Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Ianaconi

[Review] Protótipo Legatia L4 SE

Recommended Posts

Pessoal, o ccunha aqui do forum me mandou essas fotos.

Ele começou os testes do protótipo do Legatia L4 Special Edition. Único exemplar do mundo.

Comecinho de janeiro já estará disponível comercialmente a versão final.

Em breve vou pedir para ele postar aqui as impressões iniciais e mais explicações do teste.

dsc0144lr.jpg

dsc0145vv.jpg

dsc0146ev.jpg

dsc0147gi.jpg

dsc0148b.jpg

dsc0151pj.jpg

dsc0152b.jpg

dsc0160jc.jpg

dsc0161b.jpg

dsc0162y.jpg

tfr33fatmp.jpg

Depois vou colocar tudo no nosso novo site - http://www.ianaconi.com.br

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá a todos,

O Diogo me mandou o L4SE para testar e ir ao ultimo campeonato em São Paulo, mas o carro não ficou pronto a tempo. Nesse meio tempo resolvi montar uma caixinha e ver o potencial do brinquedo.

Minha idéia aqui é de descrever da melhor forma possível o comportamento do mid range, gostaria de deixar claro que não ganho, monetariamente, nada com isso, ganho somente a oportunidade de testar um belo equipamento.

Bem façamos como o Jack Estripador; por partes. Vou dividir esse review (pessoal) em três etapas.

a) Descrição do sistema utilizado e discografia.

b) Descrição da caixa e do cross utilizado.

c) Comentários finais.

Para ficar um texto mais didático e coerente utilizarei os termos deste artigo do Autosom (http://autosom.net/artigos/qualidade_som.htm). Acho que uniformiza os conceitos e não deixa que eu viaje muito. Outro artigo bacana é esse (http://autosom.net/artigos.asp) que dá uma noção de crossovers.

O sistema utilizado para os teste é CREEK 5350SE, CREEK CD PLAYER CLASSIC, CAIXAS OPERA CALLAS SP caixas italianas tipo torre (como referência), CABOS CHORD ODYSSEY 4 bi amplificado 2 metros e CABO RCA CHORUS 2. Este um sistema muito transparente que define bem os recortes e planos da imagem sonora, uma resposta estúpida aos transientes, bem como uma fantástica resposta tanto na macro como na micro dinâmica.

A discografia utilizada foi:

AC-DC-OST.IronMan.2.2010 (Shoot To Thrill, Rock `N` Roll Damnation) (Detalhamento, se não for bom o mid embola mesmo no médio por conta das distorções nas guitarras)

Dave Matthews Band - Big Whiskey & The GrooGrux King (Shake Me Like a Monkey) (Macro dinâmica)

Diana Krall - Live in Paris (2002) (Let's Fall In Love)(Micro dinâmica, foco e imagem)

Eva Cassidy - Live At Blues Alley (Take me to The River)( Visceralismo (um baita Rock, nesta faixa a gitarra tem uma leve distorção o que mostra se o médio é ardido)

James Blunt - Back to Bedlam FLAC (Wise Men) (Detalhamento, nessa faixa pirei como o solinho de violão aço)

Focal JMLab - No7 ( Down On My Knees, Ne Me Quitte Pas)

Rickie Lee Jones - Pop Pop (1991) (Dat Dere) (Detalhamento e imagem)

Para o cross decidi fazer um com corte em 4,5k a 6db8a, butherworf, atenuando o L1 pro SE em 3dbs. O L4 SE sobe até uns 14k isso no free air, bastaria por um super tweeter para fazer par. Como os falantes são muito lineares e aparentemente não apresentaram distorções audíveis fui num ‘slope’ baixo. Partir para uma rede mais intricada acho um suicídio, vendo que eles apresentaram um resposta audível (totalmente pessoal) sem necessidades de correções.

Para construção utilizei bobinas de fio chato 12awg da alpha-core para o corte lowpass do L4SE e capacitores solen e Mcap para o corte hipass, a Lpad foi feita com resistores Mundorf (moc). Hook-up wire foram utilizados cabos de multímetro (multicabo).

A caixa é esférica imitando as caixas Antoni Gallo, mas tem uma razão para tal. Caixas esféricas apresentam menos ondas estacionárias. O amortecimento é dado apenas por uma camada de isopor. Não coloquei plumante, pois não houve necessidade de correção. O volume interno é de aproximadamente 2 litros (qtc = 0,653, ql = 7 e f3=150).

