Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Paulo Lopes

Como saber se é hi-fi / hi-end

Recommended Posts

Olá colega, infelizmente não posuo uma loja tão bacana como a Dolby, + contudo, se passar na minha loja, posso lhe mostrar algo muito interessante, porém, diverge muito dos conceiitos da galera aqui do fórum. sem querer ofender ninguém é claro! Posso lhe mostrar algo realmente surpreendente em se tratando de qualidade de audio e com peças, aqui ja ditias: RIDÌCULAS até a meu ver mesmo.

Att.

E onde fica sua loja.

Concerteza vai ser um imenso prazer visitala.

Sendo em Brasília, claro!

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola galera!

Sou novo no fórum e estou com uma duvida enorme.

Como eu posso saber que um modelo ou marca é hi-fi / hi-end?

Eu sei que (por exemplo) a Focal é uma marca assim, e que seus produdos k2-power e Utopia também são, mas eu sei de boca, de ouvir falar!

Como posso saber que outra marca ou produto seria?

Alguma especificação no manual dizendo?

Fiz uma pesquisa pra saber se ja houve um tópico relacionado a isto e não encotrei.

Grato.

Excelente tópico!

O próprio nome ja diria :“High fidelity” = “alta fidelidade” , muito fiel ,ou seja, o + próximo possivel do verdadeiro, que seria utopicamente a“reprodução igual ao original”

High-end = “Topo da linha”,”Estado da arte”,Última topologia e tecnologia disponível aplicada em todos os detalhes da produção de determinado objeto, Novos conceitos , Novas patentes,etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Olha!

Posso te falar de cadeira...já passei por isso no começo!

Aprendi muito, e alguma conclusões que tirei são:

1- Vá ouvir música ao vivo sem eletrônica no meio como: Piano, flauta, bateria, voz de cantor masculino e feminino, violão, pandeiro...isto é para vc. treinar teu ouvido com instrumentos acústicos reais....

2- depois tente conseguir um disco com instrumentos que escutou ao vivo, tem gravadoras que possuem estes tipos de discos...

3- Compare agora com o que vc está ouvindo em seu sitema....

Com certeza vai ter uma surpresa....vc vai ouvir em dimensão muiiittooo pequeno e com muito brilho ou falta dele.

Já deve ter ouvido violão com som de baixo????rsrsr, pois é...violão não tem grave...é claro que tem timbres de violões diferentes, tipos de cordas, etc...por isto vc primeiro precisa conhecer instrumentos para poder julgar...ouvir em salas de concerto!

Espero ter ajuda a vc. pesquisar e tirar alguma dúvidas...

Abs,

Cláudio.

:legal:

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Olha!

1- Vá ouvir música ao vivo sem eletrônica no meio como: Piano, flauta, bateria, voz de cantor masculino e feminino, violão, pandeiro...isto é para vc. treinar teu ouvido com instrumentos acústicos reais....

2- depois tente conseguir um disco com instrumentos que escutou ao vivo, tem gravadoras que possuem estes tipos de discos...

Com certeza vai ter uma surpresa....vc vai ouvir em dimensão muiiittooo pequeno e com muito brilho ou falta dele.

Já deve ter ouvido violão com som de baixo????rsrsr, pois é...violão não tem grave...é claro que tem timbres de violões diferentes, tipos de cordas, etc...por isto vc primeiro precisa conhecer instrumentos para poder julgar...ouvir em salas de concerto!

Abs,

Cláudio.

Concordo plenamente com voce!

+1

Compartilhar este post

Link para o post

Olha!

Abs,

Cláudio.

De forma geral, concordo c/ vc. Inclusive eu não tenho essa vivência.

Só não concordo na parte negritada. Já vi sistemas q atenuam ou ressaltam determinadas frequências. Mas nunca vi sistema q crie frequências. Cada nota de violão é composta de várias frequências, inclusive graves. Como exemplo tem os CD's da B&W (não sei se tem só um) e o da Ana Carolina e Seu Jorge.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

De forma geral, concordo c/ vc. Inclusive eu não tenho essa vivência.

Só não concordo na parte negritada. Já vi sistemas q atenuam ou ressaltam determinadas frequências. Mas nunca vi sistema q crie frequências. Cada nota de violão é composta de várias frequências, inclusive graves. Como exemplo tem os CD's da B&W (não sei se tem só um) e o da Ana Carolina e Seu Jorge.

Abs

Depende do tipo do violão...mas com certeza não chega aos 80Hz....

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse CD da B&W q eu citei tem músicas só c/ voz e violão. Meu sub é cortado em 50hz c/ atenuação de 12db. E o sub trabalha. Não conseguirei lhe dizer em qual frequência ele chega (vou verificar). Mas talvez seja na batida da mão na corda ou na caixa do violão (tambem vou verificar).

