Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
benerofonte

Compensado naval de cedro X MDF

Recommended Posts

Pessoal estou com uma duvida para montar uma futura caixa para o subwoofer da Helix SPXL de 12 polegadas. Entre o compensado naval de cedro (20mm) e o MDF cru (35MM), qual seria a melhor opção?

O intuito é ter uma durabilidade maior da caixa além de resistencia fisica. Pois, só pretendo fazer ela uma vez (a menos que tenha algum terremoto, apocalipse, enfim...o basico da destruição).

Editado por benerofonte

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compensado naval nada mais é que um compensado comum. A diferença é que o compensado comum usa adesivo à base de água, e o naval usa adesivo fenólico, ou seja, é resistente à água.

MDF 35mm versus compensado de 20mm...

Preciso mesmo dizer qual usar? Hehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

heheeh....pois é é que neste meio de fazer caixa eu sou bem leigo mesmo.

É porque estava olhando no google(tinha que ser) e vir falando sobre este compensado naval. Creio que eu vá fazer com o MDF de 35mm cru mesmo.

Mas o MDF dura? Para segura um Helix desses ai, tem que baixar o santo literalmente no MDF. (apesar que eu vir um muito doido no youtube com uma caixa de isopor, bah!). Além disso para esta espessura de MDF usa-se que tipo de parafuso?

Achei na internet estas recomendações:

Fixe as partes com pregos sem cabeça e que o mesmo transpasse o MDF, no mínimo recomendável 1 vez, ou seja, se o MDF tem 1,0 cm de espessura, use um prego de 2,0 cm e espaçado em 7,5cm (+ ou- 3" Polegadas) um do outro. Essa medida é padrão universal na carpintaria naval e na marcenaria profissional devido a resistência conseguida.

PARAFUSANDO

• deve ser utilizado furo-guia. Na pré-furação, o diâmetro deve ser igual à espessura do corpo do parafuso;

• profundidade: 2 a 3mm maior que o parafuso;

• usar parafuso de haste reta e rosca soberba ou especial (tipo Mitto Fix, da Mitto). Não usar parafuso cônico no topo, o que provoca rachaduras.

PREGANDO NO TOPO

• usar pregos somente quando não houver outra alternativa de fixação; nesse caso, utilizar em forma de cunha;

• observar distância mínima de 25mm do extremo do painel;

• o diâmetro do prego não deve ser superior a 2,2mm (usar, de preferência, pregos estriados);

• é recomendável que o comprimento do prego seja pelo menos três vezes a espessura da chapa que se prega;

• não empregar pregos em chapa de espessura menor que 15mm.

Editado por benerofonte

Compartilhar este post

Link para o post

navalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

feliz natalllllllllllllllllllllllllll rsrsrsrsrsrs :legal: :legal: :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, 35mm eh MUITA coisa.

Faz com uns 20mm e trava ela toda por dentro!

box1.GIF

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post
navalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

feliz natalllllllllllllllllllllllllll rsrsrsrsrsrs

ho, ho, hoooo :-)

Feliz natal!!! auauauauau!

:legal:

Cara, 35mm eh MUITA coisa.

Faz com uns 20mm e trava ela toda por dentro!

Mas e quanto aos parafusos essa dica que achei no Google é válida?

Editado por benerofonte

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho 35mm um exagero.

Se quer garantir mesmo, 25mm já está de bom tamanho... 30mm ou mais é pra casos de caixas maiores onde as paredes são grandes e mais vulneráveis a vibração.

Compartilhar este post

Link para o post

heheeh....pois é é que neste meio de fazer caixa eu sou bem leigo mesmo.

É porque estava olhando no google(tinha que ser) e vir falando sobre este compensado naval. Creio que eu vá fazer com o MDF de 35mm cru mesmo.

Mas o MDF dura? Para segura um Helix desses ai, tem que baixar o santo literalmente no MDF. (apesar que eu vir um muito doido no youtube com uma caixa de isopor, bah!). Além disso para esta espessura de MDF usa-se que tipo de parafuso?

Achei na internet estas recomendações:

Usa parafuso pra madeira, só pedir em loja de material de construção

E mdf dura bem sim.

Você viu os outros videos desse doido?

Ele tem um tampão de isopor também aeuaheuaehauheae

Att.

O muito doido auehauehauehae

Compartilhar este post

Link para o post

E mdf dura bem sim.

