Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ciso

Mini Trio-Titânio básico no Uno

Recommended Posts

Dei uma pesquisada estes dias, gostei do que achei em relação ao Sub600. Pelo que vi ele desce bem, e sobe direito também.. me parece gravão mesmo.

Fazendo as contas (e desconsiderando que a Hinor tem fama de mentir as specs), resolvi comparar minhas atuais duas opções.

1x Batstaka 18": 10*Log(1500) + 95,31 = 127,071db

2x Sub600 15": 10*Log(750) + 93 + 6 = 127,751db

Ou seja, além aparentemente descer melhor, com a mesma potência aplicada teria uma pequena vantagem de 0,7db usando o par de sub600, sem contar maior área de cone, se comparado ao batstaka.

Vi que a maioria usa caixa de ~75L com 2 dutos 4". Será que não cairia melhor uma Manifold? Alguém entende do assunto p/ dar uma luz?

Editado por ciso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato ciso.. sua conta está certa!

E o lance da área de cone facilita MUITO a propagação do grave! 2 cones de 15 tocam BEM MAIS que um de 18'.

Quanto à manifold, tem vários projetos prontos aqui no fórum! Só pegar algum que foi aprovado nos testes práticos e ajustar o duto pra uma sintonia q te agrade! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à manifold, tem vários projetos prontos aqui no fórum! Só pegar algum que foi aprovado nos testes práticos e ajustar o duto pra uma sintonia q te agrade! :legal:

Peguei o tópico das manifold p/ pesquisar, li TODOS os posts e links externos até a pag. 14 e cansei.. aUHuAHuAHuaH

Vi tambem outros tópicos como o do Miranda com 4x Protech Sub600 em manifold, mas ele passa a impressão de que não desce bem.. tá bom que ele tava com subsônico em 50hz e com medo de baixar.. hehe

Meu medo é que mesmo sintonizando a caixa mais baixa.. o range de reprodução dela é um tanto estreito, então pode ser que desça direito depois de arrumar os dutos mas aí pode não subir até onde preciso p/ colar com os médios..

Como foi dito antes, dia-a-dia ouço muito rock (deftones, korn, incubus e coisas parecidas), reggae e algum hip-hop (musica de gravão tipo 36 Mafia). Mas como moro em Salvador, p/ festinha tem que tocar Axé, Pagode baiano e derivações como arrocha e afins (é o que a mulherada dança.. pasmafaute ).. []-[]

Aí a duvida, será que uma Mani (com sua banda limitada) realmente satisfaz ou seria melhor ir de dutadinha mesmo?

Editado por ciso

Compartilhar este post

Link para o post

Sintonia baixa deixa o sub bom pra "tocar tudo" mas perde o pico. Sintonia alta aumenta MUITO o SPL mas deixa o som enjoativo, mono-nota! É basicamente questão de gosto!

Mas uma mani bem sintonizada dá um resultado legal principalmente no quesito SPL!

Compartilhar este post

Link para o post

A mani do Miranda tinha 75L com 2 dutos 4"x25cm por câmara só que os subs dele eram 18". Segundo ele, quando aumentou o comprimento dos dutos p/ 30cm (caindo a fs da caixa) melhorou bastante o desempenho. Que todo mundo elogiava o som e ele usava apenas 1 par ligado. Mandei mp pedindo o projeto p/ ver questão de angulo de abertura da 'boca'.

Será que esse projeto de caixa pode ser usado pro par de 15"? Ou a mudança de parâmetros do sub teria muita influência mesmo sendo 'o mesmo' sub, apenas com tamanho diferente?

Quanto à questão de "perder o pico com sintonia mais baixa" não vai ter menos spl que uma bass reflex né?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... ouvi essa semana e recomendo de coração:

Eros SDS 2.7K 18'...

