Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
mfanarof

SQ Iniciante - Ford Focus

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Estou começando um projetinho básico de SQ no meu Focus 2007. Consistirá no clássico kit duas dias + sub e amp. O kit deve ser de 6", para adaptar no local dos originais de 5x7" do carro. As portas já estão tratadas com manta. O tweeter provavelmente será posicionado em suporte na base da coluna A do carro.

Estilo musical: 90% Heavy Metal, 10% música clássica

Vamos ao que interessa, equipamentos. À princípio, o que tenho definido o seguinte:

- HU Alpine CDA-117

- Amp Alpine PDX 4.100 ou PDX-F4

A escolha da HU deve-se aos bons comentários sobre ela no Fórum. O PDX eu escolhi pelo fato de manter a mesma potência em 2 ou 4 ohms. Desta forma, posso alimentar o kit em 4 ohms com os 100Wrms de cada canal, sobrando um bridge de 200W em 4 ohms para o sub.

Quanto a sub, a princípio pensei no JL 10W3V3-4, em caixa selada devido ao estilo musical. É uma boa escolha ou vocês me sugerem algo melhor na mesm faixa de preço?

Kit: li bastante sobre Morel Tempo e Focal Acess. Para meu estilo musical, qual o mais adequado? Outras opções na mesma faixa de preço?

Aceito sugestões sobre outras HU's e Amp's.

Observação: ainda não comprei nada. Provavelmente, todos os equipamentos virão via ebay ou sonic electronix.

Desde já agradeço pela atenção de todos

Editado por mfanarof

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

200W para esse sub acho que é pouco. Não seria melhor pegas um 10w1 ?

Para Heavy Metal precisa de um tw suave e um mid com boa pegada. O Morel tem o tweeter bom, mas o mid razoál, já o Focal é o contrário. Falo isso pois tenho um Focal Acess e em conjunto com o Alpine os agudos ficam um pouco acima da média, pelo menos para Heavy Metal. Nada que não tenha conserto com o eq e/ou atenuação do cross.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for kit 2 vias de entrada~intermediario eu compraria aqui no BR mesmo. Kits da Helix ou Hertz. E62C ou ESK respectivamente. Estao mto em conta.

Tem Morel aqui tambem, so nao lembro os preços.

Na Sonic esse modulo MB Quart me chamou mto atençao.

MB Quart Q4.150

http://www.sonicelectronix.com/item_29975_MB+Quart+Q4.150.html

Otimo preço, e otima potecia. 150rms por canal, e 440rms na Bridge a 4 Ohms. [""]

Mas quanto a qualidade do Amp, vou deixar pros mais experientes comentarem.

Enfim, como disse em outro topico, se for pra trazer modulo dos EUA, traria algo muuuuuito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa,

Quanto ao sub, talvez os 200W do Alpine sejam pouco para o 10W3V3, mas acho que são muito para o 10W1, pois este suporta 150W. Levando-se em conta que na realidade o bridge do amp dá um pouco mais de 200W, acho que acaba sendo demais para o 10W1.

Quanto ao kit, pelos comentários, à princípio é preferível o Focal ao Morel, por ser um pouco mais fácil de atenuar os agudos.

Em relação ao amp MB Quart, parece interessante, mas é muito potente para o que eu gostaria.

Ainda, sobre os kits Helix e Hertz, o E62C suporta apenas 60W, o que acho que é pouco para o meu projeto; já o Hertz suporta 100W e li alguns bons comentários sobre ele no fórum.

Outras sugestões/comentários?

Mais uma vez obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o que recomendam é justamente um pouco mais de potencia que o supostamente suportado.

Essa potencia a mais, é chamado de "Headroom", seria algo como uma folga a mais, resultando numa melhor performance. Melhor "pegada" nos falantes, e Amp trabalha mais folgado, esquentando pouco etc...

Tem gente que usa o dobro da potencia ou mais. Mas pra saber lhe dar com isso requer uma boa experiencia, pra nao danificar os equipamentos.

