Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Eric INFK

Dica de pilotagem: use o pescoço, não a cabeça

Recommended Posts

Dica de pilotagem: use o pescoço, não a cabeça

head01.jpg

É um detalhe que parece banal. Inclinar a cabeça para o lado de dentro em curvas velozes é um movimento inconsciente, mas que muita gente faz de propósito, para impressionar os passageiros e transeuntes. É um vício corporal que traz conforto e estilo ao custo de percepção espacial e axial; aumentando os tempos de volta e dificultando a constância rítmica. Neste post veremos por quê isso é ruim.

Do nosso corpo, a cabeça é a parte que mais vai sofrer a força G nas curvas. Além de estar no lugar mais alto (a não ser que você seja o corcunda de Notre-Dame), nosso crânio não está travado em um apoio como as nossas costelas, coxas e pés. Mesmo os bancos de competição tipo Stock Car, com apoios laterais superiores, exigem que nosso pescoço faça muita força, pois estes suportes laterais não servem para apoiar a cabeça nas curvas; e sim para proteger a coluna cervical e os músculos de fraturas.

Por estar submetido a tanto esforço, é natural que nosso corpo reaja e procure a posição de mais conforto. É aí que entra a inclinada de cabeça para o lado de dentro nas curvas, como um papagaio. Desta forma, os músculos do pescoço e trapézio trabalham em menor tensão, o jogo de pêndulo é reduzido, e tudo parece perfeito. Mas há uma parte extremamente sensível do seu organismo que não vai gostar desse movimento de arara.

Ele está do lado de dentro dos seus ouvidos, e se chama labirinto. É uma pequena e complexa estrutura óssea e membranosa inerte em dois líquidos, perilinfa e endolinfa. O fluxo de ambos estimula células ciliadas, que fazem a leitura do nosso ângulo corporal, mais ou menos como aquelas réguas de nível, utilizadas em construções. Quanto mais inclinada a nossa cabeça, menos precisa esta leitura se torna.

lab.jpg

O labirinto é a estrutura complexa após a membrana timpânica, e por isso, é conhecido também como ouvido interno

Quando um carro contorna uma curva em velocidade, há uma série de movimentos em eixos diferentes. Temos a rolagem da carroceria, o raio da curva descrita no asfalto, o sutil desgarramento dos pneus dianteiros ou traseiros; e claro, as forças G agindo em todos os eixos. É bastante informação para o cérebro processar e comandar as suas reações (bem treinadas, espero) em átimos de segundo para controlar o automóvel em situações-limite. E quase toda a informação processada pelo cérebro será captada pelos labirintos. Você não quer interferir em algo tão importante.

head01b.jpg

A força G não é desculpa para deitar a cabeça como o cara da abertura do post. Note o piloto deste Mustang, com pneus slick em uma curva igualmente fechada.

Faça um teste, mas garanta que ninguém está te vendo, ou você irá acessar o Jalopnik de um manicômio a partir dos próximos dias. Fique de pé, tombe a sua cabeça o máximo possível, deixando-a bem perto de um dos ombros. Agora, ande em linha reta. Você vai perceber que a coisa é tão importante, que interfere um pouco na coordenação dos seus pés e até dos olhos. Não fique desapontado se der uns passos meio estranhos e desalinhados.

No automobilismo, acontecerá uma versão miniatura deste problema. As curvas duram menos e são feitas em transições rápidas; mas suas respostas e a capacidade de percepção espacial e axial serão sutilmente reduzidas.

Você não precisa pilotar como um Boneco de Olinda, com o pescoço duro como um recruta na guerra. Apenas mentalize para evitar exageros: toda vez que você der uma de papagaio, estará prejudicando a percepção dinâmica do automóvel. Pode ser um pouco mais cansativo ao pescoço, mas neste caso, o paradoxo justifica: deixar de usar a cabeça é fazer bom uso da cabeça.

PS: talvez alguns se perguntem - e as motos? No motociclismo, o prumo da cabeça e de todo o corpo acompanha o do veículo como um objeto só, e o ângulo varia de acordo com a velocidade exigida nas curvas. O problema de inclinar demais a cabeça no automóvel é criar uma variável independente, sem referência fixa em relação ao prumo da carroceria. Isso confunde o organismo.

Fonte

http://www.jalopnik.com.br

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boaaaaa....meu sogro faz umas curva com a orelha quase no freio de mão....falei pra ele que naum era muito apropriado....agora tenho como provar....hehehe...soh uma pergunta vc sabe me dizer o pq de se frear com o pé esquerdo em carros com pedal de embreagem? eu sei que isso geralmente eh feito nos tração dianteira para equilibrar o carro em curvas...mas o que realmente acontece? vc ou alguem aqui pode me dizer? abraço

Compartilhar este post

Link para o post

já tinham me ensinado isso!! bacana, faz diferença mesmo!!

agora se vc estiver bem preso com um cinto de 4 ou 5 pontos!!

não tem nem como jogar o corpo junto e sim só virar a cabeça!! hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens, boa matéria em! Eu aprendi isso no curso de pilotagem, realmente faz diferença... Quem faz academia, treina bem o trapézio, vai reparar que consegue dirigir (viagens) por 10~12 horas direto, com menos cansaço. Apesar do ceticismo de muitos, o preparo físico faz diferença sim numa corrida.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante a matéria.

Eu nunca pilotei, não posso afirmar se funciona ou não.. huahua

Mas gostaria de experimentar um dia..

Compartilhar este post

Link para o post

ca****, reparei faz uns 40 minutos que eu viro a cabeça pro lado da curva, chego em casa e vejo esse tópico...

Vou tentar corrigir.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...