Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

TV Digital no carro - e a antena ?

Recommended Posts

Coloquei um Wii Tv da zinwell no meu carro, por sinal o aparelhinho funciona MUITO bem !

Muito legal ir pra casa ouvindo o jornal nacional (ouvindo ! Ver TV dirigindo além de proibido é perigoso !)

Bem, mas e a antena, o que fazer com ela ?

A TV digital trabalha em frequencias relativamente altas, logo usa antenas pequenas, mas mesmo assim aquela anteninha de 15 CM ficou meio sem ter onde colocar no carro...

Usando os conhecimentos aprendidos no banco da escola (oba serviu pra algo !) resolvi por a mão na massa e fazer uma dipolo de 1/2 onda.

A antena dipolo de 1/2 onda é uma antena que tem dois polos de 1/4 de onda, ou seja "um palito pra cada lado"

pl1-5.jpg

O que você vai precisar:

50 cm de fio rigido ou arame isolado awg 12

Cabo coaxial de 75 ohms (veremos quanto mais na frente)

1 conector de antena para ligar no aparelho (coaxial, bnc) de 75 ohms (se a seu aparelho usar outro pradão de impedancia tem que comprar um balum)

1 peça plastica, de madeira, de ceramica ou seja que permita isolação entre os polos

Ferro de solda e estanho

Material isolante (fita isolante, termo contratil, cola quente, etc..)

Como calcular a antena:

A TV digital Brasileira trabalha na faixa de 470.000 Hz á 890.000 Hz

Resolvi calcular para a faixa mais baixa

A velocidade de propagação de uma onda eletromagnetica no ar é de aproximadamente 285.000 m/s (no vacuo 300.000 m/s)

Para calcular o comprimento de onda já cortados os zeros, basta dividir 285 pela frequencia em KHz que vai te dar o comprimento em metros:

285/470 = 0,6063829787234043 m Vamos arredondar para 60 cm.

Se prefere assistir um determinado canal apenas, pode usar a sua frequencia e maximizar o ganho da antena pra ele.

Como vamos fazer uma antena de 1/2 onda o comprimento total sera de 30 cm (60/2) ou seja cada perna da sua dipolo terá 15 cm de comprimento.

Corte então dois pedaços de 15 cm do fio AWG12 que serão as pernas da antena.

Esses pedaços devem ser fixados no material isolante, de forma que o comprimento total da antena não ultrapasse 32 cm e um não tenha contato nenhum com o outro.

Essa foto não é minha mas só pra ter a ideia de como é:

pl1-2.jpg

Em uma perna solde a malha do cabo coaxial e em outra o miolo de forma que os tres "condutores formem um T com 90 graus entre eles. (veja a foto em cima)

Agora basta isolar esse "encontro das aguas" (eu usei cola quente + termo retratil)

Mas e o cabo ?

Bem o cabo deve ter um comprimento equivalante á 1/2 comprimento de onda + 1/4 para maximizar o ganho

como calculo isso ?

No nosso caso o 1/2 comprimento tem 30 cm e o 1/4 15 cm. sendo assim basta calcular (n x 30) + 15.

Se por exemplo precisa de +- 2,5m pra chegar de onde vai instalar o aparelho, calculamos:

250/30 = 8,33333 vamos assumir 8 8x30 = 245 cm + 15 cm = 260 cm.

Quanto mais curto melhor pois o cabo faz perder ganho, mas tem um minimo que é de 45 cm.

Corte o cabo do tamanho que precisa e instale o conector. A antena está pronta !

Agora como instalo no carro ?

Primeiro, essa antena não deve ter contato com a lata para não perder rendimento !

Preferencialmente deve ficar em um local que tenha um vidro por cima , ou fique proximo de um.

Nos sedãs e hatches com tampão rigido, um otimo local para instalar é sob o tampão fixado nele com algum tipo de fita (usei silver tape) mas sem contato com a lata.

Nas weekends e suvs com tampão tipo sanfona, pode-se instalar entre o forro e a lata do teto procimo ao para brisa ou ao vidro traseiro (alguem lembrou daquelas antenas FM de colar no vidro ?)

Eu fiz no meu carro e ficou até melhor que a antena que acompanha o kit da zinweel. Na verdade o que fizemos nada mais foi que uma antena dessas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164794361-antena-para-carros-fm-tv-ntsc-uhf-vhf-tv-digital-_JM

Só que gastando menos de 10 reais !

Se ficaram curiosos por parecer que a antena do anuncio é bem mais comprida, sim ela é porque é para TV aberta VHF, E FM que trabalham em frequencias mais baixas, logo usam atenas mais compridas

[]

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa!

essa antena de 15cm, que ta vindo com esses modulos. Realmente, apesar do tamanho acaba não se tendo onde colocar de forma discreta.

vc conhece essa marca de tv digital dsw? um amigo comprou esse modelo e ja deu defeito 2 vezes, o primeiro, apresentou defeito e agora o segundo tbem, pqp....

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns... muito bacana...

Eu sempre comento que com essa onda de TV digital os caras estão vendendo antenas "digitais HDTV" por uma fortuna.... como se fosse diferente hehehhe

Compartilhar este post

Link para o post

Pq usar rele para ligar DVD pioneer e CD pioneer?

em cd eu nao consigo entender pq usar!

Alguem pode me ajudar?

Fui mexer em uma EcoSoport e tinha um Cd pioneer, bom e tal, nao lembro o modelo agora, e tinha um rele la, no dvd ate entendo, as vezes é pra enganar a tela e tal, mas pra que no cd player??

ABs

Compartilhar este post

Link para o post

Adorei, mas vc ligou o monitorzinho da tv no som do carro? tem como explicar isso pqe qeria fazer isso, nao mudar meu som e ligar uma tv nele, e meu som é cd player nao é DVD

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...