Já coisa de Sub 150rms e modulo mandando 200rms, é tranquilo e recomendavel. E sendo assim 440rms pro W3 imagino ficar mto bom.

Pra definir o kit, tem que definir sua preferencia. Prefere TW suaves ou com brilho a mais? Mids com pegada forte ou equilibrado?

Dependendo da resposta voce ja elimina alguns kits.

Quanto ao Amp, foi algo que me chamou atençao mesmo, queria ate que o pessoal comentasse algo sobre ele ou a marca (MB Quart).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso um amp de 500W para empurar dois subs de 200W e acho pouco ainda.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, como já dizia aquele antigo comercial, acho que está na hora de eu "rever meus conceitos" hehehe

Então, pelo jeito o 10W1v2 é mais adequado para o meu projeto do que o 10W3v3. Alguma outra sugestão de sub?

Com base na sugestão do Felipe, li algumas coisas sobre o Hertz ESK que me pareceram interessantes, inclusive pelo preço dele ser inferior aos do Focal e Morel.

Creio que no meu caso os tweeters tendem a ser mais suaves, geralmente bateristas de Heavy Metal pegam pesado e com um tweeter agressivo o som dos pratos da bateria acho que ficariam irritantes. Mids acho que tem que ser equilibrados, para que as guitarras e vozes fiquem bastante nítidas.

Com essa "tentativa" de descrição das minhas preferências, o que vocês sugerem?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, como já dizia aquele antigo comercial, acho que está na hora de eu "rever meus conceitos" hehehe

Então, pelo jeito o 10W1v2 é mais adequado para o meu projeto do que o 10W3v3. Alguma outra sugestão de sub?

Com base na sugestão do Felipe, li algumas coisas sobre o Hertz ESK que me pareceram interessantes, inclusive pelo preço dele ser inferior aos do Focal e Morel.

Creio que no meu caso os tweeters tendem a ser mais suaves, geralmente bateristas de Heavy Metal pegam pesado e com um tweeter agressivo o som dos pratos da bateria acho que ficariam irritantes. Mids acho que tem que ser equilibrados, para que as guitarras e vozes fiquem bastante nítidas.

Com essa "tentativa" de descrição das minhas preferências, o que vocês sugerem?

Obrigado.

Me corrijam se estiver errado, mas a linha W0 possui 150 rms, já os W1 são de 300 rms, isto falando da linha nova, os "brancos".

A meu ver, 200 rms ainda seriam poucos para um 10w1v2, tocaria, mas é aquela coisa né..

Quanto a sobra de potência, pense o seguinte: na grande maioria das vezes, a potência declarada de um amplificador é dada partindo do pré-suposto

de que o mesmo estará sendo alimentado por 14,4 Volts, ou seja, é dita na melhor das hipóteses. Visto que em condições, com o carro desligado, por

exemplo, estará alimentando o amplificador a 12 Volts, a potência do amplificador cai, inclusive consideravelmente em alguns casos. Por este motivo,

além dos já citados, como folga, amp. esquentando menos, não sendo forçado, etc., é que utiliza-se maior potência de um amp. em relação ao sub.

Quanto ao kit, acho que poderia pensar em pegar o Focal Polyglass, pois a composição de seu tweeter é: Tweeter Composition - Aluminum/Magnesium.

Geralmente os tweeters de alumínio são melhores e mais fiéis para a reprodução de pratos e de guitarra.

Não esqueça de caprichar na fiação e na instalação, ok?

Boa sorte, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu não compraria esse PDX. Com essa grana voce compra um Clarion APX 4361 que tem um brigde mais forte e é classe AB. Lembro de ter lido relatos aqui mesmo no forum, que pelo PDX ser digital, devido a uma caracteristica fisica dos componentes, em frequencias mais agudas, ele deixava a desejar. Lembro que o rapaz deu toda uma explicação e disse que era uma caracterista mesmo do PDX, visto que é tudo digital mesmo...

Ou então iria num Arc audio, que deve ter preço parecido e é pequeno tambem.

