Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

marcelomg

Avaliem meu projeto

Recommended Posts

Postado em

Boa tarde a todos,

Projetei essa caixa com o Bass Box Pro, (to aprendendo) e segui as recomendações de litragem e duto que indicavam na caixa do falante o maior SPL e resposta mais linear.

Segundo a fabrica seria 58 litros e 1 duto de 76x76, seria duto de 3' por 76 mm de profundidade?

Simulei com esses dados e o resultado foi esse:

digitalizar0001h.jpg

Se puderam avaliar agradeço.

Meu SET:

01 Pioneer 308 d4

Boss cx650m

Crossover RS6DX

Vou ligar cada bridge em uma bobina, tenho tambem já instalados 1 par de 6x6 e 1 par de 6 traxial série A, tudo Pioneer tocados pelo dvd 5150.

Postado em

Pioneer 308 é o que mais tem projetos de caixas por aqui..

O indicado vai ficar em 45litros e duto de 4" x 28cm

Mas eu não pedi projeto de caixa, expus o meu projeto para avaliação, mas se vc não leu...

Postado em

É óbvio que eu li, vc propôs uma caixa pra um 308 com duto de 3" x 7cm e quer que eu fale o que que tá bom?

Caixa pra 308 ja foi mais testada aqui do que por qualquer fabrica, ou bass box da vida, e o resultado que está mais que comprovado é nessa medida que te passei ou perto dela, tipo 40litros duto 4"x26, 50 litros duto 4"x30 e assim por diante. Mas se usar a busca vc acha uns 200 topics de caixa pro 308D4...

Agora quanto a avaliação do seu projeto.. Vamos lá..

Esse Boss não vai dar certo com seu sub, primeiro pq ele é fraco.. Segundo pq não tem como ligar 1 bobina por bridge pois aumenta muito o perigo de queimar o falante..

Então se eu fosse vc pegaria pelo menos um roadstar digital 1200D ou outro qualquer de uns 1000rms em 1ohms, e ligaria em 2 ohms, assim ja ficava pronto pra se quisesse ligar outro 308..

abraços

Postado em

esse boss toca um pioneer 308 sim... meu primeiro set tinha um boss desse tocando um pioneer 307, mais tem que ser d2 pra ligar em uma bridge.. nao fica muito forte, mais com uns boost e uns loud tudo se resolve... rsrsrs

caixa??

qual a finalidade??

se for subgrave faz com 57litros duto de 4x 30cm... esse amp desce muitooo...

eu faria 50l brutos e duto de 4" por 30cm!!

http://www.youtube.com/watch?v=uNhQGh7LKcQ

:legal:

Postado em

Difícil avaliar sem os graficos.... E eu não vou abrir o bassbox para testar sua caixa (até por que não tenho aqui instalado).

Mas a princípio a caixa está muito grande para um 308, fazendo com que haja menor controle de cone e maior possibilidade de passar o xmax. Isso diminui a potência útil que você pode usar e aumenta a chance de embolar, apesar de deixar a resposta mais linear. A caixa sintonizada em 40 hz me parece meio alto, eu acho que testaria um pouco mais baixo...

Claro que, não tem como ter certeza do que estou falando, poste os gráficos de SPL, velocidade de ar no duto, delay e xmax com a potência que você pretende aplicar.

Uma boa noite para você.

Postado em

Pessoal obrigado pelas respostas, sobre o Boss vai ter q ser ele, e o sub não posso trocar pq já abri a caixa e comprei ele em Rio Branco Uruguay.

Busco o maximo de sub grave mas que suba bem até uns 80 hz como ta lá no manual na caixa recomendada pela Pioneer.

Não buco um som misto pq pra fora tenho meu trio com 2 oversound sub 800 na caçamba.

Pensei até em fazer uma caixa selada pela linearidade mas como gosto MUITO de bass e curto tbm hiphop um pico é bem vindo por isso segui o que recomenda a Pioneer, na busca aqui no forum todos querem uma caixa que ao abrir a mala renda bem, mas pra trio não usarei.

