a resistencia (impedancia) da bobina cresça de acordo com a variação da frequencia.. então é bem capaz de se atingir até mais que o dobro da resistencia más nunca cair

igual o estalador te disse...

esse caso está estranho mesmo, mas quando um modulo tem problemas de aquecimento e isso é cronico, oque se deve fazer é instalar ao menos 2 coolers de PC nele acionados por relé, ou seja o remote do player ligado a bobina do relé depois aterra a outra parte, e os contatos puxando alimentação positiva direto das baterias... com isso vc não correrá o risco de queimar a saida remote do player por sobrecarga.. pois a corrente ali é pequena suficiente pra 2 modulos em media.. por isso usa-se relé.. ( nos artigos do auto-som tem um esquema de ligação usando relé)

edit:

meça a resitencia do sub com multimetro se der algo em torno de 3,6 a 4,5 ohm teste ele em outro modulo.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

entao thytoin estou com o sub devolta apenas tenho pra testa-lo em um taramps 2k 2ohm, ai da meio medo de torrar o sub !!

mas eh estranho q dps o cara testou com o Bixo Papao e toco normal como explicado, agora meu amigo foi la comprou um Selenium Bass e normal tambem, e quando poe meu sub lah pufff proteçao no amp.

Axo q a bobina foi pro saco disseram, medi no multimetro deu qse 5ohm .

Bem axo q eh melhor levar o sub pra alguem q arrume não é ??

Compartilhar este post

Link para o post

entao thytoin estou com o sub devolta apenas tenho pra testa-lo em um taramps 2k 2ohm, ai da meio medo de torrar o sub !!

mas eh estranho q dps o cara testou com o Bixo Papao e toco normal como explicado, agora meu amigo foi la comprou um Selenium Bass e normal tambem, e quando poe meu sub lah pufff proteçao no amp.

Axo q a bobina foi pro saco disseram, medi no multimetro deu qse 5ohm .

Bem axo q eh melhor levar o sub pra alguem q arrume não é ??

sim nesse caso irá ter que reforma-lo mesmo pois já foi testado em outros modulos e nada de sinal de vida.

sobre liga-lo na taramps 2ohm, tem perigo não. é só deixar o ganho no minimo e subir aos poucos o volume

em dobro de impedancia ela vai enviar 1k no maximo tb.. lógico vc não vai subir o volume até o 40 hehehehe no player..

tem um amigo meu que usa sd2500 em 2 308, questão de regulagem apenas, não tem perigo algum ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

ok vou tentar ligar o sub no meu amp. e ver se vai tocar tudo. Alguem sabe se em americana/Santa barbara d'oeste/Limeira tem assistencia da Bomber? aonde posso procurar?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...