Abs.

Editado por AFCosta

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse CD da B&W q eu citei tem músicas só c/ voz e violão. Meu sub é cortado em 50hz c/ atenuação de 12db. E o sub trabalha. Não conseguirei lhe dizer em qual frequência ele chega (vou verificar). Mas talvez seja na batida da mão na corda ou na caixa do violão (tambem vou verificar).

Abs.

Olha!

Escute alguém tocando violão e peça para dar umas batidas na corda...qq um serve..veja se dá grave...

Eu duvido que vc. escute sons abaixo dos 100hz ao vivo em um violão...

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o DAD, Violão não tem grave "forte". Até tem as notas mais graves, mas passa longe de ser um grave mesmo. Além de realmente modelos e cordas darem um som diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse anteriormente, não tenho muita referência dos instrumentos ao vivo. Mas escute a música Long After You're Gone-Chris Jones em qq sistema mais flat q vc escutará grave do violão. Esse grave pode ter sido introduzido através de mixagem, não sei, mas o sistema hi-fi não tem q reproduzir fielmente a gravação? E essa música está no CD audiófilo da B&W (vol 2).

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse anteriormente, não tenho muita referência dos instrumentos ao vivo. Mas escute a música Long After You're Gone-Chris Jones em qq sistema mais flat q vc escutará grave do violão. Esse grave pode ter sido introduzido através de mixagem, não sei, mas o sistema hi-fi não tem q reproduzir fielmente a gravação? E essa música está no CD audiófilo da B&W (vol 2).

Abs

Sim, até eles dão um geitinho...rsrsr...mas na minha caixa ribbon já escutei violão e voz (a pessoa nitidamente em pé) pandeiro com som de pandeiro...grande e muito parecido com real...mas tem pessoas que não gostam..acostuma com som super equalizados, rsrsr vai explicar...eu peço para eles escutar ao vivo...eles ficam curiosos...minha irmã é profª de piano e violão,e meu pai era violinista...sempre pude escutar ao vivo!!! que saudades...

Compartilhar este post

Link para o post

A "Mi" solta (nota mais grave do violão) toca em torno de 82Hz, mas talvez tenha reflexos mais abaixo, conforme a caixa de ressonância....

Compartilhar este post

Link para o post

A "Mi" solta (nota mais grave do violão) toca em torno de 82Hz, mas talvez tenha reflexos mais abaixo, conforme a caixa de ressonância....

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, se vc escutar ao vivo esta nota vai tremer tua sala? ou apenas passa desapercebido? É o que acontece com gravações, não fica real...parece que tem um baixo na tua sala...rsrsrs....raríssimas excessões saem correto.....

Compartilhar este post

Link para o post

Piano também não faz a sala tremer.

Mas tem bem mais impacto que qualquer violão que já ouvi.

Uma vez acordei com o som de um, há 20 metros de distância. Parecia que estava ao lado.

Alias, o campo dinâmico dos intrumentos é um problema para reprodução. Pouquíssimos sistemas conseguem reproduzir bem um instrumento a 120dB. Por isso quando eu ouço um piano no carro sinto a falta do "peso" das notas, ao contrário de quando ouço meu pai tocar.

Compartilhar este post

Link para o post

ah agora está ficando interessante.

realmente no carro o "peso" é algo difícil de se ter fidelidade. As vezes tem demais, as vezes de menos... Equipamentos contam bastante nesse aspecto, principalmente amplificadores e cabos.

Gosto muito de ouvir reprodução de piano. No genuinamente brasileiro 1 tem uma faixa top, que dá para testar se o sistema está com corpo e peso. Sax também é um instrumento onde vocÊ percebe se o sistema tem peso, ou se o som sai magriiiinho...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a primeira coisa, é entender o que é hi-fi (high fidelity = alta fidelidade) e high-end - em sentido estrito, a linha mais sofisticada de equipamentos de um dado fabricante e, em sentido amplo, os equipamentos mais sofisticados e requintados entre seus concorrentes. O termo high-end se opõe a low-end (que são, em princípio, equipamentos populares / custo-benefício ou simplesmente a linha mais simples de um dado fabricante.)

Então um equipamento pode ser high-end (o top de linha de uma marca, o 3 vias bravox por exemplo) e não ser considerado hi-fi (por não atingir o nível de excelência que os gurus audiófilos formadores de opinião esperam).

Além disso tem os equipamentos que têm o termo "high-end" no nome...e não tem nada a ver com high-end. e outros como hi-fi. Lembrando que até fita cassete "hi-fi" (inclusive de vídeo) existia... e hoje, isso é obsoleto.