Sub não acho que seja neecssario 10". Acho que um de 8" ou até de 6" ja faz o trabalho. Lembre-se que no rock, os bumbos e tons não vão até os 30hz como no black por exemplo. eu me concentraria numa faixa de 50 hz pra cima. E isso os subs de 6" e 8" toca muito bem, com caixa minusculas, podendo até mesmo ficar em baixo do banco ou quem sabe na local oringal de falantes traseiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o Focal Polyglass, o fato de ele ter tweeter de material metálico não deixa ele mais agressivo? Pelo que li, tweeters de seda tendem a ser mais suaves, o que acho que é o ideal pra mim.

Se concordarem com o ScuLt, no nível deste Clarion existe alguma outra opção? E o sub, um de 8" realmente já me atenderia? Quais opções eu tenho? Só lembrando que espaço ocupado não me preocupa nem um pouco.

Novamente, agadeço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja escutei o focal 165vr, achei bom. Ai depende de vc mesmo, eu gosto de tweeters de seda e tb dos focal, tem que ouvir mesmo pra decidir, mas acho que não vai se arrepender se for um 165vr.

Atualmente eu to usando dois subs de 6,5", stão tocando mto bem, mas com corte um pouco mais alto, são mto rapidos, mas modelos e marcas tem varios, eu pegaria o w1, o de 10 tem 300rms. Qto ao 4361, é um ótimo cxb, e ótimo amp, mbquart não ouvi. Depende qto esta disposto a gastar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o Focal Polyglass, o fato de ele ter tweeter de material metálico não deixa ele mais agressivo? Pelo que li, tweeters de seda tendem a ser mais suaves, o que acho que é o ideal pra mim.

...

Não necessariamente. A composição do tweeter pode influenciar, sim, na resposta do mesmo, mas bons fabricantes conseguem controlar isso

sem perder brilho e detalhamento, além de que, pode atenuar e fazer mudanças de acordo com o seu gosto, através do EQ do seu player.

Até onde entendo, a composição atinge mais o timbre do tweeter do que o teor de agrasividade.

Ex.: Meu antigo kit, apesar de tê-lo achado bom, pela quantia que paguei, tinha o tweeter um tanto agressivo e não é de alumínio,

o MTX TX6001...

O user Pedro Josino tem um VR a venda, pode trocar uma idéia com ele..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Já usei TW de seda e papel, de Titânio (NAR EP51) e agora estou com o Focal de alumíno. Para o meu gosto e estilo de música que ouço, os metálicos sempre ficaram melhores no meu set. Os pratos da bateria por exemplo ficam muito bem definidos. Em volume muito alto agride um pouco os ouvidos, mas é só controlar o volume e eq que fica ótimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara vou falar o que eu acho que vc deveria usar e NÃO estou tirando sarro, é realmente a minha opnião levando em conta o tipo de música que vc ouve ok?

Na minha opnião o amp deveria ser o Alpine PDX F4 mesmo, pequeno, boa potência e qualidade. Dizem não ter os mesmos problemas dos PDX da linha anterior.

Para o sub e essa potência eu recomendo a linha nova da NAR, o sub de 10" numa caixa selada de uns 20L. Na verdade o IDEAL seria o JL 10W0 versão antiga. Os dois são bem parecidos. Já tive o JL e posso dizer que é muito bom. Pra mim esse deveria ser o sub pq vc precisa de um grave bem rápido e que não embole para tocar metal, o 10W0 te dá isso com SPL razoável em uma potência pequena, perfeito.

Para os tweeters eu iria de Selenium 1TW1 a princípio. Muitos vão rir, mas já usei esse tweeter e ele toca MUITO, principalmente pra metal e clássica que precisa de um tweeter com um brilho bem definido pra tocar todos os pratos e simbals / xilofones ou o que quer que apare bastante nesse tipo de música. Se for pra gastar mais eu iria de Focal TN52 ou MB Quart linha QSD, ambos na mesma direção, me agradaram MUITO mais pra esse tipo de música que tweeters "melhores" da morel ou dls.

