Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Malachini

[VW Gol] HI-SQ DIY

Recommended Posts

bruno, tua caixa poderia ser tipo essa do corsa

http://caraudiomag.com/articles/quality-sound-brasil

o que acha?

o porta-malas do gol é fundo... faria o fundo ali embaixo, talvez inrvertendo o estepe para ganhar em profundidade para o sub, com o amplificador "nas costas" do branco?

Iai Lê, tranquilo???

Então cara, já havia visto esta instalação, inclusive indicado algo parecido aqui no forum.

Bom, é uma idéia muito boa, realmente, pra se estudar direitinho, mas a princípio, tentarei (mesmo que por teimosia hahahahaha) fazer a caixa que não consegui, na lateral esquerda do PM.

Estou bolando mais algumas coisas aqui, dentre ela, a troca do Kit Tempo pelo VOCE, mas ainda preciso de grana, o que anda difícil hehehehehe..

Quanto ao amp. no encosto do banco, realmente esta é a melhor forma de fazer, na minha opinião também..

Abraços e valeu..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem interessante esse teste que fez no note. Ajuda a tirar algumas duvidas. E na tua opinião, falantes virados de frente um para o outro seria mais interessante?

Markto

Iai Markto, beleza?

Cara, difícil dizer qual o melhor posicionamento, pois como já muito discutido, depende de inúmeros fatores e de inúmeras características dos equipamentos, mas com certeza, passei a considerar este posicionamento depois destes testes.

Na realidade, tentarei encontrar um "meio termo", entre ON AXIS e um "olhando" para o outro, para tentar aproveitar as melhores características dos dois direcionamentos.

Outra posição que julgo ser INTERESSANTE, dependendo do ambiente e de algumas reflexões, tratadas ou não (**), seria com o tweeter para cima. Imagine seu tweeter virado para cima, refletindo no para-brisa e no vidro lateral, funcionaria, mais ou menos como no teste 3 que postei, o áudio viria tanto da frente (local mais distante/profundo do palco, quanto das laterais, abrindo o palco, também.

Mas claro que tudo deve ser devidamente testado e angulado.

((**) Reflexões tratadas: Quero dizer que muitas vezes as reflexões do áudio podem fazer com que algumas características do mesmo se percam, se conseguirmos tratar isto com alguma ferramenta, poderemos melhorar a resposta. No exemplo que dei acima, do tweeter direcionado para cima, se ouver algo que fique entre o tweeter e o vidro, talves melhore a reflexão do áudio tornando-o melhor.)

O fato é que para conseguirmos melhorias temos que testar mesmo. Fiz as colunas com tanta dedicação, mas sinto que ainda posso melhorar o áudio, só não sei se compensa mexer, visto que dá tanto trabalho...

Pretendo participar de campeonatos e como não sou um profissional (beeemm, mas bem longe disso meeesmoo) tenho que me sujeitar a erros e aceitar que não tenho experiência suficiente para acertar de primeira.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

O que você vai fazer pra tirar aquele ferro que segura o step?

Beleza Victor??

Creio que esteja me perguntando isso porque viu/leu que iria fazer a caixa no estepe, mas não vou mais, porque não coube com a litragem que era nescessária..

Estou querendo fazer a caixa na lateral esquerda, com o amp. no encosto do banco trazeiro, ou seja, o ferro que segura o estepe, vai continuar lá e segurando o estepe. :legal:

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza Victor??

Creio que esteja me perguntando isso porque viu/leu que iria fazer a caixa no estepe, mas não vou mais, porque não coube com a litragem que era nescessária..

Estou querendo fazer a caixa na lateral esquerda, com o amp. no encosto do banco trazeiro, ou seja, o ferro que segura o estepe, vai continuar lá e segurando o estepe. :legal:

Abraços.

Foi mal Brunão.. realmente vim acompanhando ate a parte do sub no step...

Perguntei pq está sendo o problema do meu projeto.. =/

De qualquer forma, valeu ai e boa sorte no projeto continuo acompanhando.!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mal Brunão.. realmente vim acompanhando ate a parte do sub no step...

Perguntei pq está sendo o problema do meu projeto.. =/

De qualquer forma, valeu ai e boa sorte no projeto continuo acompanhando.!

Abraços

Hum, bom, então vou lhe dizer como eu iria fazer, para ver se te ajuda!!