..custa menos de 700,00 e um sozinho tocou quase igual ao meu par de SDS 818!!! FIquei "espressionado" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

..mas prepare uns 2.500wrms pra alimentar o bicho! Mas toca BONITO! Subgrave e SPL muito bons! Recomendo sem medo! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Voltamos p/ questão da impedância?

Acho que já falei aqui, tô tentando vender o stet 1k5h. Caso venda antes de receber dinheiro, ou consiga dar como parte do pagamento a alguém.. pego logo alguma coisa mais forte em 4ohm.

Aí sim.. poderia pensar em SDS..

Caso não venda até dia 10, compro o par de sub600, pois como ainda tenho que montar a caixa e sempre rolam ajustes, adaptação ao equipamento, amaciar os subs, re-ajustar.. então tenho que comprar um tanto antes do reveillon.

Editado por ciso

Compartilhar este post

Link para o post

1º teste ( meu sistema com EROS SDS 815 de 8 ohms)

essa cx eu fiz com a ajuda do Diogenes, que me ajudou e muito.

está com as seguintes medidas externas:

86cm de largura

50cm de altura

50cm de profundidade

8 cm na abertura menor do "V" (parte de tras)

40cm na abertura maior do "V" (abertura da frente)

duto retangular de :

10cm largura

12cm altura

15cm comprimento

56L brutos para cada SDS

sintonia de 55hz

opinião sobre a cx em comparação a dutada convencional:

toca muito bem mesmo, com maior controle de cone, maior SPL e surpreendente SUBgrave, o grave não perde rendimento nem quando afasta do veiculo por uns 30m, valeu cada $ gasto para contruir essa cx

======================================================================================

Será que ficaria legal pros Protech?

Vou tentar falar com o Wendell, ver se ele dá uma força..

Compartilhar este post

Link para o post

Só p/ atualizar, o projeto não parou galera, é que fim de semestre, trabalho, faculdade, o tempo tá apertado.

Encomendei 1 par de 10PW3 e já estou providenciando a caixa deles.. a questão do direcionamento ainda não sei como vou fazer pois a mala do uno não me permite deixar eles 'em pé' com 20L p/ cada falante.. tô pensando em fazer uma caixa p/ ficar deitada e quando for tocar p/ fora boto ela encima da caixa de graves e com a mala aberta, aí sim ela cabe em pé.

Quanto aos sub600 tem mais um user aqui de Salvador que tá pensando em colocar 1 par deles, então estamos vendo p/ pegar os 4 falantes juntos.

A partir da semana que vem terei mais tempo aí volto a postar os updates.

Compartilhar este post

Link para o post

oxi, 1 par de falante de 15" q no caso sao os protech sub600 q usam +/- 70L nao da pra colocar mais 1 par de 10pw3?

q q tem nessa mala alem do som? a mala do uno eh grande pai

mas a sua ideia eh otima da caixa virar qndo abrir a mala

melhor pedir logo os protech senao vai chegar depois do reveillon

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ter na mala, uma manifold com aproximadamente 85cm x 50cm x 50cm + bateria 180ah. Na caixa dos médios tem 2x 10PW3 + 1x D3300Ti (que ocupa mais espaço que um pw3).

E a mala do uno é MUITO pequena.. Não sei nem como é que vou fazer caber isso tudo, atualmente é uma das maiores preocupações.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ter na mala, uma manifold com aproximadamente 85cm x 50cm x 50cm + bateria 180ah. Na caixa dos médios tem 2x 10PW3 + 1x D3300Ti (que ocupa mais espaço que um pw3).

E a mala do uno é MUITO pequena.. Não sei nem como é que vou fazer caber isso tudo, atualmente é uma das maiores preocupações.

Opa blz Brother...

Vai ficar muito bom o teu Set hein, eu também atualmente me livrei dos 6x9, e montei uma caixa para 2 10pw3, no mala do FOX, que eu acho que é menor que o do Uno hein....serio mesmo... o-o- , vou colocar a foto pra vc ver como eu montei a caixa, com a mesma idea, para uso dia a dia, deixo ela deitada, quando vou abrir o mala, coloco ela de pé....depois posta uma foto do seu pronto....Abs brohter...!!!

abcd0011r.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Opa blz Brother...