Para os médios a primeira opção é o Bravox CS60D. Mid que toca o médio grave com autoridade e segura a onda nos médios, tb já usei muito tempo e rende bem. Pra melhorar eu iria no MB Quart linha QSD tb (em portas, grave muito macio e desce bem) ou nos Focal linha residencial Utopia que tocam MUUUUITO em portas tratadas, esse seria o topo pra mim, vc teria os médio-graves que precisa e de bonus um médio excelente.

E como recomendação amigo, fique longe dos Morel!!!

Rrsrs

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Se concordarem com o ScuLt, no nível deste Clarion existe alguma outra opção? E o sub, um de 8" realmente já me atenderia? Quais opções eu tenho? Só lembrando que espaço ocupado não me preocupa nem um pouco.

Novamente, agadeço a todos.

o problema não é espaço, o problema é que a mala do focus é selada, então, o som ficaria só la dentro e não passaria com facilidade par ao obtaculo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, quando eu estava ficando decidido pelo Focal Acess ou até o Polyglass, surgem bons comentários sobre MB Quart. Que acham?

Sobre a questão do PDX, achei um review em que parece-me que de fato a questão de ruído na primeira geração é procedente, mas que na segunda geração (F4, F6, etc), este problema foi resolvido, conforme comentário do offtime.

Quanto ao sub, li sobre o W0 antigo e pareceu-me interessante, o problema seria achar um desses. Ainda, tive a oportunidade de ouvir um 10w3v3 tocando, cujas respostas eram bastante rápidas, acompanhando sem problema bumbos duplos frenéticos e baixos pesados. A pergunta é: um 8w3v3 seria até mais rápido, correto? Com uma potência menor que a do 10w3v3, acho que ficaria bom. Contra o W1, é uma opção melhor? Ou é preferível um W1 ou até mesmo garimpar um W0 antigo?

Agradeço mais uma vez pela atenção dada por todos, nada como buscar a informação no lugar certo!

Editado por mfanarof

Compartilhar este post

Link para o post

Olha... Nao sei qnto a que kit combina melhor com Heavy Metal e Musica Classica. Mas EU particularmente nao me dou com TW estridentes ou com brilho a mais, prefiro TW suaves.

Entao to inclinado a futuramente adquirir TWs da Helix. Mas curto demais Mids presentes e fortes. Por isso to meio com o pé atraz. Entao to querendo fazer Bi-Amp e comprar o TW Helix P1 e correr atraz de Mids da Hertz (HSK). Imagino ser a mistura perfeita! xD

Mas se voce se contenta com Mid equilibrado, pegaria Helix E62C. Inclusive queria escuta-lo, quem sabe ele ja me atenderia tambem.

Quanto a modulos 4 canais na Sonicelectronix, os que achei de marcas conceituadas, e classe AB foram esses:

http://www.sonicelectronix.com/item_6906_ARC+Audio+FD4150.html

http://www.sonicelectronix.com/item_10510_DLS+Reference+RA40.html

http://www.sonicelectronix.com/item_26586_DLS+CA+41.html

http://www.sonicelectronix.com/item_23862_Soundstream+REF4.760.html

http://www.sonicelectronix.com/item_23861_Soundstream+REF4.400.html

Agora qual é melhor que qual ja nao sei dizer.

Achei esses tambem:

http://www.sonicelectronix.com/item_29864_Hifonics+ZXi150.4+%2B+Amp+Kit+%2B+RCAs.html

http://www.sonicelectronix.com/item_20593_Cerwin-Vega+S800.4+-+STROKER+800.4.html

E escuta o que o Scult disse quanto ao PDX, ja li varias vezes isso por aqui.

Mas uma coisa me chama atençao, os mto bem falados ARC Audio a maioria é classe GH (exceto esse que postei), sera se decepciona nos agudos tambem?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara tinha um cara (Ronald algo assim) vendendo um 10W0 MINT (igual a novo) no forum por R$300. Se nenhuma alma caridosa fez o favor de levar eu ficaria com ele na hora (eu até pensei em comprar, só pra ter digamos...). :pirou:

Agora pelo dobro do preço sei lá vc consegue importar um 8w3v3 sim, seria outro puta sub, bem rápido tb.

