Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Lucas Rossi

Subwoofers do Aiwa NSX999-MK II

Recommended Posts

Ae galera, achei aqui em casa as caixas do Aiwa NSX999MK-II.

Quero fazer uma dutadinha pra eles tocarem, tirar o máximo deles mas não achei nenhum parametro sobre eles.

MDF de quantos mm ? qual volume ? sintonia ?

Ainda vou usar o Aiwa pra toca-los, será que tem alguma chance de queimar ? a saida do aiwa é 6ohms, os subs também são ? procurei neles e não achei...

Algumas fotinhas deles:

009uy.jpg

008qmt.jpg

Vou tentar tirar fotos da montagem da caixa até o resultado final...

valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O conjunto magnético é meio estranho, embaixo dele tem um ferro como vcs podem ver na foto.Parece que deve aguentar até mais que 150Rms..

014axr.jpg

013ql.jpg

016wuk.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenhos dois desses aki em casa, ta queimado a bobina dos dois, usei muito tempo eles no carro cada um ligado em uma bridge so roadstar roxinho esqueci o modelo dele

sempre usei na band pass original dele, só alterei o duto colocando um de 3" por 15cm melhorou muito a respota dele

vc tem que tomar cuidado com a excursão dele xmax baixo, e não aguenta muita potência nele eu não colocaria mais que 150rms em cada.....

tambem tentei encontrar os parametros só que não achei nada sobre eles

Compartilhar este post

Link para o post

Então, vou continuar usando no aiwa mesmo, 150 rms em 2 canais, o problema mesmo é a caixa, não tenho a minima idéia do volume e da sintonia, quero que ele responda bem entre 40Hz e 70Hz, ainda to tentando achar alguma informação na internet, mas tá bem complicado achar alguma coisa sobre eles...

Compartilhar este post

Link para o post

Então, vou continuar usando no aiwa mesmo, 150 rms em 2 canais, o problema mesmo é a caixa, não tenho a minima idéia do volume e da sintonia, quero que ele responda bem entre 40Hz e 70Hz, ainda to tentando achar alguma informação na internet, mas tá bem complicado achar alguma coisa sobre eles...

Provavelmente nao vai ser util... porem eu juntei 9 pedaço de madeira e fiz uma band pass (jaja posto a medida)

Toco bem pra kct acima de 50 até 70 com 40wrms até faz cocegas nos ouvidos hahahahahahah

pra esses subs pequenos que não mais baratos eu faria a caixa dutada dele x2 pode nao ser o certo mais aqui funcionou bem hahahahahhahaaha

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente nao vai ser util... porem eu juntei 9 pedaço de madeira e fiz uma band pass (jaja posto a medida)

Toco bem pra kct acima de 50 até 70 com 40wrms até faz cocegas nos ouvidos hahahahahahah

pra esses subs pequenos que não mais baratos eu faria a caixa dutada dele x2 pode nao ser o certo mais aqui funcionou bem hahahahahhahaaha

O.O daonde você tirou que eu vou fazer uma band-pass kkkkkk, so loco mais nem tanto, nem sei fazer selada direito e vou fazer uma band-pass ? uauahuahuahuahauahuaha

Quero fazer uma dutadinha pra eles, mas não tenho a minima ideia do volume e da sintonia pq não tenho nenhum parametro, ja procurei na internet e nao achei nada, ja baxei varios manuais e tbm nao falam nada... e a porcaria do site da aiwa é somente institucional não tem as especificações dos produtos, alguém da uma luz ai...

Compartilhar este post

Link para o post

ficaria bacana numa LT...

mais eu faria uma seladinha mesmo só pra ver como fica... :legal:

Seladinha não iria ficar muito fraco ?

Quero transformar em algo BRUTU :vts

To pensando em fazer com 30L com 1 duto de 4" por 20cm, será que fica bom ? sintonia mto baixa ?

Compartilhar este post

Link para o post

bom se vai de dutada usa duto de 3pol. por 18cm ou 20cm

agora selada não ficaria fraco não...teria um som interno interessante :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

OK!

30L com 1 duto de 3" por 20cm ? vou arriscar, tentativa e erro até ficar bom.

Aqui do lado de casa tem uma madeireira, vou ver se consigo alguma coisa lá que esteja jogada pras traças.. uahuahuaha

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um som desse aqui em casa, inclusive está aqui ligado no meu pc.

