Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
undervision

Manifold não está rendendo o esperado com bruthus 1600

Recommended Posts

Galera, depois de muito tempo lendo tópicos sobre as "manifolds" resolvi arriscar e montar uma para ver se ela é tudo isso que o povo comenta. Fiquei meio decpecionado quando comparei ela com uma dutada comum nas mesmas condições. Nada de gravão...e sim um grave bem tosco e seco.

 

Como não sou nenhum expert, imagino que o problema não seja o "modelo" da caixa...e sim A caixa!

 

Meu set:

1 stetsom 2k5E

1 SD1000AB

2 Oversound Bruthus 1600 18' ( 800Wrms )

2 Oversound 550W12 8 ohm

1 bateria 150A

1 bateria 90A

1 Fonte 100A

1 player pioneer 7250SD

O carro é um gol g4.

 

Corte da mani aprox. 120hz e todo tipo de regulagem no player.

 

Como eu fiz a caixa com madeira de 18mm estou disposto a refazer agora com MDF de 20mm caso as medidas estejam erradas. Vocês podem me ajudar? A unica restrição que tenho quanto ao tamanho é a altura que nao pode ser maior que 58cm ja que uso woofers de 12' pra médio. O ideal é ficar em 55cm a altura.

 

Vai a foto com as medidas da caixa:

Duto com 20cm de profundidade, 6cm de largura e 22cm de altura.

 

Manifold%20Bruthus%201600%2018.jpg

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa caixa nao da pra fazer no axometro

 

como tao os falantes, normais ou invertidos? inverteu a fase caso estejam invertidos?

 

essa nao entendo quase nada de manifold mas axo q menos de 58L q eh o q ela ta nao eh bom pra falantes de 18"

 

e esse corte eh passa alta ou baixa?

se for alta nao tem como ter gravao mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa caixa nao da pra fazer no axometro

 

como tao os falantes, normais ou invertidos? inverteu a fase caso estejam invertidos?

 

essa nao entendo quase nada de manifold mas axo q menos de 58L q eh o q ela ta nao eh bom pra falantes de 18"

 

e esse corte eh passa alta ou baixa?

se for alta nao tem como ter gravao mesmo

 

 

O corte é passa baixa. Os falantes estão invertidos...O pioneer ta ligado o REV...mas ja usei ele tocando normal sem inverter.

A litragem ta bem baixa mesmo ( mas nao sei dizer ao certo com quantos litros está...depois vou calcular ), só que eu vejo a caixa que o pessoal usa aqui e todas elas são bem pequenas também.

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá com 69 litros BRUTOS... na prática, descontando duto e madeira, deve ter no máximo 60L pra cada falante de 18".

 

Ou seja, nem preciso dizer QUAL é o problema, não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá com 69 litros BRUTOS... na prática, descontando duto e madeira, deve ter no máximo 60L pra cada falante de 18".

 

Ou seja, nem preciso dizer QUAL é o problema, não?

 

Pensei q ainda fosse menos. Ow Kleberlpa...mas o povo comenta que as manifolds nao precisam de muito volume ( pelo menos não pra tocar forró...com um pico em uns 73hz ), calculando as caixas feitas aqui no forum são tudo nessa faixa eu acho. Só que normalmente usam Eros SDS e protech sub600. Será que pro Bruthus fica pouco? =/

 

Se o problema for a litragem eu vou ter que fazer mágica....o banco do golzinho ja ta em 90º.

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou usando um par de Over Sub 18-800 em manifold com 69 litros brutos cada camara e com um bridge do RS4800 (600wrms) empurrando, ta tocando muito forte, chega a excursionar o parabrisa de mala fechada oO... com certeza tem alguma coisa errada ou na caixa, ou na instalação. Você chegou a testar os mesmos equipamentos, apenas trocando a caixa por uma dutada?

 

Assim que montar a SD3000, semana que vem provavelmente, vou fazer um vídeo e postar pra galera dar uma conferida.

 

[]'s

 

Ivan Aoki.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testei sim trocando apenas a caixa. E regulagens ja fiz de todo tipo. Até troquei cabos RCA e troquei o cabo de 21mm pra 35mm.

 

Você poderia me passar as medidas da sua caixa? Falante invertido ou normal?

