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hugotsii

Dicas para uma instalação 100%

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Opa, dai blz?

 

Entao, sempre ouvi dizer que a instalação eh boa parte de um sound quality mas nunca ouvi falar dos detalhes que a fazem tão importantes.

Não sei se por "instalação" entendesse apenas a escolha de bons cabos, passar força distante dos speakers, tratar as portas com manta... ou se realmente tem algum segredo em fazer isso tudo.

 

Agora pouco li que se instalar um mid e apertar um dos 4 parafusos mais q os outros pode afetar o som... ateh imonei pq meus dois mid tao soh com 3 parafusos :(

 

dai resolvi criar esse topico pros mais experientes postarem seus segredinhos de como fazer uma instalação mágica!

 

Se quizerem mudar pro DIY fiquem a vontade..

 

Abraço

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Essa dos parafusos ai eu não vejo muito sentido, pode até ser que tenha, mas, no momento realmente não vejo sentido nisso.

 

Existem alguns falantes que, quando são feitos chanfros na parte de trás do baffle, ha uma melhor dispersão de ondas que consequentemente melhora a resposta do falante, mas isso em niveis milimetricos de qualidade sonora que meros mortais como nós talvez não tenhamos prática nem ouvido pra perceber. Além do que, esse tipo de coisa aparentemente funciona melhor em Home Audio do que em carro. Digo isso tendo em vista que o carro é um ambiente muito menos favorável que um quarto por exemplo. Mesmo o carro tendo uma serie de coisas que servem como atenuadores, como as lãs de vidro de algumas caixas...

 

Enfim, acredito que, esmero e algum conhecimento a respeito do que você está instalando, pode ajudar bastante. Alguns tweeters respondem melhor on-axis, outros respondem bem também off-axis, alguns subs se comportam melhor em caixas x do que em y. E por ai vai.

 

Uma das melhores formas de se obter um bom resultado é evitando ruidos externos, tanto de alta quanto de baixa frequências. O uso da manta combinado com outros materiais como o feltro e também o EVA irão ajudar e muito.

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Essa dos parafusos ai eu não vejo muito sentido, pode até ser que tenha, mas, no momento realmente não vejo sentido nisso.

 

Existem alguns falantes que, quando são feitos chanfros na parte de trás do baffle, ha uma melhor dispersão de ondas que consequentemente melhora a resposta do falante, mas isso em niveis milimetricos de qualidade sonora que meros mortais como nós talvez não tenhamos prática nem ouvido pra perceber. Além do que, esse tipo de coisa aparentemente funciona melhor em Home Audio do que em carro. Digo isso tendo em vista que o carro é um ambiente muito menos favorável que um quarto por exemplo. Mesmo o carro tendo uma serie de coisas que servem como atenuadores, como as lãs de vidro de algumas caixas...

 

Enfim, acredito que, esmero e algum conhecimento a respeito do que você está instalando, pode ajudar bastante. Alguns tweeters respondem melhor on-axis, outros respondem bem também off-axis, alguns subs se comportam melhor em caixas x do que em y. E por ai vai.

 

Uma das melhores formas de se obter um bom resultado é evitando ruidos externos, tanto de alta quanto de baixa frequências. O uso da manta combinado com outros materiais como o feltro e também o EVA irão ajudar e muito.

 

Boa saty, sempre atuando colaborando no forum.

 

entao eh isso mesmo.. qndo falam q a instalação eh importante pro sq reference apenas a esses cuidados basicos neh.. nao tem nenhum segredo magico que a vontade de fazer nao descubra.

 

mas ja pra deixar aki pra qm kizer pesquisar vou falar oq eu sei.. por mais basico que seja.

 

 

1- casar as amperagem dos falantes com amp ou player,

 

2- casar a potencia dos falantes com a do amp, ou entao mandar mais potencia doq os falantes.

 

3- passar cabo força por um lado do carro e speakers pelo outro, rca no meio ou junto com os speakers.

