Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Malachini

[VW Gol] HI-SQ DIY

Recommended Posts

Iai galera...

Uma prévia do que espero que seja meu sistema. :mac1

Equips:

HU: Alpine CDA9835;

Amplificador: Audison LRX5.1K;

Kit 2 Vias: Audison VOCE AV K6;

Subwoofer: Hertz ML3000 (12");

Cabo RCA: Canare GS-6 / L-4E6S - Conectores F-09;

Cabos Speacker: Audison Sonus S214;

Capacitor: Connection SSF2.5;

Cabos de Energia: Shok Industries 4 AWG;

Bateria do Cofre: BOSH 60A com Prata;

Malha Náutica e Termoretrátil colorida para identificar cada cabo;

Não sei se serei capaz de fazer tudo o que pretendo, mas se conseguir, ficarei muito feliz.

Estou com muitas idéias para deixar a instalação bem sofisticada. :rolleyes:

Pretendo fazer as seguintes atualizações.

Colunas direcionadas com acabamento em tecido da cor interna do carro. (finalmente encontrei o tecido na minha cidade) (100%)

Será feito um podzinho em cada porta, para abrir passagem para o som dos MBs e para dar acabamento ao forro da porta. (40%)

Audison no encosto do banco trazeiro, coberto com acrílico e moldura. (0%)

Capacitor na lateral direita do PM, também com acrílico e moldura. (0%)

ML3000 na lateral esquerda do PM em caixa de fibra BEM reforçada e com moldura para acabamento. (10%)

Organização do cabeamento: RCAs à esquerda - Speakers ao meio - Força à direita. (100%)

Pretendo caprichar bastante.. :legal:

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho fotos da vítima, mas para ilustrar:

gol_g5_power_cinza_urano.JPG

Bom, já comecei a instalação. Cabos de energia já foram passados, o RCA já estava passado, pois estou aproveitando-o do sistema antigo.

O speacker Sonus também já está na posição, ambos da seguinte forma: Direita do carro, esqueda do carro e meio, respectivamente. Não

tenho fotos desta fase.

O player e o kit também estavam instalados, mas os retirei para dar uma revisada na isntalação e pois meu alarme deu problema, irei

trocá-lo neste próximo sábado (13/11/2010).

Os mids do Tempo estavam em pezinhos, que fiz para testar minhas habilidades com a fibra de vidro. Os pezinhos estavam bastante tortos,

mas o som estava extremamente bom, considerando que estavam amplificados somente pelo player e em bi-amp.

Voltando a instalação, Já tinha praticamente terminado as colunas, com os tweeters no "pé" da coluna, como nas fotos que seguem:

foto0192.jpg

foto0194h.jpg

Como podem ver, quandi bati estas fotos, já havia arracado todo o acabamento, pois não me agradaram, e já comecei a fazer os novos

acabamentos como podem ver (no meio da coluna).

Para verem melhor:

foto0197.jpg

foto0196a.jpg

Depois de medir a altura desejada, comprei aros de acrílico e os fixei com palitos de churrasco e cola quente nas posições de

extremo egoísmo - aro direito mirado, cravado, ao ouvido direito e aro esquerdo mirado, cravado, ao ouvido esquerdo.

Com pano roxo cobri as colunas e resinei, como nas fotos. Acabo de passar uma lixa para tirar algumas rebarbas.

Nas fotos que seguem, já estão cobertas por massa plástica e secando:

foto0202.jpg

foto0201i.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Amanhã já devo lixar para alisá-las e corrigir algumas prováveis imperfeições.

Irei forrá-las com curvin na cor creme, para combinar com o teto do carro, pois não encontrei o mesmo tecido.

Eu moro na cidade de Jales, a 600km da capital São Paulo, aqui é bastante difícil de se encontrar coisas boas neste

seguimento, e principalmente pessoas adeptas do SQ/hi-fi. Me sinto um tanto quanto solitário neste universo.

