Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RustyUcB

Problemas com Vulcan 10000V

Recommended Posts

Galera gostaria de saber se alguém poderia me ajudar no seguinte problema:

Possuo um Stetsom Vulcan 10000.4V 1KW de 4 canais com 1000W RMS e ele tá com uma chiadeira muito grande na voz. Uso 2 canais tocando grave com par de Pioneer 307 e outros 2 canais tocando quatro TS6982 Pioneer e um kit 2 vias CS60D Bravox. Quando o volume do som está baixo ou um em um volume razoável toda batida da música interfere na voz e parece que está rasgado os falantes, se aumento em um volume alto até que diminui esse chiado. Com o carro ligado ainda fica pior... Já coloquei outro modulo no lugar com a mesma fiação e rca's e não deu nenhum chiado, ou seja, não é fiação ou instalação que gera esse problema. Já levei em 2 técnicos e os mesmo não conseguiram arrumar, ou pelo menos não se esforçaram para encontrar o problema, pois acho que preferem consertar algo mais fácil... <_<

Bom espero que alguém possa me dar um "Luz" sobre isso, pois, já tem quase 1 ano que estou com ele assim mas está insuportavel continuar pq ninguem aguentar ficar ouvindo som apenas no volume alto por ai...hehehe e para ouvir baixo está horrível... :angry:

Esse problema apareceu depois que notei a 1 ano atrás que o modulo estava abafando muito onde ele estava fixado chegando a "suar" muito criando até água na carcaça.

O módulo é esse:

vulcan100004.jpg

Editado por RustyUcB

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo como está a ligação dos 2 sub's na bridge ? os 2 fexam em 4 ohm ? já nos outros canais tb estão muito sobrecarregados, possivelmente trabalhando abaixo da ipedancia...

isso leva o amp ao aquecimento e consequentemente a distorção, e bateria quantos amperes ? estão bem carregadas ?

cabos de alimentação 20 a 25mm ? porque esse amp é um pouco gastador heim...

Compartilhar este post

Link para o post

amigo como está a ligação dos 2 sub's na bridge ? os 2 fexam em 4 ohm ? já nos outros canais tb estão muito sobrecarregados, possivelmente trabalhando abaixo da ipedancia...

isso leva o amp ao aquecimento e consequentemente a distorção, e bateria quantos amperes ? estão bem carregadas ?

cabos de alimentação 20 a 25mm ? porque esse amp é um pouco gastador heim...

Opa! Amigo como ele tem impendância mínima de 1ohms eu coloquei tanto os subs quanto os stereos fechando em 1 ohms para aproveitar ao máximo a potência do módulo. Uso cabos de 25mm para alimenta-lo. A bateria e uma de prata de 70A com 5 meses de uso. Já possuo ele a mais de 2 anos e usava o mesmo som no antigo carro e não dava problema nenhum.

Como disse foi depois que percebi que tava suando muito a carcaça que ele começou a dar pala... <_<

Valeu por comentar! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

mano esse amp não é 2 canais ? essa linha antiga eu desconheço o V10000.4 que vc citou...

o v10000 de 1000W rms q conheço tem as seguintes especificações:

MODELO V10000

Número de Canais - 2

Potência PMPO - 3700W

Potência RMS @ - 13.8V

BRIDGE 2 Ohms 1 x 1000W

BRIDGE 4 Ohms 1 x 650W

STEREO 1 Ohm 2 x 500W

STEREO 2 Ohms 2 x 325W

STEREO 4 Ohms 2 x 180W

Fluxo de Ar - 39 CFM

Consumo - 0,6 a 140A

Tensão de Alimentação - 13,8V

Resposta de Freqüência - 15Hz a 40KHz

Relação Sinal-Ruído - > 90 dB

Sensibilidade de Entrada - 0,3 a 6V

Distorção Harmônica Total - < 0,2%

Impedância de Entrada - 10 K Ohms

Impedância de Saída STEREO - 1 Ohm

Impedância de Saída BRIDGE - 2 Ohms

Freqüência do Crossover (Full Range) - 40 a 700Hz

Dimensão - 60 x 240 x 522 mm

Peso - 9,0 Kg

ou seja em cada canal aceita funcionamento a 1 ohm mesmo, e se formar a bridge unindo os 2 ch. a impedancia minima passa a ser 2 ohm nesse canal formado.

vc deve estar ligando 2 subs em um canal e os 4 6x9 + kit's no outro correto ?

tem especificações tecnicas dele aí ?

e sobre a bateria é muito pouco ! deveria ser no minimo 135A. ou seja praticamente o dobro da que vc está usando.

