Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sh1ng0

Montei meu trio. Agora veio uma PORRADA de duvidas. Entrem e ajudem =)

Recommended Posts

agradecendo a todos desde já, tenho algumas duvidas agora principalmente em relacao a equalizacao/crossover/led clip.

lá vai.

1 - Começando de playeres em geral ( o meu é um Pioneer dehp4ub), é verdade que os ganhos dele Low/MID/HI, Bass Boost, SLA, Loud, Sound Retriever. fazem com que o led clip acenda mais cedo? ou seja, eu conseguirei um som mais alto e com mais qualidade fazendo o ajuste de ganho somente nos Amps, deixando o player em flat, bass bost +0, sla 0, sem loud nem sound retriever?

2- sobre o crossover, ele te um ajuste de volume tanto pra saida de sub, tanto pra os mid, quanto pra os high. aquele ajuste é somente pra eu equilibrar o som para uma frequencia nao "engolir" a outra? ou tipo se eu por todas as saidas no volume mais alto, vai mandar um sinal distorcido pro amp amplificar fazendo com que o som saia distorcido e o led clip acenda precocemente no caso do modulo dos graves ? pq até onde eu sei ( nao sei muito nao =P ) o cross faz somente o corte de frequencia, o sinal é amplificado nos amps. entao teoricamente se eu por o volume das saidas do cross la no maximo, apenas enviaria todo o volume que vem do player, sem distorçoes? confere isso?

3- Sobre o led clip, eu posso ouvir o som, com o led clip piscando apenas nas batidas do grave? ( nada de luz acesa o tempo inteiro ) piscar apenas por milesegundos, nas batidas?

4 - Alguem poderia me explicar algumas funcoes do crossover xing-ling booster 4000 ? Link do mesmo. queria saber pra que serve aquela funcao ''phase'' que tem no HI e no Subwoofer, a funcao Input e a funcao mod que tem no Subwoofer. e aquela chavezinha embaixo 40hz boost ( notei que quando aumento o som fica com mais gravao, e o led clip acende mais cedo ), e quando diminuo o som fica mais POC POC. o_O confere isso?

5 - pq nas musicas pancadao, eu fico a uns 30 metros do carro e sinto a porrada nos peito, ja tipo axé, pagode, que toca muito aqui na bahia, o grave nao ta me agradando tanto? HPF 50 no modulo 12db/8 e LPF 100 hz axo. no cross.

6 - aqueles conectores macho e femea que se usa para poder por e retirar os falantes sem ter que desparafusar dos modulos, causam alguma perda de potencia? tava pensando em por tudo direto nos amps sem plug, msm que precise desparafusar pra retirar, afinal so vou perder uns minutos. mas so vou fazer se realmente houver perdas. ja que aquilo é tipo uma emenda.

desde ja agradeço denovo, e vai desculpando ai a redação galera. abração!

Editado por sh1ng0

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- acredito que sim. Sempre deixo o player em Flat, e meu led de clip só acendo em volume 60 de 62. Regule o ganho conforme a musica q vc mais toca, e sempre em flat.

3- Clips de vez em quando não comprometem, mas acendendo SEMPRE nas batidas mais fortes acho perigoso. Risco de queima.

----

2,4 e 5 não é minha praia.

Compartilhar este post

Link para o post

1 - qto + flat melhor, principalmente pelo fato de vc poder equilibrar as vias pelo cross.

2 - funciona da mesma forma q o controle de ganho do amp. o ideal nesse casso seria um osciloscopio, mas um multimetro pra medir os niveis de saida do player e do cross ja resolve.

3 - se for uma piscadinha leve nos ptos + altos blz, se for em todos... cuidado

4 - phase: como o nome diz inverte a faze do sinal; input: ativa a entrada de sub; mod: stereo ou mono.

5 - deve ser devido a sintonia da cx, possivelmente ela ta com sintonia alta pra esses ritmos. qual o teu equipamento: amp, woofer, etc.

6 - por melhores q sejam, todo conector ou emenda no cabo causa perda. mas geralmente nao eh muito significativa, DESDE QUE bem feita e no caso de conector DE BOA QUALIDADE. veja se eles tao esquentando depois de algum tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

1 - qto + flat melhor, principalmente pelo fato de vc poder equilibrar as vias pelo cross.

2 - funciona da mesma forma q o controle de ganho do amp. o ideal nesse casso seria um osciloscopio, mas um multimetro pra medir os niveis de saida do player e do cross ja resolve.

