Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Faerzin

O instalador de som está correto?

Recommended Posts

Eai galera, tudo beleza? Espero que sim...

Resolvi montar um som legalzinho no meu carro, só que no momento a grana ta MUITO curta (faculdade, moradia, blablabla), então estou montando o som BEM devagar MESMO.

Cada mês compro alguma coisa. Primeiramente comprei um rádio da pionner com apenas 1 par de saída RCA e um kit 2 vias bravox 60B. Levei pro instalador colocar pra mim e tudo certo, ligou diretamente no rádio, sem problemas...

Agora esse mês eu comprei um Hurricane 4.120 e voltei hoje lá pra pedir pra ele ligar apenas o kit no módulo e que só mais pra frente eu iria colocar mais coisas. Tive a impressão que o cara ta meio que se mordendo porque não estou comprando os produtos dele. Primeiramente ele veio me falar que pra fazer serviço pela metade ele não faz, segundo ele disse que eu iria prejudicar o módulo usando apenas 2 saídas do módulo, em terceiro ele disse "se quizer que eu instale, eu instalo, mas garanto apenas minha instalação, a qualidade e o funcionamento não posso garantir nada".

Muitos já me disseram que não tem nada haver eu usar por enquanto apenas 2 saídas do módulo. Detalhe: a potencia e a impedância bate tranquilo usando o par de kit em paralelo totalizando em 130wrms em 2omhs, sendo que uma saida do módulo em 2omhs é 120wrms (não irei ligar o som ao máximo pra forçar o módulo, quero apenas mais qualidade e um pouco mais de potência).

Outra coisa: ele me recomendou por um par de 6x9 no tampão quando eu disse que queria por um coaxial, daí eu nem quis mais conversar...

O que eu faço? Corro depressa para outro instalador? Ou ele está certo? Não tem problema eu deixar alguns canais sem usar por enquanto?

Não sou um cara que AMO de PAIXAO a qualidade, quero apenas um som sem ruídos, sem gritaria, e que dê pra ouvir tranquilamente (no caso meu que sou iniciante acho que também não consigo distinguir tanta qualidade).

Especificação do módulo:

Potência total......................................480W

Potência RMS @ 4 ohms....................4 x 75W

Potência RMS @ 2 ohms....................4x 120W

RMS Bridge Mono @ 4 ohms............2x 240W

Tenho o player da Pionner com 1 par de saida RCA, tenho o kit 2 vias bravox 60B, comprei esse módulo, agora mês que vem pretendo comprar um par de coaxial bravox 60B também, e depois comprar um sub (estou pensando no Street Bass de 250wrms)

O que acham que eu deva fazer? Ligo o par de kit em paralelo e o coxial em paralelo deixando cada um com 2omhs utilizando 2x 120w, ai sobra 1 bridge mono 4omhs de 240wrms e ligo o street bass, estou certo? Outra opinião que não irei TORRAR minha pouquíssima grana em som?

Abraçoo pessoal, obrigado desde já!

Edit:

Quero comprar TODOS os cabos que eu preciso, pela internet. Alguém pode me dizer quais eu irei usar? Já faço o pedido pela internet e 2 dias está em casa. Por enquanto quero só os cabos que irei precisar pra ligar o par de kit2vias, e o par de coaxial. Abraço!

Editado por Faerzin

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po cara posso falar a verdade?? esse cara que te enrola nao tem nada haver liga uma em 2 canais so ! Eu sugiro que leve numa loja apropriada e instale corretamente os seus equipamentos sem dor de cabeça ...

Abrs..

Compartilhar este post

Link para o post

Então, instalador de meia tigela. Troque ou faça tu mesmo, ajudamos por aqui, ou por msn, pode me add, marcellcarib@gmail.com

Sobre usar 2 canais, nenhum problema. O que mostra que amp é bom, é usar tudo e ver dar a potência declarada pelo fabricante pois é muito mais corrente, calor, ai o bixo pega. Pode usar assim sem problemas.

Sobre as ligações, eu recomendaria o seguinte:

O 60B no amp, e o sub no bridge, os coaxiais pode ligar diretamente no player sem problemas já que é apenas para dar um palco.

Vai ver, vai ficar muito contente com o resultado.

Sobre fiação, teria que comprar fios para os falantes, alimentação para o AMP, e 1 cabo RCA, mas quando for ligar o sub, terá que usar 2 y para poder usar o outro canal do AMP.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ligar so dois canais. Mas esqueça de coax e 6x9... Use a ideia de usar a outra saida em bridge para um sub.