com certeza as saidas dele já estão prejudicadas. assim como o pré amplificador.. por isso o chiado.

edit. informações

amigo.. realmente esse amp. existe hahahaha

se vc ligou individualmente os subs um por canal (ex. ch1 e ch 2) fexando em 1 ohm os sub's está correto, e os falantes de medio-agudo nos outros canais fexando em 1 ohm pra cada canal restante tb está certo !

oque não está certo é usar 250W em cada canal a 1ohm em sub's de 400W hehehehe

e bateria de 70A pra amp de 1000W rms.. qua pela classe de amplificação deva consumir nada nada uns 140A em potancia maxima.

agora se vc uniu os subs juntos fexando a 1 ohm e fez uma bridge no amp que funciona em 2 ohm aí vc ferra com as saidas heheheh

confere pra gente :legal:

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

mano esse amp não é 2 canais ? essa linha antiga eu desconheço o V10000.4 que vc citou...

o v10000 de 1000W rms q conheço tem as seguintes especificações:

MODELO V10000

Número de Canais - 2

Potência PMPO - 3700W

Potência RMS @ - 13.8V

BRIDGE 2 Ohms 1 x 1000W

BRIDGE 4 Ohms 1 x 650W

STEREO 1 Ohm 2 x 500W

STEREO 2 Ohms 2 x 325W

STEREO 4 Ohms 2 x 180W

Fluxo de Ar - 39 CFM

Consumo - 0,6 a 140A

Tensão de Alimentação - 13,8V

Resposta de Freqüência - 15Hz a 40KHz

Relação Sinal-Ruído - > 90 dB

Sensibilidade de Entrada - 0,3 a 6V

Distorção Harmônica Total - < 0,2%

Impedância de Entrada - 10 K Ohms

Impedância de Saída STEREO - 1 Ohm

Impedância de Saída BRIDGE - 2 Ohms

Freqüência do Crossover (Full Range) - 40 a 700Hz

Dimensão - 60 x 240 x 522 mm

Peso - 9,0 Kg

ou seja em cada canal aceita funcionamento a 1 ohm mesmo, e se formar a bridge unindo os 2 ch. a impedancia minima passa a ser 2 ohm nesse canal formado.

vc deve estar ligando 2 subs em um canal e os 4 6x9 + kit's no outro correto ?

tem especificações tecnicas dele aí ?

e sobre a bateria é muito pouco ! deveria ser no minimo 135A. ou seja praticamente o dobro da que vc está usando.

com certeza as saidas dele já estão prejudicadas. assim como o pré amplificador.. por isso o chiado.

edit. informações

amigo.. realmente esse amp. existe hahahaha

se vc ligou individualmente os subs um por canal (ex. ch1 e ch 2) fexando em 1 ohm os sub's está correto, e os falantes de medio-agudo nos outros canais fexando em 1 ohm pra cada canal restante tb está certo !

oque não está certo é usar 250W em cada canal a 1ohm em sub's de 400W hehehehe

e bateria de 70A pra amp de 1000W rms.. qua pela classe de amplificação deva consumir nada nada uns 140A em potancia maxima.

agora se vc uniu os subs juntos fexando a 1 ohm e fez uma bridge no amp que funciona em 2 ohm aí vc ferra com as saidas heheheh

confere pra gente :legal:

Cara lembro que quando comprei ele a 2 anos atrás a Stetsom tinha as especificações dele no site, eu tb procurei lá e só encontrei essa do modulo de 2 canais. Mas o meu realmente é de 4 canais. Como se fosse um Banda 9.8 de 4 canais.

Esse meu módulo é AB. Lembro que quando vi as especificações estava assim:

•4 canais (250Wrms / 1ohm)

•3 canais (2 x 250Wrms / 1ohm + 1 x 500Wrms / 2ohms)

•2 canais (500Wrms / 2ohms)

Estou usando ele nessa configuração (3 canais (2 x 250Wrms / 1ohm + 1 x 500Wrms / 2ohms).

Estranho é que mesmo com pouca alimentação acredito que não seja esse o problema, pois, antes eu usava apenas 60A de bateria com um altenador de 60A hehehe no meu antigo carro. Hj em dia a bateria é de 70A e alternador de 120A. Quase não ligo som alto com carro desligado, ouço mais quando estou andando no carro. Já fiz o teste na bateria e está excelente entre 13,1 e 13,8V.

De qualquer forma eu preciso descobrir como arruma-lo. Pois, sei que fiação e alimentação para o som que possuo esta dando pro gasto por enquanto e como testei um Banda 9.8 no local e tocou sem chiado algum o problema é o modulo mesmo. :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Amigo como ele tem impendância mínima de 1ohms eu coloquei tanto os subs quanto os stereos fechando em 1 ohms para aproveitar ao máximo a potência do módulo.