Os pdx da linha nova eu iria sem preocupação. Se não tiver confiança outro ÓTIMO amp é o arc audio KS125.4. MUUUITO pequeno e de muita qualidade.

Sobre o kit helix, já ouvi ele e, na minha opinião, 1tw1 + bravox cs60d >>> helix e62c, pelo menos nessa aplicação que estamos falando. Outra coisa, se eu não me engano o meu antigo kit MB Quart QSD signature ainda está flutuando no forum a procura de um novo dono, eu iria atrás desse se tivesse um pouco mais de grana, excelente kit, mas EXCELENTE mesmo. Acho que fica pau-a-pau com Focal TN52 + Focal Utopia residencial...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Edit: retirar o Quote.

Eu sei que é FOD* quando estamos decididos por uma coisa e aparece outra para nos confundir, mas...

Poderia pensar também em amp. de 5 canais com cross ativo. Digo isso pela facilidade sobre o controle de atenuações, ligações, etc, através

da ligação em bi-amp.

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Acho que as minhas opções estão se esgotando. Dei uma última vasculhada no site da sonic e da online car stereo e encontrei alguns produtos que me chamaram a atenção, até mesmo pelo preço.

- Kit Diamond D661s

http://www.onlinecarstereo.com/CarAudio/p_15026_Diamond_Audio_D661s.aspx

- Kit MB Quart PVI216

http://www.sonicelectronix.com/item_13942_MB+Quart+PVI+216.html

- Amp Soundstream REF4.400

http://www.onlinecarstereo.com/CarAudio/p_21824_Soundstream_REF4400.aspx

Bruno,

Como disse no início, este projeto deve ser um sq básico, acho que um sistema com bi-amp já é muito pra mim. Além disso, até pouco tempo estava acostumado a ouvir HU's Pioneer, com amps Roadstar e falantes "marca diabo", acho que com o que pretendo montar terei algo beeeem mais interessante de ouvir. Além disso, se não me engano o CDA-117 não faz 3-way.

O que acho que tenho definido então é:

- HU Alpine CDA-117

- Sub JL 8W3V3, embora vou pesquisar o W0 antigo, neste caso de 10"

- Amp: muito provavelmente o Alpine PDX-F4

A dúvida maior continua sendo o kit. Por gentileza avaliem as opções que eu coloquei nesse post. O Diamond eu conheço mais por nome, mas este modelo já não é uma linha de entrada. Já em relação ao MB Quart, li que os mids são fantásticos, os tweeters nem tanto, mas nada que eq/atenuação não resolva. Na pior das hipóteses, bastaria uma troca dos tweeters no futuro.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá offtime, isso mesmo eu tinha um 10W0 MINT, mas vendi ele ( + - 10 dias ) no mercado livre, realmente foi um dos 10W0 mais ZEROS que vi. pasmafaute

Editado por BYRONALD

Compartilhar este post

Link para o post

Não pegaria esse mbquart, agora são feitos na China, não são tão bons. Esse diamond não ouvi, mas os s600s são bons e baratos, tw mto bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Não pegaria esse mbquart, agora são feitos na China, não são tão bons. Esse diamond não ouvi, mas os s600s são bons e baratos, tw mto bom.

Opa valeu Rodrigo, nao sabia disso.

E os Soundstream sabe algo sobre eles? Tem bons preços la fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, pra definir então:

- HU Alpine CDA-117

- Amp Alpine PDX-F4

- Sub JL 8W3v3 ou 10W0 antigo

- Kit Focal Acess ou se sobrar $$$ um Polyglass

Alguma sugestão de última hora ou mais algum comentário, ou para o que foi proposto no tópico esse set vai me atender bem?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara exprema um pouco que não irá se arrepender....

- HU Alpine CDA-117

- Amp Alpine PDX-F4

- Sub JL 8W3v3 ou 10W0 antigo

- Kit Focal Polyglass

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...