Editado por ccunha

Compartilhar este post

Link para o post

Queria dizer novamente que estas são avaliações pessoais, convido os amigos aqui de Brasília para ouvirem essa caixinha para discordar, concordar e tomar umas cervejinhas também.

Aí se ficar sério ponho a prova os mids de 4,5 in que tenho (sacanspeak 12m, B&w e Eastec) para testar também e ver como o L4 SE se sai perante a estes.

Vamos as minha observações:

Equilíbrio espectral: O L4 SE impressiona por sua faixa de resposta, responde muito tanto na baixa como na alta, varia de 100hz a 12kHz. 100Hz por culpa da caixa que é um selada, mesmo assim tem um grave que não se ouve num mid de 4,5. Creio por conta de seu motor e alta excursão (xmax 3mm on way). Já o conjunto L4 e L1 (SE) responde acima dos 20kHz (não tem sweep mair e nem ouço mais que 18k, mas confio que o ring radiator da Hibrid cumpra o prometido ~40kHz).

Focando no L4SE. É um mid verdadeiramente hi end com uma resposta precisa e de um detalhamento que impressiona pela forma na qual processa a onda e entrega aos ouvidos. A ambiência é outro ponto forte, perdeu por muito pouco das Opera Callas.

O palco e imagem sonora assustam por sua riqueza mostrou os vários planos da música Take me to The River da Eva Cassidy. Outro CD que não mencionei no set acima foi um barzinho e um violão Jovem Guarda. Os violões foram extremamente detalhados e precisos, parecia que estava no barzinho ouvindo os músicos tocarem.

Editado por ccunha

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas perguntas... foi utilizado algum midbass ou subwoofer para completar a amplitude da resposta? Foi feito algum tipo de passa-alta no mid? Chegou a analisar o power handling do mid no sistema montado (acho importante ter uma ideia disso já que vai ser utilizado no carro)?

Como era o ambiente em que foi feito o teste? O teste auditivo foi feito de qual posição?

VOcê chegou a passar o sistema no RTA?

Se pudesse tb dar mais detalhes dos resultados de equilíbrio e precisão tonal, macro e micro dinâmicas, foco, separação, enfim eu vi que vc uso faixas pra analisar isso mas não comentou nada depois. O ideal seria repassar as músicas uma a uma com os seus comentários. Se puder tb falar mais sobre a comparação com o sistema de referência seria interessante.

Claro, tudo isso é um pedido, faz tempo que não via um review por aqui, acho que todos precisamos mais de coisas assim, principalmente aqui no Hi-Fi.

Abs

PS.: opnião pessoal. A caixa eu teria montado ela com o mid "flush" com a superfície esférica. Além de evitar o problema de ondas estacionárias tb evitaria difração nas quinas do baffle. Outra coisa, teria feito um chanfro na parte interna de onde o mid é montado. Não sei como é a ventilição do speaker, mas normalmente é necessário para um mid desse tamanho.

Editado por offtime

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas perguntas... foi utilizado algum midbass ou subwoofer para completar a amplitude da resposta? Foi feito algum tipo de passa-alta no mid? Chegou a analisar o power handling do mid no sistema montado (acho importante ter uma ideia disso já que vai ser utilizado no carro)?

Como era o ambiente em que foi feito o teste? O teste auditivo foi feito de qual posição?

Se pudesse tb dar mais detalhes dos resultados de equilíbrio e precisão tonal, macro e micro dinâmicas, foco, separação, enfim eu vi que vc uso faixas pra analisar isso mas não comentou nada depois. O ideal seria repassar as músicas uma a uma com os seus comentários. Se puder tb falar mais sobre a comparação com o sistema de referência seria interessante.

Claro, tudo isso é um pedido, faz tempo que não via um review por aqui, acho que todos precisamos mais de coisas assim, principalmente aqui no Hi-Fi.

Abs

PS.: opnião pessoal. A caixa eu teria montado ela com o mid "flush" com a superfície esférica. Além de evitar o problema de ondas estacionárias tb evitaria difração nas quinas do baffle. Outra coisa, teria feito um chanfro na parte interna de onde o mid é montado. Não sei como é a ventilição do speaker, mas normalmente é necessário para um mid desse tamanho.

Valeu pelas colocações, mas novamente vamos por partes.

Foi utilizado algum midbass ou subwoofer para completar a amplitude da resposta?

Só foi utilizado o mid com o tw, nada de sub, pois seria o conjunto e não o mid que seria avaliado.

