Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Djjefferson

Como turbinar um booster ba2200.4 ou 2100.4

Recommended Posts

Ae galera boas novas pra quem comprou esse booster de 3000w (1500wrms mentira), bom na verdade ele manda 4x 100w rms real a 2ohms e 2x 200w rms real a 4 ohms, bom pra quem pra quem quer dar uma turbinada nele tem como aumentar em até 35% na potencia de saída sem trocar o trafo, primero passo retire todos os 8 mos-fet da fonte originalmente são (IRFZ44N) e coloque no lugar deles coloque (IRFZ46) tem maior capacidade de correte e maior dissipação de potencia mas atenção deve-se reforçar as trilha embaixo da placa para elas não romper com uso de potencia máxima, reforçe soldando um fio 2,5 sólido de cobre sendo soldado por completo nas trilhas (deve ser feito em todas as trilhas dos mos-fets), segundo passo troque os transistores drive (são os pré da saida) por tip 41 e tip 42, terceiro passo troque os transistores por 2sa1943 e 2sc5200 eles mandam 50% mais potencia e amperagem que os originais, pronto vc poderá ter um ganho de até 35% de potencia de saida, mas muita atenção não se esqueça de reforçar as trilhas, outro detalhe é que o módulo vai aquecer muito mais vai prescisar colocar um cooler de cada lado por fora mesmo pode ser aqueles cooler mini de pc, ligue eles no remote, pronto sem problemas de aquecimento e maior potencia, fiz isso em meu módulo ba2200.4 e aprovou ela vai subir até em torno de 4x 135w rms a 2ohms e 2x 270w rms a 4ohms HI-FI classe AB, para ter mais ganho de saida teria que trocar o trafo da fonte e colocar o dobro de transistores na saida. Atenção se vc não tem conhecimento com eletronica não faça isso em seu módulo, não me responsabilizo por danos em seu módulo, futuramente estarei postando fotos de mais modificações em outros módulos.

Editado por Djjefferson

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso que vc fez nao vai resultar em nenhuma diferença na pot final.vai continuar a mesma

Cara só postei aqui pq eu fiz no meu e deu rendimento de 30% sem prescisar mecher no trafo, trabalho com eletronica a mais de 12 anos só falo oque eu faço e da certo, só colocar num watometro e vc vai ver a diferença. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

cara pra melhor troque a fonte pelo irf 48n

e na siada use o tip35c e 36c

ele vai ficar bem melhor

valew

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

essas mudanças nao traram diferença alguma,ou se, minimas e imperceptiveis.pra aumentar a pot. e necessario um aumento na tensao de alimentaçao secundaria, ou diminuir a impedancia de saida em uso normal,mas isso implica em maior consumo de corrente. por consequencia,mudança no trafo e fets,caps e transistores de saida

Compartilhar este post

Link para o post

essas mudanças nao traram diferença alguma,ou se, minimas e imperceptiveis.pra aumentar a pot. e necessario um aumento na tensao de alimentaçao secundaria, ou diminuir a impedancia de saida em uso normal,mas isso implica em maior consumo de corrente. por consequencia,mudança no trafo e fets,caps e transistores de saida

Cara nós estamos falando em pouca coisa tipo difereça de 30% de ganho pois os transistores de saida original e os transistores driver tem um ganho menor do que os mensionados anteriormente sendo que realmente a intenção é de diminuir a impedancia de saida para obter esse ganho de potencia, sendo que vc sabe que quanto mais ganho tem um transistor maoir sera sua potencia de saida, o maximo que da para obter de ganho em módulos é 50 a 60% alterando o trafo, se aumentar demais a tensão tera problemas no pré amplificador, eu só dei a dica pra ter mais ganho pois o trafo desse módulo tem uma exelente corrente e tensão 35+35vdc para bridged fica ótimo. Esse simplesmente foi testado em minha bancada.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara nós estamos falando em pouca coisa tipo difereça de 30% de ganho pois os transistores de saida original e os transistores driver tem um ganho menor do que os mensionados anteriormente sendo que realmente a intenção é de diminuir a impedancia de saida para obter esse ganho de potencia, sendo que vc sabe que quanto mais ganho tem um transistor maoir sera sua potencia de saida, o maximo que da para obter de ganho em módulos é 50 a 60% alterando o trafo, se aumentar demais a tensão tera problemas no pré amplificador, eu só dei a dica pra ter mais ganho pois o trafo desse módulo tem uma exelente corrente e tensão 35+35vdc para bridged fica ótimo. Esse simplesmente foi testado em minha bancada.

