Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RaoniPaiva

[VW Gol G5] Iniciante Set SQ. Atualizado 26/06/11!

Recommended Posts

Olá turma, estou postanto informações do meu sisteminha atual que é composto de HU Pioneer 5180DVD retrátil, amp Hertz EP4x, kit 3 vias Focal Access 165A3 e sub JL 12w1v2-4. Terá uma pequena mudança em breve na caixa, partindo da dutada de 50L para selada de 35L, ambas sintonizadas em 33Hz.

O som toca razoavelmente bem, o amp alimenta o kit e sub tranquilo(2x100rms 4ohms + 1x320rms 4ohms), o kit cumpre seu papel direitinho, woofer de 6,5 desce bastante nas portas tratadas, o mid(um tanto exagerado por ser de 4pol) fala bem e o tw é as vezes exagerado quando em altos volumes, mas nada que uma atenuada no cross não resolva, ambos(mid e tw) em colunas com direcionamento on-axis cruzado(esquerdo direcionado para o passageiro e direito direcionado para o motorista), por isso a razão de se atenuar o tw "meio gritão"(enfatizo assim pois já tive um tw Morel e digo que é muito gostoso ouvi-lo, mas não desmerecendo o Focal por ser mais brilhoso, é só questão de gosto mesmo).

O HU não é lá essas coisas em fidelidade, mas onde encontro um DVD TOP com T.A. etc por meros R$1500,00 novo? CD player encontra como o 9887, mas abrir mão da praticidade do DVD Pioneer, para mim, não compensa. Cabeamento, usei quase tudo da Audison, menos o positivo e terra(UniqCable), mas os RCA´S e Speakers são todos Audison First(linha de entrada) e no Sub é o Sonus(Top). Eu queria pegar algo com valores em conta e de boas marcas/qualidade, por isso a escolha dessa linha mais simples da Audison.

Para mim está faltando apenas uma alimentação digna para o som, pois ainda utilizo a bateria original do carro(40ampéres) e não possuo um mega capacitor. Meus próximos passos serão a troca da bateria, a adição de um MC de 1F da Audison e a mudança da caixa, sendo esta toda em MDF, parafusada, bem seladinha nos cantos. No geral, o conjunto toca bem, o kit e sub descem bem, a voz está na linha dos ouvidos por causa do mid e tw na coluna, ficou bem legal. Tudo foi feito e comprado na BestSound High Fidelity, aqui em Natal/RN, onde também outros usuários como o Abreu, PedroJosino e Cyro são clientes. Vejam abaixo alguns detalhes do meu set:

99385288.th.jpg

64895728.th.jpg

36149926.th.jpg

73355278.th.jpg

79431779.th.jpg

87821483.th.jpg

98142423.th.jpg

24268196.th.jpg

80657587.th.jpg

70428832.th.jpg

41920521.th.jpg

22050148.th.jpg

91975848.th.jpg

85908435.th.jpg

90957126.th.jpg

61914684.th.jpg

80249758.th.jpg

42350254.th.jpg

12487467.th.jpg

43511437.th.jpg

20576507.th.jpg

30698138.th.jpg

48739117.th.jpg

74442336.th.jpg

________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizando o tópico(29/04/11)! Vendi todo o set, e desse antigo set, so fiquei com o player Alpine! Como tenho um JL 10w0 zeradim guardado, acho que vou escalar ele para a próxima partida! E pelo que vi ele é bem parecido com o w1, o que muda mesmo é a FS do w1 mais baixa! Como eles pedem a mesma litragem e possuem a mesma potencia, irei ficar com o w0 e ver se me agrada(visualmente me agrada mais que o w1), se n ficar bom, testo com um w1 e vejo a diferença! Tbm venho aki com umas icógnitas... Estou em duvidas sobre o kit e o amp, ai vao elas...

Morel Elate 6"(cross point em 1800hz): Consigo a R$1600 seminovo.

Audison Voce AV K6(cross point em 2500hz): Consigo a R$1000 0km.

Focal KR 165(cross point em 3800hz): Consigo a R$1000 seminovo.