Foi feito algum tipo de passa-alta no mid?

Não, pois a caixa de certa forma funciona como um passa alta. (Depois paso o gráfico do bassbox para mostrar como é o desenvolvimento)

Chegou a analisar o power handling do mid no sistema montado (acho importante ter uma ideia disso já que vai ser utilizado no carro)?

Não quis abusar do mid, mas se observar o manual atesta 70W RMS, como o meu sistema manda 200w RMS, não quis exagerar. Porem no meu carro será cortado por volta do 200Hz e receberá entornode 110w RMS.

Foi na sala que esta na foto, retangular com aproximadamente 16 a 20m2, caixas distantes 1,8m uma da outra e posicionado a 2,5m da fonte sonora.

Só um sweep de frequência. Tem um tempo que quero comprar um RTA da audio control. Tem o PC RTA, mas com cápsula de eletreto não dá; quebra um galho.

Tua sugestão seria cumprida hoje em fazer uma analise faixa por faixa, mas tive que sair para cumprir com minhas obrigações domésticas (Casado + mulher grávida = supermercado. Ao longo da semana falo mais. Peço até desculpas por isso.

"A caixa eu teria montado ela com o mid "flush" com a superfície esférica. Além de evitar o problema de ondas estacionárias tb evitaria difração nas quinas do baffle."

Na montagem da caixa pensei em fazer flush mesmo, porem tinha este baffle pronto e o utilizei, pois fiz essa caixa em uma tarde. Creio que as difrações provenientes no baffle são extremamente mínimas nela em comparação aos tradicionais retangulares.

"Não sei como é a ventilição do speaker, mas normalmente é necessário para um mid desse tamanho."

Não entendi está ultima colocação. Ventilação?

Queria deixar registrado que falta ainda um detalhamento melhor do comportamento de cada faixa, mas os comentários nas faixas utilizadas já se referem ao mid.

Vou ver com alguns candangos se eles podem vir na minha casa e comentarem sobre o que eles irão ouvir, pois acho que somente minha opinião não é o suficiente.

Abração Offtime, valeu mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos, sua biba egoísta... nem me ligou...

Bora marcar uma audição, e botar os planos em dia!

Claro, temos que ver a biba do Tiba, Paulo e Mário (Velha guarda cachaceira) para virem aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Pow... agora vai virar encontro dos casados...

Eu casei, Tiba casou, Mário tá noivo, Paulo tá na coleira (ainda)...

Isso sem falar no povo que já era casado... Fred, Serjão, você...

Precisamos alinhar as mentes... idéias aqui... hehehehehehe

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Po, so pq não sou casado num posso entrar nessa?

Quero ouvir esse mid pra ver o que ele pode fazer..

Tava sumido, mas to na area, agora que a facul me deu um tregua!

PS: Carlão fiquei sabendo que seu set ta saindo com carro novo e num vi nada ainda, to curioso, seu set promete!

Vamos marcar, se der esse sabado ai ou qualquer dia a noite!

Abs

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Tréplica? Rss

Foi utilizado algum midbass ou subwoofer para completar a amplitude da resposta?

Só foi utilizado o mid com o tw, nada de sub, pois seria o conjunto e não o mid que seria avaliado.

OFFTIME: Mas da mesma forma que vc utilizou o L1SE para complementar as frequências mais altas não faria sentido usar o L6SE para complementar as mais baixas?

Foi feito algum tipo de passa-alta no mid?

Não, pois a caixa de certa forma funciona como um passa alta. (Depois paso o gráfico do bassbox para mostrar como é o desenvolvimento)

OFFTIME: eu entendo que a caixa tenha um F3 e tenha uma queda de rendimento a partir daí (6Db/8a no caso de uma selada), mas mesmo respondendo a -6/-12 Db a excursão do driver na caixa continua sendo afetada. No caso se pegar uma faixa de música com um pico dinâmico de 10Db em 80Hz pode ser que cause excursão excessiva do driver... A caixa não funciona como passa-alta in totum. Eu teria medo de mandar 50W num mid sem um passa-alta.

Chegou a analisar o power handling do mid no sistema montado (acho importante ter uma ideia disso já que vai ser utilizado no carro)?

Não quis abusar do mid, mas se observar o manual atesta 70W RMS, como o meu sistema manda 200w RMS, não quis exagerar. Porem no meu carro será cortado por volta do 200Hz e receberá entornode 110w RMS.