transistores com maior beta/hfe nao aumentarao a pot.,muito pelo contrario,poderao causar problemas de instabilidades e oscilaçoes nas saidas

Compartilhar este post

Link para o post

transistores com maior beta/hfe nao aumentarao a pot.,muito pelo contrario,poderao causar problemas de instabilidades e oscilaçoes nas saidas

VERDADE!!

se fosse assim qualquer um comprava um amp d 10 watts e transformava em 20 watts.

parece pouco, MAS É O DOBRO!!!

Compartilhar este post

Link para o post

VERDADE!!

se fosse assim qualquer um comprava um amp d 10 watts e transformava em 20 watts.

parece pouco, MAS É O DOBRO!!!

não estamos falando em dobrar potencias estamos falando de ganho de 15 a 30% de ganho de potencia. e não é tao simples assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Há MUITA DIFERNÇA entre sua TEORIA e MINHA PRATICA que foi realizada e testada com sucesso. :)

Compartilhar este post

Link para o post

más uma coisa, tu irás queimar a saida rem. do player, se sobrecarregala com modulos e coolers ... use um relê :rolleyes: , pra melhor performece do amp. é nessessario até redimencionar os transistores drivers da saida, elevar tensão da fonte, alterando os enrolamentos, trocando os capacitores da filtrajem da saida da fonte por uns de maior isolação e de baixa ESR , elevar a capacitancia na entrada de 12V, fets. com no minimo 30% a mais de capacidade de condução na fonte.. depois disso vc trabalha a saida pra ter um ganho real.. ;) . e lógico como foi dito sempre reforçar trilhas..

Compartilhar este post

Link para o post

cara, vc para aumentar a potencia, vc precisa alterar a tensao da fonte... trocando transistores vc nao faz isso!

isso dai é BALELA... é comprar uma UNO FIRE, falar que mudar o coletor de plástico por um de ferro, botar um escapamento de titanio e vai ganhar 30% de potencia!

Mentira!

Compartilhar este post

Link para o post

más uma coisa, tu irás queimar a saida rem. do player, se sobrecarregala com modulos e coolers ... use um relê :rolleyes: , pra melhor performece do amp. é nessessario até redimencionar os transistores drivers da saida, elevar tensão da fonte, alterando os enrolamentos, trocando os capacitores da filtrajem da saida da fonte por uns de maior isolação e de baixa ESR , elevar a capacitancia na entrada de 12V, fets. com no minimo 30% a mais de capacidade de condução na fonte.. depois disso vc trabalha a saida pra ter um ganho real.. ;) . e lógico como foi dito sempre reforçar trilhas..

Sim foi feito tudo isso menos mecher na tensão do trafo e nos capacitores, simplesmente dimunui a resistencia de polarização dos transistores drive de saida e os substiui assim aumentado o ganho de saida foi em torno de 30 % de ganho no teste instrumento medidor Fluke 189 Multimeter em modo True RMS na escala Fast Max. mas se for mecher na tensão do secundario dairia prblemas no pré amplificador. Obs foi colocado o relé no rem. do player pois o mesmo aciona 2 módulos e 2 coolers além de alguns leds.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, vc para aumentar a potencia, vc precisa alterar a tensao da fonte... trocando transistores vc nao faz isso!

isso dai é BALELA... é comprar uma UNO FIRE, falar que mudar o coletor de plástico por um de ferro, botar um escapamento de titanio e vai ganhar 30% de potencia!

Mentira!

Agóra me diz uma coisa, se vc pega esse mesmo UNO FIRE, tira todo o escapamento e coloca um cano reto sem catalizador e sem silenciador, não diminui a pressao de escapamento assim aumentaria um pouco a potencia do motor como consequencia ao mesmo tempo o barulho e poluição :mac1 ? é mais ou menos isso que eu fiz, mas não coloquei todos os detalhes pois não imaginei tantos interesses no mundo da eletronica hj em dia :) por esse motivo também deu um grande aumento de aquecimento no módulo necessitou de refrigeração forçada. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

e vc conseguir potencia sem mecher na tensao e meio complicado ! a mudanca que vc fez na saida e nos pre com ctz mudara algumas caracteristicas do som , e pode ser que vc tenha ganhando um grave mais cheio ou um medio e agudo com mais brilho e a sensacao acustica e que vc ganhou potencia , mais eu te falo ganhar potencia sem mecher na tensao nao e impossivel mais 30 35% e muita coisa !

