Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
jpchiullo

Consumo módulo digital com 20% da potência máx (Resolvido)

Recommended Posts

Olá pessoas,

 

Eu tenho um módulo Alpine V-Power mono digital de 350rms (achei usado, baratinho), e uma caixa com um (sub)woofer Powerbox de 600 PMPO (ele não trás a potência RMS, suponho que seja 60).

 

Está instalado e regulado com multimetro à 60hz fornecendo 60 Wrms.

 

A duvida é se: por ser um módulo com fonte PWM (mosfet interna) o consumo de corrente não seria o mesmo do que à 350 rms? Pois a fonte estaria trabalhando normalmente o tempo todo.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoas,

 

Eu tenho um módulo Alpine V-Power mono digital de 350rms (achei usado, baratinho), e uma caixa com um (sub)woofer Powerbox de 600 PMPO (ele não trás a potência RMS, suponho que seja 60).

 

Está instalado e regulado com multimetro à 60hz fornecendo 60 Wrms.

 

A duvida é se: por ser um módulo com fonte PWM (mosfet interna) o consumo de corrente não seria o mesmo do que à 350 rms? Pois a fonte estaria trabalhando normalmente o tempo todo.

 

Não, o seu consumo vai ser diretamente ligado a sua eficiencia e carga; no caso o sub de 60Wrms que deve ser em 4 ohm

 

 

Pode ajustar com um pouco mais tipo uns 80, 90W

 

O teu sub vai até gostar [-]:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

supondo q a eficencia do amp seja em torno de 90%, operando com apenas 60W rms a fonte estará fornecendo no maximo 70W ao amp... agora se vc por um sub de 300W mais ou menos.. e despejar toda a potencia do amp nele.. o amp estará consumindo serca de 400W na fonte pra fornecer 350 na saida...

 

edit:

a fonte pwm só altera a largura de pulso do chaveamento se detectar queda de tensão devido ao enorme consumo.. diante disso o c.i PWM entra em ação ( na verdade a todo momento ele é quem comanda a fonte) aumentando o tempo chamado Ton nos mosfets.. sem alterar a frequencia.. pra estabilizar a tensão em função da corrente consumida.. agora se tem um consumo pequeno na saida.. tb será pequeno o esforço (consumo ) da fonte.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

supondo q a eficencia do amp seja em torno de 90%, operando com apenas 60W rms a fonte estará fornecendo no maximo 70W ao amp... agora se vc por um sub de 300W mais ou menos.. e despejar toda a potencia do amp nele.. o amp estará consumindo serca de 400W na fonte pra fornecer 350 na saida...

 

edit:

a fonte pwm só altera a largura de pulso do chaveamento se detectar queda de tensão devido ao enorme consumo.. diante disso o c.i PWM entra em ação ( na verdade a todo momento ele é quem comanda a fonte) aumentando o tempo chamado Ton nos mosfets.. sem alterar a frequencia.. pra estabilizar a tensão em função da corrente consumida.. agora se tem um consumo pequeno na saida.. tb será pequeno o esforço (consumo ) da fonte.

Blz... eu quero aguentar mais um tempo com esse falante, mas se tivesse consumindo muita bateria, aí eu iria apressar um upgrade (p/ pioneer) mas já que é assim, fico mais sussegado...

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, o seu consumo vai ser diretamente ligado a sua eficiencia e carga; no caso o sub de 60Wrms que deve ser em 4 ohm

 

 

Pode ajustar com um pouco mais tipo uns 80, 90W

 

O teu sub vai até gostar [-]:legal:

Legal, vou tentar sim.

Logo que eu instalei ele tentei tentei colocar 100 depois 80, mas ficou batendo bobina (eu acho, parecia que estava com o cone raspando no GAP) com a música Boom Boom Pow do Black eye Peas.

Mas acho que ele não aguenta muito frequencias muito baixas, então esses dias eu coloquei um par de Capacitores de 1000uF pra formar um Hi-pass de 80hz, e melhorou, mas depois disso não tentei colocar + do que 60 rms pra ver...

Parece estranho né colocar um Hipass de 80hz num sub, mas deixei o Xover no máx (200hz) e o capacitor num corta muito não só da uma "segurada".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...