OFFTIME: Novamente entro na questão do cross HPF. O manual especifica 70W com qual corte? Qual a frequência e o slope? Um ribbon pode não aguentar 2W se alimentado com um frequência de 100Hz, mas pode aguentar 150W se tiver um HPF de terceira ordem em 3500Hz. Uma situação semelhante existe aí.

Foi na sala que esta na foto, retangular com aproximadamente 16 a 20m2, caixas distantes 1,8m uma da outra e posicionado a 2,5m da fonte sonora.

OFFTIME: Acharia interessante testar com o driver mais próximo, quase near-field mesmo, já que é uma situação mais parecida com o que acontece em um carro. Mas claro, não sei se o teste é para ver a resposta dele em um carro ou no geral mesmo.

Só um sweep de frequência. Tem um tempo que quero comprar um RTA da audio control. Tem o PC RTA, mas com cápsula de eletreto não dá; quebra um galho.

OFFTIME: Sem problemas

Tua sugestão seria cumprida hoje em fazer uma analise faixa por faixa, mas tive que sair para cumprir com minhas obrigações domésticas (Casado + mulher grávida = supermercado. Ao longo da semana falo mais. Peço até desculpas por isso.

OFFTIME: entendo completamente rsrs e agradeço a disposição!

"A caixa eu teria montado ela com o mid "flush" com a superfície esférica. Além de evitar o problema de ondas estacionárias tb evitaria difração nas quinas do baffle."

Na montagem da caixa pensei em fazer flush mesmo, porem tinha este baffle pronto e o utilizei, pois fiz essa caixa em uma tarde. Creio que as difrações provenientes no baffle são extremamente mínimas nela em comparação aos tradicionais retangulares.

OFFTIME: Entendo os motivos. Mas a difração ali continua igual a de qualquer caixa retangular. Não tem uma área de baffle muito grande ao redor do driver e a quina do baffle tem um raio praticamente zero (canto vivo). Esse raio de canto que causa problemas, o ideal seria que as bordas do baffle tivessem raios grandes para evitar isso. Com o driver montado numa esfera é isso que acontece, o raio da esfera funciona como o raio de canto do baffle, ou seja, é beeeem grande.

"Não sei como é a ventilição do speaker, mas normalmente é necessário para um mid desse tamanho."

Não entendi está ultima colocação. Ventilação?

OFFTIME: alguns falantes tem uma área de ventilação atrás da aranha. Se esse tiver o ideal seria manter essa área livre para "respirar"

Queria deixar registrado que falta ainda um detalhamento melhor do comportamento de cada faixa, mas os comentários nas faixas utilizadas já se referem ao mid.

Vou ver com alguns candangos se eles podem vir na minha casa e comentarem sobre o que eles irão ouvir, pois acho que somente minha opinião não é o suficiente.

OFFTIME: bacana a quantidade de gente de "qualidade" que vcs tem disponível por aí! Aguardando os resultados mais uma vez rs Recomendo liberarem os cartões de créditos para incentivar as respectivas esposas a apoiarem o projeto

Abs amigo! Boa sorte com as novas audições

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá novamente, mas antes de mais nada minha avaliação é de caráter subjetivo apenas para compartilhar essa experiência com os demais colegas de fórum, terei a maior boa vontade em responder todos os questionamentos. Mas para ficar claro vamos lá :mac1 :

OFFTIME: Mas da mesma forma que vc utilizou o L1SE para complementar as frequências mais altas não faria sentido usar o L6SE para complementar as mais baixas?

Eu: Sim, poderia ser feito isso. Mas da forma que montei fica fácil desligar O L1 pro SE e ver como se sai somente o mid. Minha idéia também é acertar o conjunto L4 SE e L1proSE, ver como se sai em ambiente residencial, pois tenho vontade de montar uma torre com eles. O L6SE está na porta do carro e não tinha nenhum indutor na casa dos 3mH aqui em casa para fazer um 3 vias.

OFFTIME: eu entendo que a caixa tenha um F3 e tenha uma queda de rendimento a partir daí (6Db/8a no caso de uma selada), mas mesmo respondendo a -6/-12 Db a excursão do driver na caixa continua sendo afetada. No caso se pegar uma faixa de música com um pico dinâmico de 10Db em 80Hz pode ser que cause excursão excessiva do driver... A caixa não funciona como passa-alta in totum. Eu teria medo de mandar 50W num mid sem um passa-alta.