Mudanças e restante da montagem:

Bom, como disse, economizei bastante para comprar todos os equipamentos, e isso me deixou sem grana e pior, com algumas

dívidas. Logo, UPs serão para o futuro, o Morel Tempo, assim como o ZN7650 podem não estar à altura do restante dos

equipamentos, mas é deles que disponho no momento e terão de me atender, pelo menos por enquanto.

Futuramente, devo estar pegando Monster linha 400 ou Audison Sonus para RCA e estou indeciso entre Focal KR e Audison VOCE

para compôr a parte de voz. Tudo isso ainda será estudado com o tempo e levando a opinião dos amigos em conta.

Minha maior dúvida neste momento é:

Os equipamentos - bateria auxiliar, mega-capacitor, amplificador e subwoofer - são grandes e ocupam bastante espaço.

Mas não é com a perda de espaço na mala que me preocupo, mas com a disposição dos equipamentos, visto que prezo por

uma instalação sóbria, que não me obstrua a passagem ao estepe, porém com um certo teor de tunning, como a seguir:

bmwtop.jpg

Este é o PM dos meus sonhos, porém com o subwoofer ao lado do amplificador. Mas devido ao tamanho dos equipamentos

e ao tamanho (largura) do PM do Gol serem incompatíveis, não poderei fazer assim, a menos que um equipamento fique

literalmente grudado ao outro. Alguma sugestão melhor?

A caixa do Sub será SELADA de +ou- 30 litros, como pede o manual, visto que em testes que realizei, não me agradou

a caixa dutada, apesar de sentir mais SPL, como já esperado.

Bom, é isso ai, por enquanto. Até mais galera e espero coments e sugestões de como fazer o PM.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando...

Levantei bem cedo sábado, para viajar cerca de 120km, somente para trocar a central do alarme do meu carro.

Feito isso, cheguei em casa e fui instalar o player ->

foto0220d.jpg

foto0222t.jpg

Já havia decidido que não iria mais fazer nada, pois estava muito cansado da semana que passou, mas não teve

jeito. Tirei o forro da porta do motorista para ver o que estava fazendo um barulho e quando percebi, já esta

fazendo o bafle para istalar os mids ->

foto0208.jpg

foto0207.jpg

Como dá para ver nas fotos, e como já havia dito, fiz duas camadas, pois a MDF que tenho em casa é de 9mm, a

nova placa, de 18mm, ainda não chegou.

Com os dois aros cortados, passei cola branca entre eles para não vazar ar, prendi com os parafusos, ilustrados

nas fotos, e tanto na face que ficará na lata do carro, quando na face onde são presos os mids, apliquei uma

camada de feltro betumado, tentando deixar sem vibrações mesmo.

Depois de "prontos", ia derretendo aqueles bastões de cola quente, sabem? (dos mais grossos) Passei essa cola

em volta dos pezinhos para não vazar nada e para ajudar ainda mais na eliminação de vibrações.

foto0209y.jpg

foto0210q.jpg

Reparem que ao fundo (na face externa da porta) eu coloquei uma espuma para evitar ondas estacionárias e

vibrações.

Bafles fixados, ainda sem o feltro por cima ->

foto0211w.jpg

Mids devidamente ligados e fixados nos bafles ->

foto0212w.jpg

Como não disponho de ferramentas adequadas, esse serviço durou as tardes de sábado e domingo todas, o que me

costou a segunda inteira de sono.. hehehehehehehe. Só levantei para almoçar, praticamente.

Detalhe da posição de fixação do porta fusível sobre o cofre da bateria original.

foto0214gk.jpg

foto0225w.jpg

É isso ai pessoal, o trampo do fim de semana está ai para verem.

Próximos passos são: com a chegada da placa de MDF, fazer o porta malas e instalar o restante dos componentes.

Depois disto, comprar a manta asfáltica para tratar as portas e porta-malas.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Que bacana cara!

