Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Malachini

[VW Gol] HI-SQ DIY

Recommended Posts

Intão, do jeito que queríamos fazer... mas no meu caso, o PM é beeeemmm menor...

As coisas terão de ficar mais apertadas hehehehehehehe...

Só to aqui pensando que vai dar um trabalho imenso, fazer a caixa lateral...

Vai uma boa grana também...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Intão, do jeito que queríamos fazer... mas no meu caso, o PM é beeeemmm menor...

As coisas terão de ficar mais apertadas hehehehehehehe...

Só to aqui pensando que vai dar um trabalho imenso, fazer a caixa lateral...

Vai uma boa grana também...

Sim sim, mas o dinheiro vai ser investido né. Praticidade não tem preço. No meu PM só em materia prima vai brincando brincando uns R$250,00.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, não ficou legal o desenho, nada deu pra reconhecer, deixa eu descrever pra ti em detalhes a idéia que eu acho que seriam as ideais para ti, ambas deixando o estepe livre.

1° - Sub em caixa lateral:

- Faz uma caixa em fibra lateral, no lado do motorista.

- Faz uma caixa para colocar AMP e MC se for o caso para ser fixada no banco e encarpetada.

- Para a BAT se for usar, faz uma caixa e coloca ela aonde ficar bom no PM, ou esconde ela atrás do box do sub, deixando ele maior mas escondendo ela!

2° - Sub no estepe:

- Basta trocar a caixa lateral pro uma abaixo do estepe, assim não atrapalha.

- AMP no banco também, ou uma idéia que eu gosto bastante mas vai matar mais do teu PM: Na tampa que fizer no assoalho, coloque dobradiças na parte que fica no banco para poder levantar a tampa e o AMP estará fixo, assim poderá tirar o estepe.

Conseguiu entender?

Compartilhar este post

Link para o post

Então, não ficou legal o desenho, nada deu pra reconhecer, deixa eu descrever pra ti em detalhes a idéia que eu acho que seriam as ideais para ti, ambas deixando o estepe livre.

1° - Sub em caixa lateral:

- Faz uma caixa em fibra lateral, no lado do motorista.

- Faz uma caixa para colocar AMP e MC se for o caso para ser fixada no banco e encarpetada.

- Para a BAT se for usar, faz uma caixa e coloca ela aonde ficar bom no PM, ou esconde ela atrás do box do sub, deixando ele maior mas escondendo ela!

2° - Sub no estepe:

- Basta trocar a caixa lateral pro uma abaixo do estepe, assim não atrapalha.

- AMP no banco também, ou uma idéia que eu gosto bastante mas vai matar mais do teu PM: Na tampa que fizer no assoalho, coloque dobradiças na parte que fica no banco para poder levantar a tampa e o AMP estará fixo, assim poderá tirar o estepe.

Conseguiu entender?

Opa, consegui sim... era mais ou menos o que eu estava pensando em fazer mesmo...

Acho que ficará mais bonito e clean com o sub no estepe mesmo, mas essa levantada na mala, não sei não...

Estou fazendo mais uma compra, agora de alguns equipamentos melhores para a ligação:

mais 4 metros de cabo 21mm da SHOK, dois terminais de bateria da Audison com fusivel, malha nãutica e

termo retrátil, além de terminais para fios... então vou esperar isso tudo chegar (cerca de 20 dias)

para iniciar o projeto novamente e terminar tudo de uma vez..

Mas enquanto isso, preciso decidir o layout, e já tenho a madeira pra fazer tudo o que for necessário,

1 chapa e meia de MDF de 18 mm.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ficará mais bonito e clean com o sub no estepe mesmo, mas essa levantada na mala, não sei não...

Então, essa levantada tu tem que fazer por que o estepe vai subir um pouco por conta da caixa. Tu tem que fazer o necessário para subir o menos possível. Eu vou fazer a caixa em fibra s/ madeira, pois as 2 chapas por exemplo de 18mm, já dão 36mm, ou seja, se fizer em fibra não vai ocupar tudo isso de espessura, vai no máximo 10mm, logo meu PM não vai subir tanto assim se é que me entende.