Tudo bem não seria um hi pass de primeira ordem in totum, porem o controle do driver é maior na selada e a excursão do L4 é 3mm one way. Como estava do lado observei que não excursionava muito a quase meia potência. Nas avaliações posso muito beem adicionar um capacitor pra fazer o hi pass se quiser fazer a casa tremer hehehe.

OFFTIME: Novamente entro na questão do cross HPF. O manual especifica 70W com qual corte? Qual a frequência e o slope? Um ribbon pode não aguentar 2W se alimentado com um frequência de 100Hz, mas pode aguentar 150W se tiver um HPF de terceira ordem em 3500Hz. Uma situação semelhante existe aí.

Aqui esta o manual do L4SE http://www.ianaconi.com.br/manual-specs/LegatiaL4SE.pdf, nele você poderá ver a potência nominal e máxima adimitida. Aqui fiquei meio chateado, mas deixa pra lá :rolleyes: .

OFFTIME: Entendo os motivos. Mas a difração ali continua igual a de qualquer caixa retangular. Não tem uma área de baffle muito grande ao redor do driver e a quina do baffle tem um raio praticamente zero (canto vivo). Esse raio de canto que causa problemas, o ideal seria que as bordas do baffle tivessem raios grandes para evitar isso. Com o driver montado numa esfera é isso que acontece, o raio da esfera funciona como o raio de canto do baffle, ou seja, é beeeem grande.

Desculpe discordar hehehe, dê uma olhada nesse link http://www.silcom.com/~aludwig/images/diffdem.gif que mostra como se processa a difração e no caso da minha caixinha, volto a dizer, isso é mínimo. O problema não é só canto vivo e sim a distancia do cento do tw à quina. No site do Renato do Htfórum tem um monte de links bacanas.

OFFTIME: alguns falantes tem uma área de ventilação atrás da aranha. Se esse tiver o ideal seria manter essa área livre para "respirar"

Agora que entendi o que você quis dizer rssss. Tem folga sim :legal:

Offtime te agradeço muito por questionar e discutir polidamente, sempre fui de falar pouco, visto minha quantidade de posts. Mas creio que o fórum ficou muito parado por um tempo e agora pelo pedido do Ianaconni em testar resolvi falar mais e ver se animo a turma daqui a participar mais, fora o Klebão é claro :vtskkkk . Vou criar o costume de compartilhar mais a maluquices que faço com todos, até meu carro que saiu da Dolby e estou fazendo aos poucos em casa.

Abração novamente.

Editado por ccunha

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu odeio escrever aqui... perdi muita coisa que eu tinha escrito pq apertei sem querer um botão de voltar no navegador.

Enfim! Fico contente em poder discutir sobre esses vários aspectos com vc, ainda mais enquanto espero a audição que vcs estão planejando! Boa sorte e tragam muito mais informação para os pobres coitados amigos foristas.

Vi que vc ficou chateado com alguma coisa, mas cara minhas desculpas se foi algum comentário. Nunca quis desmerecer nada que vc fez, muito pelo contrário.

Sobre o baffle a ilustração que vc mandou é justamente sobre o que eu estava falando. As quinas em cantos vivos causam esse efeito (em verde e vermelho no gif). No caso da sua caixa essas quinas da imagem são os cantos do baffle onde o mid e o twt estão montados. Uma maneira de evitar isso é fazendo o arredondamento delas. No caso de um falante montado flush em uma esfera a esfera funciona como um arredondamento de raio bem grande (igual ao raio da própria esfera). Sem a difração fica difícil para o seu cérebro encontrar a fonte do som, fica difícil apontar o speaker, fazendo com que ele desapareça no palco.

Agora sobre o manual do driver...

Achei os parâmetros interessantes, sensibilidade alta pra um driver desse tamanho, excursão bacana que ajuda a segurar os 35W em fullrange.

Agora, vi que a indicação é para montar ele em IB, vi poucos drivers assim nesse tamanho, mas acabei com a sensação de que talvez apenas o baffle já fosse o suficiente para testar ele. Vi tb que eles recomendam um crossover bem agressivo pro driver (140hz 4a ordem), de acordo com o que eu imaginei.

Uma coisa que eu gostei muito foi ver que eles usam o mesmo software CAD com que eu trabalho, aliás, já fica a dica pro Ianaconi passar o meu contato pro Sr Buwalda caso ele precise de alguém pra trabalhar com isso. Eu prometo não pintar o driver de rosa.