Vai ficar muito bom o teu Set hein, eu também atualmente me livrei dos 6x9, e montei uma caixa para 2 10pw3, no mala do FOX, que eu acho que é menor que o do Uno hein....serio mesmo... o-o- , vou colocar a foto pra vc ver como eu montei a caixa, com a mesma idea, para uso dia a dia, deixo ela deitada, quando vou abrir o mala, coloco ela de pé....depois posta uma foto do seu pronto....Abs brohter...!!!

Então bixo, a idéia é bem essa sim.. só que no meu caso vai passar do tampão fácil.. fui hoje conversar com o cara que faz caixas p/ mim quando não tenho tempo ou quero uma coisa mais profissional (as duas situações se aplicam nesse caso), acontece que vamos medir direitinho p/ conseguir deitar/levantar a caixa..

O problema é que a caixa dos médios será feita antes da caixa dos woofers, então já tenho que chegar lá sabendo qual espaço a manifold vai ocupar, p/ não dar mer** mais na frente.

Valeu pela foto, já é uma imagem p/ ter mais alguma referência!

De acordo com a evolução da coisa vou postando aqui sim.. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Opa blz Brother...

Dá para enviar a medida da caixa dos pw3? Acho q a mala do fox não difere muito da do gol g3. Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Dá para enviar a medida da caixa dos pw3? Acho q a mala do fox não difere muito da do gol g3. Obrigado!

Acho mais interessante mandar mp p/ ele.. ou usar a fita métrica na mala do G3.. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

opa e ai brother blz...vou postar as medidas para todos, assim posso ajudar um pouco...para mala pequeno...

largura::88cm

Altura::35cm

Profundidade Superior::10cm

Profundidade Inferior::25cm

Segundo a formula que conhecemos, segue o calculo da litragem...

A Madeira usada foi de 15mm e tirando uma margem das medidas internas + ou - 2cm...

Altura: 33cm - 2cm = 31cm

Largura: 88cm - 2cm = 86cm

Profundidade = (10 + 25 ) /2 = 17,5 - 2cm = 15,5

Volume = (31 * 86 * 17,5)/1000 = 46,65 LT

Espero ter ajudado galera....Abs

Editado por domricky

Compartilhar este post

Link para o post

Acaba de chegar aqui o par de PW3.. já comecei a fazer a caixa, amanhã deve estar pronta, posto aqui umas fotos.

Quanto aos graves.. tive a oportunidade de ouvir esse natal o som de alguns carros, uma parte com subs, e outra com woofers.. sinceramente, só fez reviver minha paixão por subs.. o som dos subs não chegava tão longe, mas era uma coisa muito mais gostosa de ouvir.. quando ouvia, parecia que tava mergulhando numa piscina bem funda.. falo em relação à pressão que sentia.

Já que não dá mais tempo pro reveillon.. estou reconsiderando o par de sub600, penso em pegar 1 par de excursion mesmo. O medo é que de mala fechada apenas se ouça o treme-treme de lata de carro.. fora isso, estou bem inclinado pelos excursion.

Compartilhar este post

Link para o post

Acaba de chegar aqui o par de PW3.. já comecei a fazer a caixa, amanhã deve estar pronta, posto aqui umas fotos.

Quanto aos graves.. tive a oportunidade de ouvir esse natal o som de alguns carros, uma parte com subs, e outra com woofers.. sinceramente, só fez reviver minha paixão por subs.. o som dos subs não chegava tão longe, mas era uma coisa muito mais gostosa de ouvir.. quando ouvia, parecia que tava mergulhando numa piscina bem funda.. falo em relação à pressão que sentia.

