Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Beto TunningWay®

SCBR Off Road - Engesa fase II

Recommended Posts

cabecalho_2005812103130.jpg

 

 

No universo dos veículos automotores existem modelos que se tornaram clássicos e por isso arrebanham uma legião de fãs. No mundo do fora-de-estrada, o jipe Engesa é um ícone e está presente na memória de muitos apaixonados. Fabricado nos anos 80, o modelo teve sua produção interrompida com a falência da empresa no inicio da década passada e entrou na história como um dos melhores veículos 4x4 já produzidos no Brasil. Para muitos, tudo isso não basta. É preciso ir além, como esse excelente trabalho de tunoff.

 

Para homenagear os amantes do Engesa, o modelo escolhido para ser destaque no espaço tunoff deste mês nada mais é que um exemplo do que a paixão por esse modelo é capaz de fazer. Montado a partir de um chassi do modelo fase 1, arrematado em um leilão na própria fábrica, um empresário paulista do ramo da construção civil – que pede para não ter seu nome revelado – resolveu realizar um sonho e iniciou uma epopéia para construir um Engesa zero quilômetro elaborado a partir do seu gosto e para sua necessidade.

 

engesa1_2005812103415.jpg

 

Matias Neder, mecânico de confiança e amigo do empresário, foi escalado para orquestrar o trabalho. Dono de uma empresa especializada em São José dos Campos, Neder iniciou a construção sabendo que todos os detalhes seriam definidos com cuidado para uma perfeita execução do projeto. O primeiro passo foi providenciar a carroceria. A escolha recaiu sobre uma de fibra de vidro fabricada e comercializada pela Agromotor de São Paulo, idêntica à do modelo fase 2, que recebeu uma pintura em tom vermelho – nada discreto, com a capota também em fibra, mas na cor bege. O conjunto da obra, como se pode ver, ficou fantástico.

 

Junto com a fase de pintura da carroceria veio a escolha da parte mecânica. Para os eixos, a melhor opção, segundo Neder, foram os da Rural. A escolha da motorização foi um dos pontos exaustivamente discutidos. No fim, a decisão recaiu sobre a colocação de um diesel – o bom e confiável MWM 2.8 turbo intercooler, o mesmo usado nas picapes Chevrolet S10, Nissan Frontier e no jipe Troller. O câmbio de cinco marchas, assim como a caixa de transferência, veio da última geração da Toyota Bandeirante. O câmbio recebeu uma flange (caixa seca), especialmente confeccionada para um perfeito acoplamento com o motor.

 

motor_2005812103435.jpg

 

A preocupação em ter um conjunto equilibrado aparece no sistema de freio, que usa disco nas quatro rodas. Os dianteiros são os mesmos ventilados da Chevrolet S10 recebendo apenas modificações no suporte das pinças para sua fixação. Já os traseiros são da Super Break Disk que também desenvolveu disco e suporte especialmente para atender aos proprietários de jipe Engesa.

 

A escolha e definição dos acessórios foi a etapa seguinte e consumiu um bom tempo, assim como a execução dos detalhes do acabamento. Depois de equipar o jipe com pneus Wrangler, medida 35/12/50 R15, num casamento perfeito e de muito bom gosto com as rodas Mangels de 15 polegadas, chegou o momento de escolher o guincho: Warn e capacidade de 9,5 libras.

 

Decidido a manter o alto padrão, Matias Neder embarcou o carro e o encaminhou para Santo André/SP onde o deixou aos cuidados da Rallye Desing. Ali, outros vários dias foram investidos no trabalho de acabamento interno, quase todo em couro. Todos os detalhes de tapeçaria, instalação dos bancos e de todos os equipamentos eletrônicos foram incorporados.

 

interior_2005812103453.jpg

 

painel_200581210359.jpg

 

O resultado final é de tirar o fôlego. Internamente, o “Engesão” ficou bem mais confortável do que alguns modelos produzidos em série. Todos os itens foram planejados pelo proprietário, que não economizou dinheiro nessa fase. Para os três bancos tipo concha, montados em forma de triângulo (o do zequinha ficou bem no centro e mais parece um trono), foram instalados cintos de segurança de quatro pontos. Alem disso, o Engesa ganhou uma série de consoles com múltiplos porta-objetos para acomodar os mais variados tipos de volumes.

 

A coluna de direção, regulável em altura, é a mesma da picape Chevrolet S10. Para completar o requinte, o volante também recebeu revestimento em couro. O sistema de som, CD Player, acompanhado de módulo e alto-falantes de boa qualidade, pouco impressiona em potência, mas em qualidade atende às necessidades de um veículo idealizado para as trilhas.

 

lateral_2005812103558.jpg

 

Como em todo fora-de-estrada esportivo que se preza, a presença de um bom equipamento de navegação por satélite (GPS) não poderia faltar e a marca escolhida foi o Garmim, modelo 276 C. Note que os aparelhos de navegação foram deslocados mais para o centro para facilitar a leitura de todos os envolvidos, desde o motorista até o navegador e o distraído zequinha. Andar nesse Engesa é uma deliciosa volta ao passado, só que com muito mais conforto e sofisticação. Se a idéia era a realização de um sonho, o proprietário dessa beleza conseguiu não só realizar o seu, mas o de muita gente.

 

engesa_2005812103356.jpg

 

Ficha técnica

 

Modelo: Engesa

Chassi: Fase 1

Carroceria: Fibra Agromotor fase 2

Eixos: Rural

Motor: 2,8 litros turbo intercooler com 138 cv

Câmbio: 5 marchas do Toyota Bandeirante

Coluna e direção: Chevrolet S10

Caixa de transferência: Toyota Bandeirante

Freios: dianteiro a disco da S10 e traseiro a disco da Super Break Disk.

Amortecedores: Rancho RS 9000 com regulagem

Rodas: Mangels 15”

Pneus: Goodyear Wrangler 35/12/50 R15

Faróis auxiliares: Hella modelo Rallye 1.000

Guincho: Warn 9.5 ti

Estribos laterais: Keko

Bancos: tipo concha - modelo Stradale da Rallye Desing

Consoles: Rallye Desing

Tapetes: Alumínio

Manômetros: Shutt

CD Player: Clarion mod: Pró Audio DXZ 844 MC

Módulo: Hurricane mod: HA4 X120

Auto Falantes: Kit Bravox Linha Premium

Sist. de navegação GPS: Garmin modelo 276 C

Pedaleiras: Sparco

Vidros: Elétricos

Espelhos retrovisores: Jeep Wrangler

Sirene de alerta: Rontan

Rádio Transmissor: PX/PY

Grade dianteira: Aço inox tipo Hummer H2

 

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/OffRoad_Conteudo.vxlpub?hnid=35370

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto muito disso ...

 

 

Sera q acelera na lama ou só serve para ir ao xoping ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto muito disso ...

 

 

Sera q acelera na lama ou só serve para ir ao xoping ???

 

Essa viatura tá com pinta de que foi montada pra expedições hein...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...