Compartilhar este post

Link para o post

O 60B no amp, e o sub no bridge, os coaxiais pode ligar diretamente no player sem problemas já que é apenas para dar um palco.

Opa, pera lá, vai tirar o palco se colocar qualquer falante atras... e não o contrario.

Amigo, em certo ponto concordo com o instalador, na parte de que ele garante a instalação, e não a qualidade do equipamento: Se der qualquer zica no modelo por exemplo, ai voce terá que se resolver com a garantia, por que provar pra ele que o que deu problema no seu amplificador, por exemplo, foi a instalação vai ser dificil... Alem do mais, a qualidade desse amplificador é complicada tambem... mas pelo o que vi, é o que voce está disposto a gastar, então, acredito que satisfaça.

Eu iria numa loja boa, que cobre um preço REAL de instalação. Quem sabe fazer esse tipo de serviço bem, infelizmente cobra o justo (o justo, não caro). O problema é achar alguem no interior que seja capacitado pra tal coisa.

Pode usar apenas 2 canais, e faça como falaram, liga os 2 canais frontais no amplificador, e o sub na brigde. Não compra esse street bass não, vai num NAR de 10 polegadas que é melhor. Não se iluda com os 250W contra os 180W do NAR, o NAR toca melhor.

Eu nem colocaria esses falantes atras, como eu disse, eles tiram a sensação de palco sonoro (e não adicionam como disse o amigo acima), mas se voce realmente acha necesasrio, ligue diretamente no player mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

É que eu discuto tanto com meu irmão que ele fala em palco sendo frente e trás.

Sim, o palco é só na frente, porém um coaxial atrás em um volume mais baixo fica do meu agrado.

No caso de um SQ, hi-fi da vida, falante atrás atrapalha, estraga um pouco, porém para um som no dia-dia, baixo custo e como ele não quer um super SQ, ta valendo.

Sobre o instalador, discordo em um aspecto:

Não garantir a qualidade. Ta bem, vou chegar lá com tudo da focal, ou alpine, ou fosgate e mandar o cara instalar, ele garante a instalação dele, mas não garante que vai ficar bom, o que significa que se ficar ruim, a culpa é dos equipamentos?? Hahahahhahah quero ver ele vir com essa hitória.

Compartilhar este post

Link para o post

É que eu discuto tanto com meu irmão que ele fala em palco sendo frente e trás.

Sim, o palco é só na frente, porém um coaxial atrás em um volume mais baixo fica do meu agrado.

No caso de um SQ, hi-fi da vida, falante atrás atrapalha, estraga um pouco, porém para um som no dia-dia, baixo custo e como ele não quer um super SQ, ta valendo.

Sobre o instalador, discordo em um aspecto:

Não garantir a qualidade. Ta bem, vou chegar lá com tudo da focal, ou alpine, ou fosgate e mandar o cara instalar, ele garante a instalação dele, mas não garante que vai ficar bom, o que significa que se ficar ruim, a culpa é dos equipamentos?? Hahahahhahah quero ver ele vir com essa hitória.

Tenho certeza absoluto que se voce tem dinheiro pra comprar focal, alpine ou fosgate, não vai instalar seu som nesse lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje em dia quem mais ferra produtos são os instaladores, aqui na loja pego cada coisa que jesuis rsrs

Se sua ideia é algo interno que não agrida os ouvidos e tenha uma certa "qualidade" não dito em SQ HIfi e etc e sim algo agradavel para dia a dia de baixo custo da pra tirar sim um rendimento bacana com seus equipamentos.

Sobre o que o instalador disse de seu player ter só uma RCA ele falou bosque em dizer que não dá, más realmente se voce for usar sub e tal não terá controle de fader, ponto meio chato más da pra resolver .

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma citação...

Tenho um amigo que possui um Pyramide de 1800 watts, o bicho é um monstro e tem 4 canais...

Ele levou para instalar um uma loja, inclusive grande da cidade, e olha só o que os caras fizeram...

Ligaram dois coaxiais de 6" da porta dianteira + dois coaxiais de 6" da porta trazeira + dois triaxiais de 6x9" no

tampão + dois super tweeters e + uma corneta em apenas dois canais e dois subs de 12" da H buster

de 120 rms cada nos outros dois canais... :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead

Será que alguém se preocupou com impedância???

Acho que não, pq os 6 alto falantes internos queimaram...