É o seguinte o som é muito bom e muito forte pela potência e, principalmente, pelo tamanho dele.

Na verdade esse alto-falante de 6 polegadas é um mid-bass, ele responde de cerca de 40 Hz até uns 2kHz (acabei de testar aqui com frequências fixas para te falar).Porém é partir de 60 Hz que ele tem bastante força.

A caixa original desse Aiwa tem 3 alto-falantes (1 mid-bass de 6", 1 mid-range de 3" e 1 tweeter). A caixa tem as seguintes dimensões: 32cm x 25cm x 28cm (altura x largura x comprimento)

A caixa tem espessura de 12mm. Ou seja, a caixa tem aproximadamente 17 litros.

Os dutos não tem como eu te dizer o tamanho pois são 2 dutos de um formato bem diferente, assimétrico. Mas no olhometro, acho que os dois dutos equivalem a um duto de 3 polegadas. A profundidade do duto é de 11 cm.

A potência total desse NSX-999MKII é de 300W RMS, sendo 150W RMS para cada caixa.

Eu acredito que 100W RMS só para o Mid seja suficiente, mas até 150W RMS ele deve aguentar tranquilo. A impendância total da caixa é de 6 ohms, agora só a do mid-bass eu não sei te falar. Só você medir no multímetro.

No seu lugar eu faria um caixa de 15 litros em MDF de 15mm com um duto de 3 polegadas de uns 10 à 15 cm de comprimento. Medidas muito próximas ao da caixa original, eu não arriscaria fazer um caixa muito diferente da original, pois corre o risco, caso a caixa não fique boa, de vc perder tempo e dinheiro. Eu acho o som excelente na caixa original, provavelmte não tem como ficar melhor.

Esse Aiwa que tenho aqui na verdade é do meu pai, mas como ele nem usa acabei colocando aqui no pc. O som tem uns 15 anos e tá aqui firme e forte, acho que ainda dura muito tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

...completando:

Os 15 litros da caixa que eu sugeri são para cada mid-bass, ou uma só caixa de 30 litros e dois dutos de 3" para os dois mids.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um som desse aqui em casa, inclusive está aqui ligado no meu pc.

É o seguinte o som é muito bom e muito forte pela potência e, principalmente, pelo tamanho dele.

Na verdade esse alto-falante de 6 polegadas é um mid-bass, ele responde de cerca de 40 Hz até uns 2kHz (acabei de testar aqui com frequências fixas para te falar).Porém é partir de 60 Hz que ele tem bastante força.

A caixa original desse Aiwa tem 3 alto-falantes (1 mid-bass de 6", 1 mid-range de 3" e 1 tweeter). A caixa tem as seguintes dimensões: 32cm x 25cm x 28cm (altura x largura x comprimento)

A caixa tem espessura de 12mm. Ou seja, a caixa tem aproximadamente 17 litros.

Os dutos não tem como eu te dizer o tamanho pois são 2 dutos de um formato bem diferente, assimétrico. Mas no olhometro, acho que os dois dutos equivalem a um duto de 3 polegadas. A profundidade do duto é de 11 cm.

A potência total desse NSX-999MKII é de 300W RMS, sendo 150W RMS para cada caixa.

Eu acredito que 100W RMS só para o Mid seja suficiente, mas até 150W RMS ele deve aguentar tranquilo. A impendância total da caixa é de 6 ohms, agora só a do mid-bass eu não sei te falar. Só você medir no multímetro.

No seu lugar eu faria um caixa de 15 litros em MDF de 15mm com um duto de 3 polegadas de uns 10 à 15 cm de comprimento. Medidas muito próximas ao da caixa original, eu não arriscaria fazer um caixa muito diferente da original, pois corre o risco, caso a caixa não fique boa, de vc perder tempo e dinheiro. Eu acho o som excelente na caixa original, provavelmte não tem como ficar melhor.

Esse Aiwa que tenho aqui na verdade é do meu pai, mas como ele nem usa acabei colocando aqui no pc. O som tem uns 15 anos e tá aqui firme e forte, acho que ainda dura muito tempo.

haaaa pensei que era o de 8", que no som que eu tinha era o sub woofer de 8" na band pass um mid bass de 4" e um tweeter de 1", desse som que eu tinha ele tinha quatro canais dois de 200rms cada pros subs e dois de 40 rms pros mid e tweeter, ele é igual a este na foto só que de 8" descia ate ums 40hz e não subia mais que 150 hz um verdadeiro sub

Compartilhar este post

Link para o post

então acabei de lembrar eu fiz uma caixa pra esses de 6" tambem eu tenhos aki em casa eles tambem vo tirar as medidas dele e ja te passo

Compartilhar este post

Link para o post

O meu é aquele que tem sub de 6", um mid de 3" e o tweeter de 1", 2 canais de 150rms... Como vou tirar os mids e os tweeters, vou mandar 150rms para cada sub.