Agora vamos ao que eu não gostei. Basicamente da curva de resposta como um todo. O driver não tem NENHUMA região com a resposta plana! Tem um pico em 75Hz e outros tantos bumps de mais de 4 Db entre 100 e 300Hz, um shelf de 6 Db começando em 500Hz. Fora que a partir de 3000Hz off-axis já começa a deixar de ser uma opção (eu não usaria ele como full nunca...). Pessoalmente eu usaria ele de 200 a 3kHz... enfim, eu sei que isso não é tudo, mas achei BEM fraco pra um falante com um tag de $560. É só comparar com os concorrentes na mesma faixa de preço (com destaque para o 12M da Scan Speak com o preço praticamente idêntico). Eu esperava muito mais.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Sei como é isso de perder o que escreveu. Vamos lá.

Olhe esse dirve https://www.madisound.com/store/product_info.php?manufacturers_id=173&products_id=782 e os curvas dele. E me diga se toca bem? Eu já tive um dele, exige um lowpass baixo por volta dos 1,6kHz e tem que ter um tw de desça nesse ponto ou menos, mas toca absurdamente bem.

O 12m tenho um par aqui e o L4SE está no mesmo patamar. Outra ponto importante a destacar é como o drive responde dentro da caixa, pois como você deve saber eles mudam muito e fazer um cross somente com os parâmetros TS não é o suficiente. Bons softwares para modelagem são o LSPCad, LMS e Clio, neles dá para verificar realmente como o falante se comporta e aí sim desenvolver uma rede para ele, eu tenho aqui em casa o LSPCAD. Bem não li esta recomendação de 140hz 4a ordem, onde ela esta :rolleyes: ?

Agora acho que você pegou pesado com "mais informação para os pobres coitados amigos foristas" Pra quê isso :legal: ? E com o valor do driver. De novo pra quê isso? Queimar um falante sem ao menos ouvi-lo? Dizer que é caro e que não vale.Te peço que seja somente mais prudente nas respostas e questionamentos, eu não ganho nada, nem sabia que custaria isso. Terminando aqui, se o Diogo permitir, mando pra você testar, pois que vi que tem muita coisa boa a venda e tenho certeza que você vai extrair tudo do L4se.

Agora você trabalha com que software? Catia, MicroStation ou Autocad? É que fiquei curioso, eu trabalho com o Autocad desde a versão 10, em DOS ainda.

Carlos Henrique

Editado por ccunha

Compartilhar este post

Link para o post

Queria dizer novamente que estas são avaliações pessoais, convido os amigos aqui de Brasília para ouvirem essa caixinha para discordar, concordar e tomar umas cervejinhas também.

Demorou Carlão!! Só que estou looooonge, em BH para as festividades natalinas. Assim que voltar eu cutuco o Kleber e te ligamos, ok? Eu tenho umas novidades para contar também de mais um DIY meu...

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá de novo rs. Mas vejo que está rendendo o assunto... isso é muito bom.

Olhe esse dirve https://www.madisound.com/store/product_info.php?manufacturers_id=173&products_id=782 e os curvas dele. E me diga se toca bem? Eu já tive um dele, exige um lowpass baixo por volta dos 1,6kHz e tem que ter um tw de desça nesse ponto ou menos, mas toca absurdamente bem.

OFF: exatamente por isso que eu falei que usaria o mid de 200 a 3kHz, é a faixa onde ele tem a melhor resposta. Se vc analisar a curva desse Seas vai ver que justamente abaixo de 1,6kHz é onde ele toca melhor tb...

O 12m tenho um par aqui e o L4SE está no mesmo patamar. Outra ponto importante a destacar é como o drive responde dentro da caixa, pois como você deve saber eles mudam muito e fazer um cross somente com os parâmetros TS não é o suficiente. Bons softwares para modelagem são o LSPCad, LMS e Clio, neles dá para verificar realmente como o falante se comporta e aí sim desenvolver uma rede para ele, eu tenho aqui em casa o LSPCAD. Bem não li esta recomendação de 140hz 4a ordem, onde ela esta :rolleyes: ?

OFF: Eu não disse pra fazer o cross de acordo com os parâmetros TS. Só recomendei que tivesse um passa alta. A mesma recomendação aparece na página 6 do manual. "Recommended Minimum Crossover Frequency 140 Hz at 24 dB/octave highpass"

Agora acho que você pegou pesado com "mais informação para os pobres coitados amigos foristas" Pra quê isso :legal: ?