Estou usando ele nessa configuração (3 canais (2 x 250Wrms / 1ohm + 1 x 500Wrms / 2ohms).

aí está o problema ! vc disse usar um canal a 500W correto ! e disse tb usar os 2 subs nele fexando a 1 ohm em um canal que só poderia estar funcionando a 2 ohm hehehehe vc obriga ao amp a quase dobrar a potencia nesse canal devido a funcionar em baixa impedancia.

outra seu amp como vc mesmo sabe é um classe AB. ele por sua vez consome digamos que muito !

alternador de 120A e bateria de 70A não são suficientes.. vc só iria agravar a distorção por falta de potencia na alimentação, pois o alternador teria que se dividir entre carregar a bateria alimentar som.. e cuidar de toda parte eletrica do automovel..

uma boa opção pra vc seria uma max power de 135A ! e realmente seu amp. deve estar saturado suas saidas.. só examinando mesmo !

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

aí está o problema ! vc disse usar um canal a 500W correto ! e disse tb usar os 2 subs nele fexando a 1 ohm em um canal que só poderia estar funcionando a 2 ohm hehehehe vc obriga ao amp a quase dobrar a potencia nesse canal devido a funcionar em baixa impedancia.

outra seu amp como vc mesmo sabe é um classe AB. ele por sua vez consome digamos que muito !

alternador de 120A e bateria de 70A não são suficientes.. vc só iria agravar a distorção por falta de potencia na alimentação, pois o alternador teria que se dividir entre carregar a bateria alimentar som.. e cuidar de toda parte eletrica do automovel..

uma boa opção pra vc seria uma max power de 135A ! e realmente seu amp. deve estar saturado suas saidas.. só examinando mesmo !

Eu estou fazendo um outro madeiramento trocando o RCA por um de qualidade e então vou refazer toda a instalação sendo assim vou rever essa parte da impendancia dos Subs.. Realmente só agora que me toquei...

Como meus 307 são bobina dupla de 2ohms então como poderia fazer a ligação correta para usar os canais 3 e 4 do modulo sem estragar ou força-los? No caso estou aumentando para 6 triaxiais e mais 2 ST tweeters a voz do carro. Será que vai ser muita coisa para esse amplificador levar?

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um modulo rodstar aq que tava com um poblema muito parecido com esse sou novo no ramo e no forum

mais o meu era um capacitor nao sei oq tinha dado nele um colega meu aq q manja um pouco de eletronica q trocou pra min

ele disse q o q jera isto e sobre carga de mais pode tanto acontecer com capacitores como com transistos como disse nao sei se ele esta serto nao manjo muinto disso o meu modulo xiava quando almentava o som e quando dava grave ele tinha uma perca tipo energia q cai meia faze kkkkkkkkkkkkkk pede pra alguem verificar

quem sabe não e isso o meu ta normal e e um antigo e um RS 4500 amp

Compartilhar este post

Link para o post

bom... sobre os subs parece estar correto então se vc diz ser modelo D2,, pois cada sub (eu disse cada individual !) com as bobinas em serie dá 4 ohm e se vc junta os 2 sub's em paralelo cai pra 2 ohm de novo que é a respectiva impedancia de trabalho do seu amp no canal bridge.

as ligaçõe possiveis seria então em 0,5 ohms, 2 ohm's e 8 ohms.. sendo a correta em 2 ohm.. verifique se vc não ligou todas as bobinas em paralelo fazendo a impedancia (resistencia) cair a 0,5 ohm []-[] oque não é coisa boa !!

e 6 falantes 6x9 3 em cada canal de 250W rms até que vai... se bem regulado cada um desses tem em media 4 ohm de impedancia então 3 em paralelo dá cerca de 1,333 ohm sendo possivel ligar 3 6x9 em paralelo em cada canal no caso ch 1 e mais 3 no ch 2. .. e use os devidos capacitores para os Super Tw..

minha sugestão.. seria

1° ver a ligação dos sub's.

2° ver problema do amp !

3° bateria ! 135A

edit:

500W ser pouco pra 2 sub 307 !

por que não usa apenas um sub como por exemplo um UXP power fexando em 2 ohm na bridge ?