Tem tudo pra ficar bom!

Opa, Fernando, beleza?

Tomara cara, pois investi bastante, hehehe...

Valeu, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o projeto!

Audison 5.1 Lokura!

Sub hertz ML então nem se fala, vai ficar animallll!

Morel tempo em bi-amp com 170rms no mid vai tocar absurdo!

Pode ter certeza que vai bater bem mais que muitos outros moréis tempos que tem por ae que o povo reclama!

Vai continuar com o mid em pezinho? Quantos litros?

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o projeto!

Audison 5.1 Lokura!

Sub hertz ML então nem se fala, vai ficar animallll!

Morel tempo em bi-amp com 170rms no mid vai tocar absurdo!

Pode ter certeza que vai bater bem mais que muitos outros moréis tempos que tem por ae que o povo reclama!

Deus te ouça!!!

Vai continuar com o mid em pezinho? Quantos litros?

abs

Então Ciro, a proposta do Morel Tempo é Free Air, por isso estou pensando em colocá-lo na porta tratada, se bem que de início,

irei ficar sem o tratamento da porta, apenas fecharei com pano e resina os buracos que a porta do Gol possui.

A questão dos pezinhos vai depender da resposta dos mids na porta, se eu gostar, mantenho, se não gostar, faço outros pezinhos

tentando manter o tamanho dos antigos, cerca de 2,5 litros. Mas tem um enorme "porém" nesta parte.

Caso tenham de ser feitos os pezinhos, irei estimar melhor o tamanho dos mesmos, pois quando utilizei os já citados 2,5 litros,

o kit estava amplificado apenas pelo player, já com o 5.1k, creio mudar bruscamente a resposta do kit como um todo.

Enfim, farei os testes necessários, de acordo com as minhas idéias, opções e meus limites como instalador, como por exemplo a

confexão dos pezinhos, que ficaram bastante feios. :banghead

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Considerações que esqueci de citar:

O objetivo deste sistema é buscar a qualidade e ser o mais realista possível. Digamos um SQ/Hi-fi.

Para isso, como já citado, alguns equipamentos serão UPados com o tempo.

Visto que o objetivo é qualidade acima de tudo, julguei suficiente a potência de 750rms do canal D vindo do amplificador,

para alimentar o ML3000, que possui os mesmos 750rms.

Creio que com a ajuda de uma bateria auxiliar a menos de 1 metro de distância do amplificador e com um capacitor entre eles,

provendo 1 Farad a cada 480rms em média ficará bastante suprida a necessidade de energia durante os picos do amplificador.

Outra característica importante e que já discuti com alguns amigos é:

Sabendo que o tweeter do kit Tempo toca a partir dos 1800hz, utilizarei-o a partir dos 2000hz, cortados em 24 db's.

Então será, após teste de compatibilidade sonora, excursão, etc., subwoofer cortado até 63Hz, mid Tempo a partir dos 63Hz

até os 2000Hz e seguindo a partir desta marca, irão os tweeters Tempo, os quais diga-se de passagem, me agradam MUITO.

Abraços.

Alguma ressalva dos amigos quanto a isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Então Ciro, a proposta do Morel Tempo é Free Air, por isso estou pensando em colocá-lo na porta tratada, se bem que de início,

irei ficar sem o tratamento da porta, apenas fecharei com pano e resina os buracos que a porta do Gol possui.

A questão dos pezinhos vai depender da resposta dos mids na porta, se eu gostar, mantenho, se não gostar, faço outros pezinhos

tentando manter o tamanho dos antigos, cerca de 2,5 litros. Mas tem um enorme "porém" nesta parte.

Caso tenham de ser feitos os pezinhos, irei estimar melhor o tamanho dos mesmos, pois quando utilizei os já citados 2,5 litros,

o kit estava amplificado apenas pelo player, já com o 5.1k, creio mudar bruscamente a resposta do kit como um todo.

