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johanniran

Andamento Projeto para Fusion 08. Favor Ajudar

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Oi pessoal. Espero que possam me ajudar nestas pequenas questões que colocarei aqui.

Possuo um Ford Fusion 2008. Até então acho o som muito bom, muito mesmo. Porém gostária de sentir o grave com mais força. Não sou de escutar o som em volume alto. Ráras são as ocasiões. Gostária de sentir o grave das musicas mesmo o som estando em um volume baixo ou consideravelmente baixo.

Vou postar minha dúvidas quanto aos equipametos que devo usar. (estando dentro do meu orçamento).

 

Devo mencionar que continuarei a usar o Player original do carro. Ele não tem saídas RCA.

Qual conversor adaptador de RCA devo usar.??

O carro tem uma bateria de 70 amperes.

Que cabo RCA devo usar? De quantos canais deve ser este cabo?

Já comprei 2 subwoofer N.A.R. SW3 de 10" de 300w

O amplificador sera um MTX, audiobank ou Fosgate. Ainda vou decidir.

Primeiro vou melhorar o grave e futuramente instalarei outro amplificador para os outros falantes originais mesmo. O carro contém um par de midbass 6" (25 rms), um par de tweeters, um par de coaxiais 6"(50 rms) e um para de subs 5x7 (28 rms. Deve ser RMS, né?). Estes ultimos sei que não são subs mas que batem bem, batem (eles não tem aqueles tweeters para voz que tem nos coaxiciais, triaxiciais).

 

Também pergunto quanto a instalação do sub. Pode estar de alguma forma fixado na lateral do carro (parede do porta malas)??

Tem como o sub funcionar bem, estando fixado na parede da mala? Ou precisa ficar na quelas caixas no meio do porta malas?

Não pensso em tirar os 5x7 do tampão para melhorar o grave para dentro da cabine.

71679457.jpg

28598635.jpg

Entre os dois falante 5x7 do tampão, há um recorte na lataria (parecido com os recortes onde se encaixa os falantes). Ele deve ter um circuferencia para falantes de 6" ou 5"

84442657.jpg

 

A seguinte foto mostra bem pertinho. Não consegui fazer ela ficar aberta mas é só clicarem ai.

http://img207.imageshack.us/img207/7937/63349952.jpg

Penssei em uma caixa bandpass. Alguem saberia a litragem para este tipo de caixa?

Ai poderia fazer os dutos da caixa sairem para cima exatamente nesta abertura.

Estou fazendo tratamento acústico nas portas, tampão traseiro e porta malas. Apliquei de 3 a 4 camadas da manta autoadesiva além de feltro betumado nas portas entre o forro e a lata. As portas ficaram muito mais rigidas. Fiz testes com cd de grave para saber quais eram os pontos de vibração. acredito que eleminei 90% das vibrações.

Editado por johanniran

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Vou começar com alguma coisa rsrs

 

Grave num carro sedã é complicado de conseguir. Algumas opções seriam:

 

1- Montar um sub de 12" em uma caixa dutada no porta-malas

2- Remover os 6x9e montar um sub no tampa. O sub precisa trabalhar em free air. Não é qualquer sub que consegue

3- Tem gente no forum que diz que conseguiu passar o grave fazendo a caixa do sub no lugar do estepe do carro (selada mesmo)

 

Usaria um sub de pelo menos 500W RMS. A impedancia do sub é muito importante casar com o amplificador. O sub pode ter bobina mono de 2/4/8 ohms ou dupla bobina de 2 ohms ou 4 ohms. No caso da dupla de 2 ele pode ser ligado em série resultando em 4 ohms ou em paralelo resultando em 1 ohm. A dupla de 4 pode ser ligada da mesma forma em 8 ou 2 ohms. O amplificador PRECISA suportar a impedância indicada. Para qualidade o ideal é sempre trabalhar com impedância de 4 ohms. Quanto menor a impedância, menor o fator de amortecimento do amplificador (damping factor) o que resulta em um controle menor do cone do sub... o sub pode acabar embolando.