Bem, de kits, estou com essas opçoes para decidir, visto que por enquanto nao irei utilizar o PXA, quero manter o cross do kit! Entao, o Morel tem o corte baixíssimo, elevando muito bem o palco! Apesar dos seus 200rms mencionados, acho os mids não tão fortes como os Focal, mas sao excelentes mids. O tw nem se fala, perfeito! Ja o Voce, tem um corte relativamente baixo, tem potencia de 100rms e é muito bem construido tbm. So n tenho referencias sonoras. Alguém tem? O Focal KR, é o que possui o corte mais alto, fazendo com com q eu perca a altura do palco. Tem midbass parrudo e indica 80rms de potencia. Pensei tbm no Polyglass V30, mas como nao encontrei nenhum para comprar, nao o coloquei na lista!

Dos 3, so nao ouvi o Audison! Alguem sabe algo dele?

Agora vms a outra parte, os Amplificadores...

Focal Solid 1(1x300rms a 4ohms) + Solid 4(4x75rms ou 2x200rms a 4ohms): Consigo as 2 por R$1200 seminovo.

Hertz EP2x(2x220rms ou 1x700rms a 4ohms) + EP4x(4X100rms ou 2x320rms a 4ohms): Consigo as 2 por R$1800 0km.

Entao, se eu optasse pelas Hertz, iria tocar o kit a EP4x em bridged mandando 2x320rms e a EP2x mandando pro sub 700rms. Iria ficar bem forte, potencia de sobra nos amps. Sem falar que preciso de força no sub, ja que vou usar ele numa selada de 20L! Se eu optar pelas Focal, pode ser que fique bem limitado pro sub! Entao, nao quero misturar marcas nos amps, quero uma parêa!

Opniões???

________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizando²(13/05/11)

O novo set será:

HU: Alpine CDA-117

KIT: 2 Vias Morel Tempo 6 (120wrms)

SUB: JL Audio 10w0v2-4 (300wrms)

AMP ESTEREO: Focal Solid 4 (4x75wrms@4ohms / 4x100wrms@2ohms / 2x200wrms@4ohms)

AMP MONO: Focal Solid 1 (300wrms@4ohms / 470wrms@2ohms)

De resto, o lugar do kit será nos espaços originais do carro. Porta já tá tratada. O Tempo deve ficar legal recebendo 200wrms cada lado. O sub, farei uma seladinha de 20L, mas falta somente definir a disposição dos equipamentos na "PEKENA GRANDE" mala do Gol G5!

Ia de bi-amp, mas como ainda n comprei o PXA-H100, vai no cross do kit mesmo. Corte em 3800hz/6db, os tws descem legal já! Mais pra frente passo pro bi-amp mandando 75wrms pra cada falante.

Bem, estou na fila de espera da BestSound, a turma ultimamente deu a louca de fazer som tudo na mesma época. Estou para o fim do mês!

Mais novidades, posto aqui.

Flws

Atualizando³(26/06/11)

Bem, mudei o set um pokinho, agora entra junto com o CDA-117 o PXA-H100, e irei ligar o kit em bi-amp. O sub ia ser um 10w0v2-4, mas mudei e resolvi montar com 2 10w1v2-4 em seladinha. Axo q vai ficar bom, colokei mais detalhes no ultimo post, terça inicio a montagem do PM, ja que a fiação e kit ja estão OK.

Acompanhem.

Editado por RaoniPaiva

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fotos do novo player: Alpine CDA-117. Na colocação, fiz a pintura da moldura central do painel, partindo do cinza para o preto. Ficando mais harmônico!

84270751.th.jpg

Editado por RaoniPaiva

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre os cortes, o cross desse kit corta o tw em 4000Hz, o mid em 300Hz e deixa o woofer em full, pra ser cortado no player ou no amp. O corte que uso pro sub foi feito pelo amplificador em 40Hz e o woofer do kit tocando full, e por incrível que pareça toca bem sem "reclamar". Quando preciso cortar o woofer, faço pelo player em 50Hz, ficando um pequeno buraco entre o sub e kit, mas nada que dê pra morrer, pois a atenuação de ambos sao em -12db, portanto ainda passa muita coisa, ficando praticamente sem buraco, pra não dizer imperceptível.