Na verdade, não teria segredo, eu estava disposto a cortar aquele ferro e guardá-lo, para que quando fosse vender o carro, soldaria-o novamente e deixaria como original, prendendo o estepe normalmente novamente.

Abraços e boa sorte com o teu projeto também... qualquer coisa da um toque ai..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pessoal, estive dando uma fuçada no fórum e vi este post em outro tópico:

Confecção do primeiro cabo:

Materiais à postos.

som257.jpg

Cable pants de um lado e TechFlex do outro.

som258.jpg

Fixação do TechFlex com presilha "engasga gato" (alguém sabe o nome técnico disso?).

som259.jpg

TechFlex preso, cable pants no lugar.

som260.jpg

Preparação do StarQuad - malha da blindagem exposta.

som261.jpg

Molinha e corpo do RCA Neutrik no lugar. Blindagem do StarQuad retirada.

som262.jpg

Continua...

...continuação.

Preparação dos condutores e da cabeça do RCA.

som263.jpg

Condutores soldados.

som264.jpg

Colocação da trava do RCA. Essa travinha de plástico "morde" o cabo quando apertamos o RCA evitando que o cabo escape facilmente do conector. Bem bolado, adorei esses conectores.

som265.jpg

Conector já fechado.

som266.jpg

Aspecto do cabo conectado ao crossover. Achei que ficou bem apresentável

som267.jpg

Cabo finalizado. Como esse cabo vai do crossover até o amplificador ele é curtinho assim. Amanhã farei outro curtinho em Y.

som268.jpg

[]'s

Crawling Chaos

Gostei muito deste acabamento denominado "Cable Pants".

Alguém sabe onde posso encontrar aqui no Brasil??

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, vou lhes apresentar meus novos brinquedinhos.. hehehehe

1º - Parafusadeira Makita à bateria

dsc00086jh.jpg

dsc00107ob.jpg

dsc00094ho.jpg

dsc00095db.jpg

dsc00106rq.jpg

dsc00097we.jpg

dsc00103bk.jpg

Seguem as Especificações do Produto.

2º - Tupia Black & Deker

dsc00087mr.jpg

dsc00093fe.jpg

dsc00091cl.jpg

dsc00089d.jpg

dsc00092u.jpg

E aqui, uma brincadeirinha de leve, só para experimentar a tupia...

Suporte de soldador - DIY é Claro:

dsc00108ae.jpg

dsc00114a.jpg

dsc00111c.jpg

dsc00113v.jpg

dsc00115dl.jpg

Abraços.

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, postando fotos dos cabos que chegaram:

20 metros de Canare L-4E6S;

10 metros de Canare GS-6;

12 conectores F-09;

e de brinde 4 conectores Nakamishi by LucasMatheus.. hehehehe

dsc000721600x1200.th.jpgdsc000731600x1200.th.jpgdsc000741600x1200.th.jpgdsc000751600x1200.th.jpgdsc000761600x1200.th.jpg

dsc000771600x1200.th.jpgdsc000781600x1200.th.jpgdsc000791600x1200.th.jpgdsc000801600x1200.th.jpgdsc000821600x1200.th.jpg

dsc000831600x1200.th.jpgdsc000841600x1200.th.jpgdsc000851600x1200.th.jpgdsc000861600x1200.th.jpgdsc000871600x1200.th.jpg

dsc000891600x1200.th.jpgdsc000901600x1200.th.jpgdsc000911600x1200.th.jpgdsc000921600x1200.th.jpgdsc000931600x1200.th.jpg

dsc000941600x1200.th.jpg

Agora estou atrás de termo retrátil para fazer os acabamentos.. a techflex já tenho...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhhhhhhhhhhhh como eu queria uma TUPIA...hahahaha...

e PQP hein Brunão...ta ficando TOP esses cabos...o bom de fazer eles é q da pra deixar na medida certa...

acompanhando =P

Compartilhar este post

Link para o post

Iai Diegão, tranquilidade??

Pois é.. acabo de terminar os cabos e já upei as fotos, agora preciso editar tudo e organizar aqui no tópico...

O fundo da minha caixa vai chegar no próximo feriado prolongado, essa eu explico depois, com fotos e tal..

E vou proseguindo com a instalação de acordo com o tempo que for disponibilizando, quero deixar tudo pronto (fiação e PM), para quando pegar o novo kit, entende?? Ai só testar o posicionamento dos tws e fazer as colunas, ficando tudo pronto...