Já que não dá mais tempo pro reveillon.. estou reconsiderando o par de sub600, penso em pegar 1 par de excursion mesmo. O medo é que de mala fechada apenas se ouça o treme-treme de lata de carro.. fora isso, estou bem inclinado pelos excursion.

os excursion tocam muito bem, pode ir sem medo.

mais não espere que ele jogue o grave longe como um woofer.

Editado por I2afael

Compartilhar este post

Link para o post

Geralmente ficamos a menos de 10M do carro.. coisa de 5M~8M, então acho que não é NECESSÁRIO uso de woofers. Mas se fossem woofers que descem BEM seria unir o util ao agradável..

Se com o sub600, perder muito em sub-graves, vou tentar dar um jeito de me virar com o excursion ou outros subs mesmo..

Mas é como venho dizendo, não podem ser subs de uso exclusivamente interno.

Editado por ciso

Compartilhar este post

Link para o post

Então galera, terminei hoje a caixa dos médios e agudo.

A princípio seria deitada pro dia-a-dia e deixaria de pé quando abrisse a mala, mas como a mala do uno é pequena e vou utilizar todo o espaço dela, acabaria atrapalhando minha visão da mesma forma e teria o trabalho de ficar mexendo em caixa.

Por esse motivo acabei fazendo uma caixa fixa no tampão com os médios inclinados e o driver virado p/ o fundo do carro.

Não tive como tirar fotos do processo de fabricação da caixa pois esqueci a câmera, mas amanhã tiro umas fotos da caixa como ficou e posto aqui.

Quanto aos graves estou tendendo BASTANTE pros excursion. Daqui pro dia 3 de janeiro (quando provavelmente recebo dinheiro), caso não apareça alguma sugestão melhor, devo fechar negócio num par deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Como prometido, fotos da caixa dos 10pw3 e D3300Ti.

dsc02498m.jpg

dsc02499k.jpg

dsc02500l.jpg

dsc02504x.jpg

Detalhe pro calço que tive que colocar p/ a caixa não ficar correndo. Dessa maneira ela é apoiada pelo calço de um lado e pelo banco traseiro do outro lado.

dsc02502gy.jpg

Pra ter uma ideia de como ficou rente ao vidro:

dsc02501s.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Opa blz brother!!!ta ficando legal o seu Set hein, cara ficou com quantos Lt a caixa... cada pw3 ficou indenpedente ? Qual a impressão que teve dos pw3 na caixa selada ?

Editado por domricky

Compartilhar este post

Link para o post

Opa blz brother!!!ta ficando legal o seu Set hein, cara ficou com quantos Lt a caixa... cada pw3 ficou indenpedente ? Qual a impressão que teve dos pw3 na caixa selada ?

Valeu fera. Cada PW3 tá em uma câmara separada de aproximadamente 17L. Bixo.. os pw3 tocam muito bem.. o som sai bastante limpo, achei bem uniforme, suave, mas sem perder ataque. Gostei muito do timbre, e casado com o D3300Ti ficou uma coisa sensacional. Quem ouviu, ficou de cara.

Mal posso esperar p/ ouvir com graves que acompanhem bem..

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu fera. Cada PW3 tá em uma câmara separada de aproximadamente 17L. Bixo.. os pw3 tocam muito bem.. o som sai bastante limpo, achei bem uniforme, suave, mas sem perder ataque. Gostei muito do timbre, e casado com o D3300Ti ficou uma coisa sensacional. Quem ouviu, ficou de cara.

Mal posso esperar p/ ouvir com graves que acompanhem bem..

Realmente brother os pw3 são muito bom, uma qualidade, uma sonoridade como disse, muito limpa, no meu caso estou usando um XM-3600 pra tocar 2 pw3 + d250x + st200... ficou bem legal da disposição do driver na caixa.....

Compartilhar este post

Link para o post

show de bola cara parabens, otimo acabamento, equilibrado, bons equips

po poe um par de sub600 ou os over 15-800 ai

ta empurrando com o q isso ai?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...