Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Olivé

Projeto Civic lx 2000 4 sub 308 d4

Recommended Posts

Prezados, antes tinha um hatch e era MUITO mais fácil projetar qualquer caixa para ele, mas agora estou com um civic lx 2000 e preciso saber várias coisas para projetar "a caixa perfeita".

Estou aberto a idéias e críticas construtivas no decorrer do tópico.

Em mãos, tenho os seguintes equipamentos: 2 308 d4, um Banda vx ice 1500 wrms, uma bateria de gel de 150. No momento, estou interessado apenas no GRAVE, mas para terem uma noção, penso em colocar apenas 2 drivers de titânio para tocar para fora (acho que soa estranho misturar drives com sub, não sei). Para dentro, tenho 2 cones secos 8" 2 cones secos 6" e 4 tweeters st 200 que serão tocados com uma super pro 1200.

Ví que o Ernany tem bastante experiência e conhecimento no assunto e, antes que digam que há este tópico repetido, não achei tópico nenhum com projeto de 4 cara preta em um civic, principalmente pelo fato de estar procurando por vários detalhes, como frequencia de ressonância do carro, posição, tamanho e formato da caixa, além de sugestões.

Quero um som que dê PRINCIPALMENTE pressão no interior do carro (já estou com a ideia amadurecida de que terei que andar com os bancos traseiros rebatidos) e do lado de fora também.

A questão é: qual a melhor frequência que tenho que ter em mente com estes subs e em qual sintonia deve estar a caixa levando em consideração o tipo do carro e o tipo de som que quero (me perdoem se falei besteira) e a razão?

Qual a LITRAGEM ideal da caixa, condiderando os subs e os dutos?

Quais MEDIDAS da caixa?

Qual TAMANHO e COMPRIMENTO dos dutos?

Qual POSIÇÃO dos subs em relação a CAIXA e ao CARRO?

A princípio, tenho um banda vx 1500wrms e particulamente gosto dele por fechar em 2ohms(apesar de faltar potência), mas creio que para alcançar frequencias mais baixas (caso seja necessário), talvez seja melhor optar por um outro módulo que venha atender melhor. Tenho em mente os seguintes módulos: Taramps T2.0, Corzus T2000, SD 1500, e até mesmo duas rs 1200d ou dois boosters 1500d. Creio que vá depender das frequencias, além da potencia. Qual seria o IDEAL?

Ví no youtube um vídeo de um dos projetos do ernany, e me baseio nele para resumir o tipo de grave que quero (mesmo que seja mais difícil com carro sedan) segue o link:

Tenho um mínimo de conhecimento, mas tenho estas dúvidas.

Agradeço MUITO a quem puder me ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc precisará de 180 litros no minimo,,, 190 a 200L seria o ideal... e 4 dutos de 4" por 30cm. pode ser camara unica a caixa ou até 2 camaras pra ficar mais rigida.

edit:

esqueci a sintonia... com 180 Litros e 4 dutos de 4" x 30cm = 37 Hz aproximadamente

e com 200 litros mesmos dutos sintonia 35 Hz aproximadamente... não calculei exatamente mais é bem proximo disso.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

vc precisará de 180 litros no minimo,,, 190 a 200L seria o ideal... e 4 dutos de 4" por 30cm. pode ser camara unica a caixa ou até 2 camaras pra ficar mais rigida.

edit:

esqueci a sintonia... com 180 Litros e 4 dutos de 4" x 30cm = 37 Hz aproximadamente

e com 200 litros mesmos dutos sintonia 35 Hz aproximadamente... não calculei exatamente mais é bem proximo disso.

Opa grande, já me deu uma luz!!! Mas estes 200 litros são livres, com todos os descontos ou são brutos? Saberia me dizer a posição dos dutos que ficaria melhor, se virado pra cima, tras, frente ou misto?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que sao livres em, pois parece q com 55l livres dá 35hz axo q seus calculos estao errados Thytoin....

Bem vai tocar de mala aberta?? Se sim sobe essa sintonia pq na minha opinião q estou com caixa de 49l livres duto 4''29cm de mala aberta axo mto fraco.....abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que sao livres em, pois parece q com 55l livres dá 35hz axo q seus calculos estao errados Thytoin....

Bem vai tocar de mala aberta?? Se sim sobe essa sintonia pq na minha opinião q estou com caixa de 49l livres duto 4''29cm de mala aberta axo mto fraco.....abraços

É, estou pensando em tocar de mala aberta também!! Pra subir a sintonia devo diminuir o tamanho da caixa e o comprimento do duto ou só um dos dois? Qual seria a melhor sintonia para tocar de mala aberta? Lá na casa dos 40 hz?

Pra se ter uma noção, no video que postei aí em cima, foi feita uma caixa com 42,25 l livres (com todos os descontos) ou 46,37 brutos e a sintonia ficou em 37,4 hz. Agora, não sei quantos dutos tem lá (eu, particularmente, vi dois).

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo q o Ernany disse, se me recordo bem sao 4 dutos de 4'' nessa caixa dele, o padrao msmo....o volume e dutos alteram a frequencia.

Sim axo q pra toca pra fora faz assim com uns 50brutos ai descontando td deve dar uns 45livres ai bota um duto de 4''x20cm q dá em 44hz deve fikar bom. Vms esperar alguem q tem os 308 voltados a tocar pra fora dar uma opinião. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo q o Ernany disse, se me recordo bem sao 4 dutos de 4'' nessa caixa dele, o padrao msmo....o volume e dutos alteram a frequencia.