Quem sabe eu não termine nos próximos 3 meses, pq a grana do novo kit deve demorar um pouco.. estava em dúvida, inclusive por pegar uns mids da focal, que estão a venda aqui no forum, escutei eles tocando e gostei muito, mas agora não tenho grana, infelizmente. Então, estou resolvido (não sei até quando) em pegar um kit pronto mesmo.. acho que tem mais chance de dar certo..

Amanhã posto o DIY e as fotos..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Upa logo as fotos dos cabos brunão!!

Bom, atendendo à pedidos... hehehehe

Apresento-lhes os cabos, em close..

dsc000941600x1200.th.jpg

Medi no carro e percebi que com 4 metros seria ideal para deixar os RCAs, então já os cortei.

54087474.th.jpg58381763.th.jpg

Começando pelo GS-6, cortado na transfersal. Ainda testarei se irá para o sub, como muitos dizem ou para os tweeters, conforme informações postadas anteriormente.

53493086.th.jpg

Como era a primeira vez que estava fazendo, cortei cerca de 2 cm para poder medir no conector depois. Aqui, já com a malha desfiada e enrolada. Suas camadas, de fora para dentro são: Capa levemente emborrachada (azul), malha de fios, uma espécie de carbono, uma espessa camada de plástico e os fios internos.

40443932.th.jpg12317716.th.jpg81051229.th.jpg

Agora, já medido no conector, posso cortar do tamanho que realmente irei utilizar, cerda de 1,2 cm para cada perna de fios...

81051229.th.jpg45303624.th.jpg17983841.th.jpg55043475.th.jpg

Tomando como base o Focus do gcosta27, pois gostei muito da instalação do Mauro, que segue:

DSCN3662.jpg

Estou tentando identificar os cabos com a termo retrátil, e na foto seguinte, já poderão ver um dos acabamentos:

Cortei uma determinada medida, que julguei legal para deixar a mostra e que sobraria espaço para o acabamento e para as curvas da instalação..

64078716.th.jpg69905693.th.jpg16199814.th.jpg

Conectores Canare F-09:

29471044.th.jpg93464327.th.jpg

Dois pingos de solda, para facilitar e agilizar o procedimento. Um no conector central (positivo) e o outro nas costas do externo (negativo).

10118171.th.jpg

Agora testando a medida com o cabo dentro do conector.

31123654.th.jpg28821911.th.jpg88246462.th.jpg

Tudo parece em seu devido lugar, então é só soldar..

10359380.th.jpg31395301.th.jpg

Conector já fechado. Reparem que não consigo, neste caso, utilizar aquela molinha para acabamento, pois a mesma não entra no cabo, em razão de sua espessura.

59776454.th.jpg24474870.th.jpg58784666.th.jpg44106630.th.jpg82819870.th.jpg

Continua.....

Compartilhar este post

Link para o post

Continuando....

Agora, passarei a techflex. Nesta parte, testei de duas formas:

1ª deixando a techflex mais solta - daria mais mobilidade e maior flexibilidade, porém os cabos enrolam sem muita organização.

2ª deixando a techflex o mais esticada possível – deixa os cabos mais bem organizados, mas perde e muito em flexibilidade.

Optei pela segunda opção!!

Então: fita isolante verde, para segurar a techflex.

16078978.th.jpg

Termo retrátil sobre a fita e finalizando o acabamento.

22211510.th.jpg15244022.th.jpg

Os dois lados do mesmo cabo.

87185175.th.jpg29635177.th.jpg75443282.th.jpg

Dois canais completos.

28794397.th.jpg

Já já um novo post com a confecção dos outros dois cabos (utilizando o L-4E6S).

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vamos aos L-4E6S..

Esse é mais embaixo e vou explicar o pq...

Segundo o que aprendi com o pessoal aqui do fórum, que já fez e postou, como o Riquati, por exemplo, este cabo possui uma capa (levemente emborrachada (vermelha)), a mesma malha do GS-6, e por dentro, dois pares de fios, 1 par azul e outro branco.

Como será feita a ligação: Foram cortados 4 cabos de 4 metros cada, com o intuído de fazer 2 pares de RCAs. Imaginem os 4 cabos esticados sobre uma mesa e você os olhando de lado. À sua direita há 4 pontas e à sua esquerda + 4, ok?