 

Quanto a potência um sub de 500W ainda não pede necessariamente um mega capacitor, desde que vc tenha uma boa bateria (moura prata por exemplo). Se quiser procure um cap stinger / soundstream. O amplificador o ideal é que, na impedância final do sub, ele tenha uma potência entre 100% (igual a do sub) e 200% (o dobro da do sub). Quanto mais próximo dos 200% melhor, NUNCA inferior.

 

A caixa do sub pode ser de qualquer formato. Os PIORES formatos são justamente o quadrado e o cilindrico. O formato ideal é a esfera e um que fica próximo é o trapézio (o mais comum).

 

Sobre modelos nenhum desses me agrada... mas eu não sou cara do SPL, prefiro não opinar.

 

Abs

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Vou começar com alguma coisa rsrs

 

Grave num carro sedã é complicado de conseguir. Algumas opções seriam:

 

1- Montar um sub de 12" em uma caixa dutada no porta-malas

2- Remover os 6x9e montar um sub no tampa. O sub precisa trabalhar em free air. Não é qualquer sub que consegue

3- Tem gente no forum que diz que conseguiu passar o grave fazendo a caixa do sub no lugar do estepe do carro (selada mesmo)

 

Usaria um sub de pelo menos 500W RMS. A impedancia do sub é muito importante casar com o amplificador. O sub pode ter bobina mono de 2/4/8 ohms ou dupla bobina de 2 ohms ou 4 ohms. No caso da dupla de 2 ele pode ser ligado em série resultando em 4 ohms ou em paralelo resultando em 1 ohm. A dupla de 4 pode ser ligada da mesma forma em 8 ou 2 ohms. O amplificador PRECISA suportar a impedância indicada. Para qualidade o ideal é sempre trabalhar com impedância de 4 ohms. Quanto menor a impedância, menor o fator de amortecimento do amplificador (damping factor) o que resulta em um controle menor do cone do sub... o sub pode acabar embolando.

 

Quanto a potência um sub de 500W ainda não pede necessariamente um mega capacitor, desde que vc tenha uma boa bateria (moura prata por exemplo). Se quiser procure um cap stinger / soundstream. O amplificador o ideal é que, na impedância final do sub, ele tenha uma potência entre 100% (igual a do sub) e 200% (o dobro da do sub). Quanto mais próximo dos 200% melhor, NUNCA inferior.

 

A caixa do sub pode ser de qualquer formato. Os PIORES formatos são justamente o quadrado e o cilindrico. O formato ideal é a esfera e um que fica próximo é o trapézio (o mais comum).

 

Sobre modelos nenhum desses me agrada... mas eu não sou cara do SPL, prefiro não opinar.

 

Abs

Oi amigo. Obrigado pelo começo.

Se for uma caixa, ela tem que ser dutada?

Retirar os 5x7 do tampão eu não quero.

Fazer a caixa no lugar do estepe não da. Essa possibilidade ta descartada.

Intendi um pouco mais sobre os OHMS. Para um sub que toque o seu maximo (RMS)em 2ohms. o sub ligado em paralelo tem que ser 4+4ohms né????

Mas esta duas marcas de sub não são boas?

Eu não quero nada muito absurdo não. Não vo fica escutando o som em volume altão não.

E os amplificadores? Este kenwood não é legal? entre estes equipamentos quais seriam melhores?

A não se que exista algo bem melhor pelos mesmos preços. Sb na faixa de R$ 550 e amplificador na faixa de R$ 650,00.

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Oi amigo. Obrigado pelo começo.

Se for uma caixa, ela tem que ser dutada?

Retirar os 5x7 do tampão eu não quero.

Fazer a caixa no lugar do estepe não da. Essa possibilidade ta descartada.

