Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
acz

Bi-amp com cross passivo

Recommended Posts

Pessoal,

tenho um RF 4.6x + Mid/Cross Morel Tempo + 1TW1 e HU Clarion 479MP (modelo basico, apenas cortes LP/HP).

E a pergunta é a seguinte, só uso 2 canais do RF para o kit. Não estou usando sub. Vale a pena mudar essa ligação?

Usar o Mid Morel Tempo em full nos canais 3 e 4, e usar o cross apenas para o 1TW1 nos canais 1 e 2?

Vale a pena a tentativa, ou estaria colocando dinheiro fora com a compra de fiação para o TW?

Valeu,

André

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc pode colocar um corte lp no mid pelo modulo ( caso ele tenha ) e um hp no radio pros mids e utilizar o cross pro tw, se está sobrando canal acredito que vale a pena sim. desde qdo usei bi-ampli nunca mais tirei.

Compartilhar este post

Link para o post

Use o cross do 4.6x em LP para os mids e os tweeters nos canais 1 e 2 com o cross passivo. Ou melhor, use apenas os cross do 4.6x para todos os canais, HP e LP. É só soldar os resistores corretos.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, o modulo faz, mas tem que modificar os tais x-cards. Mas aí eu não sei exatamente como fazer. Além disso, esse player é meio estranho os cortes.

HP: 120Hz ou full

LP: 50/80/120 ou full

Compartilhar este post

Link para o post

Use o cross do 4.6x em LP para os mids e os tweeters nos canais 1 e 2 com o cross passivo. Ou melhor, use apenas os cross do 4.6x para todos os canais, HP e LP. É só soldar os resistores corretos.

[]´s

Crawling Chaos

Eu pensei nisso, usar apenas o cross do modulo. Mas não sei como fazer essas modificações nos x-cards. Por isso estava pensando que usar o cross pros TW e deixar os mids em full seria o mais fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Como todos já falaram , use o cross do 4.6x para fazer um LP no mid. Não usei o mid em full pois ele vai embolar/prejudicar o tweeter.

Para modificar o X-Card do fosgate é fácil, no manual tem os valores ou é só procurar no Google que você achar.

Mais uma sugestão: Se não quiser mexer em cortes nem fiação, experimente ligar o kit 2 vias em bridge no 4.6x. A potência será de 120Wrms em cada canal, mas não se assuste, é só regular o ganho certinho. Eu fiz isso no meu e me surpreendi com o resultado. O kit 2 vias nasceu de novo (isso no meu caso com o Focal Acess).

Compartilhar este post

Link para o post

Como todos já falaram , use o cross do 4.6x para fazer um LP no mid. Não usei o mid em full pois ele vai embolar/prejudicar o tweeter.

Para modificar o X-Card do fosgate é fácil, no manual tem os valores ou é só procurar no Google que você achar.

Mais uma sugestão: Se não quiser mexer em cortes nem fiação, experimente ligar o kit 2 vias em bridge no 4.6x. A potência será de 120Wrms em cada canal, mas não se assuste, é só regular o ganho certinho. Eu fiz isso no meu e me surpreendi com o resultado. O kit 2 vias nasceu de novo (isso no meu caso com o Focal Acess).

Vou testar sua sugestão usando o bridge. Não tinha feito ainda pois tinha visto alguns comentários aqui no forum falando que não seria muito aconselhavel isso pois o THD aumenta.

Para regular o ganho, tem algum tipo de musica melhor para fazer isso? Certa vez mexi no ganho usando um CD de Jazz, e depois quando colocava outros estilos, no mesmo volume que havia feito a regulagem do ganho já distorcia muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazer o ajuste de ganho de "ouvido" procure usar um CD que já conheça, com boa qualidade e com gravação bem alta, assim não corre o risco de distorção.