Beleza, tudo isso é só para explicar que em um dos lados, utilizamos a malha de fios junto com os fios brancos, para o pólo negativo e no outro lado isolamos a malha, isto é, não deixamos ela entrar em contato com nenhum dos outros fios..

Seguem as fotos...

Visão geral do cabo, na transversal.

87815536.th.jpg

Esta foto é apenas para ilustrar, que deve-se juntar a malha com os fios brancos (EM APENAS UM DOS LADOS).

38558824.th.jpg

Para que fique correto, deve-se descascar 1,2 cm do cabo como um todo. Abrindo a malha e juntando-a com os fios brancos, bem rente ao corte da capa vermelha, e deixando para descascar os fios azuis cerca de 0,5 cm acima, para que o posicionamento em relação ao conector fique correto.

O processo de solda é o mesmo do cabo anterior, dois pingos de solda, um do pino centra (positivo, onde serão ligados os fios azuis) e outro atrás da latinha (negativo, onde serão ligados os fios brancos JUNTAMENTE com a malha).

59009984.th.jpg57147529.th.jpg

Caso perceba que a solda do pino central tenha ficado um tanto alta, é recomendado que a proteja, para não entrar em contato com o negativo e dê curto..

42979229.th.jpg

Já fechado.

99971236.th.jpg96190033.th.jpg

Ok, agora partiremos para a confecção das outras pontas, ou seja, das pontas que não terão a malha soldada ao conector.

Para a separação segura da mesma, cortei-a juntamente com a capa vermelha e a isolei com um pedaço pequeno de termo retrátil.

Reparem na medida que citei em relação ao corte das capas dos fios brancos e azuis (branco, rente à capa vermelha e azul com cerca de 0,5 cm mais alto.)

dsc00351t.th.jpgdsc00354fw.th.jpgdsc00356g.th.jpg

Solda.

dsc00357.th.jpgdsc00358a.th.jpgdsc00359i.th.jpg

E aqui, finalmente os 3 cabos prontos...

dsc00369.th.jpgdsc00370j.th.jpg

Acho que o resto é imaginação.. colorir, enfeitar.. emperequitar.. kkkkkkkkk

Estou aberto a responder quaisquer dúvidas que possam surgir e que estejam dentro de meus singelos conhecimento.

Já já, os cabos de energia..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Issoae Brunão!!! ficou show!!!

Tenho uma pergunta! o_0

Qual seria a diferença de soldar a malha no negativo em uma ponta ou de deixar ela pra fora do termo retratil, colocar um terminal argola e aparafusar a bicha na lata do carro!?

Acho que eu vi isso em algum lugar, e como tenho certeza que vc já leu beeem mais que eu sobre isso, fica aqui a dúvida minha.

De resto, coisa linda!!! Cabos excelente a preço quase de banana hiem?! Mundo globalizado!!!! rsssss

Abraços,

Lucas

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm... sei bem onde você deve ter visto...

AQUI!!

Eu estava perguntando isso para o Riquati..

Na realidade, eu nunca testei, as duas formas, na realidade real mesmo.. nunca testei nenhuma ainda kkkkkkkk

Mas o Riquati disse que utilizava com a malha no conector RCA, como eu fiz, então resolvi seguí-lo, mas do modo como pergunta, creio eu que teria o mesmo resultado, porém com um trabalhinho a mais.

Pois é.. quase a preço de banana.. e tenho que agradecer a você, claro.. hehehe valeu mais uma vez mininão...

E por falar nisso.. cadê o Nobelium?? Mais alguma notícia??

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava em Sampa, agora no feriado de carnaval e fui na Sta. Efigênia comprar as termos e de repente, sem querer, olhei para esses negocinhos, fui com a cara e com o preço deles e trouxe pra ver se servem realmente para organizar os cabos..

28379619.th.jpg

Aqui, o começo da confecção dos cabos de força..

27080267.th.jpg64751168.th.jpg73931045.th.jpg88957486.th.jpg

Off:

- Tio Bruno, mas por que está mostrando 3 cores de termo retrátil? :rolleyes:

- Porque as termos vermelha e preta não contraem o bastante para chegar aos cabos, então, tenho que utilizar a azul, que é menor, por entre os cabos e as termos vermelha e preta, entendeu Joãozinho?? o-o-

É.. to com tempo disponível mesmo.. Continuando..

