Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Paulo Lopes

Fidelidade com volume

Recommended Posts

Postado em

Aos velhos Amigos... Estou de volta GALERA!!!

Seguinte... esse sempre foi meu calo (hi-fi com "volume")... Depois de um tempão descobri que o "cara" que quer hi-fi, mesmo, vai acabar abdicando do volume em detrimento da FIDELIDADE e vai "ser" hi-fi "mesmo" (entende?)

Já o cara que "dá" mais importância ao volume acaba sendo um SQ ou SQPL e abre mão de PARTE da fidelidade.

Só me "posicionando" quanto a alguns comentários: Todos nós somos "meios" babacas pois senão gastaríamos o nosso $$ pra ir a óperas ao invés de travar essa luta com o ambiente "carral"...

Um abraço a todos...

Postado em

To nessas tambem. Já desmontei meio painel e não acho o vi*** do grilo!! <_<

Mas o gosto é esse; a busca.

Aos velhos Amigos... Estou de volta GALERA!!!

Seguinte... esse sempre foi meu calo (hi-fi com "volume")... Depois de um tempão descobri que o "cara" que quer hi-fi, mesmo, vai acabar abdicando do volume em detrimento da FIDELIDADE e vai "ser" hi-fi "mesmo" (entende?)

Já o cara que "dá" mais importância ao volume acaba sendo um SQ ou SQPL e abre mão de PARTE da fidelidade.

Só me "posicionando" quanto a alguns comentários: Todos nós somos "meios" babacas pois senão gastaríamos o nosso $$ pra ir a óperas ao invés de travar essa luta com o ambiente "carral"...

Um abraço a todos...

Pois é cara, quero volume, mas como eu disse, não é o tempo todo.

É pra usar em ocasiões especiais. Me disseram pra duplicar meu set (dois kits nas portas e etc), dá certo?

Postado em

Pois é cara, quero volume, mas como eu disse, não é o tempo todo.

É pra usar em ocasiões especiais. Me disseram pra duplicar meu set (dois kits nas portas e etc), dá certo?

Nesse caso eu sugiro outra coisa:

Vc monta dois set´s, um "dentro" do carro com um mid que desça bem, trabalhando bem a porta e talvez um 3-way (com full´s em "peitinhos") e com Tw´s bem suaves.

O Outro set vc monta no porta malas (com equipamentos menos caros e com mais "volume" - puxando para o estilo TRIO).

Quando quiser ouvir de "dentro" vc "desliga" o do porta malas (talvez compartilhando apenas o SUB - Se os mids precisarem de complemento). Quando estiver "nos churras", vc desliga o(s) kit(s) e "faz a festa".

É uma idéia meio "estranha", mas é uma saída...

Abraços...

Postado em

Haha verdade!

Mas estamos sempre em busca de uma solução.

Brother, de vez em quando tb uso meu som em uma reuniao de amigos e acho isso normal, estou montando meu som com um sistema que escutei no carro da esposa do dono da loja. Tudo focal Access. 1 kit 2 vias de 6" (dianteira), 1 par de coaxial de 6"(traseira), 1 sub 12", 1 amp solid 1, 1 amp solid 4. ficou alto, com uma qualidade muito boa.

Postado em

Cada dia fica mais claro, que para o meu gosto, não chegarei à um set hi-fi. Ouço bastante MP3, pela praticidade, gosto do sub mais do que presente, e frequentemente ouço com o volume nos 2/3 da capacidade do player.

Não uso o carro pra animar encontros, mas concordo que quem quer isso, pode ter um par de 6x9 no PM com uma chavinha, que desliga o set interno e habilita os 6x9 e o sub. Acredito que seja dificil um sub de sq/hi-fi que toque pra fora alguma coisa.

Por isso me mantenho no sqPL!

abraço!

Postado em

Brother, de vez em quando tb uso meu som em uma reuniao de amigos e acho isso normal, estou montando meu som com um sistema que escutei no carro da esposa do dono da loja. Tudo focal Access. 1 kit 2 vias de 6" (dianteira), 1 par de coaxial de 6"(traseira), 1 sub 12", 1 amp solid 1, 1 amp solid 4. ficou alto, com uma qualidade muito boa.

Legal, acho que vou adiquirir os da polyglass e poderei passar depois pra k2 power. Esperar terminar a faculdade primeiro já que esta é a minha maior prioridade.

Percebi que todo hi/fi é um SQ mas nem todo SQ é um hi/fi.

SQ é um som harmonioso e com a menor taxa de distorção possivel. Tem o SQPL que é o mesmo mas com uma porrada mais forte no grave.

Já o hi/fi é uma filosofia, uma busca pela realidade sonora, e claro, tem que ter um "SQ" nele (aliás, tem que ter a menor distorção).