Intendi um pouco mais sobre os OHMS. Para um sub que toque o seu maximo (RMS)em 2ohms. o sub ligado em paralelo tem que ser 4+4ohms né????

Mas esta duas marcas de sub não são boas?

Eu não quero nada muito absurdo não. Não vo fica escutando o som em volume altão não.

E os amplificadores? Este kenwood não é legal? entre estes equipamentos quais seriam melhores?

A não se que exista algo bem melhor pelos mesmos preços. Sb na faixa de R$ 550 e amplificador na faixa de R$ 650,00.

Bom, vou dar minha opinião, que também sou leigo no assunto.

 

O sub se for bobina dupla de 2+2ohms e seu amp for de 4ohms, vc liga ele em paralelo, casando 4ohms do sub com o amp.

Não é necessário que a caixa seja dutada, mas no seu caso, a dutada daria um som melhor.

Eu iria de Fosgate P3 e Taramps ou Hurricane.

 

Como não entendo muito de SPL, não vou indicar outras marcas de amplificadores, mas se fosse pra SQ, eu indicaria marcas como Hertz, Audiobank, Rockford Fosgate, JBL e JL.

 

Abraços!

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Bom, vou dar minha opinião, que também sou leigo no assunto.

 

O sub se for bobina dupla de 2+2ohms e seu amp for de 4ohms, vc liga ele em paralelo, casando 4ohms do sub com o amp.

Não é necessário que a caixa seja dutada, mas no seu caso, a dutada daria um som melhor.

Eu iria de Fosgate P3 e Taramps ou Hurricane.

 

Como não entendo muito de SPL, não vou indicar outras marcas de amplificadores, mas se fosse pra SQ, eu indicaria marcas como Hertz, Audiobank, Rockford Fosgate, JBL e JL.

 

Abraços!

é serie, não paralelo, pra dar os 4ohms.

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é serie, não paralelo, pra dar os 4ohms.

Exatamente, me equivoquei.

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Bom, vou dar minha opinião, que também sou leigo no assunto.

 

O sub se for bobina dupla de 2+2ohms e seu amp for de 4ohms, vc liga ele em paralelo, casando 4ohms do sub com o amp.

Não é necessário que a caixa seja dutada, mas no seu caso, a dutada daria um som melhor.

Eu iria de Fosgate P3 e Taramps ou Hurricane.

 

Como não entendo muito de SPL, não vou indicar outras marcas de amplificadores, mas se fosse pra SQ, eu indicaria marcas como Hertz, Audiobank, Rockford Fosgate, JBL e JL.

 

Abraços!

Andei lendo algumas coiss sobre os subs e percebi que o Fosgate teria uma qualidade melhor. E algo mencionando "SQ"

Desculpem. Mas alguém poderia me dar uma breve explicação da diferença entre SPL e SQPL (acho que é isso) Seria o grave?

O aplificador da kenwood não fica legal ai?

E quanto a acústica da mala? la de vidro da muita diferença ou o melhor é só a manta asfaltica?

valeu por enquanto pessoal.

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Dica 1: Se vc quer sentir o grave mesmo em volumes baixos, fuja de falantes duros como Fosgate e Bravox. Um NAR 12SW3, ou algum JL deve ficar bacana.

 

Dica 2: Ou vc tira os falantes do tampão ou abre outro buraco pro grave entrar.

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Dica 1: Se vc quer sentir o grave mesmo em volumes baixos, fuja de falantes duros como Fosgate e Bravox. Um NAR 12SW3, ou algum JL deve ficar bacana.

 

Dica 2: Ou vc tira os falantes do tampão ou abre outro buraco pro grave entrar.

Puxa não sabia que os Fosgate seriam duros. Estive namorando um JL. Primeiramente, só de olhar ele da pra perceber que ele deve bater muito.

Tem muita dferença entre o Jl (10w3v3-4) e o (10w6v2-D4)????? percebi que este ultimo é muito mais incorpado o outro parece mais fraquinho. O primeiro ja daria um ótimo resultado ou o negocio é mandar logo um 10w6v2??