O meu problema é que o sub é muito alto, a minha caixa vai ser determinada pela altura do sub mesmo, o que vai determinar a elevação do PM.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, essa levantada tu tem que fazer por que o estepe vai subir um pouco por conta da caixa. Tu tem que fazer o necessário para subir o menos possível. Eu vou fazer a caixa em fibra s/ madeira, pois as 2 chapas por exemplo de 18mm, já dão 36mm, ou seja, se fizer em fibra não vai ocupar tudo isso de espessura, vai no máximo 10mm, logo meu PM não vai subir tanto assim se é que me entende.

O meu problema é que o sub é muito alto, a minha caixa vai ser determinada pela altura do sub mesmo, o que vai determinar a elevação do PM.

Entendo sim... já vi diversos tópicos com a construção deste tipo de caixa, mas pense só..

Se fizer tudo de fibra, terá que reforçar bem, para que não hajam vibrações.

Para reforçar bem, tem que passar de duas a três camadas de fibra e mais massa plástica, vai dar quase a mesma expessura..

No meu caso, não sei se perco mais fazendo no estepe ou no lado esquerdo da mala.. Mas para dizer a verdade, não me importo

exatamente com isso. É claro que se conseguir deixar espaço, perfeito, mas minha preocupação é com o estepe. Não quero ficar

na mão, se precisar retirar o estepe, entende?

Meu sub tem cerca de 20cm de altura, vide manual. Também segundo o manual, o ideal é que se deixe um espaço de pelo menos

5 cm do fundo do sub ao fundo da caixa. Imaginando que eu consiga "entrar" com o sub, cerca de 10 cm no estepe, deverá subir

cerca de 20 cm. Quanto a isso, tranquilo, desde que sobre espaço no fundo da mala, para acomodar o amp. e o cap.

Encontrei mais fotos:

Audi que já havia postado:

foto_152.jpg

foto_162.jpg

foto_164.jpg

Outro Audi, feito na Audio Design também: (mais clean, minha preferência, apesar de achar o anterior lindo..)

foto_174.jpg

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Quer referências de PM?

Aqui tem umas duas ou três!! OpO OpO OpO

Porta Malas - Personalizados

Muito show!!!

No meu próximo carro, quando pegar um 0km, vou fazer um projeto para "mostrar" para os outros. Neste carro, quero tudo escondido, não quero mexer em nada na estrutura ou estética.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, mais uma vez, eu aqui, para postar as novidades...

Estou resolvido a fazer o sub no estepe mesmo, como me foi sugerido!!!

Com o acomodamento do amplificador e do capacitor no encosto do banco, da seguinte forma:

foto_174.jpg

Só mudará a bateria auxiliar, que ficará do lado direito, dentro de uma caixa de madeira.

Ai me deu a louca de começar o serviço hoje. (Já eram 16:00).

Comecei tirando os moldes das laterais do porta malas e os moldes de cima, para fixa-los.

Como farei com mais calma desta vez, vou tentar postar foto de tudo..

Inclusive, pelo fato de ter lido que faltam projetos mais detalhados no forum, pois o pessoal

só tem postado os projetos por exibicionismo. Apesar de não compartilhar desta opinião, irei

postar um "passo a passo", para servir de referência.. Vamos ver como irá ficar.

Desenhando o molde da estrutura lateral do porta malas:

foto0262.jpg

Utilizei um papelão e uma caneta, para desenhar a parte de fora do molde. Depois recortei-o e

fui fazendo as curvas e recortes necessários para que ele se encaixe na peça original do carro:

Peça original (não foi necessário removê-la para trabalhar):

foto02640.jpg

Depois do molde pronto, é só contorná-lo sobre a madeira que iremos utilizar, cortando-a em seguida.

Neste caso, iremos utilizar duas peças idênticas, pois serão feitas duas laterais:

foto0263u.jpg

foto0267p.jpg

Após o corte feito, testamos, para ver se os encaixes foram satisfatórios:

foto0265y.jpg

Feitas as peças, essas serão lixadas, mas não será necessário dar acabamento ainda, pois serão cobertas

para realizar a integração com a próxima peça a ser mostrada, e então encapadas com o material de sua

escolha:

Peça da lateral, feita com medidas e já com o vão onde o tampão faz a curva:

(Os buracos são antigos, pois estou reaproveitando este pedaço de madeira para fazer o molde, sendo

que a peça a ser realmente utilizada, será de MDF de 18mm, não havendo também a necessidade de se fazer

o segundo molde, por se idêntico a este).

foto0268k.jpg

A rack do amplificador foi retirada para que fossem feitas as medidas, mas recoloquei a mesma no lugar

antes de cortar a madeira, por este motivo, os testes serão feitos na próxima oportunidade!:

foto0269.jpg

Integração das peças, para ilustração de como ficarão. A exata posição saberemos quando forem feitas as

medidas da rack definitiva, pois influenciará diretamente no resultado do posicionamento destas peças.

foto0270w.jpg

Estas são as peças que irão prender/sustentar a rack, no momento em que tiver de ser fixada no banco

trazeiro.

foto0271.jpg

Agora gostaria de lhes mostrar minha mais nova aquisição, sou fã de tunning, discreto, mas tunning:

63165_2.jpg

Darei seguimento nos trabalhos durante os próximos dias.

Espero que o pessoal dêem as opiniões e dicas.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto ai, DIY na veia, como eu faço. Tem que ser assim mesmo, nada de mostrar os "produtos" e sim as instalações!!!

Gostei de ver a decisão!! Acompanhando mais ainda heheheheh

Parabéns

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, não sei se vc viu meu topico... O meu sub tá no step...

Veja as fotos la e se precisar de alguma eu posso ter varias aqui q nao foram postadas...

Qqr coisa me manda seu email por PM que te mando pra vc ter referencias...

Boa sorte e acompanhando...

Compartilhar este post

Link para o post

muito legal esse DIY, vai servir de referencia p/ muitas pessoas.

se nao gostou do layout, mete a mão na massa e refaz mesmo...

tem tudo pra ficar bom. acompanhando...

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de ver todas as paginas do teu DIY, voce tá de parabéns!

Mas me tire uma duvida, tirando a HU, quanto tu gastou +ou- nos equips? Quem sabe assim me encorajo de vez ou desisto uhashusahu

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, só me tire uma dúvida, esse teu hack vai ser completamente fixo né? Porque para tirar vai ser um trabalho do caramba pelo que eu estou imaginando!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou responder em estilo "a lá Pedro Josino" hehehe

Heero Maxwell: Valeu cara.. você me encorajou a inúmeras coisas.. hehehe

A intenção era mostrar a instalação mesmo, mas como não postava no DIY, imaginei que estava acertando,

mas enfim.. agora a coisa, se Deus quiser e o tempo ($$$) ajudar, vai..

Diego Pereira: Diegão, acompanhei seu tópico desde o início, cara.. me servirá de referência,

com certeza... certamente, na hora em que precisar, entrarei em contato. Muito grato pela disponibilidade.

arthurff: Tomara que sirva mesmo Arthur.. sempre bom poder ajudar. Valeu o incentivo..

Lucas Schuersovski: Valeu cara... mandei MP, ok?

Heero Maxwell: Marcell, na realidade, penso em fazer o fundo fixo no encosto do banco trazeiro,

a instalação no mesmo e depois, fazer uma capa de fibra, para o acabamento..

É difícil descrever, mas quando chegar a hora, vai entender..

Valeu pessoal, Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Heero Maxwell: Marcell, na realidade, penso em fazer o fundo fixo no encosto do banco trazeiro,

a instalação no mesmo e depois, fazer uma capa de fibra, para o acabamento..

É difícil descrever, mas quando chegar a hora, vai entender..

Valeu pessoal, Abraços.

Entendi o que quer dizer, mas a minha dúvida foi, as laterais, ficarão fixas no fundo ou apenas "encaixadas" no PM?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi o que quer dizer, mas a minha dúvida foi, as laterais, ficarão fixas no fundo ou apenas "encaixadas" no PM?

Não, pretendo fazer as laterais fixadas na madeira que virá sobre o assoalho, tratado com manta asfáltica e

na parte superior, no acabamento (parte plástica).

Desta forma, o encosto do banco estará livre para ser movimentado, rebatendo-se quando for necessária a troca

de pneus.

Pretendo deixar coberta, quase que por completo, a bateria auxiliar do lado direito do PM e do lado esquerdo

fazer um compartimento para guardar o macaco e a chave de roda, deixando-os escondidos.