30L é muita coisa pra 2 de 6" né ? To quase fazendo com 25L com 1 duto de 3" por 15cm (mdf 15mm) como o LucasGYN falou...

Compartilhar este post

Link para o post

então acabei de lembrar eu fiz uma caixa pra esses de 6" tambem eu tenhos aki em casa eles tambem vo tirar as medidas dele e ja te passo

Tocou bem entre 40Hz e 70Hz ? com força [¨] [¨] [¨] ??

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho na minha casa um aiwa

NSX-ACH8 som dele é fantastico

nos meus os subs usam caixa de 10litros...dutos que aproximam muito á 2" por uns 10cm"

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa ta assim

altura 24cm X profundide 31 cm X largura 46 cm, duto de 3" por 21cm, madeira de 20mm

então fica mais ou menos 20l, bruto ta com 21,32l

ate uns 40 hz desce sim mas com força ate uns 55z 60hz, abaixo de 40 hz tambem não desce mais nada, acredito eu que com ums 25l e duto de 3" por 25cm fique otimo, ele ta ligado aki no meu quarto com um som da philips de 100 rms por canal, e da um somzinho bom ate, mas curti black ou musicas mais pesadas assim sem chance

ha use madeira de 15 mm mesmo, eu só usei de 20 mm pq tava sobrando aki

pq não tenta fazer uma lt, se der na minha cabeça eu tento fazer aki tambem

Compartilhar este post

Link para o post

O meu é aquele que tem sub de 6", um mid de 3" e o tweeter de 1", 2 canais de 150rms... Como vou tirar os mids e os tweeters, vou mandar 150rms para cada sub.

30L é muita coisa pra 2 de 6" né ? To quase fazendo com 25L com 1 duto de 3" por 15cm (mdf 15mm) como o LucasGYN falou...

Você pode usar de 25 à 30 litros sim para os 2 de 6". Mas use 2 dutos de 3", um duto para cada mid-bass.

Você vai ligar é no Aiwa mesmo? Ou é em algum amplificador automotivo?

Porque se você for ligar no Aiwa, você vai ter que conferir a impendância com um multímetro, pois abaixo de 4 ohms o mini-system desliga automaticamente. Já tentei ligar subs nele abaixo dessa impendância e sempre que aumentava o volume pouca coisa o som desligava.

Compartilhar este post

Link para o post

ok... então já ta certo.

25L com 2 dutos de 3" por 15cm, ai depois vou ajustando o duto pra ver se melhora...

Como vou ligar no aiwa mesmo procurei as impedâncias..na caixa aqui do aiwa, está escrito 6ohms, mas tem o mid e o tweeter junto, vou ver se arranjo um multimetro aqui perto de casa pra medir, mas provavelmente também deverá ser 6ohms (to rezando pra que seja).

Só vou começar o trampo depois desse FDS, ai eu vou colocando as fotos, valeww

Compartilhar este post

Link para o post

olha se quiser fazer com um duto de 3" mesmo pode fazer que não sopra não, se vc fizer com dois dutos de 3" por 15cm a sint vai ficar mais ou menos em 80 hz, se for douis de 3" por 30cm fica mais ou menos em 55 hz, a sint da minha ta mais ou menos em 50 hz ja testei pra cima e mais para baixo foi a que mais me agradou, dai se fizer com um mesmo fica melhor que o comprimento do duto não fica muito grande

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte galera, acho que vou usar no carro esse som, A caixa já ta no papel tudo certinho as medidas, vou fazer com 25L 2 dutos de 3" por 20.

Medidas com MDF de 15mm:

Altura 30cm

Largura 50cm

Profundidade 23cm

Queria saber +/- a sintonia que irá ficar a caixa.. quero deixar a sintonia entre 45Hz e 50Hz (não importe que fique picudo)

E como ligar os subs, pois acho que nunca vi amplificador de 6ohms... um amplificador bem baratinho, com no máximo 300Rms que dê pra ligar os subs...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...