Agora falta somente eu tentar melhorar o acerto dos ganhos, pois acho que ainda falta um maior equilibrio entre kit e sub. No meu caso, o meu amp varia o ganho de 5v a 0,3v e o meu HU é 4v, entao, deixei o ganho do kit em +- 25%, que pelo meus calculos seria próximo aos 4v do HU. Mas se eu deixar o ganho do bridged do sub nesse valor, o sub mal aparece! Só entra legal se eu aplicar o ganho do bassboost em +6db no mínimo! Eu deixei o ganho do sub em 50% com o bassboost em 0db, que para o meu ver ficou bem equilibrado o ganho nesses valores. Só que me informem se eu estiver enganado, pois se eu fizer o ajuste do ganho como a maioria das pessoas sugerem, que seria com o volume em 2/3 no HU, baixar o ganho do amp e ir aumentando até ouvir distorção, ouvindo, baixar mais um pouco para garantir. Só que se eu fizer dessa maneira, o ganho do kit vai lá pra perto dos 35% do total, que ao meu ver, seria proximo a 3v, no caso, ficando muito sensivel, e para equilibrar os volumes, o ganho do sub iria lá pra 70% do total(+-2v). Só que tem um porém, se eu regular os ganhos da primeira maneira(atual), quando vou ouvir um CD(original) que é bem atenuado como por exemplo Dires Straits - Brothers In Arms, tenho que por o volume do HU no maximo e mesmo assim o som ainda fica baixo e quando regulo pela segunda maneira, fica beleza, so que no resto da maioria dos meus discos, os volumes ficam absurdamentes altos, sendo obrigado a reduzir a metade do volume no HU pra ficar agradável.

E então, qual maneira é a correta para se ajustar os ganhos do amp? Se o ganho é pra ajustar o sinal do HU com AMP, deixando-os os mais próximos possíveis(no meu caso 4v), porque a grande maioria dos amps veem com 2 regulagens de ganho? Não bastava apenas uma?

Editado por RaoniPaiva

Compartilhar este post

Link para o post

Raoni tu fez o tratamento das portas la em carlinhos mesmo foi??? Ta bonito o som e funcional pelo visto ai viu... Parabens, carlinhos como sempre cm belo acabamento...

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que valha a pena gastar c/um mega capacitor p/apenas 320WRMS. Trocando a bateria por uma de maior capacidade já seria o suficiente. Tem user aq do forum vendendo Optima Yellow Top NOVA a R$650. Em relação ao ajuste do ganho do amp, tem que ser feito com 2/3 do volume na HU.

Editado por Alex_84

Compartilhar este post

Link para o post

Raoni tu fez o tratamento das portas la em carlinhos mesmo foi??? Ta bonito o som e funcional pelo visto ai viu... Parabens, carlinhos como sempre cm belo acabamento...

Exato Plínio, fiz td la em no Carlos msm. Ficou bacana o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que valha a pena gastar c/um mega capacitor p/apenas 320WRMS. Trocando a bateria por uma de maior capacidade já seria o suficiente. Tem user aq do forum vendendo Optima Yellow Top NOVA a R$650. Em relação ao ajuste do ganho do amp, tem que ser feito com 2/3 do volume na HU.

Exatamente, mas sera que nao ajudaria nos picos de graves? Acredito que resultado da agua pro vinho eu nao vou ter, mas em alguma coisa ira melhorar! So em nao ver as luzes do carro piscando nos graves ja me deixa feliz. Hehehehe...

2/3! Isso mesmo, eu que errei na hora de digitar. Irei editar o tópico. Sobre a bateria, ouvi falar muito bem dessa Yellow. Sera que tem algum comparativo entre as melhores baterias(compactas = por no local original)?

Agradeco a informacao.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, ficou muito bonito seu PM...

Quero fazer assim também, mas to tentando achar uma maneira de "encaixar" os equips nos pequenos 90cm de PM do Gol.

Parabéns, trampo bonito.

Abraços

Edit: colocar o "s" do "parabens".

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens gostei muito das colunas, assim que enjoar das "bolinhas" no meu painel vou tentar fazer uma coluna acho q fica com um visual bem mais limpo.

abç

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, Raoni, respondeu o meu tópico sobre esses 3-vias da Focal...

Falar pra você que gostei do acabamento das colunas, ficou muito bonito. A mala ficou legal também.