Realmente o THD aumenta com ligação em bridge, mas dependendo do amplificador não chega a atrapalhar, ainda mais com a potência de sobre que vai ter poderá deixar o ganho quase no mínimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazer o ajuste de ganho de "ouvido" procure usar um CD que já conheça, com boa qualidade e com gravação bem alta, assim não corre o risco de distorção.

Realmente o THD aumenta com ligação em bridge, mas dependendo do amplificador não chega a atrapalhar, ainda mais com a potência de sobre que vai ter poderá deixar o ganho quase no mínimo.

Leao, fiz o que você sugeriu, liguei o kit em bridge, ainda vou ter que arrumar direito os cabos, por que "as pernas" eram curtas e ficou bem esticado.

Enfim, percebi que deu mais volume, ganho do amp praticamente no mínimo, mas o mid ainda não apareceu legal. Como deixei os falantes traseiros originais ligados direto no player, se eu não deixar eles bem atenuados usando o fader, o grave desses coaxiais encobre o mid morel.

Começo a pensar que agora a tentativa vai ser tratamento acústico das portas.

Tem uma maneira simples e barata, para fazer um corte LP pro mid na mesma faixa de corte HP do cross morel? Ainda gostaria de testar se melhora fazer o bi-amp, mas sem perder tempo modificando os x-cards e tendo que volta atrás posteriormente. SE percebesse alguma melhora, aí sim partiria para essa solução de modificação dos x-cards.

Obrigado pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai ligar o kit em bridge apenas para os alto-falantes dianteiros, por que não instala o amplificador sob o painel ou sob o banco do carro? Assim acredito que o seu cabo seja suficiente.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai ligar o kit em bridge apenas para os alto-falantes dianteiros, por que não instala o amplificador sob o painel ou sob o banco do carro? Assim acredito que o seu cabo seja suficiente.

[]´s

Crawling Chaos

Ah me expressei mal, quando falei em pernas, queria dizer o positivo e negativo de cada cabo. Nesse amplificador, para fazer bridge estereo, usa-se o positivo do canal 1 com negativo do canal 3. E negativo do canal 2 com positivo do canal 4.

E quando eu fiz as pontas do cabo coloquei techflex, mas deixei pouca sobra, já que usava ligação normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah me expressei mal, quando falei em pernas, queria dizer o positivo e negativo de cada cabo. Nesse amplificador, para fazer bridge estereo, usa-se o positivo do canal 1 com negativo do canal 3. E negativo do canal 2 com positivo do canal 4.

E quando eu fiz as pontas do cabo coloquei techflex, mas deixei pouca sobra, já que usava ligação normal.

Ah, agora entendi.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, depois de alguns dias usando o bridge stereo do RF 4.6x percebo que mesmo em volume baixo, às vezes, o TW começa a "chiar" ou "roncar" como se estivesse estragado. O ganho está no mínimo.

Às vezes posso colocar volume alto e nada acontece, toca normal e sem sinal de distorção, e às vezes ele começa a "roncar".

Troquei o 1TW1 pelo Dayton (daqueles que o galegorafa estava vendendo), aconteceu a mesma coisa em ambos.

Acho dificil que sejam os TW porque se fosse, ia "roncar" sempre, certo?

Pode ser problema no crossover? Tipo, ele estava "acostumado" a receber potencia de um canal simples, acho que 35rms. E agora recebe em torno de 120rms (bridge stereo).

Ou é o 4.6x que pode estar com problemas?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ia falar do crossover...

Ja ligou só os tweeter nos canais pra ver se continua o ruido?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ia falar do crossover...

Ja ligou só os tweeter nos canais pra ver se continua o ruido?

Ainda não fiz esse teste porque tenho que modificar o x-card do amp. Mas vou fazer isso sem demora porque quero testar em bi-amp isso modificando os x-cards.

Na verdade estou perguntando porque se fosse o amp, nem ia mexer nisso. Mas como também suspeito do crossover morel tempo vou testar o bi-amp.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...