 

4- tratar as portas com 2 ou 3 camadas de manta asfaltica se for de 1mm ou se encontrar usar a de 3mm,

 

5- em portas com buracos muito grande pode-se fazer uma "tampa" de fibra de vidro para dar mais rigidez a manta,

 

6- fazer baffles de mdf fixados direto na lata da porta, principalmente qndo o local original eh no forro de plastico da porta (caso do sandero)

 

no meu eu botei uma camara de manta em cima do baffle pra garantir que nao tenha saida de ar entre o aro do mid e o baffle..

 

 

acho q por enquanto eh isso q eu lembro,

 

meu carro fiz assim..

 

 

caso alguem lembre de algum detalhe que resultou em melhoras e keira deixar aki tenho certeza que irá ajudar muita gente

 

abraçlo

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Pense bem na disposição dos cabos e amplificadores de modo que os rca e o positivo não andem juntos...

 

Mete aquela espuminha em todos os cabos pelo painel, sem dó. Vai fazer você economizar muito saco catando grilos...

 

Atenção na hora de colar a manta, limpe bem e aplique com soprador. Na parte plástica da porta eu apliquei aquele cobertor de mendigo e bastante espuma entre a lata e o acabamento. Até na estrada o carro ficou mais silencioso!

 

Integridade do veículo, evite furos, parafusos e etc. Sempre tento manter o padrão de acabamento original do carro, particularmente acho que não vale tanto a pena sacrificar o conforto , a estética e a funcionalidade em prol da qualidade absoluta do som. (exceto a HU)

 

Integridade dos componentes do sistema, fixar bem e em local apropriado, nada de gambis.

 

Subdimencionamento do sistema (amplis e cabos), tem gente que é contra mas sabendo usar o resultado é muito bom, além do que se no futuro você quiser dar um up no sistema será muito menos trabalhoso.

 

Creio que a idéia dos parafusos é semelhante ao apertar um flange, vai apertando cruzado e aos poucos, no fim da um aperto geral em todos. Assim você evita vazamentos e que as peças desalinhem. Isso hidraulicamente falando.... rss

 

Resumindo, se não tiver a paciência (que eu já estou perdendo) e a manha para fazer sozinho leve o carro para uma boa loja. Instalação boa sai caro! não economize!

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Pense bem na disposição dos cabos e amplificadores de modo que os rca e o positivo não andem juntos...

 

Mete aquela espuminha em todos os cabos pelo painel, sem dó. Vai fazer você economizar muito saco catando grilos...

 

Atenção na hora de colar a manta, limpe bem e aplique com soprador. Na parte plástica da porta eu apliquei aquele cobertor de mendigo e bastante espuma entre a lata e o acabamento. Até na estrada o carro ficou mais silencioso!

 

Integridade do veículo, evite furos, parafusos e etc. Sempre tento manter o padrão de acabamento original do carro, particularmente acho que não vale tanto a pena sacrificar o conforto , a estética e a funcionalidade em prol da qualidade absoluta do som. (exceto a HU)

 

Integridade dos componentes do sistema, fixar bem e em local apropriado, nada de gambis.

 

Subdimencionamento do sistema (amplis e cabos), tem gente que é contra mas sabendo usar o resultado é muito bom, além do que se no futuro você quiser dar um up no sistema será muito menos trabalhoso.

 

Creio que a idéia dos parafusos é semelhante ao apertar um flange, vai apertando cruzado e aos poucos, no fim da um aperto geral em todos. Assim você evita vazamentos e que as peças desalinhem. Isso hidraulicamente falando.... rss

 

Resumindo, se não tiver a paciência (que eu já estou perdendo) e a manha para fazer sozinho leve o carro para uma boa loja. Instalação boa sai caro! não economize!

 

Putz pedro.. falasse tudo..

 

espuma nos cabos do painel.. ta ai uma coisa q se alguem tivesse me dado a dica antes eu nao estaria me encomodando agora.

 

=/

 

boa garooooooto!!

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outra coisa, não se casa AMPERAGEM, e sim impedancia...

 

Amperes é a medida de corrente.

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Pessoal, pra qualidade se recomenda utilizar terminais na ponta do fios dos falantes que são ligados ao módulo?