E a questão do acabamento, estava pensando em forrar com camursa ou carpete mesmo, mas esta semana conheci um

tecido mais grossoque a camursa e que também estica, mas não lembro o nome. Vou comprar um pedaço para lhes

mostrar.

Irei começar a construção da caixa após o próximo dia 20 (dezembro), pois é quando estarei recebendo a manta

asfáltica. Forrarei todo o assoalho do PM com a manta, cortando o parafuso que fica na parte do estepe.

Forrarei com fita + plástico para que possa aplicar a primeira camada de fibra de vidro. após secar, será

feita mais uma camada com a fibra e depois irá uma camada fina de massa plástica, para colar pedaços de MDF

que serão "mozaicados" por toda a base e laterais da caixa, deixando sem espaços de ar. Mais uma camada de

massa plástica para finalizar e depois de fechar, cobrir com espuma densa para absorção.

Na parte de fora da caixa, será colada uma camada de feltro, para que a acomodação da caixa não dê vibrações.

A parte de cima, será uma superfície reta, com prováveis duas folhas de MDF de 18mm para a acomodação do

subwoofer.

Escrevendo parece ser fácil, mas quero ver na hora de fazer!!!

A rack será feita na medida entre as laterais, não deixando vãos, ou seja, pretendo fazer um encaixe perfeito

para poder movimentá-la, mas com acabamento bonito.

Pretendo fazer novos bafles para os mids na porta e tratá-las também.

Agora, me resta aguardar a chegada dos equipamentos e começar a nova empreitada..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei muito bem que não é fácil pois é mais ou menos assim que estou fazendo!!

Tudo começou cortando fora o suporte do estepe. Mas ainda não estou satisfeito, preciso de $$ pra comprar mais matéria-prima (resina e fibra). Estou também pensando em fechar os cantos do meu PM para deixar com um melhor acabamento, vamos ver como irá ser feito isso. Primeiro preciso ter o box do sub concluído para então fazer os desenhos finais e as posições. Uma coisa é certa, terei que fazer um suporte para os módulos na parte de trás dos bancos, mas o meu banco é bi-partido, logo ele desce separado, mas estou pensando em unir os dois encostos de banco com uma madeira, e desta forma, quando quiser rebater, terei que rebater ambos os lados juntos. Fazendo desta forma, eu ganho espaço para a disposição dos AMPS e cross.

Mas é isso ai, com calma, e que bom que tomou a coragem de fazer tu mesmo! DIY na veia!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala meu idolo!! O cara que me ajudou em simplesmente 90% do meu som!!

Então.. esse sim é um tópico esclarecedor, há vários itens q não entendi pois ainda sou leigo, mas vendo o que tu ta fazendo já me deixa com vontade de mexer no meu caixa e amp em caixas normais ocupando meio PM e com estética 0,0 uhauhauauha..

Consegui ler seu topico inteiro apenas hj, e ainda assim algumas fotos n abriram (estou com 3G em área sem 3G), mas o teu cuidado com os equipamentos são de admirar, além de achar fantástica sua vontade e criatividade.

Acho q por o sub no fundo do PM é a melhor idéia, pois pensando na praticidade o PM parecido com um Cubo quadradinho é meio (como dizemos no Bombeiro) anti-operacional. normalmente uma mala é retangular, mas vai do seu trabalho e sua vontade..

Ahhhh e aproveitando, estou com um problema, comprei um Mega capacitor da Fosgate de 1 farad, mas o manual do amp diz para instalar de um modo, e o manual do MC pede para instalar de outro.. preciso de sua ajuda, estou a 3 semanas já com ele ali parado huahuauhuau.. e só vc esclarece isso, pois a confiança em ti é grande.

Abraços e continue postando as alterações e fotos deste belo trabalho!

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de alguns dias parado, volto a pensar no projeto.

Ainda estou à espera de alguns equipamentos, então...

Calculando Caixas Cilíndricas.

Resolvi calcular a caixa de estepe que irei fazer, começando por descobrir como era feito o

cálculo, hehehehehe.

Abri o Google e procurei por “cálculo volume cilindro” e dentre os resultados da pesquisa, um

me levou ao seguinte site: Calc. Vol de Cilindros.

