Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
wasdyn

Aspirado X Turbo X Supercharger?

Recommended Posts

Olá, gostaria de saber quais as principais vantagens e desvantagens desses três modos de preparação, a aspirada, a turbo e a supercharger, não apenas de cada uma, mas também entre elas, qual se dá melhor no que (arrancada, velocidade final, retomadas, regimes de rotação...).

Para fins de exemplo vamos pegar um motor 4 cilindros 2.0 sem qualquer sobrealimentação que produza 150 cv de potência e 20 kgfm de torque, ambos às 4.500 rpm. Se pegarmos três motores idênticos a esse e fizermos em cada um um tipo de preparação, nos três elevando sua potência para 200 cv e seu torque para uns 23 kgfm (em relação ao torque não sei dizer se esse aumento foi muito ou pouco), quais seriam as diferenças entre cada um desses motores? Qual teria melhor arrancada, qual teria melhor velocidade máxima (final), qual se daria melhor em retomadas, qual conseguiria atingir um maior regime de rotação, qual se dá melhor em cada regime de rotações (baixas, médias, altas), entre outros?

 

Ah, mais uma coisa. O motivo de os "sobrealimentadores" conseguirem aumentar tanto a potência de um motor é porque conseguem encher mais os cilindros. Num motor aspirado original de fábrica, quantos por cento de cada cilindro são "enchidos" com a mistura ar/combustível a cada "aspirada" deste cilindro? E num motor sobrealimentado? É possível chegar aos 100% (tanto num motor aspirado quanto num sobrealimentado)?

 

Obs.: sei das diferenças entre uma preparação aspirada e uma com sobrealimentação, que esses 50 cv ganhos na aspirada são muito para esse tipo de preparação, bem como os 50 cv ganhos nas sobrealimentadas são pouco, tendo em vista a facilidade de se aumentar a potência com este tipo de preparação. Coloquei números idênticos apenas para poder fazer uma comparação.

 

Desde já, obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz...da pra gasta umas 10 paginas aqui e ainda vai falta coisa....bom vo tenta da um resumão, usando motores iguais como base pra se chegar numa potencia final igual(hipoteticamente falando claro) com preparações diferentes temos que considerar muitas variaveis,a caracteristica de cada uma delas,por exemplo,em teoria, a aspirada giraria um pouco mais,a comprimida teria mais torque em baixa,e a turbo em medias e altas rotações,isso tudo em teoria, pq temos que considerar varias coisa,como dimensões do turbo,tipo de compressor,e modificações feitas no aspirado,se eles atingissem a mesma potencia,em teoria eles teriam a mesma velocidade final,quanto a arrancadas e retomadas teriamos que considerar novamente dimensões do turbo,tipo de compressor,e modificações feitas no aspirado,e a curva de torque e potencia de cada um, o fato eh que cada um tem suas peculiaridades,e mesmo com potencias teoricamente iguais vc teria comportamentos diferentes,o turbo tem o lag,o compressor tem o arrasto parasita,o aspirado dependendo do nivel de potencia joga a rotação lah em cima e perde força em baixa, ou seja é necessario muitos dados para fazer esse tipo de comparação,mesmo assim,o resultado final vai sempre depender do que vc busca para o seu carro,e o comportamento que vc espera dele,ou seja naum existe melhor nem pior,soh existe o tipo de aplicação que vc vai fazer e o resultado que vc espera, e lógico tem o gosto pessoal tbm, quanto a eficiencia volumetrica,os aspirados modernos chegam bem proximo de 100%(novamente existem variaveis) jah os comprimidos e turbinados como forçam a mistura pra dentro do motor,podem duplicar,triplicar essa eficiencia,dependendo do motor e da preparação empregada, bom eh mais ou menos isso,pra detalhar bem ,ia fica um texto gigantesco...espero ter ajudado...qualquer duvida pergunta ae de novo...se eu puder ajudar eu respondo com prazer...naum sei se fico claro,mas eh isso...abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa Rufus, valew. Ficou muito claro sim, infelizmente já imaginava que a resposta fosse ser algo do tipo. ^^

Bom, uma coisa que tenho dúvida é que o turbo, por exemplo, pode utilizar aquele resfriador de ar (não me lembro bem o nome, acho que é o intercooler, né?), correto? Como ele funciona, a "grade" fica fria e o ar, ao passar por ela, resfria também? Não seria possível fazer algo semelhante num motor aspirado, colocar uma "gradinha" com algum gás que passasse por dentro dela em frente à entrada de ar, fazendo com que o ar, ao passar por ali, fosse resfriado? Logicamente isso só fará sentido se for esse o funcionamente do "resfriador" de ar de um turbo.

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tanto o turbo,como compressor podem e devem usar intercooler...o intercooler nada mais eh do que um trocador de calor...o ar comprimido passa por dentro das colmeias e o ar de fora passa nas ´´gradinhas´´ e assim o ar comprimido eh esfriado...quanto usar um sistema desse no aspirado eh bobagem...pq ele capta o ar na temperatura atmosférica(que eh muito mais frio que o ar comprimido pelo turbo ou pelo compressor)...o melhor eh posicionar o filtro no lugar mais frio possivel,ou fazer um sistema de captação de ar frio o famoso CAI (Cold Air Induction)...agora se vc quiser um ar mais frio ainda(isso no caso dos turbos e compressores)vc pode optar por um sistema de spray de CO2 no intercooler,que esfria bem o ar...mas dura soh o tempo do spray...ou jah partir pra ignorancia e apelar pra um intercooler AR/Água,que tem sistema de refrigeração própria e como nome diz usa água pra esfriar o ar,soh que eh um sistema bem mais caro e complexo,geralmente usado em projetos de ponta...entendeu?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahh, entendi. O que eu achei que acontecia é que o ar fosse resfriado antes de passar pelo turbo, logo na hora que é admitido.

 

Valew.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já existem a algum tempo motores aspirados com eficiência volumétrica maior que 100%. De memória lembro do Honda Civic VTi 1.6 16V VTec com 160cv e a BMW M3 E46 com com motor 3.2 de 343cv.

 

Em preparação aspirada, quando se troca os comandos de válvula por um com maior duração de abertura e lift, válvulas maiores, alargam-se os dutos de admissão, etc, a intenção é justamente aumentar a eficiência volumétrica em alta rotação, em detrimento, muitas vezes, das baixas e médias rotações.

Com isso consegue-se um motor aspirado com eficiência volumétrica maior que 100%, mas somente em uma estreita faixa de rotação, geralmente em alta rotação. Em baixas rotações, o motor assim modificado, tende a ficar com eficiência volumétrica menor do que original.

Daí vem a falta de torque em baixa sentida nas preparações aspiradas fortes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, e o Super Charger? qual o real ganho dele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entra na velha história, tamanho,construção, pressão de trabalho etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...