Enfim, farei os testes necessários, de acordo com as minhas idéias, opções e meus limites como instalador, como por exemplo a

confexão dos pezinhos, que ficaram bastante feios. :banghead

Abraços.

Só colocar no local original da porta não vai ficar bom, mesmo tratada, a porta do gol é muito fechada no local que o falante fica.

Acredito que fique melhor em porta tratada com doorpod direcionado, a não ser que consiga tirar uns 8L do pezinho...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Outra característica importante e que já discuti com alguns amigos é:

Sabendo que o tweeter do kit Tempo toca a partir dos 1800hz, utilizarei-o a partir dos 2000hz, cortados em 24 db's.

Então será, após teste de compatibilidade sonora, excursão, etc., subwoofer cortado até 63Hz, mid Tempo a partir dos 63Hz

até os 2000Hz e seguindo a partir desta marca, irão os tweeters Tempo, os quais diga-se de passagem, me agradam MUITO.

Alguma ressalva dos amigos quanto a isso?

Quanto ao tweeter tem que testar a partir de 2khz 24db. Mas ae vai ter de analisar seu projeto do mid, se for pezinho direcionado, acredito que fica melhor cortado mais alto, 3khz, 12db.

Agora se for colocar na porta, tem que testar se fica bão em 2khz/2.5khz etc.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, parabens pelo projeto.

Como dono de um gol, CONTINUE com o pezinho.

A porta do Gol é muito ruim, muito barulhenta e não sei se vc ja testou (nao sei a profundidade do mid), pode nao caber la...

Com relação a disposição dos equipamentos, vc terá problema por causa do tamanho do Audison, mas dá uma olhada no meu tópico pra ver como ficou meu PM.

Abraços e boa sorte.

Editado por Diego Pereira

Compartilhar este post

Link para o post

Só colocar no local original da porta não vai ficar bom, mesmo tratada, a porta do gol é muito fechada no local que o falante fica.

Acredito que fique melhor em porta tratada com doorpod direcionado, a não ser que consiga tirar uns 8L do pezinho...

abs

Já ouvi as duas opiniões sobre o Tempo em porta tratada, alguns dizem que não fica legal, outros dizem que fica...

Realmente, a porta do Gol é uma porcaria, no meu, com os 12.000 km rodados que tem, faz barulho pra todo lado, e esse é um dos motivos

pelos quais resolvi fazer o tratamento das 4 portas, porta malas e algumas outras partes estratégicas.

Com relação a tocar bem ou não, só fazendo e testando, embora tenha a mesma opinião que você, mas se o resultado ficar bom, concordemos

que teria uma boa economia de espaço sem os pezinhos.

Com relação a Doorpod, sem cogitação, pelo fato de que pretendo vender o carro daqui a algum tempo e gostaria de, com a axceção do porta

malas, deixá-lo o mais original possível.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao tweeter tem que testar a partir de 2khz 24db. Mas ae vai ter de analisar seu projeto do mid, se for pezinho direcionado, acredito que fica melhor cortado mais alto, 3khz, 12db.

Agora se for colocar na porta, tem que testar se fica bão em 2khz/2.5khz etc.

Abs

É isso mesmo, vou testar e ver como agrada mais, mas se tudo caminhar conforme o esperado, mid na porta e tw na coluna, cortado em 2k a 24db.

Aguardem o próximo episódeo. hehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, parabens pelo projeto.

Como dono de um gol, CONTINUE com o pezinho.

A porta do Gol é muito ruim, muito barulhenta e não sei se vc ja testou (nao sei a profundidade do mid), pode nao caber la...

Com relação a disposição dos equipamentos, vc terá problema por causa do tamanho do Audison, mas dá uma olhada no meu tópico pra ver como ficou meu PM.

Abraços e boa sorte.

Iai Diegão, beleza?

Opa, conheço seu projeto, acompanhei desde os primeiros passos, é que geralmente fico em "silêncio", espiando para aprender.. hehehe

Quanto a profundidade do mid, tranquilo, pois o Tempo não é muito parrudo, e com um bom bafle... resolvido.