Novamente sobre o Boss, a bridge dele em 4 ohms tem 400 rms, mas que renda uns 250 rms, por bobina seria 500 rms minimos pra 01 SUB de 400 rms alimentados por uma Stroke Power de 400 ah e uma do cofre de 60 ah.

Mas fiquei preocupado sobre essa possibilidade de queima do falante ao usar uma bridge por bobina.

Aew ImOrrIvEL desculpa se minha ignorancia ofendeu sua vã sabedoria!

Postado em

Pessoal obrigado pelas respostas, sobre o Boss vai ter q ser ele, e o sub não posso trocar pq já abri a caixa e comprei ele em Rio Branco Uruguay.

Busco o maximo de sub grave mas que suba bem até uns 80 hz como ta lá no manual na caixa recomendada pela Pioneer.

Não buco um som misto pq pra fora tenho meu trio com 2 oversound sub 800 na caçamba.

Pensei até em fazer uma caixa selada pela linearidade mas como gosto MUITO de bass e curto tbm hiphop um pico é bem vindo por isso segui o que recomenda a Pioneer, na busca aqui no forum todos querem uma caixa que ao abrir a mala renda bem, mas pra trio não usarei.

Novamente sobre o Boss, a bridge dele em 4 ohms tem 400 rms, mas que renda uns 250 rms, por bobina seria 500 rms minimos pra 01 SUB de 400 rms alimentados por uma Stroke Power de 400 ah e uma do cofre de 60 ah.

Mas fiquei preocupado sobre essa possibilidade de queima do falante ao usar uma bridge por bobina.

Aew ImOrrIvEL desculpa se minha ignorancia ofendeu sua vã sabedoria!

meu boss dava 270w na bridge...

e não ligue um bobina em cada bridge que vai ferrar o falante... pq cada bridge terá uma regulagem, quase impossivel regular as duas igualzinho, alêm de que as bridge 3 e 4 é mais forte (tem potencia diferente) da bridge 1 e 2!

troque de falante ou de amp!!

:legal:

Postado em

Não há problema em ligar as bridges de potencia ou regulagem diferença... Quem falou isso?! Não pode apenas mandar sinal diferente para cada bobina (principalmente se tiverem defasados).

Você vai usar em uma pickup?!?! Ta fudido...

Esquece TUDO que está vendo em simulação, NADA corresponde a realidade. Eu já testei vários sets de subwoofer e amplificadores em pickup, o único jeito que consegui subgrave foi usando 2 alpine type r em caixa selada com um amplificador de 1500Wrms na bunda deles e cortando em lowpass de 25Hz.... Fora isso, o pico da cabine atrapalha MUITO o som. Tenta fazer uma caixa mais ou menos pequena mesmo (50 litros), sintonia baixa e corte ao redor dos 50 hz.... Ou menos!

Postado em

Pessoal obrigado pelas respostas, sei que o melhor é associar as bobinas e ligar em uma unica saida amplificada, mas uma pesquisa rápida que fiz agora e vi que muita gente usa assim por anos, tenho um crossover 24db bom e usarei só uma saida com cabo y e deixar tudo em flat no modulo controlando só pelo crossover.

Se queimar queimou, paguei 140 reais nele, e o modulo tenho parado aqui, mas logo comprarei outro modulo, mas antes to trocando o sd 3000 por uma 5000 e pegar mais 2 sub 800, pra ficar 4 de 18 na caçamba. Então investir em modulo pra som interno não é uma prioridade financeira no momento.

Ah... tenho um sd 1000.4 ab que uso pra tocar o mg e os drivers do trio, ele dá 500 rms por bridge a 2 omhs, poderia por o boss pra tocar no trio e usar ele pro interno, assim tocaria até meus kits tudo junto.

Até pq to achando minha sd ab1000 forte demais pras minhas etd 7200.

É uma possibilidade, o que acham?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...