Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rodrigoleche

O formato de uma caixa de som influencia no seu desempenho?

Recommended Posts

Ola pessoal

Estou quebrando a cabeça para fazer uma caixa para um woofer de 15" (Tornado 1100w), sei que a caixa deve estar com a litragem entre 90 e 100 litros, mas veio a seguinte duvida na minha cabeça, se o formato influencia no seu desempenho.

Por exemplo, 2 caixas de 90 litros.

Uma com a frente bem estreita, mas com uma profundidade maior. E a outra com a frente larga, mas bem rasa, dariam o mesmo som?

Por que a caixa que eu fiz, esta com a frente com mais ou menos 40cm e 60cm de profundidade, sei la parece que ficou desproporcional, e nao gostei do desempenho dela.

Outra duvida, a caixa trapezoidal tem o mesmo desempenho que uma retangular?

Alguem pode me dar uma luz?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal

Estou quebrando a cabeça para fazer uma caixa para um woofer de 15" (Tornado 1100w), sei que a caixa deve estar com a litragem entre 90 e 100 litros, mas veio a seguinte duvida na minha cabeça, se o formato influencia no seu desempenho.

Por exemplo, 2 caixas de 90 litros.

Uma com a frente bem estreita, mas com uma profundidade maior. E a outra com a frente larga, mas bem rasa, dariam o mesmo som?

Por que a caixa que eu fiz, esta com a frente com mais ou menos 40cm e 60cm de profundidade, sei la parece que ficou desproporcional, e nao gostei do desempenho dela.

Outra duvida, a caixa trapezoidal tem o mesmo desempenho que uma retangular?

Alguem pode me dar uma luz?

No seu caso, o formato nao influencia muito nao.

Agora, no caso de Trapezoidal x retangular é o seguinte: tem uma teoria que diz que quanto menos paredes paralelas tiver, menor a chance de cancelamentos e estacionarias. Só que, pra um som de dia a dia é quase imperceptivel a mudança.. hoje em dia o que tem-se feito muito é arrendondar os cantos das caixas ou colocar um quebra canto.

talvez

mas nenhuma chega ao pé das palhetadas

Ele está brincando, sobre as palhetadas...

Compartilhar este post

Link para o post

teria diferença pelo efeito "back load". Nao seria muita diferença nao... mas teria SIM.

Compartilhar este post

Link para o post

Muda completamente a relação de ondas estacionárias. Mas a não ser que seja um cubo perfeito, nao irá alterar tanto a sonoridade, creio.

Compartilhar este post

Link para o post

cara teoricamente não muda mta coisa não, mas na prática se ve cada coisa, rs

faz câmara única com um duto pros dois falantes,

Compartilhar este post

Link para o post

Muda completamente a relação de ondas estacionárias. Mas a não ser que seja um cubo perfeito, nao irá alterar tanto a sonoridade, creio.

Obrigado a todos que responderam

Amigo pad

Eu havia dito que a minha caixa estava com 90 litros.

Eu estava tao incomodado com o formato dela, que uni o util ao agradavel.

ouvi dizer que o tornado tbm toca em caixas de ate 63 litros, entao cortei a minha.

Ate deu uma melhorada, mas ainda nao esta 100%.

O problema, é que agora,ela esta quadrada.

Coloquei as fotos dela no orkut, se alguem kiser dar uma olhada, vou deixar o link

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=6008444308962797524&aid=1291543990

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...