Shok Industries 4 Gauge:

26093273.th.jpg

Nua à direita e vestida com techflex à esquerda..

13336594.th.jpg16453438.th.jpg

Processo profissional de solda.. kkkk

Obs.: O ministério da saúde adverte: Caso você tenha mãe, esposa, sogra, enfim, alguém que tenha autoridade para lhe dar uns tapas, não deixe pingar estanho no fogão. Não nos responsabilizaremos pelas conseqüências desta inconseqüência.

94881784.th.jpg48889829.th.jpg36097940.th.jpg89228033.th.jpg

Descasque as pontas do cabo do tamanho correto, para que o conector seja encaixado sem muito esforço. Esquente o terminal no fogão, até que consiga derreter estanho dentro do mesmo. Coloque a ponta do cabo dentro do conector. Continue esquentando o terminal, mas agora, com maior cuidado, para que o cabo não derreta ou pegue fogo. Com o terminal quente, vá introduzindo o estanho pela abertura, até que mais ou menos 20 cm de fio de estanho sejam introduzidos. Espere esfriar sem mover o terminal em relação ao cabo.

Pronto, terminal soldado, agora é só dar o acabamento desejado.

29977687.th.jpg93441337.th.jpg67492919.th.jpg39488343.th.jpg94527554.th.jpgdsc00344fs.th.jpg

Nos procedimentos citados anteriormente, nos quais utilizei quaisquer produtos com temperaturas elevadas, utilizei EPI (equipamento de proteção individual), por isso, se você também é um DIYer, tome as devidas providências para não queimar a patinha, pois não me responsabilizo, ok? (Não consigo ficar muito tempo sério... [^] ).

Importante: Até onde EU sei, a techflex pode transmitir correte, por este motivo, é bom que não a deixe manter contato com a fiação em si, sempre protegendo-as com fita ou outro material isolante.

dsc00345n.th.jpgdsc00346g.th.jpgdsc00347zt.th.jpg

Já montando o porta fusível e o cabo do + de cerca de 30 cm.

Ps.: esse flask é phoda... mostra toda a sujeira.. kkkkk

dsc00360p.th.jpgdsc00361ic.th.jpgdsc00362.th.jpgdsc00364c.th.jpgdsc00368ew.th.jpgdsc00371x.th.jpg

E por hoje é só pessoal..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae, bruno, muito bom...

fiquei pensando agora, ah se essa tupia estivesse mais perto...

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Que isso brother !! Puta capricho !! Parabens !!

Valeu Luis :legal:

Ae, bruno, muito bom...

fiquei pensando agora, ah se essa tupia estivesse mais perto...

Abraço!

Valeu Rick..

Hehehe sempre pensava isso quando via alguém com uma aqui no forum.. não aguentei e comprei.. hihi

Agora vou botar a mão na massa de novo, espero que definitivamente..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Brunão!!!

Capricho hiem!!! Parabéns!

Quanto aos Nobelium, estão a caminho da suécia pra cá... segundo o correio de lá, o prazo é de 5 a 8 dias, ams ontem vi no jornal que está faltando funcionários no correio e está atrasando tudo! o cara mandou terça passada... estou no aguardo! quando chegar, vou fazer um book fotográfico!!! hehehe e a caixa do bixinho pesa mais de 5 kilos!!! Bem pesadinho apra um "parzinho" de 5".

Já encomendou os VOCE?

Abraços!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, já tinha deixado encomendado, mas apareceu uma outra boa proposta e de um amigo... agora to em dúvida...

Mas ainda nem comecei a juntaro dinheiro, pois aconteceram alguns problemas aqui e tive que gastar um pouco..

O pessoal, no encontro, me recomendou Focal, assim como o Antnbarao, também disse que é tiro certo. Não que eu seja do contra mas já conversei tanto com o Leandro sobre os VOCE e ele disse bem dos bichinhos, que estou meio que decidido a ir neles..

É meu amigo... sinuca de bico hehehehehe

Precisava ouví-los e confrontar minhas idéias para ter certeza, maaas.. aqui em Jales? Impossível. Então, vamos no tiro no escuro mesmo...

Abraços.

Edit.: Estou aguardando as fotos do Nobelium hehehehe [¨]

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...