É... está bastante difícil escolher um layout realmente bom para os meus equipamentos. Queria colocar o Audison ali do lado do estepe,

mas a largura é pequena, talvez em pé, na lateral, mas ficaria longe da bateria... Tá osso...

Receio que tenha que deixar de lado meus caprichos e partir para uma instalação mais funcional, como com o amp. deitado sobre a caixa

do sub, claro que com uma devida cobertura..

Este ainda será objeto de muito estudo.

Valeu, Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Posso ter encontrado uma disposição boa para os equipamentos.

Caixa do subwoofer em baixo, com o aplificador sobre ela, angulado em 45º, com a bateria e capacitor colocados a direita do subwoofer,

mais ou menos da seguinte forma:

portamalas.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Detalhe para a construção detalhada de um subwoofer no Google Sketshup. hehehehe.

O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Também tenho um G5 e acredito que esse amp só caberá no assoalho do porta-malas ou no encosto do banco traseiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha um lay out como vc falou, mas era em um fox, se quiser me passa teu e-mail por MP que te mando fotos pra vc ver. Um amp desses não pode fica escondido!

Ja deu uma olhada qto custa uma porta nova ou se acha usada? Se fizer um doorpod ficaria gringo,

Acompanhando.

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha um lay out como vc falou, mas era em um fox, se quiser me passa teu e-mail por MP que te mando fotos pra vc ver. Um amp desses não pode fica escondido!

Ja deu uma olhada qto custa uma porta nova ou se acha usada? Se fizer um doorpod ficaria gringo,

Acompanhando.

Opa, claro que que passo Rodrigo, agradeço a disponibilidade cara.

Concordo, não pode ficar escondido mesmo!!

Bom, vou dar uma olhada, é uma opção, caso seja barato. Valeu.

MP enviada. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizadinha da noite:

Colunas devidamente lixadas, acabei de tomar banho, fiquei todo branco...

PICS:

foto0203z.jpg

Detalhe: uma "boca" mais angulada que a outra, porque os tweeters serão direcionados, cada qual para uma de minhas ilústres orelhas,

dos respectivos lados!!! ;)

foto0204w.jpg

foto0205kv.jpg

Depois de MUITO trabalho, estão prontas para serem forradas.

Esta tarde fiz o pedido da placa de MDF, na verdade é a capa, mas com os dois lados lisos, tudo OK. Deverá chegar no começo

da próxima semana, e já deverei estar com as colunas forradas até lá.

O MDF será de 18mm, pois não consegui mais grosso, terei que me virar com este mesmo, e se for o caso, farei faces duplas.

É... acho que to esquecendo de alguma coisa...

Ahh.. Sábado pela manhã deverei estar indo trocar meu alarme, pois como já disse, deu problema. Troca efetuada e já poderei

instalar o 9835, deixando mais esta etapa OK.

Tenho um pedaço bom de MDF de 9mm em casa, para aproveitar o feriado, já vou tentar fazer os bafles, com duas camadas, totalizando

18mm de madeira entre o mid do kit Tempo e a lata da porta.

Se a resina que tenho aqui for suficiente, pretendo também já fazer os "tampos" para os furos da porta (internamente).

E já irei forrar algumas partes plásticas do carro com espuma, pois estão vibrando.

Só mais uma coisinha... recém adquirido, um 2.1 da Dell, muito bom, gostei bastante da qualidade, dinâmica e potência do conjunto,

mas é bastante notável que faltou um pouco de arquitetura para o subwoofer, pois este não desce muito e com o ganho de grave

um pouco acima do meio, em determinadas músicas, distorce bastante.

Enfim, muito bem montado, com qualidade nas partes plásticas e destaque para o controle de volume, emborrachado e bastante bonito.

foto0200o.jpg

É isso ai pessoal, até mais.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...