 

Obrigado

 

Estou usando um par de Over Sub 18-800 em manifold com 69 litros brutos cada camara e com um bridge do RS4800 (600wrms) empurrando, ta tocando muito forte, chega a excursionar o parabrisa de mala fechada oO... com certeza tem alguma coisa errada ou na caixa, ou na instalação. Você chegou a testar os mesmos equipamentos, apenas trocando a caixa por uma dutada?

 

Assim que montar a SD3000, semana que vem provavelmente, vou fazer um vídeo e postar pra galera dar uma conferida.

 

[]'s

 

Ivan Aoki.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1º, deixa seu cd-player com a função normal para os subs, já que vc inverteu eles na própria ligação do ampli. que é a maneira mais correta de se fazer e não pelo player como fizeste, minha opnião claro.

 

Agora pra sua caixa estar rendendo esse grave seco se comparado a dutada é no minímo estranho, embora que dependendo da manifold e dutada em questão, a dutada pode render mais no subgrave sim, ainda mais pelo fato de tentar faze-la com menor pico possível, já com a manifold é o contrário tenta-sse adicionar um bom pico em determinada frequência para fazer o som render mais, por isso que se ultiliza ela, simulando a sua em questão pelo winisd obtive um gráfico de resposta fraco, a litragem no que calculei deu algo em torno de 50L pra cada falante, muito pouco, até mesmo para uma manifold, bom seria na casa de 65L pra cima pra render subgrave como vc quer.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa chance da sintonia estar errada... passa as medidas do duto...

 

Bem, experimenta tampar o duto também... veja como o grave se comporta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapáz, fiz uma Manifold pro Bruthus 1200 e tocou demais. Assim que tiver tudo instalado no carro posto um video aqui... Por enquanto só fiz o teste mesmo. To espererando chegar o cross pra montar o sistema todo...

Deve ter alguma coisa errada na sua, talvez a sintonia...

Editado por Saulo_Wanzeler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, alguns relatos de pouco rendimento na manifold foi solucionado elevando a cx q enconstada na traseira do mala perdia rendimento. faça o teste pra ver.

 

agora eu não gostei muito da mani pra oversound não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você está usando a função REV para os Over, quer dizer então que você está ligando os mesmos na saída SUB do player certo?

 

O ideal para Woofers, é ligar o módulo na saída REAR normal e usar apenas o HPF do player em 50hz, além das regulagens no módulo claro.

 

MP pra vc com as medidas :legal:

 

[]'s

 

Ivan Aoki.

 

edit: erros de digitação.

Editado por Paranoid

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, passei a tarde hoje tentando regular o som seguindo as sugestões de vocês...aproveitei e aumentei a bitola dos fios dos bruthus pra evitar perdas e afastei a caixa da beirada da mala ( como o Igor sugeriu ). Não sei se é psicologico, mas senti uma pequena melhora nos graves.

Sei que não vai dar pra fazer milagres já que o volume da caixa é pequeno para os bruthus. Mas, alguem pode me dizer se o duto ta correto? Nao faço a minima ideia de quanto esta a sintonia dela e nem em quanto deveria estar.

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, passei a tarde hoje tentando regular o som seguindo as sugestões de vocês...aproveitei e aumentei a bitola dos fios dos bruthus pra evitar perdas e afastei a caixa da beirada da mala ( como o Igor sugeriu ). Não sei se é psicologico, mas senti uma pequena melhora nos graves.

Sei que não vai dar pra fazer milagres já que o volume da caixa é pequeno para os bruthus. Mas, alguem pode me dizer se o duto ta correto? Nao faço a minima ideia de quanto esta a sintonia dela e nem em quanto deveria estar.

 

Obrigado

 

Se tivesse feito a caixa com dutos circulares poderia umentalo pra ver como ficaria... sempre falo pro pessoal não façam caixa com dutos de madeira que complica o ajuste! so se tiver ouvido alguma ai é outra coisa mas de primeira é arriscar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tivesse feito a caixa com dutos circulares poderia umentalo pra ver como ficaria... sempre falo pro pessoal não façam caixa com dutos de madeira que complica o ajuste! so se tiver ouvido alguma ai é outra coisa mas de primeira é arriscar!

 

Eu não fiz com dutos circulares porque quando fui montar me disseram que duto de madeira é melhor porque o PVC vibra e gera perdas. Não sei até onde vai esse problema...