O termo "alta fidelidade" ou hi-fi existe desde o início do áudio....é uma busca utópica até agora pelo menos, eu diria.

Então não existe uma especificação ou um manualzinho de como identificar o que é high-fidelity ou o que é high-end. Não existe normatização pela ABNT ou pelo INMETRO, ou pela ANSI ou qualquer outra entidade normatizadora. Cada um diz o que quer... e o rótulo de high-end ou hi-fi acaba sendo uma forma fácil de poder aumentar o preço do produto...

Excelente resposta.

Convido todos a passarem no topico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=154142&st=0&gopid=2270128&

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante este topico!

Tinha um tempo que nao passeava pelo hi-fi e me deparei com este post q tive que ler todo!

Realmente a esta discussao do violao é interessante, conheço muitas pessoas que tocam bem e realmente o violao tem grave, mas não tem peso que muitas das gravações apresentam...

Vai muito da regulagem do set, para o sub não ser ativado nestas notas mais graves, realmente os sets hi-fi tendem a ter o sub cortado em 50Hz pra baixo e bem atenuado deixando estas notas tocadas apenas pelo mid tornando o som mais natural! E o sub da apenas a extensao do mid!

As vezes nao percebemos, mas a gravação é o maior vilão da historia!

Quanto ao encontro que o Kleberlpa cogitou, estou dentro!

E so marcar que compareço!

Compartilhar este post

Link para o post

Piano também não faz a sala tremer.

Bem na minha caixa planar Ribbon, mais meu sistema que tinha era muito real...pena que vendi...só vou ter mais uma que preciso fazer....posso te dizer..escutava em flat...pré valvulado e Power Híbrido, válvula e transistores com fonte regulada...era incrível!!!

Abs...

Cláudio.

Compartilhar este post

Link para o post

Valvulado OpO

Agora no automotivo nao tem como comparar com residencial...

Tem mais espaço para se trabalhar, as caixas podem ser maiores, podemos instalar mais equipamentos para fazer determinadas tarefas, fugindo dos compactos integrados automotivos..

Portanto a conversa é outra e o buraco é mais embaixo!

Compartilhar este post

Link para o post

Valvulado OpO

Agora no automotivo nao tem como comparar com residencial...

Tem mais espaço para se trabalhar, as caixas podem ser maiores, podemos instalar mais equipamentos para fazer determinadas tarefas, fugindo dos compactos integrados automotivos..

Portanto a conversa é outra e o buraco é mais embaixo!

É ai que tá o negócio.

Por Exemplo meu carro, um gol bola (G2), não tem lá esse espaço no porta-malas pra colocar um baita som. Uso subs da

DB-Drive de 10' Platinium séries que já não precisa de uma caixa tão grande e foi projetada bem no carro a ponto do porta malas ficar bacana.

Compartilhar este post

Link para o post

Chega sim...

O problema é que, do lado de fora dele, você não vai ouvir com pressão suficiente.

Mas que existe, existe, basta saber onde captar. Por exemplo, violão pode ser captado dentro do corpo, na boca, na superfície, no braço, de frente (mic em pedestal) de lado...

Mesma coisa para um contrabaixo... dependendo de onde você capta, vai achar 30Hz fácil fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

ah agora está ficando interessante.

realmente no carro o "peso" é algo difícil de se ter fidelidade. As vezes tem demais, as vezes de menos... Equipamentos contam bastante nesse aspecto, principalmente amplificadores e cabos.

Gosto muito de ouvir reprodução de piano. No genuinamente brasileiro 1 tem uma faixa top, que dá para testar se o sistema está com corpo e peso. Sax também é um instrumento onde vocÊ percebe se o sistema tem peso, ou se o som sai magriiiinho...

Cabe um paradoxo?

Nem todo sax tem "peso". Os menores vão ter um som menos pesado que os maiores...

É o doce sofrimento de tentar conseguir "referência"... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Cabe um paradoxo?

Nem todo sax tem "peso". Os menores vão ter um som menos pesado que os maiores...

É o doce sofrimento de tentar conseguir "referência"... :vts

Eu penso da seguinte forma:

Se eu sento em uma caderia para escutar alguém tocando piano, voz ou outro instrumento qualquer, gostaria de poder ouvir algo semelhante com isso na minha sala, e já ouvi...

Agora se o pessoal coloca um mic. perto do violão, estão errados...niguém escuta com o ouvido colado, nele, então seria lógico colocar os mic. simulando um ouvinte, assim a dinâmica seria muito próximo do real, tanto em timbre como na ambiência ...já que estes mic. estariam fazendo o papel de nossos ouvidos....

Mas por isso que HI-Fi é empolgante existem muitas vertentes....

Cláudio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...