PEsquisei o NAR e achei bem barato. Barato demais até. ELe é bom mesmo. Parece nem chegar aos pés dos JL.

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Ei pessoal. E o Sub da JBL GTO-1214d ?? Não seria melhor que os NAR ? Tem um cara vendendo um JL 10w6 por uns 800, 850 pila. Mas usado nunca se sabe né!!

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Cara, eu iria de JL 10w6.

Manta asfaltica dá muito trabalho colocar. Lã de vidro nunca mexi, então nao posso opinar.

Vc poderia tratar com manta auto-adesiva.

 

Futuramente vou colocar um N.A.R. 10sw2, qualquer coisa te falo se curti. Lá pra janeiro vo pegar ele.

 

Abraços

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Amigo, outra idéia seria usar dois subs leves, tipo JL 10w0 ou Nar 10sw2/12sw2, com um amp mono específico para sub (pode ser classe AB ou mesmo D, alguma coisa próxima de 500w rms na impedância que 'fechasse' com os dois subs). A Kenwood tem amps deste tipo, a MTX tbem, a Fosgate tbem, e várias outras. Usando caixa selada (dentro do projeto do fabricante... tem gente que detesta selada pq. experimenta caixas pequenas demais, aí não rola), vc. perderia pouco espaço de bagagem. Se espaço não for problema, os dois subs em caixa dutada (de novo, pelo projeto do fabricante, ok?) seriam garantia de subgraves BEM perceptíveis. Em ambos os casos, vc. perceberia o trabalho dos subs desde volumes mais baixos, comparando com um único sub pesado. Outra coisa boa para sedan é retirar os falantes traseiros, ajuda demais a transmitir os subgraves... todos os sedans que tive fiz isso (Civic, Santana, Corolla), dá diferença.

 

Eu tentaria primeiro montar sub e amp, se percebesse muita vibração de latas e acabamentos, aí atacaria de manta + feltro. Se não acontecesse isso, deixaria quieto.

 

Acho que é isso. :legal:

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Amigo, outra idéia seria usar dois subs leves, tipo JL 10w0 ou Nar 10sw2/12sw2, com um amp mono específico para sub (pode ser classe AB ou mesmo D, alguma coisa próxima de 500w rms na impedância que 'fechasse' com os dois subs). A Kenwood tem amps deste tipo, a MTX tbem, a Fosgate tbem, e várias outras. Usando caixa selada (dentro do projeto do fabricante... tem gente que detesta selada pq. experimenta caixas pequenas demais, aí não rola), vc. perderia pouco espaço de bagagem. Se espaço não for problema, os dois subs em caixa dutada (de novo, pelo projeto do fabricante, ok?) seriam garantia de subgraves BEM perceptíveis. Em ambos os casos, vc. perceberia o trabalho dos subs desde volumes mais baixos, comparando com um único sub pesado. Outra coisa boa para sedan é retirar os falantes traseiros, ajuda demais a transmitir os subgraves... todos os sedans que tive fiz isso (Civic, Santana, Corolla), dá diferença.

 

Eu tentaria primeiro montar sub e amp, se percebesse muita vibração de latas e acabamentos, aí atacaria de manta + feltro. Se não acontecesse isso, deixaria quieto.

 

Acho que é isso. :legal:

oi amigo. mas estes JL 10w0 que indicou tem 150 rms e bobina simples. Com essas configurações acha que eles dariam um grave legal? mesmo em baixo volume? obrigado.

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Cara, eu iria de JL 10w6.

Manta asfaltica dá muito trabalho colocar. Lã de vidro nunca mexi, então nao posso opinar.

Vc poderia tratar com manta auto-adesiva.

 

Futuramente vou colocar um N.A.R. 10sw2, qualquer coisa te falo se curti. Lá pra janeiro vo pegar ele.