e repito : ''o som pode ter mudado e a sensaçao e que esta tocando mais '' :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

realmente não tem como alterar as leis da fisica aí heheh P= V x I se tem mesma carga a 4 ohm por bridge, e mesma fonte de alimentação q antes então impossivel será ter um ganho de mais de 10%... como o praia disse deve ter conseguido melhora em alguma faixa de freq.. e por substituir os transistores talves temha maior nitidez e qualidade q antes os originais não chegavam a tanto. quanto ao aquecimento.. muito estranho. se a fonte permaneceu original vc deve tá moendo o bixinho kkkkkkk se a fonte for PWM tb é preciso alterar a referencia de tensaõ q o C.I controlador da fonte recebe da saida da fonte. se alterar os enrolamentos dos toroides.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

voce descobriu o moto-continuo

explica mais ai

Na verdade eu comprei esse modulo achando que tinha uma potencia e quando coloquei pra tocar me dei mal era um lixo, dai resolvi abri-ló e mexer nos estagios de saida do amplificador aumentando a polarização dos transistores drive de saida e os originais não suportaram a corrente que consequentemente aumentou dai resolvi substituir todo o estagio de saida, mas a fonte não aguentou e torrou as trilhas, nos testes de bancada a saida chegou a 270wrms bridged a 4ohms como distorção thd de 0,4% por isso tive que substituir os fets da fonte, pois para mexer no trafo eu iria mexer em muita coisa para um modulo que não vale apena investir já que com o dinheiro que eu paguei esse lixo eu poderia ter botado um pouco mais e comprado um decente só coloquei no forum minha experiencia com este modulo mas estou tendo problema de aquecimento excessivo em potencia maxima e muito consumo de bateria e não descobri o motivo, mas creio que foi o aumento da polarização de base dos transistores.

Compartilhar este post

Link para o post

realmente não tem como alterar as leis da fisica aí heheh P= V x I se tem mesma carga a 4 ohm por bridge, e mesma fonte de alimentação q antes então impossivel será ter um ganho de mais de 10%... como o praia disse deve ter conseguido melhora em alguma faixa de freq.. e por substituir os transistores talves temha maior nitidez e qualidade q antes os originais não chegavam a tanto. quanto ao aquecimento.. muito estranho. se a fonte permaneceu original vc deve tá moendo o bixinho kkkkkkk se a fonte for PWM tb é preciso alterar a referencia de tensaõ q o C.I controlador da fonte recebe da saida da fonte. se alterar os enrolamentos dos toroides.

Realmente não mechi no toroide pois ele tem uma boa corrente e tensão, esse módulo tem o toride bem reforçado (bem mais que o antecessor ba1800, mas com a mesma saida), notei nos testes em funcionamento sem ter mechido que mesmo em potencia máxima ele não sofria alteraçoes de tensão secundaria do trafo, foi um dos motivos que me levou a mecher na saida dele, mas me surpreendi com ele mechido, realmente melhorou a qualidade sonora e diminuiu bastante a distorção, agóra a fonte em picos de grave em máxima potencia sofre pequenas quedas secundarias mas um dos motivos é eu não ter mexido nos capacitores e a potencia foi a 270w rms bridged a 4ohms sem distorçao, o aquecimenfo creio que deve ser devido a pouca area de dissipação dele pois só as laterais sao dissipadores o resto é plastico e ferro.

Compartilhar este post

Link para o post

http://my.imageshack.us/

posta aqui :legal:

Valew ai amigo :legal:

nessa aqui ta a placa inteira mas aparece o defeito no rompimento de trilhas de entrada de alimentação

http://img530.imageshack.us/i/imagem232.jpg/

nessa aparece o local do rompimento da trilha, mas após o reparo romperam outras trilhas por isso tive que reforçar todas elas

http://img530.imageshack.us/i/imagem232.jpg/

mas mesmo assim tive problemas com os fets que queimaram por isso troquei também eles por outros de maior capacidade de corrente, bom ainda ta tocando kkkkkkk.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...