Att.

Rachei! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Parafuso 4x40 já fica bom pra MDF até 20mm. Pra 35mm vc vai precisar de pelo menos 5x60, que é um baita de um parafusão!

Compartilhar este post

Link para o post

faz com 35 mesmo, vai ficar pesado pra karalho, e trava ela ainda, duvido que a caixa fique fraca depois. use cola branca e uns parafuso. em 10cm em 10cm cada parafuso ta bom, e cola. :legal:

to bonzinho hoje.

Compartilhar este post

Link para o post

E mdf dura bem sim.

Att.

kkkkkk....@!#!#!@ botei mo fé na caixa hahahahahhahaa

:legal::pirou:

Ah...aproveitando onde tu conseguiu as especificações para fazer a caixa? No site da helix não encontrei nada a respeito... :huh:

faz com 35 mesmo, vai ficar pesado pra karalho, e trava ela ainda, duvido que a caixa fique fraca depois. use cola branca e uns parafuso. em 10cm em 10cm cada parafuso ta bom, e cola.

to bonzinho hoje.

Com 35mm ele não fica fraca, fica o cão chupando manga rapaz!! ihuuuu!!! de qualquer maneira acho que vou fazer de 25 mm mesmo. Só o trabalho que dá para fazer em 35mm, só para maniuplar uma chapa dessas, fiufiu é coisa...

E qual cola eu utilizo? Tem que ser ""a cola"". hehehhee vai que eu dou uma de muito doido e faço com estes 35 mm mesmo!(em um dias desses que eu beba muita coca cola) Bah! vou ter que levantar esta caixa depois de feita com uma retro escavadeira.

Editado por benerofonte

Compartilhar este post

Link para o post

faz com 35 mesmo, vai ficar pesado pra karalho, e trava ela ainda, duvido que a caixa fique fraca depois. use cola branca e uns parafuso. em 10cm em 10cm cada parafuso ta bom, e cola. :legal:

to bonzinho hoje.

Ta bonzinho hje, eh?

Em camburi da pra ganhar uma grana hje entao, hein...

hauhauha

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkk....@!#!#!@ botei mo fé na caixa hahahahahhahaa

:legal::pirou:

Ah...aproveitando onde tu conseguiu as especificações para fazer a caixa? No site da helix não encontrei nada a respeito... :huh:

Eu num tenho sub da helix naum, manda o link do video, acho que eh um hater que num tem criatividade pra fazer uma caixa de papelão ou eva, teve que me imitar.

aeuiaheuaheuahe

Compartilhar este post

Link para o post

É...

produtos5_156.jpg

Alguem sabe que tipo de revestimento é esse na parte externa dessa caixa de subwoofer ativo?

Tava pensando aqui fazer esta caixa com 35mm de mdf cru mais este revestimento e aqueles conectores externos dos fios do subwoofer além dos suportes laterais....nossa!show de boa. :legal::rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

É num é que até que o grave ficou forte rapaz? Definição é outra coisa, mas até que ficou legal para um isopor.

Fala a erva que tu tá fumando qual é, pra mim correr, pqp, isso eh madeira revestida, num eh isopor seu doido auehauehuehaeuhe

Compartilhar este post

Link para o post

cacildas, aquilo é madeira revestida?

Fala a erva que tu tá fumando qual é, pra mim correr

Coca cola maldita, puuutz@

Compartilhar este post

Link para o post

Nem porta de Igreja tem 35mm

Use 20mm (no máximo) e trave a caixa...

Esse povo não tem noção de madeiramento mesmo... rsrs

Já já vao está fazendo caixa de alveraria estrutural... rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

cara, use MDF de 20 ou 25mm, no máximo. de 35mm vai ficar muito pesada, use cola Cascorez extra, parafusos 4x45, de 10 em 10cm. quanto a caixa la em cima, me parece ser revestida com um material chamado de folha de PVC, compra-se em lojas especializadas em material para marcenaria.