Sim axo q pra toca pra fora faz assim com uns 50brutos ai descontando td deve dar uns 45livres ai bota um duto de 4''x20cm q dá em 44hz deve fikar bom. Vms esperar alguem q tem os 308 voltados a tocar pra fora dar uma opinião. Abraços

isso mesmo...é bem por ai...acho que uma caixa

mista para os 308 seria entre 45 a 50

Compartilhar este post

Link para o post

é isso ae, mala aberta 45L livres, sintonia de 45hz! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

pois eu disse q não calculei exatamente mas todos sabemos q não é lonje disso,, então se 50 litros e duto de 4" x 30cm rendem bem,,, 200 litros com 4 dutos de 4" x 30cm são mesma coisa... praticamente falando... creio q essa forma se consiga mais graves internos.. e 200 litros q disse são brutos.. dutos redondos ocupam menos volume do box.. hehehe vai fazer uma caixa dessas com a mesma sintonia usando duto retangular pra ver o tamanho dele kkkk fica enorme.. o Vb vai lá em baixo.

Compartilhar este post

Link para o post

pois eu disse q não calculei exatamente mas todos sabemos q não é lonje disso,, então se 50 litros e duto de 4" x 30cm rendem bem,,, 200 litros com 4 dutos de 4" x 30cm são mesma coisa... praticamente falando... creio q essa forma se consiga mais graves internos.. e 200 litros q disse são brutos.. dutos redondos ocupam menos volume do box.. hehehe vai fazer uma caixa dessas com a mesma sintonia usando duto retangular pra ver o tamanho dele kkkk fica enorme.. o Vb vai lá em baixo.

thytoin, então quer dizer que não dá para usar um duto retangular tirando a proporção dos dutos circulares? Vejamos o que eu fiz: 4 dutos de 4" dá uma área de 323,2 cm². Aplicando as devidas proporções, fiz um duto retangular de 49,2 x 10 cm que dá a mesma área (bem próximo) daí, o comprimento do duto, permaneceria o mesmo (30 cm), certo? só penso que a litragem dela não esteja adeguada, pois calculei aproximadamente 186 l Brutos (sem o desconto do duto e dos subs).

Agora, como a madeira será de 15mm, creio que o duto ocupará alguns litros a mais do que se fosse os dutos circulares, certo? Será que a diferença é significativa?

Outra coisa, o que significaria o "Vb vai lá em baixo"? Seria volume bruto da caixa? Desculpem a ignorância ;P

Editado por Olivé

Compartilhar este post

Link para o post

Projeto forte heim... boa sorte

Acompanhando

Assim que a grana cair, vou comprar a madeira pra começar a fazer a caixa. Daí, postarei as fotos de todo o processo mesmo que seja em passo de tartaruga.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora, como a madeira será de 15mm, creio que o duto ocupará alguns litros a mais do que se fosse os dutos circulares, certo? Será que a diferença é significativa?

MDF de 15mm??nem pensar,poe de 18mm ou mais!!

Compartilhar este post

Link para o post

Grande, vou arriscar um projeto meio loco voltado pra dentro mesmo, nada pra fora!

Daí, quero até esclarecer uma GRANDE DÚVIDA que tenho:

Planejo fazer apenas um duto RETANGULAR voltado para dentro do carro, ou seja, o duto dará de cara com os bancos traseiros do carro. Como escuto som sozinho, nao vou me encomodar de rebater os bancos sempre que for usar o som.

Será que dá uma diferença significativa ou não devo levar isto em consideração? Por favor, esta é uma dúvida que gostaria que pudesse ser esclarecida!!!

Agradeço a todos!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Madeira de 15mm... mesmo que seja reforçada por dentro para evitar vibração?

Editado por Olivé

Compartilhar este post

Link para o post

Grande, vou arriscar um projeto meio loco voltado pra dentro mesmo, nada pra fora!

Daí, quero até esclarecer uma GRANDE DÚVIDA que tenho:

Planejo fazer apenas um duto RETANGULAR voltado para dentro do carro, ou seja, o duto dará de cara com os bancos traseiros do carro. Como escuto som sozinho, nao vou me encomodar de rebater os bancos sempre que for usar o som.

Será que dá uma diferença significativa ou não devo levar isto em consideração? Por favor, esta é uma dúvida que gostaria que pudesse ser esclarecida!!!

Agradeço a todos!!!!

dá uma diferença sim andar com os bancos abaixados e é bem significativa, se não vc pode colocar dutos redondos e apontar p/ os buracos de onde coloca os falantes originais, melhor q dutos retangulares! :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

dá uma diferença sim andar com os bancos abaixados e é bem significativa, se não vc pode colocar dutos redondos e apontar p/ os buracos de onde coloca os falantes originais, melhor q dutos retangulares! :pirou:

Pois então, no lugar dos falantes originais traseiros, eu retirei aquela "capa" de plástico e fiz uma de fibra ao meu gosto. Coloquei um par de cone seco 8" e um par de tweeter st200 e ainda assim tem um buraco no meio com uma tela que ajudava a passar o ar no projeto anterior.

Agora, será que os dutos ficariam melhor para uma BOA PRESSÃO, virado para os bancos traseiros (que serão abaixados), ou ficaria melhor com dutos redondos apontados para CIMA, ou ainda, duto retangular na direção da placa do carro que ajudaria também caso fosse tocar de porta malas aberto...

Qual destas 3 alternativas seria melhor para uma BOA PRESSÃO DENTRO DO CARRO???

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...