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

bom... sobre os subs parece estar correto então se vc diz ser modelo D2,, pois cada sub (eu disse cada individual !) com as bobinas em serie dá 4 ohm e se vc junta os 2 sub's em paralelo cai pra 2 ohm de novo que é a respectiva impedancia de trabalho do seu amp no canal bridge.

as ligaçõe possiveis seria então em 0,5 ohms, 2 ohm's e 8 ohms.. sendo a correta em 2 ohm.. verifique se vc não ligou todas as bobinas em paralelo fazendo a impedancia (resistencia) cair a 0,5 ohm []-[] oque não é coisa boa !!

e 6 falantes 6x9 3 em cada canal de 250W rms até que vai... se bem regulado cada um desses tem em media 4 ohm de impedancia então 3 em paralelo dá cerca de 1,333 ohm sendo possivel ligar 3 6x9 em paralelo em cada canal no caso ch 1 e mais 3 no ch 2. .. e use os devidos capacitores para os Super Tw..

minha sugestão.. seria

1° ver a ligação dos sub's.

2° ver problema do amp !

3° bateria ! 135A

edit:

500W ser pouco pra 2 sub 307 !

por que não usa apenas um sub como por exemplo um UXP power fexando em 2 ohm na bridge ?

Os subs estão 307D2 estão ligados em paralelo fechando a 1 ohms os dois como comentei. :banghead

Será que pode ter sido isso que danificou as saídas? Ou mesmo estar causando tanta interferencia do grave nos outros canais de voz?

No caso da voz para os 2 canais além dos 3 pares de TS6992 + 1 par ST304 ainda tem + o Kit 2 vias que quero deixar tb ligado no modulo. Será que tocará todos esses elementos sem problemas?

Compartilhar este post

Link para o post

certamente foi isso a causa do problema cada sub fexando em 1 ohm e os 2 juntos fexando a 0,5 ohm... forçou d+ o canal bridge.. o levando a saturação...

tem que examinar os transistores da saida assim com os drives , e tb examinar todos os fet da fonte pra ver se tem algum em curto...

sobre os kit 2 vias.. aí complicou... vc pode ligar no maximo 2 falantes 6x9 e um falante do kit 2 vias ( o mid bass e o tw) em cada canal, por que 6 falantes e 1 kit 2 vias já pesaria muito.

edit:

em uma bridge que funciona em 2 ohm se vc ligou par de sub's fexando em 0,5 ohm hehehehehe

isso é com certeza o problema ! 4 x abaixo da impedancia... e pouca bateria.. a saida e talvez os fets da fonte sofreram avarias serias.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

certamente foi isso a causa do problema cada sub fexando em 1 ohm e os 2 juntos fexando a 0,5 ohm... forçou d+ o canal bridge.. o levando a saturação...

tem que examinar os transistores da saida assim com os drives , e tb examinar todos os fet da fonte pra ver se tem algum em curto...

sobre os kit 2 vias.. aí complicou... vc pode ligar no maximo 2 falantes 6x9 e um falante do kit 2 vias ( o mid bass e o tw) em cada canal, por que 6 falantes e 1 kit 2 vias já pesaria muito.

edit:

em uma bridge que funciona em 2 ohm se vc ligou par de sub's fexando em 0,5 ohm hehehehehe

isso é com certeza o problema ! 4 x abaixo da impedancia... e pouca bateria.. a saida e talvez os fets da fonte sofreram avarias serias.

Na verdade não estava fechando em 0,5 ohms no total para os 2 subs mas sim 1ohms, talvez por isso o problema até demorou a aparecer...

Vou falar com o tecnico que vai mexer no modulo para mim sobre essas dicas suas dos elementos que podem estar estragados no modulo.

Quando ele mexeu na primeira vez não encontrava o problema pq não viu a ligação dos subs com certeza. Só colocava na bacanda e testava os canais que tocavam todos sem ruidos quando testados um por vez.. Mas o problema aparece é quando o modulo está em pleno uso de todos os canais. Vou ver isso com ele...

No caso não tem como distribuir de nenhum jeito toda a voz em 2 canais para voz?

Sendo que os TS6992 são 4 ohms, kit 4 ohms e os ST304 são 8 Ohms :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

então é impossivel 2 subs modelo D2 fexarem em 1ohm... como disse antes as possiveis ligações são em 0,5 ohm, 2 ohms ou 8 ohms, a 1 ohm teria que ser um par de sub 307 D4 com todas as bobinas em paralelo aí sim fexa em 1 ohm...

sobre os falantes de medio-agudos só é possivel ligar os 4 6x9 + o kit 2 vias que é composto por 2 mid's + seus pequenos twiters... nada mais alem disso, se não vc precisaria de outro modulo.

veja a ligação dos subs.. leve a um tecnico pra medir com o multimetro ...

