Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Eric INFK

Dica de pilotagem: use o pescoço, não a cabeça

Recommended Posts

Dica de pilotagem: use o pescoço, não a cabeça

head01.jpg

É um detalhe que parece banal. Inclinar a cabeça para o lado de dentro em curvas velozes é um movimento inconsciente, mas que muita gente faz de propósito, para impressionar os passageiros e transeuntes. É um vício corporal que traz conforto e estilo ao custo de percepção espacial e axial; aumentando os tempos de volta e dificultando a constância rítmica. Neste post veremos por quê isso é ruim.

 

Do nosso corpo, a cabeça é a parte que mais vai sofrer a força G nas curvas. Além de estar no lugar mais alto (a não ser que você seja o corcunda de Notre-Dame), nosso crânio não está travado em um apoio como as nossas costelas, coxas e pés. Mesmo os bancos de competição tipo Stock Car, com apoios laterais superiores, exigem que nosso pescoço faça muita força, pois estes suportes laterais não servem para apoiar a cabeça nas curvas; e sim para proteger a coluna cervical e os músculos de fraturas.

 

Por estar submetido a tanto esforço, é natural que nosso corpo reaja e procure a posição de mais conforto. É aí que entra a inclinada de cabeça para o lado de dentro nas curvas, como um papagaio. Desta forma, os músculos do pescoço e trapézio trabalham em menor tensão, o jogo de pêndulo é reduzido, e tudo parece perfeito. Mas há uma parte extremamente sensível do seu organismo que não vai gostar desse movimento de arara.

 

Ele está do lado de dentro dos seus ouvidos, e se chama labirinto. É uma pequena e complexa estrutura óssea e membranosa inerte em dois líquidos, perilinfa e endolinfa. O fluxo de ambos estimula células ciliadas, que fazem a leitura do nosso ângulo corporal, mais ou menos como aquelas réguas de nível, utilizadas em construções. Quanto mais inclinada a nossa cabeça, menos precisa esta leitura se torna.

lab.jpg

O labirinto é a estrutura complexa após a membrana timpânica, e por isso, é conhecido também como ouvido interno

 

Quando um carro contorna uma curva em velocidade, há uma série de movimentos em eixos diferentes. Temos a rolagem da carroceria, o raio da curva descrita no asfalto, o sutil desgarramento dos pneus dianteiros ou traseiros; e claro, as forças G agindo em todos os eixos. É bastante informação para o cérebro processar e comandar as suas reações (bem treinadas, espero) em átimos de segundo para controlar o automóvel em situações-limite. E quase toda a informação processada pelo cérebro será captada pelos labirintos. Você não quer interferir em algo tão importante.

head01b.jpg

A força G não é desculpa para deitar a cabeça como o cara da abertura do post. Note o piloto deste Mustang, com pneus slick em uma curva igualmente fechada.

 

Faça um teste, mas garanta que ninguém está te vendo, ou você irá acessar o Jalopnik de um manicômio a partir dos próximos dias. Fique de pé, tombe a sua cabeça o máximo possível, deixando-a bem perto de um dos ombros. Agora, ande em linha reta. Você vai perceber que a coisa é tão importante, que interfere um pouco na coordenação dos seus pés e até dos olhos. Não fique desapontado se der uns passos meio estranhos e desalinhados.

 

No automobilismo, acontecerá uma versão miniatura deste problema. As curvas duram menos e são feitas em transições rápidas; mas suas respostas e a capacidade de percepção espacial e axial serão sutilmente reduzidas.

 

Você não precisa pilotar como um Boneco de Olinda, com o pescoço duro como um recruta na guerra. Apenas mentalize para evitar exageros: toda vez que você der uma de papagaio, estará prejudicando a percepção dinâmica do automóvel. Pode ser um pouco mais cansativo ao pescoço, mas neste caso, o paradoxo justifica: deixar de usar a cabeça é fazer bom uso da cabeça.

 

 

PS: talvez alguns se perguntem - e as motos? No motociclismo, o prumo da cabeça e de todo o corpo acompanha o do veículo como um objeto só, e o ângulo varia de acordo com a velocidade exigida nas curvas. O problema de inclinar demais a cabeça no automóvel é criar uma variável independente, sem referência fixa em relação ao prumo da carroceria. Isso confunde o organismo.

 

Fonte

http://www.jalopnik.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boaaaaa....meu sogro faz umas curva com a orelha quase no freio de mão....falei pra ele que naum era muito apropriado....agora tenho como provar....hehehe...soh uma pergunta vc sabe me dizer o pq de se frear com o pé esquerdo em carros com pedal de embreagem? eu sei que isso geralmente eh feito nos tração dianteira para equilibrar o carro em curvas...mas o que realmente acontece? vc ou alguem aqui pode me dizer? abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já tinham me ensinado isso!! bacana, faz diferença mesmo!!

agora se vc estiver bem preso com um cinto de 4 ou 5 pontos!!

não tem nem como jogar o corpo junto e sim só virar a cabeça!! hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens, boa matéria em! Eu aprendi isso no curso de pilotagem, realmente faz diferença... Quem faz academia, treina bem o trapézio, vai reparar que consegue dirigir (viagens) por 10~12 horas direto, com menos cansaço. Apesar do ceticismo de muitos, o preparo físico faz diferença sim numa corrida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante a matéria.

 

Eu nunca pilotei, não posso afirmar se funciona ou não.. huahua

 

Mas gostaria de experimentar um dia..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ca****, reparei faz uns 40 minutos que eu viro a cabeça pro lado da curva, chego em casa e vejo esse tópico...

 

Vou tentar corrigir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...