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz esqueci de te passar as medidas dos dutos hehe.

 

Segue via MP.

 

Desanima não rapaz, pode ter certeza que quando acertar a caixa vai tocar demais.

 

[]'s

 

Ivan Aoki.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa estar praticamente desenterrando o tópico, mas surgiu uma dúvida sobre o mesmo assunto e achei melhor não criar outro.

 

Eu estou montando outra manifold e dessa vez espero que o resultado seja melhor. Todo mundo achou essa minha caixa pequena demais para os Overs renderem bem, então estou pensando em outras opções. Vou tentar aumentar um pouco a litragem da caixa, mas não posso tirar leite de pedra ( ou os bancos do carro ) já que a mala do golzinho g4 não é tao generosa assim. =/

 

Vi que o pessoal usa bastante eros SDS e Tornado da selenium nas manifolds. Como o Eros SDS fica bem mais caro, estou pensando em comprar os tornados. Vocês tem idéia se os Tornados tocariam bem quando comparados com os Overs ou devo continuar com os bruthus 1600?

 

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo acho o seguinte.

Se Não fizer a caixa certa, pode ser o falante mais top que não vai tocar satisfatório!

Eu mesmo já fiz Manifold pra Tornado que não me agradou muito, por estar errada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo acho o seguinte.

Se Não fizer a caixa certa, pode ser o falante mais top que não vai tocar satisfatório!

Eu mesmo já fiz Manifold pra Tornado que não me agradou muito, por estar errada!

 

 

Hamram, eu entendo. Dessa vez eu vou pagar pelo projeto pra sair direitinho.

Queria saber mais tipo qual woofer "trabalha" melhor nessas condiçoes ( mala de carro popular, ou seja...pouca litragem ).

 

Té +

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha mani também não está rendendo o esperado com Over Sub800 pra fora.

 

Resolvi de uma maneira bem prática... Dutada na cabeça.

 

Não quero tentar e errar novamente, portanto a solução é ir no feijão com arroz e ter certeza q vai tocar bem.

 

Abs.

 

PS: Trocar Over por Tornado? Nunca... capriche em uma dutada aproveitando toda sua mala e não vai se arrepender!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha mani também não está rendendo o esperado com Over Sub800 pra fora.

 

Resolvi de uma maneira bem prática... Dutada na cabeça.

 

Não quero tentar e errar novamente, portanto a solução é ir no feijão com arroz e ter certeza q vai tocar bem.

 

Abs.

 

PS: Trocar Over por Tornado? Nunca... capriche em uma dutada aproveitando toda sua mala e não vai se arrepender!

 

Caramba, se decepcionou mesmo as manifold hein Paranoid?

Eu ainda não desisti delas... quero ver ela tocando "esses cacau todo" que o povo diz que toca. Na verdade eu gosto mais é do "modelo" dela... só queria que ela rendesse bem.

 

Vou testar com outro alto falante e tentar aumentar a caixa um pouco. Tou tentando decidir ainda qual woofer usar.

Será que dá diferença entre o bruthus e o Sub800? Apesar dos bruthus ser uma linha especifica para som automotivo vejo tão pouca gente usando eles que fico meio cabreiro.

 

té +

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara Sub800 é o falante, não tem comparação com a linha automotiva 4ohms, pode ter certeza.

 

Acabei de montar a dutada ontém, hoje vou regular o som inteiro novamente e colocar para tocar.

 

Ontém liguei apenas para ter uma noção, e digo que senti uma boooooa melhora nos graves.

 

Manifold? Talvez para Eros SDS, para Oversub eu não arrisco mais não rs.

 

Caramba, se decepcionou mesmo as manifold hein Paranoid?

Eu ainda não desisti delas... quero ver ela tocando "esses cacau todo" que o povo diz que toca. Na verdade eu gosto mais é do "modelo" dela... só queria que ela rendesse bem.

 

Vou testar com outro alto falante e tentar aumentar a caixa um pouco. Tou tentando decidir ainda qual woofer usar.

Será que dá diferença entre o bruthus e o Sub800? Apesar dos bruthus ser uma linha especifica para som automotivo vejo tão pouca gente usando eles que fico meio cabreiro.

 

té +

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...