Ainda continuo naquele dilema... Quando decidir, não deixe de ver o andamento do meu projeto também.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

ja vi o carro, porem nunca tocando, deve esta bem bakana mesmo

parabens cara

quando foi o EP4x la em carlinhos? se der me manda um mp, valeu, um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Uma opinião minha sobre a regulagem do ganho:

Não vejo nenhum problema em ter que reduzir o volume da HU para menos que a metade.

Vejo da seguinte maneira: Com o volume baixo (no caso dos pioneers que vão até 62 o volume), até uns 10, o sub deve ficar bem baixo mesmo, pois com pouca potência, ele não aparece mesmo, neste caso, da um reforço na frequência do sub se a HU tiver a saída para sub, não um bassboost mas até o +6 na faixa dos 50hz por exemplo.

Ai com o volume aumentando, tu tem que ir baixando isso pra não ficar com sub d+ no sistema. Ai quando chegar lá pelo 30, já vai estar com um grave bem gostoso sendo acompanhado pelo estereo com os 50hz do sub em 0.

Ou então, com a ajuda de um multímetro e amperímetro, meça quantos volts estão entrando e amps saindo, faz a conta W = V x A, ou então com um osciloscópio, vai vendo a selenóide do sinal até antes de distorcer (começar a ficar quadrada), ai tem que regular pro teu gosto.

Mas é aquilo, nunca vai tocar igual para todas as musicas ou estilos, cada x tu vai ter que mexer algo, pela HU pra faciliar.

Compartilhar este post

Link para o post

ja vi o carro, porem nunca tocando, deve esta bem bakana mesmo

parabens cara

quando foi o EP4x la em carlinhos? se der me manda um mp, valeu, um abraço

Mandei MP. flw.

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando, ontem a tarde, em casa, aproveitei que nao tinha ngm e fui regular o ganho mais precisamente, a vontade, dando pra aumentar o volume, fazer varios testes etc...

No final, vi que o equilibrio entre volume/qualidade do kit e sub foi deixando o ganho do kit em 25% e o do sub em 45%. Ficou bem mais harmonico e acho que definitivamente não irei mais mudar, so quando eu fizer a nova caixa(selada), ai terei que fazer novos ajustes. Em musicas onde sinto falta de graves, eu tenho a possibilidade de subir o volume do sub em até +6 e em musicas que tem graves em excesso, posso baixar até o -24, pelo player.

Cada dia que passa, eu gosto mais ainda do meu SET. Fiz nesses ultimos dias, um tratamento nas portas com espumas, pq o forro mesmo tratado com manta de 3mm, ainda dava umas vibradas. Agora calou-se todo o habitáculo.

Ainda no dilema da alimentação! Agora estou notando que qnd estou rodando no carro e o som tocando forte, o carro perde rendimento, da umas engasgadas. Será que estou ficando biruta?? rsrsrsr Terei mesmo que fazer o BIG 3, mudar a bateria e por o capacitor, com urgencia! hehehe

EDIT.: Correção de algumas palavras.

Editado por raoni paiva

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando, ontem a tarde, em casa, aproveitei que nao tinha ngm e fui regular o ganho mais precisamente, a vontade, dando pra aumentar o volume, fazer varios testes etc...

No final, vi que o equilibrio entre volume/qualidade do kit e sub foi deixando o ganho do kit em 25% e o do sub em 45%. Ficou bem mais harmonico e acho que definitivamente não irei mais mudar, so quando eu fizer a nova caixa(selada), ai terei que fazer novos ajustes. Em musicas onde sinto falta de graves, eu tenho a possibilidade de subir o volume do sub em até +6 e em musicas que tem graves em excesso, posso baixar até o -24, pelo player.

Cada dia que passa, eu gosto mais ainda do meu SET. Fiz nesses ultimos dias, um tratamento nas portas com espumas, pq o forro mesmo tratado com manta de 3mm, ainda dava umas vibradas. Agora calou-se todo o habitáculo.

Ainda no dilema da alimentação! Agora estou notando que qnd estou rodando no carro e o som tocando forte, o carro perde rendimento, da umas engasgadas. Será que estou ficando biruta?? rsrsrsr Terei mesmo que fazer o BIG 3, mudar a bateria e por o capacitor, com urgencia! hehehe

EDIT.: Correção de algumas palavras.