Na página, um pouco a baixo, há um desenho que explica como se deve calcular e como utilizar

as informações, mas por questões de DIY, farei uma breve explicação de como

proceder.

>>> É necessário que se descubra o raio da circunferência que serão as bases do cilindro

em questão.

Como é feito? Calcula-se o tamanho do buraco do estepe, utilizando como base para o cálculo o

pneu, que no meu caso é um 175/70/14. Para calcularmos devemos desmembrar os dados que o

próprio pneu nos dá, ou seja, saber que a numeração é a referência, sendo que neste caso:

175 - é a largura do pneu em milímetros, ou seja, 17,5 cm (seria a altura do cilindro, mas

utilizaremos também para saber a circunferência do pneu, como veremos a seguir);

70 – referencia o tamanho do perfil (em %) em relação à largura do pneu, ou seja, o perfil tem

70% da largura do pneu, que no caso é: (modo fácil de calcular) 17,5/100*70 = 12,25;

14 – é o tamanho da roda em polegadas, sabendo-se que cada polegada é composta por 2,54cm, é

só multiplicar este valor por 14, para sabermos o diâmetro da roda, que no caso é 35,56cm.

Conclusão: o diâmetro da roda (35,56cm) é somado a duas vezes o valor do perfil (12,25), para

termos o diâmetro total do estepe. (35,56 + (12,25 + 12,25)) = 60,06cm.

Este valor (60,06cm) é corresponde ao diâmetro do pneu, mas é necessário saber o raio.

O raio é o diâmetro dividido por 2, ou seja, a metade do diâmetro, que no caso é igual a 30,03cm.

Sabendo-se que a fórmula para o cálculo do volume é V=(pi)R²h e descoberto o raio da

circunferência, ficou fácil encontrar o volume da caixa, apenas alternando o valor de “h” que

corresponde à altura do cilindro, vide desenho informativo do site.

clculo.jpg

O manual do subwoofer pede uma caixa selada de 35cm tanto de largura, quanto de altura e de

24 cm de profundidade, o que resultam em 29,4 Litros.

Considero o cálculo acima dentro do proposto, pois ainda será feita uma elevação para a

acomodação do subwoofer, onde provavelmente irei dispor de mais 1 ou dois litros, ainda sem

considerar que a caixa do manual propõe o volume bruto, ou seja, com a presença do subwoofer,

e a caixa calculada está prevista para ficar sem o subwoofer, ou seja, com o volume líquido.

Construção da Caixa

Bom, ainda terei que fazer alguns ajustes nesta idéia, mas a princípio, levando tudo em

consideração, conforme descrito, penso em fazer da seguinte forma:

Cortar o parafuso onde o estepe é preso e guardá-lo para a venda do carro, tratar o assoalho do

porta-malas com seladin (3mm) e ao invés de fazer a caixa de fibra, fazê-la de MDF, com a base

redonda e as paredes em pedaços retangulares, já vi uma parecida aqui no fórum.

caixam.jpg

E para uma melhor vedação, após esta fase estar pronta, fazer uma camada de fibra por dentro e

terminar a construção com massa plástica por dentro e por fora, deixando as paredes o mais

rígidas possível.

Fazer a elevação para fixar o subwoofer e acomodar o estepe, forrando ainda, o fundo da caixa

com feltro, para evitar que vibre em contato com a manta asfáltica.

Bom, minha idéia é esta, alguma sugestão de melhora??

** Quaisquer dúvidas ou correções, favor entrarem em contato. **

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, a idéia é essa, mas tem que ver uma coisa, e o que vai te ajudar bastante. Mede na real, o diâmetro da parte interna da roda, tem a espessura da madeira, que vai diminuir um pouco do volume. O que tu tem que fazer, é calcular 2 cilindros, e lembrando que 1,5cm a mais de raio na parte maior da caixa, da uma boa diferença, chuto quase 4 a 5 litros tranquilamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, a idéia é essa, mas tem que ver uma coisa, e o que vai te ajudar bastante. Mede na real, o diâmetro da parte interna da roda, tem a espessura da madeira, que vai diminuir um pouco do volume. O que tu tem que fazer, é calcular 2 cilindros, e lembrando que 1,5cm a mais de raio na parte maior da caixa, da uma boa diferença, chuto quase 4 a 5 litros tranquilamente.