OFF: Foi apenas uma brincadeira a respeito de como vcs tem condições de juntar muita gente boa pra ouvir e a maioria das pessoas não tem.

E com o valor do driver. De novo pra quê isso? Queimar um falante sem ao menos ouvi-lo? Dizer que é caro e que não vale.Te peço que seja somente mais prudente nas respostas e questionamentos, eu não ganho nada, nem sabia que custaria isso. Terminando aqui, se o Diogo permitir, mando pra você testar, pois que vi que tem muita coisa boa a venda e tenho certeza que você vai extrair tudo do L4se.

OFF: De novo, nunca disse que vc ganharia nada com isso ou que esteja sendo tendencioso. Tb não queimei o driver, quem fez isso por mim foi a curva de resposta que consta no manual do próprio, quem desse uma rápida olhada iria tirar as mesmas conclusões. Apenas constatei que num driver desse valor eu esperava mais. Também não tenho como testar o falante tão cedo. Tenho uma casa pra construir, um casamento pra planejar e uma faculdade pra terminar...

Agora você trabalha com que software? Catia, MicroStation ou Autocad? É que fiquei curioso, eu trabalho com o Autocad desde a versão 10, em DOS ainda.

OFF: Pro/Engineer. Trabalho com Pro/E há mais de 5 anos, também já trabalhei com Autocad e Solidworks antes dele. É fácil de reconhecer onde foi feito um modelo 3D rs

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Offtime, dizer que o alto-falante não presta por causa da curva é totalmente equivocado. Como você pode tirar conclusões sem ouvir o produto?

Recomendo escutar ele antes de tirar conclusões. :)

Como o ccunha sugeriu, se tivesse tempo, poderia pedir pra ele enviar para Curitiba depois para testes.

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não disse que não presta. Eu até falei que sei que isso não é tudo num driver. Só disse que ela não é plana e tem problemas que eu considero grave num falante com um valor tão alto. E de novo, eu somente analisei as informações que eu encontrei. 6 Db de variação na resposta de qq driver é indesejável.

Fora que a análise auditiva é sempre subjetiva, afinal, cada um de nós somos influenciados pelo conhecimento que temos, pela marca do alto falante, pelas características do ouvido de cada um. Por isso ela não é válida? Obviamente que não, se eu não achasse ela extremamente importante eu não estaria aqui no meu trabalho gastando meu tempo para responder ao tópico.

Só acredito que a análise da construção do driver, curva de resposta, curvas de distorções harmônicas, tudo isso deveria ser levado em consideração. Afinal, a máquina é perfeitamente imparcial e nos mostra detalhes que muitas vezes nos passam despercebidos, mas que podem influenciar nossa resposta a gostar ou não de alguma coisa. Certas distorções e picos podem até soar bem ao nosso ouvido, mas são colorações que não deveriam estar presente se o objetivo é a alta fidelidade.

Atte

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente é muito bom para os olhos ver uma curva de frequencia plana, na verdade é um parametro a ser usado mas, se por exemplo pegar um RTA e um "suposto" falante full range que respondesse de 20 hertz a 20k, provavelmente haveria uma curva de frequencia bem desnivelada por conta dos diversos materiais existentes em um carro como vidros, chapas de metail, carpete, couro/ tecido e cada um com suas particularidades acusticas. Ai eu penso, será que o Sr Buwalda nao pensou nisso quando esta em fase de construçao e acerto de suas criaçoes? Eu penso que fica tipo aquela questao de casar um amp mais apagado nos agudos com um tweeter com mais "brilho", dependendo é o caso desse full por exemplo, uma curva de frequencia do falante que se adeque melhor no geral a acustica dos carros( provavelmente ele pode ter pensado no ajuste com manta asfaltica e outros meios de trabalhar a acustica do veiculo, ja que quem usa um equipamento desse nivel normalmente vai trabalhar nisso)... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Jurandir, só tem um problema nessa teoria, cada carro tem uma resposta. Não é possível fazer um falante que se adeque nos seus picos e vales a todos os carros...

Como vc não tem como saber onde o falante vai ser montado o ideal é sempre partir de uma resposta plana e cada pessoa que corrija os problemas de resposta encontrados no seu ambiente particular.

A única coisa que eu acredito nesse tipo de aproximação são as curvas de respostas de subwoofer. Praticamente qualquer carro hatch tem um ganho de cabine de mais ou menos 12 Db/8a a partir de 45Hz. Muitos fabricantes sabem disso e projetam seus subs de acordo. Qq coisa fora disso pra mim é sorte...

