Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jacksonweb

Selenium tornado 15 versus 18 - quais diferenças?

Recommended Posts

Atualmente estou com 2 tornado de 15" no bagageiro do fox, estava pensando em trocar eles e por 2 tornado de 18".

Existe alguma difeREnça perCeptÍvel entre os 2? já me falaram que os de 18 tocam mais que os de 15, procede essa informação?

Quem tiver experiência com esses falantes, favor me passar essas informAções.

Editado por marcelomoti

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

para colocar 2 torndados de 18 no fox, so se tirar o banco trazeiro.

porque a vaixa para eles tem que ter 135 litos para cada falante.

e isso não cabe na mala do fox, e para colocar o falante com caixa abaixo da litragem e melhor

deixar os de 15 mesmo.

eu tenho em um corsa classic 2 tornados de 15 com uma caixa com duto tipo regua com 90 litros para cada falante e toca MUITO!

Compartilhar este post

Link para o post

ja me falaram aqui mesmo q os de 18" ne se compara aos de 15" e bem melhor em sonoridade

Compartilhar este post

Link para o post

o de 18" não seria mais grave e o de 15" mais seco (não seco, MAIS seco)

Compartilhar este post

Link para o post

para colocar 2 torndados de 18 no fox, so se tirar o banco trazeiro.

porque a vaixa para eles tem que ter 135 litos para cada falante.

e isso não cabe na mala do fox, e para colocar o falante com caixa abaixo da litragem e melhor

deixar os de 15 mesmo.

eu tenho em um corsa classic 2 tornados de 15 com uma caixa com duto tipo regua com 90 litros para cada falante e toca MUITO!

realmente o bagageiro do fox é meio apertado mesmo. não pretendo tirar os bancos trazeiros então vou deixar os 15 mesmo.

faz um tempo que pesquiso um projeto de uma manifold pros tornando, li muito estou fazendo o projeto ainda calculando pra v se fica bom.

alguem já viu tornado de 15 nessa caixa, encontrei um video no youtube tava tocando bacana. vou tentar fazer a minha aki.

Compartilhar este post

Link para o post

é LOGICO que 18" toca mais que de 15" rsrs..nao é atoa que é mais caro :P

mas pra tocar BEM um tornado de 18" PELOMENOS 130 litros pra ele!

um de 15" rende bem com 75 litros!

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que falao os de 18'' nem se compara oas de 15''

sao bem melhores!

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui tem a foto de um fox montado pelo user Cara do Som, sao dois de 18" e pelo oque ele falou nao retirou o encosto do banco, pra quem nao conhece o cara tem bastante experiencia com trio... foxi.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Tava esquecendo de mencionar que o tamanho da caixa vai depender do gosto musical... O Cara do Som costuma ter clientes que parecem focar mais em forró... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Esse negocio de caixa é muiiiito relativo. É como dizer que os 90 litros indicados pela fabrica para os tornados de 15 sao corretos. Quando instalei meus 15, fizemos a primeira caixa com 90 litros por camara e ficou uma bela bosta pra fora, porem pra dentro ficou macio e profundo o grave.

Acertamos a caixa em 63 litros e ficou pancadaria total pra fora. Ou seja, depende o que tu quer. A litragem indicada é a mais plana possivel pra todos estilos e tanto pra dentro quanto pra fora, o que nao é o caso quando se instala um trio.

No caso dos de 18, fizemos uma caixa com 130 lts pro meu astra e ficou pauladao pra dentro porem pra fora mesma coisa, belo cocô. Rendeu forte pra fora nos 100 litros, consequentemente coube no porta malas (com algum sacrificio).

Eu particularmente gostei dos de 18, mandan o grave BEMMM mais pra longe. Os de 15 dao um pancadao até uns 5 metros da traseira do carro, depois vai sumindo sumindo... o de 18 parece o contrario, conforme tu vai saindo de perto vira em grave... tive que mudar meus drivers inclusive:)

Bom, essa é a opiniao de quem teve de 15 em 3 caixas, e de 18 em duas caixas. (até chegar a meu gosto)

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Vale lembrar que o Tornado de 18 tem 2 decibéis a mais que o de 15 eu diria que ums 50% a mais de potência ou até mais dependendo do caso!

Editado por jgeraldo

Compartilhar este post

Link para o post

Bem lembrado. Se levarmos em conta que a escala de decibeis usa alogaritmos como base, tem-se que a cada 3db dobra-se o som(teoricamente) ou pelo menos teria q se dobrar a potencia pra atingi-los. Entao, o tornado de 15 tem sensibilidade de 92DB, o tornado de 18 tem 94DB, 2db a mais, ou seja, teoricamente, aplicando-se a mesma potencia, tem-se 66% a mais de rendimento.

Sem falar q o deslocamento de ar é maior, consequencia da maior area de cone. Ora, é de se esperar que toque mais nao?

:)

Editado por Joéster

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...