 

Abraços

desculpe amigo. é isso mesmo. manta auto adesiva foi o que eu quis dizer. mete maçarico e derrete pixe no carro ta fo**. isso não.

estive vendo os sub NAR. vc ja viu eles funcionando? tem uma potencia tão baixa. sera que da um grave gostoso?

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Oi pessoal. Quero escolher pelo menos o sub até o dia 24. Alguém conhece a linha de subs AUDIOPHONIC (club 10, 12, H-tech 10" Mht) e a linha da MTX ? o Mtx Thunder Square Ts8512 ?? tem um grave bom?

Veja este site: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-165894320-auto-falante-infinity-860w-kicker-jbl-rockford-jl-audio-_JM

Se colocar dois destes ficaria bom o grave? ou até 3 ??

obrigado pessoal.

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cara, primeiro som, não inventa... vai nos tradicionais que voce nao vai se arrepender. Depois com conhecimento e experiencia voce pensa se vale a pena fazer upgrades e tudo mais.

 

Vai no NAR SW3 que voc vai curtir.

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cara, primeiro som, não inventa... vai nos tradicionais que voce nao vai se arrepender. Depois com conhecimento e experiencia voce pensa se vale a pena fazer upgrades e tudo mais.

 

Vai no NAR SW3 que voc vai curtir.

Valeu pela dica. Eu não sou muito doido por som. mas um bom grave todo mundo gosta. Vou ficar com esse carro uns 3 anos. Então é o tempo que vai ficar o som. Não quero ter que mudar alguma coisa depois de feito. Mas queria algo dentro do orçamento.

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Pessoal. Comprei 2 sub NAR sw3 de 10" o vendedor me perguntou se eu não queria levar os de 12" Teria diferença de som?? Devo pegar os de 12" ?? Fui de 10" pq queria que ocupasse menos espaço. Imaginei que a litragem da caixa seria menor. E ai pessoal? da pra continuar com os de 10" ou devo ir de no maior?

Qual amplificador devo usar? Um que case bem legal para estes subs. obrigado.

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cara, primeiro som, não inventa... vai nos tradicionais que voce nao vai se arrepender. Depois com conhecimento e experiencia voce pensa se vale a pena fazer upgrades e tudo mais.

 

Vai no NAR SW3 que voc vai curtir.

Dá muita diferença do SW3 de 10" pro SW2 de 10"? Pra ser empurrado por um audiobank 4100 em bridge (200W), qual o mais indicado? Voltado pra SQ.

 

EDIT:

@johanniran

Cara, eu nunca escutei nenhum N.A.R., mas quem já ouviu diz ser muito bom, e que dá um som legal.

Editado por Taviaum

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Cara possuo um Fusion 2008 também... Já desmontou os forros da porta? Aquilo não parecem falantes de 6" e sim 5x7.

Estou montando o som no meu também, vou manter o player, portanto vou colocar um processador de audio também.

Qualquer coisa me add no msn; cdr13@uol.com.br

 

Abraço.

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Pessoal. Comprei 2 sub NAR sw3 de 10" o vendedor me perguntou se eu não queria levar os de 12" Teria diferença de som?? Devo pegar os de 12" ?? Fui de 10" pq queria que ocupasse menos espaço. Imaginei que a litragem da caixa seria menor. E ai pessoal? da pra continuar com os de 10" ou devo ir de no maior?

Qual amplificador devo usar? Um que case bem legal para estes subs. obrigado.

 

Se me permite o pitaco, acredito que os de 10" são uma melhor opção que os de 12" para música, e não para SPL. Esses dois caretas, bem alimentados (pelo menos 300W rms em cada) te deixarão BEM satisfeito em termos de subgraves. Um amplificador legal para empurrá-los deveria ter 600W rms em bridge a 2 ohms, ou duas bridges de 300W rms em 4 ohms. Fique tranquilo que o casamento 1,5 ohm (falantes) x 2 ohms (bridge) ou 3 ohms (falante) x 4 ohms (bridge) é perfeitamente possível, ok? Regulando o som corretamente não terá problema nenhum em deixá-los assim.