Legal, no lugar de trocar a tua bateria do cofre e colocar um MC, porque não coloca uma bateria auxiliar na mala?

Bem assim que eu faço, prefiro ter o ajuste do grave pelo player nos +6 e -24 como tu falou e eu havia comentado acima do que ficar mudando ganhos ou usando bassboost.

Compartilhar este post

Link para o post

Up pro set, saiu dvd pioneer e aguardando Alpine CDA-117... será que vou ganhar com essa troca??? :rolleyes:

Por enquanto, um amigo emprestou um "paionir" bem simplezinho, pra nao ficar sem som. Nem corte Hi nem sub tem, tow fazendo td pelo amp... Assim que chegar faço um breve comentario a respeito do alpine. Dps que eu acertar o T.A. e tals, ai faço um review de responsa!

Flw txurma...

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre os cortes, o cross desse kit corta o tw em 4000Hz, o mid em 500Hz e deixa o woofer em full, pra ser cortado no player ou no amp. O corte que uso pro sub foi feito pelo amplificador em 40Hz e o woofer do kit tocando full, e por incrível que pareça toca bem sem "reclamar". Quando preciso cortar o woofer, faço pelo player em 50Hz, ficando um pequeno buraco entre o sub e kit, mas nada que dê pra morrer, pois a atenuação de ambos sao em -12db, portanto ainda passa muita coisa, ficando praticamente sem buraco, pra não dizer imperceptível.

Agora falta somente eu tentar melhorar o acerto dos ganhos, pois acho que ainda falta um maior equilibrio entre kit e sub. No meu caso, o meu amp varia o ganho de 5v a 0,3v e o meu HU é 4v, entao, deixei o ganho do kit em +- 25%, que pelo meus calculos seria próximo aos 4v do HU. Mas se eu deixar o ganho do bridged do sub nesse valor, o sub mal aparece! Só entra legal se eu aplicar o ganho do bassboost em +6db no mínimo! Eu deixei o ganho do sub em 50% com o bassboost em 0db, que para o meu ver ficou bem equilibrado o ganho nesses valores. Só que me informem se eu estiver enganado, pois se eu fizer o ajuste do ganho como a maioria das pessoas sugerem, que seria com o volume em 2/3 no HU, baixar o ganho do amp e ir aumentando até ouvir distorção, ouvindo, baixar mais um pouco para garantir. Só que se eu fizer dessa maneira, o ganho do kit vai lá pra perto dos 35% do total, que ao meu ver, seria proximo a 3v, no caso, ficando muito sensivel, e para equilibrar os volumes, o ganho do sub iria lá pra 70% do total(+-2v). Só que tem um porém, se eu regular os ganhos da primeira maneira(atual), quando vou ouvir um CD(original) que é bem atenuado como por exemplo Dires Straits - Brothers In Arms, tenho que por o volume do HU no maximo e mesmo assim o som ainda fica baixo e quando regulo pela segunda maneira, fica beleza, so que no resto da maioria dos meus discos, os volumes ficam absurdamentes altos, sendo obrigado a reduzir a metade do volume no HU pra ficar agradável.

E então, qual maneira é a correta para se ajustar os ganhos do amp? Se o ganho é pra ajustar o sinal do HU com AMP, deixando-os os mais próximos possíveis(no meu caso 4v), porque a grande maioria dos amps veem com 2 regulagens de ganho? Não bastava apenas uma?

500Hz é muito alto para um mid-range de 4"...

Pega um cross ativo e refaz os cortes desse kit Raoni...

Esse mid-range dá para cortar em 200Hz sem medo.

Abraços.

Editado por Abreu

Compartilhar este post

Link para o post

Plinio, comprei via ebay, ainda estou aguardando chegar!

Vitinhu, será? as vezes vejo o mid excursionando tanto que tenho medo, mesmo com o corte origi! imagina mais baixo! hehehe. Um ativo so se for algum cross top, que controle 4 vias... ai eh fo** pra mim... sei q seria ate legal, daria pra brincar bastante com o set... Eu ainda n comprei o processador pra ligar no alpine. Sera que o 701 atenderia?

Editado por RaoniPaiva

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...