Opa, fica tranquilo Marcell, já havia pensado nisso sim..

Por isso escrevi: "Bom, ainda terei que fazer alguns ajustes nesta idéia, mas a princípio, levando tudo em

consideração, conforme descrito, penso em fazer da seguinte forma:"

Calculo, de cabeça, que irei utilizar como base uns 58cm de parte externa, para deixar uma folguinha para

manta+ feltro, então seria 58cm - 2x2,5cm (expessura da parede com MDF+fibra+massa) que seria 53cm de parte

internapara, aumentando a altura do compartimento, algo em torno de (3,1415926 (Pi) * 702 (R²) * 13 (h) =)

28,680 litros, mais a elevação do sub e tem aquela de que serão litros praticamente líquidos.

Está correto??

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de alguns dias parado, volto a pensar no projeto.

Ainda estou à espera de alguns equipamentos, então...

Calculando Caixas Cilíndricas.

Resolvi calcular a caixa de estepe que irei fazer, começando por descobrir como era feito o

cálculo, hehehehehe.

Abri o Google e procurei por “cálculo volume cilindro” e dentre os resultados da pesquisa, um

me levou ao seguinte site: Calc. Vol de Cilindros.

Na página, um pouco a baixo, há um desenho que explica como se deve calcular e como utilizar

as informações, mas por questões de DIY, farei uma breve explicação de como

proceder.

>>> É necessário que se descubra o raio da circunferência que serão as bases do cilindro

em questão.

Como é feito? Calcula-se o tamanho do buraco do estepe, utilizando como base para o cálculo o

pneu, que no meu caso é um 175/70/14. Para calcularmos devemos desmembrar os dados que o

próprio pneu nos dá, ou seja, saber que a numeração é a referência, sendo que neste caso:

175 - é a largura do pneu em milímetros, ou seja, 17,5 cm (seria a altura do cilindro, mas

utilizaremos também para saber a circunferência do pneu, como veremos a seguir);

70 – referencia o tamanho do perfil (em %) em relação à largura do pneu, ou seja, o perfil tem

70% da largura do pneu, que no caso é: (modo fácil de calcular) 17,5/100*70 = 12,25;

14 – é o tamanho da roda em polegadas, sabendo-se que cada polegada é composta por 2,54cm, é

só multiplicar este valor por 14, para sabermos o diâmetro da roda, que no caso é 35,56cm.

Conclusão: o diâmetro da roda (35,56cm) é somado a duas vezes o valor do perfil (12,25), para

termos o diâmetro total do estepe. (35,56 + (12,25 + 12,25)) = 60,06cm.

Este valor (60,06cm) é corresponde ao diâmetro do pneu, mas é necessário saber o raio.

O raio é o diâmetro dividido por 2, ou seja, a metade do diâmetro, que no caso é igual a 30,03cm.

Sabendo-se que a fórmula para o cálculo do volume é V=(pi)R²h e descoberto o raio da

circunferência, ficou fácil encontrar o volume da caixa, apenas alternando o valor de “h” que

corresponde à altura do cilindro, vide desenho informativo do site.

clculo.jpg

O manual do subwoofer pede uma caixa selada de 35cm tanto de largura, quanto de altura e de

24 cm de profundidade, o que resultam em 29,4 Litros.

Considero o cálculo acima dentro do proposto, pois ainda será feita uma elevação para a

acomodação do subwoofer, onde provavelmente irei dispor de mais 1 ou dois litros, ainda sem

considerar que a caixa do manual propõe o volume bruto, ou seja, com a presença do subwoofer,

e a caixa calculada está prevista para ficar sem o subwoofer, ou seja, com o volume líquido.

Construção da Caixa

Bom, ainda terei que fazer alguns ajustes nesta idéia, mas a princípio, levando tudo em

consideração, conforme descrito, penso em fazer da seguinte forma:

Cortar o parafuso onde o estepe é preso e guardá-lo para a venda do carro, tratar o assoalho do

porta-malas com seladin (3mm) e ao invés de fazer a caixa de fibra, fazê-la de MDF, com a base

redonda e as paredes em pedaços retangulares, já vi uma parecida aqui no fórum.

caixam.jpg

E para uma melhor vedação, após esta fase estar pronta, fazer uma camada de fibra por dentro e

terminar a construção com massa plástica por dentro e por fora, deixando as paredes o mais

rígidas possível.