Compartilhar este post

Link para o post

Isso realmente é verdade, cada carro tem uma curva diferente mas, será que nao existem pontos chave nisso ai trabalhando com um RTA e materiais necessarios, pontos a serem atingidos na curva do carro que possa coincidir e chegar a limitaçao da acustica veicular? Oque tenho colocado é só para reflexao mesmo, ja que nao tenho embasamento pratico para confirmar isso , ainda é um dos meus sonhos ter um RTA e trabalhar com equipamentos de alta qualidade até chegar la eu vou só refletindo e imaginando heheheh :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

É muito difícil chegar num ponto comum. O driver pode ser instalado em vários pontos diferentes dentro de um carro, cada carro tem um para-brisas com um perfill diferente, tem um painel com uma profundidade diferentes, tem até materiais diferentes utilizados no acabamento que acabam por invalidar isso.

Pra vc não ficar decepcionado teve uma empresa que procurou trabalhar com uma forma parecida com a que vc falou. Se vc tiver a oportunidade procure o manual do kit Alpine F#1 Status Z18T. A forma como o crossover do kit foi construído permite uma tentativa de adaptação à várias formas de se montar os drivers dentro de um carro através da alteração dos pontos de corte, atenuação e fase dos diversos drivers do kit. É uma leitura bem interessante rs.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Off, nenhum falante apresenta curva de resposta planinha. Sempre tem "modos" que se repetem, por caracteristicas mecânicas... desde problemas de fase dentro do cone, até ressonâncias do conjunto móvel (a aranha, aliás, ressona e muito).

Por isto que o ideal é sempre ouvir. Esqueça o gráfico, porquê nossos ouvidos mesmo mal conseguem achar um buraco com 1 oitava de tamanho, quem dirá pequenos buracos espalhados.

Quanto a usar off axis... usar qualquer coisa que não seja domo em off axis é um CRIME. Até domo em off rende menos que no eixo. Ainda mais um falante de 4", vai perder muito mesmo. Tweeter nenhum passa dos 15k em off axis, tem gente que usa e adora, vai entender... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, eu concordo com vc em absoluto! Buracos podem passar desapercebidos sim, mas não quer dizer que não existam, como eu falei, nossos ouvidos são bem parciais com que relação ao que chega até eles. Mas picos muitas vezes são audíveis sim, ainda mais um pico de 6Db... Essas ressonâncias que vc comentou realmente são um problema e um desafio a ser superado, muitas vezes são esses problemas que dão as características que nós entendemos como "metálico", ou "de papel". Mas é aí que os fabricantes tem que aprender a lidar. Pode ver a curva de resposta do revelator como é relativamente plana dentro da sua área de resposta proposta pelo fabricante, não vemos nada fugindo muito de 2 Db ali.

Se eu vou investir tanto num driver eu espero que o meu ponto de partida pra qq conjunto seja no mínimo excelente certo? Eu posso mesmo não reconhecer algumas coisas, mas isso pode ser traduzir em fadiga, em alguma distorção que só apareça em uma determinada nota em alguma música ou mesmo em uma coloração que me faça acustumar com algo que não é natural, não é fiel.

Sobre a discussão off-axis / on-axis. É como eu custumo falar, a montagem pra mim é on, se não der certo, troca o driver... pra mim montar off é disfarçar algum problema. Até concordo que 15o podem não prejudicar muito em alguns falantes e que poderia ser utilizado. Mas eu pararia por aí. Claro, isso falando de respostas a partir de 3kHz que é onde as curvas começam a se separar.

Atte

Compartilhar este post

Link para o post

CCUNHA

O "eastech" que você se refere por acaso é o com cone branco 4'' 8 Ohms - 4W/8W ???

Offtime

Analisando os gráficos do manual L4, eu tbm esperava mais do falante, tendo em vista ser um falante 4'' e não 7''

*Sobre o Eastech 4'' cone branco, se trata de um falante de 90db 4'' que os parâmetros são muuuito lineares(planos) e de boa audição, tudo isso custando míseros reais.

Agora se for comparar com qualquer falante bom e maior, nem se compara né :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite a todos,

Vou colocar as curvas do ScanSpeak 12M/4631G00 e do L4SE.

12M/4631G00

12m.png

L4SE

l4se.png

Creio que quem for ler este tópico poderá tirar melhor suas conclusões.

Abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...