E pagou caro pra fazer o serviço viu!!!!

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma citação...

Tenho um amigo que possui um Pyramide de 1800 watts, o bicho é um monstro e tem 4 canais...

Ele levou para instalar um uma loja, inclusive grande da cidade, e olha só o que os caras fizeram...

Ligaram dois coaxiais de 6" da porta dianteira + dois coaxiais de 6" da porta trazeira + dois triaxiais de 6x9" no

tampão + dois super tweeters e + uma corneta em apenas dois canais e dois subs de 12" da H buster

de 120 rms cada nos outros dois canais... :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead

Será que alguém se preocupou com impedância???

Acho que não, pq os 6 alto falantes internos queimaram...

E pagou caro pra fazer o serviço viu!!!!

Abraços.

Fizeram isso no do meu irmão, kit 2 vias + coaxial + 6x9 tudo em dois canais do OPC - 644 hhahahahaha. Não queimou mas ficou super baixo e ruim.

Cada canal é feito para 1 falante, pode-se ligar mais mas não faz milagres!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Fizeram isso no do meu irmão, kit 2 vias + coaxial + 6x9 tudo em dois canais do OPC - 644 hhahahahaha. Não queimou mas ficou super baixo e ruim.

Atenção, um canal não é feito para "um falante".

Um canal serve para fornecer uma determinada potência até uma impedância mínima. Respeitando a impedância mínima do amplificador pode ligar quantos falantes quiser. Claro que tem que se pensar em quanta potência cada falante vai receber.

Se ligou um monte de falante e ficou baixo, é porque ligou em série.

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção, um canal não é feito para "um falante".

Um canal serve para fornecer uma determinada potência até uma impedância mínima. Respeitando a impedância mínima do amplificador pode ligar quantos falantes quiser. Claro que tem que se pensar em quanta potência cada falante vai receber.

Se ligou um monte de falante e ficou baixo, é porque ligou em série.

:+1

dependendo da impedancia e da potencia do amp , pode-se instalar uns 10 alto-falantes em cada canal ué... contanto que case a impedancia e a potencia ta tranquilo...

A pouco tempo vendi um kicker CVR102 2+2 pra um colega , como ele não queria gastar muito com amp , eu indiquei o SD400 (1Ohm) , ele levou em uma "loja" pra instalar.

Resultado , o kra ligou o kicker em 4ohms no amp... assim não tocando naaaada.Então o Estalador duma figa , lhe indica pra tocar o kicker , o Hurri 4.120 que ele tinha pra vender na loja:banghead :banghead

Não sei como está ligado agora , mas o kra quase vendeu o sd400 , por achar que é fraco de mais pqp...

Editado por P-mAV

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu falei, pode-se ligar mais mas não faz milagres. A menos que seja um amp muito porreta com muita potência pra poder alimentar tudo com sobra.

Mas 60Wrms em 6 falantes, já ta defasado demais.

Isto pra mim é chamado de gambiarra pois se a pessoa vai ligar um mid-bass e uma corneta, já vai ter que ou usar capacitor, o que irá causar uma qualidade inferior no sinal, ou terá que usar cross específicos e deixar o amp em full, mas se for gastar com cross, significa que a pessoa já tem um certo $$, e não é um AMP nacional de baixo custo que será usado, vale muito mais investir e mais AMPS ou um amp de mais qualidade e potência.

Quem busca qualidade de som normalmente usa 2 amps, 1 para o estereo, ou as vezes apenas para o 2 vias dianteiro caso seja possível fazer bi-amp, o que é o meu caso, e um mono para o sub.

Agora convenhamos, quem tem $$, não vai ligar tudo em um canal só, isso é economia de $$ ou conversa de vendedor pra manter o cliente na loja.

Todos que eu conheco que tinham amp 4 canais, ligavam o estereo em 2 canais (frente e tras) e o sub no bridge, ta tudo bem, amp fornecendo em 2ohms, estável, tudo certo, mas putz, cade o front/rear do som?perdeu. Ai desligo os traseiros, ligo direto no player, deixo os dianteiros no amp, sub no bridge, e pronto, a pessoa fica muito mas muito mais satisfeita, chega a falar que aumentou a qualidade do som, tem melhores ajustes, então até que ponto vale apenas casar as impendâncias? Existem os sacrifícios disto. Em sistemas de trio, ninguém nem liga, quer o máximo de barulho, então não querem nem saber.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...