3 - se for uma piscadinha leve nos ptos + altos blz, se for em todos... cuidado

4 - phase: como o nome diz inverte a faze do sinal; input: ativa a entrada de sub; mod: stereo ou mono.

5 - deve ser devido a sintonia da cx, possivelmente ela ta com sintonia alta pra esses ritmos. qual o teu equipamento: amp, woofer, etc.

6 - por melhores q sejam, todo conector ou emenda no cabo causa perda. mas geralmente nao eh muito significativa, DESDE QUE bem feita e no caso de conector DE BOA QUALIDADE. veja se eles tao esquentando depois de algum tempo.

Amp banda expert d 800

Woofer Natts Trio 12'' natts12.jpg

caixa é uma LT (laberinto) que encontrei pronta la na loja do cara.

o problema do grave é o woofer? ou a caixa msm? a caixa é parrudona, mas acho q devido aos laberintos dentro, ela deve ficar com uma litragem mais baixa. mas nao sei exatamente.

pq eu ia mandar email pro suporte da natts pra pedir as medidas ideais da caixa pra esses woover

e mandar fazer outra... vou por um video aqui dela tocando. nas musicas pancadao ta filé pra mim pelomenos =P mas nos axe, pagode. pra mim ta deixando a desejar http://www.youtube.com/watch?v=cfHUKdymurQ

e sobre o multimetro, eu vejo a tensao da saida rca do player e do cross. e depois?

Editado por sh1ng0

Compartilhar este post

Link para o post

sobre a cx, vo fica devendo, nao conheco esse woofer, mas lt nao acho q seja boa pra fora nao.

qto ao multimetro, vai precisar saber a voltagem de entrada e saida.

a saida do player eh fixa (nao tem como mexer, pelo menos nao nos players + comuns). 4v por ex.

a entrada do cross tu ajusta no ganho (vai ter q ver no manual, nao encontrei, mas deve ser algo tipo 0,2 a 4v +/-). aqui vc ajusta o equilibrio entre as vias. dexa a q tiver mais baixa na voltagem certa e diminui o ganho das outras ateh equilibrar. nao faça ao contrario, vai gerar distorcao e nao aumento de potencia.

a saida do croos tbm eh fixa. deve ser uns 2 ou 4v tbm.

no amp tu ajusta o ganho de acordo com a saida do cross.

a quase esqueci, o ganho no cross e no amp. nem sempre ta em volts, pode ser max. e min. mas a voltagem maior eh onde toca mais baixo e a menor eh onde toca mais alto, digamos assim.

Compartilhar este post

Link para o post

sobre a cx, vo fica devendo, nao conheco esse woofer, mas lt nao acho q seja boa pra fora nao.

qto ao multimetro, vai precisar saber a voltagem de entrada e saida.

a saida do player eh fixa (nao tem como mexer, pelo menos nao nos players + comuns). 4v por ex.

a entrada do cross tu ajusta no ganho (vai ter q ver no manual, nao encontrei, mas deve ser algo tipo 0,2 a 4v +/-). aqui vc ajusta o equilibrio entre as vias. dexa a q tiver mais baixa na voltagem certa e diminui o ganho das outras ateh equilibrar. nao faça ao contrario, vai gerar distorcao e nao aumento de potencia.

a saida do croos tbm eh fixa. deve ser uns 2 ou 4v tbm.

no amp tu ajusta o ganho de acordo com a saida do cross.

a quase esqueci, o ganho no cross e no amp. nem sempre ta em volts, pode ser max. e min. mas a voltagem maior eh onde toca mais baixo e a menor eh onde toca mais alto, digamos assim.

fiquei meio voando sobre a ultilizacao do multimetro pra equilibrar ai. onde eu tenho que medir? e como eu regulo a tensao de saida dos rca no cross? pelo controle de ganho ? :/

PS: alguem poderia simular uma caixa pra 2 woofer desse pra mim? eu tentei usar winsd etc.. mas sou meio leigo... pra uma frequencia q ela trabalhe mais baixo. tipo 50hz de ressonancia pra da um grave legal em musicas nao pancadao tipo axe e pagode... sendo q 50hz q é o HPF do modulo.

Editado por sh1ng0

Compartilhar este post

Link para o post

mede na saida rca, tanto o player como o cross.

tensao de saida nao regula.

o ganho, regula a voltagem de entrada de acordo com a saida anterior.

saida player (fixa) ---> entrada cross (controle ganho).

saida cross (fixa) ---> entrada amp (controle ganho).

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...