Percebi também que volume não se enquadra em Hi/fi, pois mesmo um concerto não vai ter um volume muito alto. Se eu aumentar vou estar fugindo da realidade do concerto.

Acho que o que se enquadra ao meu perfil é o SQPL pois quero volume em um som limpo e harmonioso.

Nunca imaginei que minha pequena duvida era algo tão buscado e que eu dar inicio à esse tópico teria tantos acessos e criticas. Foi muito legal isso, ver a idéia de cada um como busca a realidade

Espero que esse tópico não morra, pois a cada post é acrescentado uma forma de compartilhar seu conhecimento.

Vlw galera...

Obs: com o focal vai ser bacana mesmo?

Postado em

não li tudo, mas o q eu pergunto é o seguinte:

1-o que vc considera alto volume?

2-o que vc considera fidelidade de audio?

3-o que vc acredita ser um bom set?

4-o q vc considera ser um ambiente acustico?

5-qual genero musical vc gosta mais?

SQ, Hi-Fi, SQL, SQPL são termos muito subjetivos por assim dizer, o q eu posso considerar SQ, outros podem considerar SQPL, ou Hi-End, mas enfim, o som tem q em 1o lugar agradar o dono do set, e não os outros, isto é o mais certo! Se outra pessoa escutar teu set e não gostar, ou ele tem um gosto musical diferente, ou já ouviu coisa melhor, ou não entende nada, ou disse só pra desmerecer teu set, ai cabe vc a avaliar.

eu gosto de sets 4 vias (3 vias dianteiro+sub) com um player com boa qualidade de audio, palco alinhado e bastante potencia. potencia pra eu poder dar um gas a mais no sub qdo preciso e pra eliminar possiveis distorções na frente. sendo q em um set 3 vias bem montado na frente vc não sente necessidade de sub. mas é gosto pessoal meu. como te disse, cada um tem um gosto

Postado em

não li tudo, mas o q eu pergunto é o seguinte:

1-o que vc considera alto volume?

2-o que vc considera fidelidade de audio?

3-o que vc acredita ser um bom set?

4-o q vc considera ser um ambiente acustico?

5-qual genero musical vc gosta mais?

SQ, Hi-Fi, SQL, SQPL são termos muito subjetivos por assim dizer, o q eu posso considerar SQ, outros podem considerar SQPL, ou Hi-End, mas enfim, o som tem q em 1o lugar agradar o dono do set, e não os outros, isto é o mais certo! Se outra pessoa escutar teu set e não gostar, ou ele tem um gosto musical diferente, ou já ouviu coisa melhor, ou não entende nada, ou disse só pra desmerecer teu set, ai cabe vc a avaliar.

eu gosto de sets 4 vias (3 vias dianteiro+sub) com um player com boa qualidade de audio, palco alinhado e bastante potencia. potencia pra eu poder dar um gas a mais no sub qdo preciso e pra eliminar possiveis distorções na frente. sendo q em um set 3 vias bem montado na frente vc não sente necessidade de sub. mas é gosto pessoal meu. como te disse, cada um tem um gosto

Verdade, estes parametros sao relativos..

As vezes o que é alto pra mim, não é pra vc..

Nem sempre o SET mais caro é melhor!

Com certeza um carro não é um bom ambiente acustico.

E eu por exemplo curto um rock mas as vezes um dance, forro, sertanejo qdo estou na balada ou me divertindo com os amigos...

Pra mim os conceitos basicos são:

HI-END: Equipamento mais caro de determinada marca. E por exemplo o equipamento hi-end da bravox pode custar 1/10 do hi-end da focal, mas pra mim não deixa de ser hi-end.

HI-FI: Busca sem limites para contruir um som mais flat possível com o melhor palco possivel, resumindo como se uma pessoa ou banda estivesse tocando a sua frente.

Postado em

Tem uma coisa que chamam de "momento de loucura" que é quando dá uma vontade de arregaçar o volume ouvindo algo que você gosta. Audioslave no meu caso.

Mas esses momentos não duram tanto assim, e quando eu quero ter acesso a definição, clareza, profundidade, microdinâmica e todos esses termos frequentemente usados por aqui, eu tenho. Pois o set foi pensado pra isso, mas, também atende bem no tal momento de loucura.

Postado em

Acredito que seja possivel fazer um som de qualidade que toque em alto volume, é só superdimensionar o projeto...

Coloque 1 tweeter mais potente, de preferencia residencial, com um amp superdimensionado para não precisar tocar no limite..

Use 2 mids na porta ou pezinho pra melhorar o spl e projete uma boa caixa com 2 subs e com certeza se fizer uma boa instalaçao terá um som de qualidade mesmo em altos volumes, pois o projeto foi desenvolvido para trabalhar com folga!

Use canais independentes para cada falante, menos o sub que não importa fazer um paralelo e seja feliz..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...