 

Pesquisando um pouco sobre amplificadores SQ Plus, encontrei esses caras nos classificados:

 

MTX X1000D:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=148685&st=0&p=2170236&hl=amplificador%20600&fromsearch=1entry2170236

 

Rockford Fosgate Power 551x:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=112975&hl=fujii76&st=0

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço.

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Cara possuo um Fusion 2008 também... Já desmontou os forros da porta? Aquilo não parecem falantes de 6" e sim 5x7.

Estou montando o som no meu também, vou manter o player, portanto vou colocar um processador de audio também.

Qualquer coisa me add no msn; cdr13@uol.com.br

 

Abraço.

Oi amigo. Não desmontei os forros não. Até lhe pergunto como vc fez? Difícil? Quero por a manta nas portas. Sabe me dizer a potencia desses falantes das portas? Vai ligar os originais em um amplificador? Me diga ai o que vc pretende. E valeu pela menssagem.

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Se me permite o pitaco, acredito que os de 10" são uma melhor opção que os de 12" para música, e não para SPL. Esses dois caretas, bem alimentados (pelo menos 300W rms em cada) te deixarão BEM satisfeito em termos de subgraves. Um amplificador legal para empurrá-los deveria ter 600W rms em bridge a 2 ohms, ou duas bridges de 300W rms em 4 ohms. Fique tranquilo que o casamento 1,5 ohm (falantes) x 2 ohms (bridge) ou 3 ohms (falante) x 4 ohms (bridge) é perfeitamente possível, ok? Regulando o som corretamente não terá problema nenhum em deixá-los assim.

 

Pesquisando um pouco sobre amplificadores SQ Plus, encontrei esses caras nos classificados:

 

MTX X1000D:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=148685&st=0&p=2170236&hl=amplificador%20600&fromsearch=1entry2170236

 

Rockford Fosgate Power 551x:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=112975&hl=fujii76&st=0

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço.

 

Legal seu palpite. me ajudou na escolha das polegadas. Quanto a esta ligação em bridges, como os sub podem ser ligados? em 3ohm? 1,5ohm? da pra ligar eles a 1,5ohm?? da pra ligar els em 4ohm? quantos rms ele terim com estas ligações? obrigado pela ajuda, obrigado mesmo.

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Legal seu palpite. me ajudou na escolha das polegadas. Quanto a esta ligação em bridges, como os sub podem ser ligados? em 3ohm? 1,5ohm? da pra ligar eles a 1,5ohm?? da pra ligar els em 4ohm? quantos rms ele terim com estas ligações? obrigado pela ajuda, obrigado mesmo.

 

Seguinte:

 

Ligação em paralelo (6+6) = 3 ohms (você pode ligar assim em uma bridge de 4 ohms)

Ligação em paralelo (dois subs) = 1,5 ohm (você pode ligar assim em uma bridge de 2 ohms)

 

Para ver como ficariam lessas ligações, dá uma consultada na página da NAR (ficha técnica):

 

http://www.nar-audio.com.br/produtos_det.php?codeps=MTF8MHw3Mw==

 

Abraço.

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Seguinte:

 

Ligação em paralelo (6+6) = 3 ohms (você pode ligar assim em uma bridge de 4 ohms)

Ligação em paralelo (dois subs) = 1,5 ohm (você pode ligar assim em uma bridge de 2 ohms)

 

Para ver como ficariam lessas ligações, dá uma consultada na página da NAR (ficha técnica):

 

http://www.nar-audio.com.br/produtos_det.php?codeps=MTF8MHw3Mw==

 

Abraço.

E ai amigo, tudo bem? vc me deu uma certa luz nesta questão da ligação com o amplificador. Mas qual a diferença entre ligar ele em paralelo ou em Série?? Tem diferença na qualidade do som? obrigado.

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