a respeito da impedancia oque está acontecendo é seguinte, seus sub's estão fexando a 0,5 ohm e devido a resistencia das pontas de prova do multimetro ser por volta de 0,4 , 0,5 hm vem a somar a resistencia das bobinas em paralelo fazendo com que pense que está a 1 ohm . más não está,,

uma dica minha.

ao medir resistencias de pequeno valor. ex: 1 ohm, 2 ohm ou até menos que seja, sempre desconte a resistencia das pontas de prova do multimetro pra vc ter certeza ! ok... diga isso ao tecnico quanto for conferir pra vc.

edit:

pra descontar a resistencia das pontas de prova basta encostalas uma contra a outra na escala de resistencia mais baixa do multimetro pra maior precisão. e ver quanto marcou.

por ex; se marcou 0,3 ohm quando vc medir a resistencia dos sub's é só vc subtrair esse resultado. se vc encontrou ao medir exatos 1ohm, vc subtrai pelos 0.3 e dará 0.7 ohm, bem proximo de 0.5.. e capaz de dar até menos algo em torno de 0,4 ohm nas bobinas, se derem 0,6 ohm nas suas pontas de prova.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

então é impossivel 2 subs modelo D2 fexarem em 1ohm... como disse antes as possiveis ligações são em 0,5 ohm, 2 ohms ou 8 ohms, a 1 ohm teria que ser um par de sub 307 D4 com todas as bobinas em paralelo aí sim fexa em 1 ohm...

sobre os falantes de medio-agudos só é possivel ligar os 4 6x9 + o kit 2 vias que é composto por 2 mid's + seus pequenos twiters... nada mais alem disso, se não vc precisaria de outro modulo.

veja a ligação dos subs.. leve a um tecnico pra medir com o multimetro ...

a respeito da impedancia oque está acontecendo é seguinte, seus sub's estão fexando a 0,5 ohm e devido a resistencia das pontas de prova do multimetro ser por volta de 0,4 , 0,5 hm vem a somar a resistencia das bobinas em paralelo fazendo com que pense que está a 1 ohm . más não está,,

uma dica minha.

ao medir resistencias de pequeno valor. ex: 1 ohm, 2 ohm ou até menos que seja, sempre desconte a resistencia das pontas de prova do multimetro pra vc ter certeza ! ok... diga isso ao tecnico quanto for conferir pra vc.

edit:

pra descontar a resistencia das pontas de prova basta encostalas uma contra a outra na escala de resistencia mais baixa do multimetro pra maior precisão. e ver quanto marcou.

por ex; se marcou 0,3 ohm quando vc medir a resistencia dos sub's é só vc subtrair esse resultado. se vc encontrou ao medir exatos 1ohm, vc subtrai pelos 0.3 e dará 0.7 ohm, bem proximo de 0.5.. e capaz de dar até menos algo em torno de 0,4 ohm nas bobinas, se derem 0,6 ohm nas suas pontas de prova.

Rapaz para falar a verdade agora não sei como está feita essa ligação do subs... Pois comprei a caixa pronta de um colega e ele só instalou para mim e como tocou normal sem distorções e forte achei que estivesse tudo certinho. Tenho que tirar os falantes da caixa para ver como estão ligadas as bobinas...

Lembrei que antes de usar um par de 307D2 eu usava um SUB (Pioneer SPL3004) bobina dupla de 4ohms ligados em paralelo cada bobina caindo para 2ohms então casando certinho os 2ohms do modulo em bridge.

Depois que rever isso volto a postar aqui...

Valeu a ajuda! :legal:

Editado por RustyUcB

Compartilhar este post

Link para o post

ok !

Não deu para o técnico mexer no amplificador, porém comprei um cabo RCA de mais qualidade (tsunami) e a chiadeira amenizou uns 90% chegando a ser impercepitivel com o volume de moderado. Mas tenho consciência de que o modulo ainda tem problemas. Estou esperando o técnico de minha confiança desafogar um pouco dos serviços para poder pegar apenas o meu modulo para mexer no dia. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Não deu para o técnico mexer no amplificador, porém comprei um cabo RCA de mais qualidade (tsunami) e a chiadeira amenizou uns 90% chegando a ser impercepitivel com o volume de moderado. Mas tenho consciência de que o modulo ainda tem problemas. Estou esperando o técnico de minha confiança desafogar um pouco dos serviços para poder pegar apenas o meu modulo para mexer no dia. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

ei ve se sua entrada rca nao esta com a solta quebrada iso causa mau contato e frequentemente acomtece em modulos com muito tempo de uso por causa do tira e poe dos cabos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...