 

Pergunto pois geralmente é mais uma emenda, do fio com terminal e depois do terminal com o módulo. Além disso, geralmente se gasta um grana com bons fios de cobre, e no final se coloca uma terminal simples de latão, pois é difícil achar algum de boa qualidade.

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Deixa eu ver se melhoro a lista:

 

1 - Os RCAs sempre devem ser passados longe de qq fio de alta como alimentação / falantes e lembrar-se tb de passar longe da central eletrônica do carro

 

2 - Usar para o aterramento um cabo de bitola igual a do cabo de alimentação

 

3 - Sempre ter um fusível master próximo a bateria (até 30cm)

 

4 - Raspar bem a tinta da lata no ponto de aterramento do amp

 

5 - Sempre subdimensionar os fusíveis. Já vi gente com um sistema que no talo pediria 75A e usava fusível de 80A... não protege po*** nenhuma. Cuidar dos fusíveis dos amps individuais da mesma forma

 

6 - Deixar espaço para o amp respirar (não fechar o amp dentro de uma caixa por exemplo), principalmente amps classe AB e/ou com ligações em bridge

 

7 - Sempre proteger o cabo na passagem do motor para a cabine

 

8 - Em caixas seladas cuidar com a vedação do falante no baffle e da vedação da passagem dos cabos (com silicone por exemplo)

 

9 - Sempre fixar MUITO bem a caixa do sub no carro. Parece besta de falar, mas pode salvar a vida de alguém

 

10 - Fazer o upgrade do sistema elétrico do carro de acordo com o consumo dos equipamentos (bateria principalmente)

 

Foi o q eu lembrei agora!

 

Abs

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Pessoal, pra qualidade se recomenda utilizar terminais na ponta do fios dos falantes que são ligados ao módulo?

 

Pergunto pois geralmente é mais uma emenda, do fio com terminal e depois do terminal com o módulo. Além disso, geralmente se gasta um grana com bons fios de cobre, e no final se coloca uma terminal simples de latão, pois é difícil achar algum de boa qualidade.

Eu não uso pelas razões q vc expôs.

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Uma dúvida que eu tenho

Até onde é necessário o uso de malha techflex? no fio inteiro? no que ajuda? o pouco que vi a malha chega a ser mais cara que o próprio fio!!!

no carro do meu irmão, coloquei tudo sem malha mesmo... não dá nem para ver mesmo o fio, e os locais que eles ficam não estão sujeitos a abrasão!!!

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Uma dúvida que eu tenho

Até onde é necessário o uso de malha techflex? no fio inteiro? no que ajuda? o pouco que vi a malha chega a ser mais cara que o próprio fio!!!

no carro do meu irmão, coloquei tudo sem malha mesmo... não dá nem para ver mesmo o fio, e os locais que eles ficam não estão sujeitos a abrasão!!!

 

Pelo que sei é mais para deixar organizado e dar um aspecto profissional e proteger um pouco, acredito que esta malha não tenha nenhum papel de isolamento contra interferências de sinal/ruido.

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Pelo que sei é mais para deixar organizado e dar um aspecto profissional e proteger um pouco, acredito que esta malha não tenha nenhum papel de isolamento contra interferências de sinal/ruido.

x2, até aonde eu sei, não tem função prática, apenas estética e organizacional.

 

Sobre os terminais nos fios, negativo, não é uma emenda, é a mesma coisa que passar solda no fio, pois ali vai dar um melhor contato dentro do conector do AMP. A emenda tem um grande problema quando é no meio do fio pois uma parte fica "sem a capa de silicone" por exemplo, permitindo interferências.

 

Em produtos como Fosgates, não é preciso de terminais, pois os encaixes são com parafusos de pressão, logo a forma ideal, é a bitola do fio estanhada, como já vem de fábrica, não havendo a necessidade dos terminais.

 

Instalação bem feita pra mim é o seguinte:

 

A parte prática da coisa, os acabamentos,

- fios inteiros, sem emenda no meio

- A devida fixação de todos os itens

- Sem gambiarras, isso é importante

- Madeira de qualidade

- Cuidado com o carro, nada de risco de chave na porta, ou presilha quebrada

 

 

Em resumo, uma instalação bem feita é um cliente satisfeito.