Fazer a elevação para fixar o subwoofer e acomodar o estepe, forrando ainda, o fundo da caixa

com feltro, para evitar que vibre em contato com a manta asfáltica.

Bom, minha idéia é esta, alguma sugestão de melhora??

** Quaisquer dúvidas ou correções, favor entrarem em contato. **

Abraços.

amigão, vc é o cara! teu tópico será muito útil para meu setup. Vou fazer caixa semelhante para meu MOREL ULTIMO SC 12, queria uma caixa de uns 50 litros, o carro é um FOCUS SEDAN - modelo novo... o sub é de 12, o aro é 16 e o pneu é daqueles fininhos, creio que 145-60-16. já comprei uma roda aro 16 original do focus, que é bem mais larga que a fininha original (uma rodinha bem bacana, mas é totalmente lacrada... vou ter que ver inicialmente se esse pneu fininho encaixa na roda original do carro, que é aro 16 porém bem larga... vai subir um pouco a mala para dar a liragem, porém o porta-malas do focus é bem grande, não será problema

um tópico que me inspirou foi esse aqui

http://www.diymobileaudio.com/forum/diyma-member-build-logs/69600-2010-fusion-sq-installation-thread-4.html

no meu caso, o amplificador é um Audison lrx 4.1k... não sei se deixo no assoalho ou em um hack nas costas do banco traseiro...e não sei ainda se vou usar um bitone...

é isso, acompanhando!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, fica tranquilo Marcell, já havia pensado nisso sim..

Por isso escrevi: "Bom, ainda terei que fazer alguns ajustes nesta idéia, mas a princípio, levando tudo em

consideração, conforme descrito, penso em fazer da seguinte forma:"

Calculo, de cabeça, que irei utilizar como base uns 58cm de parte externa, para deixar uma folguinha para

manta+ feltro, então seria 58cm - 2x2,5cm (expessura da parede com MDF+fibra+massa) que seria 53cm de parte

internapara, aumentando a altura do compartimento, algo em torno de (3,1415926 (Pi) * 702 (R²) * 13 (h) =)

28,680 litros, mais a elevação do sub e tem aquela de que serão litros praticamente líquidos.

Está correto??

Abraços.

Nesse caso sim, ta bem pensado. Vai conseguir um bom resultado.

amigão, vc é o cara! teu tópico será muito útil para meu setup. Vou fazer caixa semelhante para meu MOREL ULTIMO SC 12, queria uma caixa de uns 50 litros, o carro é um FOCUS SEDAN - modelo novo... o sub é de 12, o aro é 16 e o pneu é daqueles fininhos, creio que 145-60-16. já comprei uma roda aro 16 original do focus, que é bem mais larga que a fininha original (uma rodinha bem bacana, mas é totalmente lacrada... vou ter que ver inicialmente se esse pneu fininho encaixa na roda original do carro, que é aro 16 porém bem larga... vai subir um pouco a mala para dar a liragem, porém o porta-malas do focus é bem grande, não será problema

um tópico que me inspirou foi esse aqui

http://www.diymobile...n-thread-4.html

no meu caso, o amplificador é um Audison lrx 4.1k... não sei se deixo no assoalho ou em um hack nas costas do banco traseiro...e não sei ainda se vou usar um bitone...

é isso, acompanhando!!!

Na verdade não tem nenhum mistério em fazer esta caixa abaixo do sub, como ela é composta? 2 caixas cilindricas somente. 1 caixa que ficara abaixo do espete ocupado todo o espaço do "burado" aonde fica o estepe, e a segunda caixa é a caixa que fica dentro da roda e a parte aonde ficará o sub.

Quando planejei a minha, fiz tudo isso que o bruno fez, porém o meu assoalho do estepe não é reto, ele é abaolado para cima, logo mais difícil de calcular.

Quanto ao pneu encaixar, não encaixa na roda "normal" pois 145 de largura vai ficar com folga, se quiser ficar com o estepe fino, tem que ficar com a roda fina também. Eu queria comprar uma assim para não precisar subir em praticamente nada o meu PM.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...