Aliás, compre tudo lá: MDF, COLA, PARAFUSOS(vai ficar mais barato), e se quiser revestir com PVC, compre tambem cola de contato, (que é a mesma cola de sapateiro), passe nas duas partes, espere alguns minutos, tome cuidado na hora de colar, pois podem se formar bolhas de ar, use algumas ripinhas de madeira para separa-las enquanto ajusta o PVC sobre o MDF, va tirando as ripinhas uma a uma e unindo ambas devagar, esfregue um pedaço de madeira protegido com um pano para não riscar, esqueça o compensado naval, pois entre as camadas existem pequenos espaços que irão interferir na qualidade do som, lembre-se de colar bem as partes, não economise na cola nem nos parafusos. e ponha pra estourar :legal::mac1

edit: ah, ainda existe um MDF que é chamado de "capa", ele vem protegendo os demais no amarrado que vem de fábrica, e as lojas vendem essa "capa" por menos da metade do preço do MDF cru, perde-se muito pouca coisa, 2cm de cada lado (no maximo), porque vem com cintas de aço prendendo todas as chapas, e duas em cada amarrado são as "capas", que "ninguem" quer, por estarem com pequenos amassados nos cantos. :legal:

Editado por rwborsato

Compartilhar este post

Link para o post

cacildas, aquilo é madeira revestida?

Coca cola maldita, puuutz@

Coca num faz isso naum mano

http://www.youtube.com/watch?v=FGc1Hzqw5UU

Isso eh isopor aeuiaheuaheuaheuaheuaehauheaueh

http://www.youtube.com/watch?v=NLzfF-gFVaw&feature=mfu_in_order&list=UL

Esses tbm hehehe

Compartilhar este post

Link para o post
cara, use MDF de 20 ou 25mm, no máximo. de 35mm vai ficar muito pesada, use cola Cascorez extra, parafusos 4x45, de 10 em 10cm. quanto a caixa la em cima, me parece ser revestida com um material chamado de folha de PVC, compra-se em lojas especializadas em material para marcenaria.

Aliás, compre tudo lá: MDF, COLA, PARAFUSOS(vai ficar mais barato), e se quiser revestir com PVC, compre tambem cola de contato, (que é a mesma cola de sapateiro), passe nas duas partes, espere alguns minutos, tome cuidado na hora de colar, pois podem se formar bolhas de ar, use algumas ripinhas de madeira para separa-las enquanto ajusta o PVC sobre o MDF, va tirando as ripinhas uma a uma e unindo ambas devagar, esfregue um pedaço de madeira protegido com um pano para não riscar, esqueça o compensado naval, pois entre as camadas existem pequenos espaços que irão interferir na qualidade do som, lembre-se de colar bem as partes, não economise na cola nem nos parafusos. e ponha pra estourar

edit: ah, ainda existe um MDF que é chamado de "capa", ele vem protegendo os demais no amarrado que vem de fábrica, e as lojas vendem essa "capa" por menos da metade do preço do MDF cru, perde-se muito pouca coisa, 2cm de cada lado (no maximo), porque vem com cintas de aço prendendo todas as chapas, e duas em cada amarrado são as "capas", que "ninguem" quer, por estarem com pequenos amassados nos cantos.

:legal: Valeu brother muita boa a dica. Tenho que ver se encontro este filme pvc aqui em Brasilia, poxa...ficaria muito show com este acabamento!

Nem porta de Igreja tem 35mm

Use 20mm (no máximo) e trave a caixa...

Esse povo não tem noção de madeiramento mesmo... rsrs

Já já vao está fazendo caixa de alveraria estrutural... rsrs

Isso é porque tem um bom guarda costas: DEUS!!!

Agora no meu caso, cacildis só tenho o cachorro da vizinha (e não estou falando daquele que late e tem quatro patas - historia é complexa rsrss)

Coca num faz isso naum mano

Nunca subestime duas coisas:

Primeira - Mulher com TPM

Segunda - Coca-cola

E lembre-se de tres coisas:

Primeira - Mulher com TPM é fogo.

Segunda - Lembre-se da primeira coisa

Terceira - Para de ler o raios dessa minha resposta e lembre-se sempre da primeira coisa a se lembrar.

hehehehhee :vts

Editado por benerofonte

Compartilhar este post

Link para o post

To vendo que vc esta propenso a fazer com o mdf mais grosso possivel, ja que vai fazer apenas uma caixa, vc pode comprar uma chapa de mdf mais fina e usar duas camadas por exemplo, se ta com os 35mm na cabeça pode usar mdf de 18mm dobrado, basta usar cola em toda face entre as camaads de mdf e parafusos juntando elas... Com certeza vc economizará bastante. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...