 

Claro, existe a instalação e A INSTALAÇÃO sem dúvidas. Aquela TOP TOP mesmo.

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dexa eu me mete aqui, geralmente eu + leio no SQ do que posto (alias só leio, mas muita coisa que leio aqui uso no trio pra tenta melhora a qualidade dele), mas vou tenta tira a duvida do Satyricon e do hugotsii quanto aos parafusos (vo tenta, se eu fala bestera me avisa).

eu acho que deve ser pelo fato dos mids terem a carcaça mais delicada e apertar um parafuso mais do que os outros pode deforma-la, descentralizando a bobina ou algo assim. acho neh gente.

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outra coisa, não se casa AMPERAGEM, e sim impedancia...

 

Amperes é a medida de corrente.

 

qm falou amperagem??

hahahah

foi oq eu disse, impedancia!!!

 

;) valeu a correçao, vou ateh editar o post

 

valeu scult

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Deixa eu ver se melhoro a lista:

 

1 - Os RCAs sempre devem ser passados longe de qq fio de alta como alimentação / falantes e lembrar-se tb de passar longe da central eletrônica do carro

 

2 - Usar para o aterramento um cabo de bitola igual a do cabo de alimentação

 

3 - Sempre ter um fusível master próximo a bateria (até 30cm)

 

4 - Raspar bem a tinta da lata no ponto de aterramento do amp

 

5 - Sempre subdimensionar os fusíveis. Já vi gente com um sistema que no talo pediria 75A e usava fusível de 80A... não protege po*** nenhuma. Cuidar dos fusíveis dos amps individuais da mesma forma

 

6 - Deixar espaço para o amp respirar (não fechar o amp dentro de uma caixa por exemplo), principalmente amps classe AB e/ou com ligações em bridge

 

7 - Sempre proteger o cabo na passagem do motor para a cabine

 

8 - Em caixas seladas cuidar com a vedação do falante no baffle e da vedação da passagem dos cabos (com silicone por exemplo)

 

9 - Sempre fixar MUITO bem a caixa do sub no carro. Parece besta de falar, mas pode salvar a vida de alguém

 

10 - Fazer o upgrade do sistema elétrico do carro de acordo com o consumo dos equipamentos (bateria principalmente)

 

Foi o q eu lembrei agora!

 

Abs

 

putz.. esse topico ta me saindo melhor doq eu pensava.. ja identifikei 2 erros na minha instalação..

 

pensei q o rca precisava ficar longe do positivo mas q nao tivesse problema ficar junto com o speaker... dai como tava sobrando muito rcz passei ele pelo lado eskerdo do carro junto com o speaker..

=/

 

vaijei.. vo te q arruma isso tb, vo passo o rca pelo meio como todo mundo faz

 

valeu offtime, mandasse bem no post

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O mesmo problema de por perto da alimentação. Por ali passa um sinal de alta potência que gera um campo magnético em torno de si. Esse campo pode contaminar o sinal de baixa que passa pelo RCA. Depois disso o amp pega essa contaminação mínima e amplifica (surpresa!), no final vc acaba ouvindo interferência.

 

O ideal é sempre passar os cabos de alimentação (força e speakers) longe dos de sinal e, quando precisar crusar os cabos, fazer isso de forma que se forme um angulo de 90o entre os dois cabos. O angulo de 90o tb ajuda a impedir a contaminação.

 

Passar por cima do carro é interessante, já vi gente passar por fora do carro tb. O cara puxou o cabo pra fora por um furo na frente do carro, levou protegido por techflex pra parte de trás e entrou no porta malas por outro furo. Funciona tb se tiver o cuidado necessário com a proteção do cabo.

 

Sobre o techflex, é uma proteção para o cabo mesmo. Vc pode achar que o cabo não está sofrendo abrasão, mas certeza mesmo vc vai ter depois de passar uns 3 meses com o carro e tirar os cabos pra saber... Na maioria dos casos vc pode usar conduite de computador pra proteger tb. Techflex é apenas uma opção com uma estética legal.

 

Abs

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